• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia - Matrix

Rubens Ewald Filho fala da trilogia ''Matrix'' do ponto de vista filosófico e arrisca explicações em conversa com amigo

Tenho ficado impressionado com a quantidade de pessoas que não têm gostado de ''Matrix Reloaded''. É curioso porque elas reagem quase como se fosse um ato de rebeldia e coragem. ''Não gostei e pronto, agora podem bater em mim, me chamar de burro...''. E fiquei pensando como é curioso, o marketing de certos filmes, que criam tal rolo compressor, que deixa você inibido de não gostar dele, sob pena de ser considerado burro e idiota.
É tamanha a lavagem cerebral (inconsciente, óbvio, como toda lavagem) que somos constrangidos a entrar na moda e na onda, sob pena de exclusão social. Não é apenas nesse caso, em qualquer filme da moda é assim, até que começam a aparecer os segundos resultados de bilheteria. E as pessoas que não gostaram do filme se impressionam como o filme caiu rápido nas bilheterias, usando isso como prova de que elas que estão certas. Enfim, hoje em dia é o marketing das fitas (às vezes criadas pela própria Internet) e não reação da crítica que determina os modismos.

Não revi o filme ainda e só irei fazê-lo quando chegar o terceiro, ''Matrix Revolutions''. Mas conversei com meu amigo, Christopher Chen, que mora no Canadá, e que levantou alguns pontos que eu achei interessantes e que queria compartilhar com vocês. Ele faz restrições às cenas de ação, achando-as excessivamente coreografadas e repetitivas, com exceção da auto-estrada e a cena do Neo contra os capangas do Merovingian. ''A cena do Neo contra os 100 agentes Smiths é muito bem feita, mas ainda tem cara de CGI-in-your-face, ou seja, excessivamente efeito visual feito por computador, onde se perde o momento de espontaneidade e humanidade'', diz. Por outro lado, ele gosta das partes pseudo-filosóficas, especialmente a conversa com o Arquiteto. Coloco a seguir algumas das teorias do Chen. Se você não viu o filme ainda, leia por conta e risco.

''É fundamental as pessoas entenderem a seqüência da conversa do Neo com o Arquiteto'', diz Chen (aproveite para ler todo o diálogo transcrito e traduzido). ''Dica 1: Tudo o que você viu no primeiro filme, 'Matrix', e as duas primeiras horas de 'Matrix Reloaded' não são o que aparentam. Dica 2: A cidade de Zion e os humanos não são reais (apesar deles pensarem o contrário), tudo é um ciclo de uma simulação dentro de uma simulação''.

Ele continua: ''O que posso dizer é que tudo se encaixa dentro do terceiro filme, 'Matrix Revolutions'. 'Matrix Reloaded' tem o problema de ser complicado, portanto, ia ser incompreendido de qualquer forma. O grande problema do 'Reloaded' é puramente ''editing pacing'' (o ritmo da edição, por exemplo, tudo foi esticado ao máximo: as cenas de diálogo e as cenas de ação, o que eles tinham de fazer era simplesmente 'tirar a gordura')''.

''O 'Superman' do Keanu Reeves é pura piada auto-indulgente e filosófica, já que as referências do niilismo e estilo de vida hedonista são relacionadas a Nietzsche (no livro 'Assim Falava Zaratustra'), além do bem e do mal, onde faz alusão a teoria do Super-Homem, etc''.

''O primeiro 'Matrix' mencionava bastante o livro 'Simulação e Simulacro', do filósofo Jean Baudrillard, o famoso neo-niilista. O negócio dos irmão Wachowsky é simplesmente tornar citações filosóficas dos últimos dois séculos (Schopenhauer, Hegel, Baudrillard, Cornel West, este, premiado professor de filosofia de Princeton, que faz ponta dentro do conselho de Zion) e transformar em jargões da cultura pop ('Philosophy for Dummies, vol. 1'). Mas obviamente existem certas dúvidas com relação a eficácia desta 'manobra'. Mas posso dizer que a chave da trilogia 'Matrix' é a resposta dessa pseudo-charada filosófica. E o final deve ser bem curioso. Mas você acertou no fator zen-budista, mas é mais próxima ao Siddartha. Os temas da saga são: Nascimento, Vida e Morte.

'Matrix' é o Nascimento. Todo o Nascimento é Excitante.
'Matrix Reloaded' é a Vida. E a vida em si é repetitiva e monótona. E talvez, sem culpar o resultado do 'Reloaded', acaba sendo chato meio que de propósito.
'Matrix Revolutions' é a morte. O final de tudo. Para que haja um novo ciclo de vida''.

Bom, essa é a dica do meu bem informado amigo. Achei que vocês gostariam de ouvi-lo.

Fonte: Rubens Ewald Filho
 
Tauraherion disse:
Dirhil disse:
Primeiro post meu aqui pós estréia.....


Eu vi no primeiro domingo.... mas 30 e poucas páginas me desanimavam de ler..... agora que juntaram e ficou 80.... piorou.....

e provavelmente já disseram tudo que eu imaginaria falar sobre o filme....

então basta resumir que eu gostei bastante dele 8-)
podia pelo menos responder sua opinião a respeito da questão que nos afligiu urante um bom tempo... a persephone tá com ou sem calcinha? :mrgreen:

Ah não, Taura... no Muquifo, please. :mrgreen:

Depois de ver de novo, e prestando muita atenção, eu acho que... é um efeito da luz mesmo. :mrgreen:
 
Eh. Eu li isso aqui, e achei que ele (o livro) pode ter servido de inspiracao para a criacao da matrix.

O Homem de Dois Mundos - Escrito em parceria com seu filho, Brian Herbert - Narra uma estória na qual todo o universo conhecido pela humanidade e o próprio homem, não passam da criação de mentes de um mundo alienígena, mas algo dá errado quando os dois mundos se encontram e a criatura ameaça o criador.
Ah, esse livro nao tem no Brasil...

O que voces acham?

Ah sim, outro livro (do mesmo autor, Frank Herbert). Isso sim parece!

O Jihad Butleriano
A História começa 10.000 anos antes dos eventos de Duna - Máquinas e Humanos estão travados em um estrangulamento mortal pela supremacia.
The centuries-long battle is finally in its last stages and the Human Race knows that somehow they must repel the tide that has begun to rise inexorably against them.
Their opponents are seemingly invincible: Omnius, the evermind, the soulless artificial intelligence that is overlord of countless robots and machines on the Synchronized Worlds, and the Titans, whose sadistic and imperially arrogant human brains are housed in massive mechanical bodies designed to be weapons of destruction.
For centuries, the valiant men and women of the planets under human control have somehow managed to battle their remorseless enemies to a standstill but recently have grown complacent. Amid the political and shortsighted squabbling between the representatives of the League of Nobles, however, new leaders have begun to come to the forefront -- Xavier Harkonnen, the resolute and courageous military leader of the Planet of Salusa Secundus, Xavier's fiance, Serena Butler, a passionate activist who will become the unwilling leader of millions, Tio Holtzman, the brilliant scientist whose genius has begun to fade, struggling to devise a weapon that will help the human fight for freedom. Against the brute strength and faultless efficiency of their adversaries, these leaders and the human race have only their boundless imagination, their ever-expanding capacity for compassion, their lightning fast ingenuity and the irresistible desire for hope and love. It will have to be enough.
And on the backward, nearly forgotten planet of Arrakis, traders have discovered the remarkable properties of the spice melange.

Nao me perguntem pq comeca com portugues e depois fica em ingles...
 
A sequencia Matrix tá dando enormes discussões em tudo quanto é forum, lista, conversa de botequim e qq bate-papo onde haja duas pessoas que viram o filme. E eu estava lá zapeando pelo forum do cinema em cena e li um teoria muito viajada de um tal de Rodrigo Costa, mas o pensamento do cara tem muita lógica, e ainda por cima explica o título do filme.

Tenho uma teoria avassaladora que deus queira que seja a mesma dos diretores. Começo pela frase do oráculo: "O que querem todos que tem poder? Mais poder." Essa foi a frase do oráculo para expressar as intenções de Merovingian. Ora, ele é um programa, um dos mais antigos, tem poderes e quer mais, pq Smith não pode brincar de ser rei tb? Só que como disse em outro comentário, Smith acessou Zion, então ele tem um poder enorme nas mãos talvez maior que Merovingian. Além dele ter livre acesso na matrix e não precisar de "chaveiros" por ser um sentinela, pode DOMINAR OUTRAS PESSOAS, coisa que Merovingian não pode. Além de tudo Smith não tem NENHUM DISPOSITIVO DE CONTROLE COMO NEO. Ele sim é uma ameaça REAL para a Matrix. O fato de Merovingian desejar o poder e ter o Chaveiro prova que há disputas internas de programas e a Matrix, não são só os humanos que tem rachas com as máquinas. Elas tb duelam entre si. A grande filosofia por trás da Inteligencia Artificial é que, se uma máquina atinge um nível de consciência e capacidade de raciocínio parelho ao humano, caso da Matrix, então a MÁQUINA É HUMANA, pelo menos em suas atitudes, não em sua estrutura física, claro, não confundam. Entenderam? O que diferencia o humano da máquina no nosso tempo é que ela NÃO POSSUI CONSCIÊNCIA, a IA passa a dar à máquina Status humano. O diálogo entre o governante de Zion e Neo deixa claro essa estranheza, a discussão é contrária a tudo que se pensou até agora. NÃO É O NEO QUE É UM PROGRAMA, É A MATRIX E SEUS PROGRAMAS QUE SE TORNARAM "HUMANAS DEMAIS". O COMPONENTE HUMANO DA CONSCIÊNCIA NA MATRIX SERÁ SEU FIM OU SEU MÉRITO. A tática da INVERSÃO DE RACIOCÍNIO às vezes é primorosa para se chegar à verdade. A Matrix atingiu um nível tão absurdo de consciência que passa a ser viva, um ser humano como qualquer outro, a Matrix é a complexidade humana absoluta!!!!! A Matrix teve de se tornar humana pra entender o humano. SÓ SE SABE QUEM É UM PREDESTINADO QUANDO SE LUTA COM ELE. Essa é a lógica galera. O Arquiteto disse: "Tua vida é a soma das reminiscências de uma equação desequilibrada inerente da programação da Matrix." Essa equação desequilibrada pode ser reconhecida como O FATOR HUMANO inerente à Matrix. E a cada novo ESTÁGIO DE CONSCIÊNCIA da matrix, ela adquire e percebe uma nova nuance da psique humana, no caso de Neo, esse RELOAD, ou seja, a matrix como uma criança que erra e aprende, descobre o AMOR. Persefone é um programa intuitivo, ELA NÃO SABIA BEM O QUE ERA O AMOR, ELA TENTOU COM MEROVINGIAN, MAS FOI INCUMBIDA DE ENTENDÊ-LO MELHOR COM O BEIJO DE NEO. É muito simples, a Matrix à cada RELOAD passa a ser mais humana, e esses RELOADS se darão até que ela esteja plena de humanidade e complexidade. O Arquiteto disse: "A inevitabilidade de seu fracasso veio como conseqüência da imperfeição inerente a cada ser humano. Por isso, a redesenhei, baseado na sua história. Para refletir com mais precisão a variedade do grotesco de sua natureza." A matrix basicamente colocou o ser humano no ápice de sua civilização para dar tempo ao tempo, para ela COMO UMA CRIANÇA, ENTENDER O SER HUMANO ATÉ SER E PENSAR COMO ELE, E ESSE "CONGELAMENTO E REPETIÇÃO TEMPORAL" DO HOMEM SE FIZERAM NECESSÁRIOS PARA RELOAD APÓS RELOAD A MATRIX SE IGULAR ESTRUTURALMENTE AOS HOMENS. Quando a Matrix atinge um nível de consciência tal que se confunde com o humano, a questão rompe a barreira do HUMANOxMÁQUINA, e melhor, da máquina como EXTENSÃO OU FERRAMENTA DO HOMEM. É claro e transparente, a Matrix não é uma ferramenta, é um ser vivo no nível da consciência. Com a Matrix homem e máquina se tornam um só, e sua convivência pacífica e harmônica é um fim que deve ser alcançado. Não é uma briga de espécies diferentes de seres, mas de seres idênticos em sua estrutura de pensamento e ação. Complicado? Acho que não. Talvez os Wachowski nos mostrem que a máquina é uma abstração que o homem faz de si mesmo. A máquina, mesmo como EXTENSÃO E FERRAMENTA faz parte de nós, quem dirá como DIÁLOGO COGNITIVO. Repito, a Matrix não é uma forma de controle ou máquina de sonhos irreais, é O HUMANO EM ABSOLUTO NA SUA EXPRESSÃO MÁXIMA. Penso logo existo.

Bom, é até possível que os Wachowski tenha pensado nisso, mas duvido que isso apareça realmente em REVOLUTIONS pq transformaria o filme num espanta-público total, já que só as reviravoltas de RELOADED, fizeram o público fugir e o filme tem despencado nas bilheterias. O que vcs acharam dessa teoria doidona hein??
 
Realmente interessante, não acho que os Wachowsky abordem isso no terceiro filme, mas o que é legal de matrix é exatamente isso, a quantidade de interpretações diferentes que ele gera...
Pra quem não gosta de usar apenas uma linha de raciocínio esse filme é perfeito...permite divagações quase eternas a seu respeito.

Não deixa de ser um exemplo do que vimos em The second Renaissance partes 1 e 2... as máquinas apenas querem seu espaço... nem que pra isso precisem tornar-se mais humanas...

deixando a piadinha sobre perséfone de lado, eu ainda acredito que merovingian e seraph tenham sido predestinados anteriores que recusaram-se à deleção...
não tenho tanta certeza que persephone seja algo mais do que uma mulher traída que decide se vingar (aqui eu ignoro todo e qualquer spoiler do terceiro filme)
ainda acho que o conselheiro que conversou com neo na sala de máquinas de zion é apenas mais um programa preparado pra manter neo em seu ciclo de morte e renascimento.
e tenho vontade de pensar que no fim o próprio smith será o verdadeiro predestinado.

Sobre a citação a Sidartha feita pelo amigo do REF ( :puke: ), isso foi exatamente o que um dos wachowsky disse logo após lançarem Matrix
 
renandurst disse:
Matrix Reloaded tem despencado nas bilheterias??

Daonde? Tá quase atingindo a grana que o primeiro arrecadou em meses...

Tem despencado sim.

Fez uma das maiores estréias de todos os tempos e isso normalmente gera grandes quedas nas semanas seguintes.

Resumindo...... Ele estreou com potencial igual ao Homem Aranha que fez 400 milhões....... e do jeito que anda caindo nas bilheterias não deve ultrapassar a barreira dos 300.

Isso é ruim? Óbvio que não. 300 milhões é uma marca invejável, mas acho que os produtores esperava um pouquuinho mais.

Ele já ultrapassou e MUITO o que o primeiro arrecadou
 
Porra, achei que MR chegava fácil aos 600 milhoes no mundo... Será que pouca gente vai querer ver REVOLUTIONS?? Pq infelizmente pouca gente (como o pessoal daqui que tá sempre ligado :mrgreen: ) entendeu, dae... sei lá...
 
Titanic chegou a 600 só nos EUA!

E somando com o resto do mundo, 1 bilhão e 800 milhões... :eek:


Ok, pra não ficarmos falando sobre bilheteria de outros filmes e tal, até porque o Hugo já criou um tópico pra isso, entrem aqui que tem a lista completa que é sempre atualizada! :D
 
só uma coisa: alguém ainda pode explicar por que que a MERDA do TITANIC teve quase 2 bilhões de dólares?!? e sobre os 11 oscars?!? Quê isso! Até hj n acredito nisso... :x
Acho que Titanic deve ter uma mensagem subliminar entre alguns quadros de sua fita que fazem o pessoal ver outras vezes... tipo aqueles boatos de que a coca-cola faz isso nas suas propagandas sabe... :P
sei lá, só pode ser isso
 
renandurst disse:
só uma coisa: alguém ainda pode explicar por que que a m**** do TITANIC teve quase 2 bilhões de dólares?!? e sobre os 11 oscars?!? Quê isso! Até hj n acredito nisso... :x
Acho que Titanic deve ter uma mensagem subliminar entre alguns quadros de sua fita que fazem o pessoal ver outras vezes... tipo aqueles boatos de que a coca-cola faz isso nas suas propagandas sabe... :P
sei lá, só pode ser isso

:doh: :doh: :doh: :doh: :doh:

Alguém AINDA acredita nessa história da Coca Cola?

Eu imagino q isso já deve ter sido postado por alguém, mas tou com preguiça de ler as 80 (!) páginas...

um amigo meu comentou uma teoria interessante pro Revolutions...

E se um belo dia eles descobrem que o que eles acham que é a realidade também é a Matrix? Porque, além do Arquiteto saber q ia aparecer o escolhido, blá blá blá, como o Smith entrou na realidade? Se ele é um programa da Matrix, num poderia entrar na realidade... nem o Neo parar as Sentinelas fora da Matrix... :o?: :o?:
 
Meus amigos me botaram uma dúvida na cabeça... Eles me falaram que viram nitidamente uma nave na ponta da tela quando o Neo soltou o PEM... Para mim foi realmente o Neo. Só que agora eu fiquei com uma ponta de dúvida. Vcs tbm viram essa nava? Pois eu só vi a Martelo de Thor muito depois... :o?:
 
Já pensou se chega no revolutions e fica esclarecido que na verdade foi uma nave e não o neo que parou os sentinelas?

Huhauhauha! O que não ia ter de cinema sendo destruído por aí.... :lol:

Nah, tem isso não gente..... :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo