• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Po!! Finalmente eu consegui!!! Olha só, ja fazia uns meses q eu tava pesquisando isso... E finalmente eu terminei! :mrgreen:

Eu me lembro que quando eu mo propus a colocar aqui artes diferentes e raras eu me lembrei de Vjaramushti... So q essa arte e muuuito antiga mesmo, e eh dificilimo achar material sobre ela... Então eu comecei uma jornada infindada para recolher todos os textos q eu conseguir sobre essa arte e ai fuçando em site, alguns livros e ate mandando e-mail pro consulado Indiano ( :lol: ). Eu consegui juntar varias informaçoes em forma de textos sobre as artes marcias q derão origem, isnpiraram e se fundiram para melhorar e assim criar todas as artes marcias q conhecemos no mundo hj... Se não todas pelo menos 95% delas. 8-)

Como eu achei textos explicativos eu não os auterei, portanto eu coloquei notas de muita importancia para oa praticantes das demais artes. Pois os textos se focam principalmente na arte em si, e deixa de lado as outras artes q a sucederam, assim ele tratam ate, como posso dizer, um pouco de esculacho fazendo assim o foco ser somente as artes indianas.

Eu na verdade vou trascrever toda essa informaçao, mas achei q agora seria perda de tempo, eu deixo so minhas notas q esclarecem muito das duvidas e acrescentam ate q bem o conteudo do texto dando a enfase para as outras marciais mundiais.

Devo agora dizer, q eu pessoalmente aconselho os q realmente gostam de artes marcias a lerem tudo oq eu vou escrever e perceber as ligaçoes.
Pois essas artes derão origem as q vcs praticam hj em dia, e para um verdadeiro artista marcias é de suma importancia conhecer a verdadeira origem de tudo.

Então agora um toque, quem achar o texto grande ou ate com informaçao de mais para vcs assimilarem, mas q realmente se interessou, leia um pouco, marque o lugar q parou continue depois, ou vc q mais interessado imprima e leia aos poucos. Mas como ja disse é indispensavel a leitura para o verdadeiro artista marcial.
LEIAM!!!


Ok.. depois de toda essa serimonia:

Ernesto "Uglúk" Andreghetto ( :mrgreen: ) apresenta:


O KALARIPAYÁTU E O VAJRAMUSHTI

Kalaripayat e o Vajramushti são artes marciais muito antigas originárias da India da região de Kerala. O monge Bodhidharma usou provavelmente o Kalaripayat e o Vajramushti para criar as bases do Shao-Lin-Kenpô.

(nota do Uglúk: Ok, uma pequena esculachada aqui, nada grave. Ele misturou em uma frase palavras chinesas e japonesas. Shaolin Kempo: Kempo e uma palavra japonesa porem q e respectiva a Kung Fu em chines. Então ele deveria escrever Shaolin Kung Fu de uma vez, ou usar o termo japones para Shaolin tb q é Shorinji, ai poderia ficar Shorinji Kempo q é a traduçao para o japones de Shaolin Kung Fu.
E bem, num tem nada de provavelmente tb, é fato: Budhdarma fundametalizou o q nós conhecemos hj como Kung Fu Shaolin com o Vajramushti ao chegar ao templo de shaolin.
Ja existia o Wu Shu antigo na China ( lutas com teor militar, porém de tecnicas esuberantes já) e uns dois moges de shaolin ja o conheciam para defender o templo. Com Budhdarma havia vindo um monte de monges indianos tb, e desse ele pegou 16, jutando com 2 origianis do templo ele treinou 18 monges para proteger o templo.
Como ele treinou: Utilizando-se das tecnicas apuradas do Vajramushti munidas as tecnicas de combate de Wu Shu q ele conhecerá, mas a medidaçao devoçao e principos filosoficos e religiosos. Isso desencadeou uma forma magica de lutadores, era incrivel oq eles eram capazes de fezer com essas combinações era super lutadores, e ja q os monges eram proibidos de portar armas brancas pra eles não havia nada melhor para se defender.
Sugem os primeiro 18 monges guerreiros q cuidavam dos portoes do templo, ou seja eram porteiros, guardiões q em chines pode ser chamado de Luo Han, então Luo Han Quan ou o Boxe do Guardião de Buda como ficou conhecido devido a funçao dos monges. E esse foi o primeiro estilo de Kunhg Fu como conhecemos hj q foi fundamentalizado. Bem dai por diante tem milhares mais de detlahes ate ir se formando o Kung Fu Shaolin, e como esse metodo de arte marcia munido a filosofia, religião e meditaçao com tecnicas apuradas de combate foram se espalhando pela Asia. Mas esse e o ponto de partida.)



Kalári significa "escola" e Payat significa "arte marcial". VAJRA significa "bastão, cetro", e MUSHTI significa "soco, pancada, batida". Entretanto, o Vajramushti é mais conhecido como KALARIPAYAT ou KALARIPAYATU. Esta é uma das artes marciais mais antigas no mundo. Seu propósito está em ajudar manter uma harmonia exterior a e interior no homem e em sociedade.

(Nota do Uglúk: Primeiro so vou dizer q alem dessa tradução, q provavelmente é a literal de Vajramushiti, existe outra q os estudiosos de artes marciais tb conhecem q é o Boxe do Punho de Diamante. Assim se vcs ouvirem falar disso ja sabem oq é tb.
E agora sobre a afirmação de mais antiga do mundo. E comum eles realmente darem exclusividade a propria arte, mas não esta de todo certo afirmar isso. Simplesmente pq sabemos q qualquer tecnica ou estudo ligada a combate e guerra e conciderada arte marcial, e na China, na mesma época q o Vajaramushti toma forma na India, ja praticava-se o Wu Shu antigo. E no Egito tb ja era visto uma arte marcial, q ate hj eu não consegui descobrir o nome, mas provavelmente deu origem a luta tribais na África q podem ter fundametalizado a Capoeira q conhecemos hj em dia.)



O KALARIPAYAT era uma arte praticada pelos Kshátriyas, a classe guerreira da Índia. Siddhartha Gautama - o Buddha - foi praticante assíduo do Kalaripayat. O KALARIPAYAT é uma prática vinculada aos Rishis. O Vidya Yoga mantém a prática desta arte marcial em sua codificação. Quem pratica Vidya Yoga tem a oportunidade de conhecer a prática do KALARIPAYAT e do VAJRAMUSHTI.

O Kalaripayátu pode ou não ser praticado com armas, tais como: bastões longos ou curtos, lanças, espada, etc.


Surgimento:

Acredita-se que os grandes Rishis guerreiros ensinaram seus segredos para os principais Brahmins. Esses, por sua vez, treinaram outros e escolheram vinte um peritos de combate corpo a corpo, com os quais os guerreiros (Yodhas) foram treinados. Esses 21 guerreiros estabelecidos 21 Kalari para proteger a terra e mantem paz.
Kalari ficou uma parte integral do socio-político sistema da região de Kerala medieval. Os Principados Medievais e famílias dos Brahmins e Kshátriyas foram mantidas e treinadas um grupo militar de seu possuído.

Graças ao monge Bodhidharma, um monge do Buddhista do Sul da Índia (um príncipe de Tamil Nadu), Kalaripayátu e o Vajramushti foram introduzidos na China e no Japão, e depois em outras terras e países. Na China, o Kalaripayátu e o Vajramushti tomaram o nome de Kung Fu. No Japão, estas artes foram desenvolvidas dentro do sistema samurai, onde criou-se e desenvolveu-se o Karate-dô e o Kempô.

(Nota do Uglúk: Aqui ele da uma concertada no q ele falou la em cima, porem tb deixa meio em aberto o verdadeiro caminho e segmento q tiveram as artes marciais depois do Vajramushiti.
As ligaçoes com o Kung Fu são diretas como eu ja citei, mas com Karate-do não. Apesar de ter raizes, ja q karate se principia do kung fu chines e se principia do Vajramushti Indiano.
Agora no texto da a entender q Budhdarma que foi levando a arte marcial a todos os pontos da Asia, isso tb não condiz a realidade, ja q como vimos muitas artes orientais surgiram uma das outras. Budhdarma só e diretamente responsavel pelo Kung Fu ao q sabemos, dai por diante foi um reaçao em cadeia na asia.
Sobre a escola Samurai tb e improvavel q Budhdarma tenha tido alguma ligação direta ja q ele foi da India para China e do Templo Shaolin ele saiu com mais de 100 anos e nunca mais foi visto. Somente ele e seu primeiro discipulo e primeiro Budista Zen Chines, o monge Ho K'o q tinha um braço só, porem ninguem o derrotava em uma luta, antes conhecido como Mestre Sheng Hua de Artes da Guerra. E duvido q com a idade ja mais q avançada dos dois eles tenham chegado ate o Japão e influenciado algo nas artes marcias de lá.
Por isso influencia teve, mas sempre indiretamente a comecar a cadeia sempre pelo Kung Fu Shaolin ou alguma outra arte q subiu direto da India, mas isso e meio obscuro na historia, apesar de haver indicios.)


Kalaripayatu é uma mistura única de práticas espirituais e mentais, físicas. O treinamento segue rituais estritos e diretrizes. No 'Gurukúla' ('residência dos mestres') há um treinamento físico rígido, assim como treinamento ético e espiritual aos praticantes. O Kalariguru (Mestre de Defesa Pessoal) guia seus estudantes num caminho que os permitirá estarem prontos para qualquer situação na vida. A medicina Ayurvedica tradicional faz par com o Kalaripayatu. Seu nome é designado como "Kalarichikitsa"' e baseia-se em identificar 'pontos vitais ('marmas') que são tratados com massagens e óleos essenciais do Ayurveda e ervas medicinais ditadas pelos Gurus.

(Nota do Uglúk: Precebam q tudo q é descrito acima e a base dos ataques vitais de todas as artes marcias. Pontos de pressão, e muito mais coisas q temos nas artes marcias q conhecemos.)


A cultura física, mental e espiritual:

O alvo do Kalaripayatu está não unicamente na arte de defesa pessoal, mas também vigor de mente através de exercícios físicos e Yoga. O vigor de mente é o vigor de corpo. Isto habilita a si próprio para ficar até os desafios em vida e disciplina mente e corpo.

(Nota do Uglúk: Alguem ja viu como em algumas academias oue scolas de artes marcias ele colocam "Yoga" depois da arte marcial? E ai vc pensa q tem Yoga o exercício tb, e não tem so tema arte marcial. Pois é isso virou um costume colocar mas o a maioria dos mestres realmente não sabe porq ta la de verdade, é incrivel mas e verdade, eles colocam por costume. Mas oq acontece é q nós temos o conceito da Yoga aquele exercicio indiano apenas, mas não. Yoga e todo exercicio fisico q é executado junto com meditação,de acordo coma definiçao inicial, ou seja a Arte Marcial é uma Yoga. Pode observar q no explicaçao acima ele coloca tudo oq eh treinando em uma arte marcial oriental qualquer, mostrando de onde tudo realmente surgiu. O problema e com o tempo é popularizaçao das artes marciais e da Yoga, nos acabamos esquecendo essa ligaçao, e por conveniência Yoga so ficou o exercicio Indiano, mas mesmo assim ainda tem professores q colocam o "Yoga" depois da arte marcial, e muitas vezes nem sabem por q.)


Conceito e treinamento:

O conceito de Kalari desenvolve de 3 níveis e 3 sub-níveis, a saber:

Níveis (treinamento externo):

1) MEYTHÁRI ou exercícios físicos.
Seqüências de exercício físico e Vidya Yoga, incluindo torções, alongamentos, articulações, saltos, rasteiras, agilidade e performance geral do corpo. Eles habilitam o estudante para dominar coordenação, os princípios de movimento em espaço e para compreender o fluxo contínuo de energia no corpo.

2) KOLTHÁRI ou coordenação física.
Isto envolve treinamento com armas de madeira, num primeiro momento, e depois com armas reais (lanças e outros). A prática habilita o estudante para ganhar controle e autodomínio de si e do objeto, equilibrando a mente. Até Mesmo um pequeno objeto de madeira pode tornar-se um instrumento eficiente nas mãos de um Yodha (guerreiro). Ele pode conquistar até mesmo um adversário extremamente pesado.

3) ANKATHÁRI ou prática de combate.
Aqui, finalmente, é a prática completa do combate com treinamento com armas: Kadaras (punhal), Udaval e Paricha (Espada e Escudo), Kuntham (Lança), Gadba (Clava) , Mazhu (Machado), e Urumi (uma Espada flexível longa). Isto é a fase final de treinamento externo.

Sub-Níveis (treinamento interno):

4) DHYÁNA YUKTA ou meditação do guerreiro.

5) YODHANAYAMA ou domínio do guerreiro.

6) VAJRAUPÁSANA ou técnica do guerreiro.

(Nota do Uglúk: E fácil de observar a semelhança com os treinos das artes marcias q conehcemos, todas tem essa mesma base e fundamentis para treino.
Mas um coisa intrigante e a divisão do interno e externo e lembra muito a diferença entre os estilos de Kung Fu internos e externos.
Oura clara evidência de forte ligação.
Que depois o treino interno na china ficou conhecido como Qi Gong ( Chi Kung) e depois indo para o Japão como Ki. Mas como vcs podem ver as raizes saum muito antigas, alem tb de q treino interno consiste no caracter e conduta filosofica do praticante, não somente energetica.)



Aprendizagem e o ensinamento do KALÁRIGÚRU:

Aprendizagem requer um ritual esticar, alongar e dobrar o corpo de várias formas e através de vários exercícios para alcançar equilíbrio, força e flexibilidade. Dos pontapés desarmados e perfuramentos, os guerreiros do Kalaripayatu -- também chamados de YODHA --, costumam usar paus, espadas, lanças e punhais e estudam os 'marmas' (os 108 pontos vitais no corpo humano).

BHAJAN KALÁRI

O lugar de prática e treinamento é chamado um 'Bhajan Kalári'. No Bhajan Kalári temos elementos de uma escola, ginásio e templo. O praticante têm de obrigatoriamente praticar Yoga, como uma disciplina para o espírito.

VERUM KAYTHÁRI

Também chamado de "Combate desarmado" é um curso de pós-graduação no Kalaripayatu. Aqui um guerreiro desarmado luta com um inimigo armado, aplicando várias técnicas Ozhivukal (pulando), lrrakkam (retrocedendo), Kayattam (andando), Thada (bloqueando) Pidutham (pegando) e Marmam (tocando e batendo nos pontos vitais) do corpo. Assim o corpo inteiro torna-se uma arma.



(Nota final do Uglúk: Bem, podemos abservar como se deu a origem de todas as artes marcias apartir de uma, uma simples formula q deu certo como tecnica de combate e pronto, todos na Ásia aderiram. Mas interessante ver q como dessa mais antiga, quase nada muda realmente das q conhecemos hj, e ai posso lançar um dilema: "Será q realmente existem artes marcias novas? Uma e copia da outras e nada novo foi criado, so aperfeiçoado? Então como podemos definir quando surge uma arte marcial nova?"

E outra coisa q quero deixar registrado é q sobre a vida de Budhdarma e muito dificil de achar, e por isso eu ainda considero incompleta essa parte da história. E tb sei q Budhdarma treinou sob a tutela do Grande Mestre Prajnatara, q era um exelente estrategista de guerra e exímio na arte do combate. Ele foi um dos principais mestres de Vajramushti da história, e tb num se acha nada sobre a vida dele e mais detalhes, uma pena... Pois nesses dois pontos q eu tinha mais curiosidade mesmo, e ainda não encontrei. So sei q eles eram respctivamente o Vigesimo Quinto e Vigesimo Sexto patriarcas de Sidharta Gautama - Buda.)



Uff... terminei... espero q tenha sido proveitoso para muitos. :D

E agora gostaria de deixar claro q existem muito mais historis dentro dessas explicaçoes...

Como por exemplo a chegada de Budhdarma a China e eleconhecendo Sheng Hua q se tornou Ho K'o, e como esse perdeu o braço.

E depois como o kung fu foi se desenvolvendo apartir de Luo Han Quan, como realmente surgiu as formas de animais q Budhdarma tinha fundamentalizado, mas tinham mais efeito terapeutico. E como um discipulo de Budhdarma chamado Kuk Wen mudou o rumo da historia dos monges guerreiros em shaolin, e sua influecia direta na criaçao das formas dos 5 animais e as mais de 170 tecnicas de mão de Shaolin.

A destruiçao do templo e como isso resultou na criaçao dos estilos da familia Nan Quan com a origem do Hung Gar... E antes disso, quem foi Fong Sai Yuk, q criou o famoso Boxe dos 5 animais q conhecemos.

E antes na china como foi criado o Wu Shu, os outras 5 animais de Huan Ti q continham Urso, Falcão etc.

Todo o caminhos dessas raizes pela asia, indo primeiro a Coreia, depois Okinawa e Thailandia e o surgimento detalhado de todas as artes nessas regiões.

São assunto interessantes tb... Mas o tronco principas da arevore de crescimento da arte marcias esta ai em cima. Antes disso, era so pegar um pau e acertar a cabeça do adversario hehehe.

Precisava compartilhar isso com vcs... afinal ne? Guardar toda essas anotaçoes minhas pra mim num tem sentido... :obiggraz:
 
Muito bom o que tu colocou Uglúk, bastante interessante. :wink:

Quanto a questão de se criar ou não uma nova arte-marcial, não sei... Acho na verdade que os princípios básicos não são necessariamente cópia de uma arte ou outra, por exemplo socar, chutar, bater com um bastão na cabeça do oponente.

Estes "golpes" são desferidos desta forma pois o nosso corpo permite que sejam executados com facilidade. Deste modo acredito que se no princípio você tinha
3 tribos diferentes, uma na África, uma na América e uma na Ásia os princípios básicos de uma arte marcial seriam os mesmos ou pelo menos parecidos, o que não as tornariam cópias umas das outras.

Cópia pra mim é quando um cara faz 1 ano de Karatê, 1 ano de Kung Fu, 1 ano de Aikidô, depois monta uma academia e diz que inventou uma arte nova, sendo que ele apenas juntou tudo numa sem modificar o que aprendeu.

Se ele pegar o melhor de cada coisa e aperfeiçoar é uma evolução e poderia gerar futuramente uma nova arte, com novos golpes e aplicações, mais eficientes que as anteriores... Mas isto demandaria uma série de estudos e novas aplicações, o que hoje em dia é extremamente difícil, levando em conta que os exércitos evitam o confronto corpo-a-corpo e fora do ramo militar estas artes se tornaram esportes...
 
Rousoku disse:
Puxa, então sou fiel ao KALARIPAYÁTU sabe... :roll:


Toricamente, todos nós somos, Rousoku... :lol:

Mas vou comentar, uma coisa q o Znza escreveu... sobre juntar as artes e tal...

Eu ja falei nesse tópico sobre isso... ate dei o exemplo do 1+2+3 e toda aquela baboseira...

Então vamo deixar claro novamente... q quando alguem afz essas junçoes, ele cria algo diferente... Mas não necessariamente "cria".. eu achoq sem o fundamento q com certesa ele num teve, e mais deturpa todas as artes q ele misturou, e vira uma salada de nada... porq se acaba num aprendendo nada de nada...

E bem diferente de um cara q e mestre de Karate, por exemplo, e pega bases de outras artes para fundametalizar um estilo de Karate dele... com muito estudo e possivle.. ai sim.
Mas sem os fundamentos necessario... nada de arte nova...
 
metallica disse:
se tornar um verdadeiro guerreiro das sombras...(leia-se NINJA)

NINJA significa homem paciente. Ou homem benevolente. Ha quem traduza como Homem de coracao puro, paciente e benevolente.

Todas estao corretas.

mas guerreiro das sombras eh Shinobu.

Fiel no sentido de nao procurar nenhuma outra arte a nao ser o ninjutsu

Entender eu entendi. So nao acho que isso deva se chamar "fidelidade". Talvez fanatismo. Dizer que eh fan do Ninjutsu parece-me mais logico.

shinobi (roupa ninja)

Shinobi significa "oculto". Nao me lembro de ter visto sendo associado a indumentaria. Eh frequente em nomes de tecnicas. Por exemplo, Shinobi Aruki: Caminhar Oculto.


Ninpo Ikkan.
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu ja falei nesse tópico sobre isso... ate dei o exemplo do 1+2+3 e toda aquela baboseira...
É eu vi... Desculpa qualquer coisa... :?

Então vamo deixar claro novamente... q quando alguem afz essas junçoes, ele cria algo diferente... Mas não necessariamente "cria".. eu achoq sem o fundamento q com certesa ele num teve, e mais deturpa todas as artes q ele misturou, e vira uma salada de nada... porq se acaba num aprendendo nada de nada...

E bem diferente de um cara q e mestre de Karate, por exemplo, e pega bases de outras artes para fundametalizar um estilo de Karate dele... com muito estudo e possivle.. ai sim.
Mas sem os fundamentos necessario... nada de arte nova...

Basicamente o que eu falei, apenas com outras palavras... :wink:
 
Zanza disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu ja falei nesse tópico sobre isso... ate dei o exemplo do 1+2+3 e toda aquela baboseira...
É eu vi... Desculpa qualquer coisa... :?

Ok, eu devia ter colocado um smile nessa frase... ¬¬

Pode parcer q não, mas eu adoro repetir certas coisas, nem ligo... :mrgreen:
So informei mesmo, e disse q era o mesmo assunto.

Zanza disse:
Então vamo deixar claro novamente... q quando alguem afz essas junçoes, ele cria algo diferente... Mas não necessariamente "cria".. eu achoq sem o fundamento q com certesa ele num teve, e mais deturpa todas as artes q ele misturou, e vira uma salada de nada... porq se acaba num aprendendo nada de nada...

E bem diferente de um cara q e mestre de Karate, por exemplo, e pega bases de outras artes para fundametalizar um estilo de Karate dele... com muito estudo e possivle.. ai sim.
Mas sem os fundamentos necessario... nada de arte nova...

Basicamente o que eu falei, apenas com outras palavras... :wink:


A prova concreta q eu adoro repetir e falar sobre esse assunto... hehehe.

Parece ate compulsão mesmo quando vejo q falou eu tenho q comentar, mesmo q eu seja redundante. :eek:
 
Senhora de Avalon disse:
vc me indicaria algum lugar pra fazer aula bom e barato, orc fofinho?


Por causa do Orc fofinho...

Não... não indico não... :obiggraz:















Hmm... mas olha a Tat Wong Kung FU Academy esta ate q bem... :think:

Apesar q num gostar do sistema lerdo e capitalista q eles ensinam o Kung Fu. Pelos menos la vc aprende um estilo original e nem é tão caro. Mas sei la... Eu eu acho q eles demoram muito pra aprender as coisas la, e aidna num ficam tão bons assim, são raros os alunos bons...
 
Pro pessoal que faz kung fu:
Que estilo voces pra ticam? Fazem forma ou luta (ou os dois)? Alguém aí vai pro campeonato brasileiro desse ano?
 
Ruffy disse:
Pro pessoal que faz kung fu:
Que estilo voces pra ticam? Fazem forma ou luta (ou os dois)? Alguém aí vai pro campeonato brasileiro desse ano?

Hm.. atualmente eu so faço Wu Shu.

Mas campeonato brasileiro? Bem s evc me disser qual dos 32 campeonatos brasileros de qual federaçao eu posso te dizer...hehe

Da Coonfederaçao Brasileira de Kung Fu, achoq ainda num temos os atletas pro Brasilerio, pois o regional foi a pouco tempo, e so depois do estatual nos sabemos.

Da UGAB, Federaçao Brasileira de Kung Fu Shaolin, e da de Kuo Shu eu num conheço o esquema para ir para o brasileiro.

Contando comas diferentes categorias... depende da ferdeaçao..mas temos uam emdia de 23 por campeonado Brasileiro...

Nos tempos por ano, 736 "campeoes" Brasileiros por ano! :lol:

Eu num devia rir disso... :|
 
Ruffy disse:
Pro pessoal que faz kung fu:
Que estilo voces pra ticam? Fazem forma ou luta (ou os dois)? Alguém aí vai pro campeonato brasileiro desse ano?
Bueno...

Eu faço Garra de Águia, mas conheço duas formas e um toi tcha de Louva-Deus...


Uglúk disse:
Mas campeonato brasileiro? Bem s evc me disser qual dos 32 campeonatos brasileros de qual federaçao eu posso te dizer...hehe
Fora os campeonatos interestaduais, intermunicipais, locais, internos...

É como os campeonatos mundiais, tenho um amigo que está na Itália e que falou que lá na Europa tem campenatos mundiais todo mês... :?
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Ok.. é oficial, virou comercio... :disgusti:
O problema Uglúk é que se tu fizeres um campeonato onde tenha 3 países diferentes os caras já colocam, "Campeonato Mundial do Raio que o Parta", desta maneira é muito fácil ter um título.

Tem uma guria que apareceu no Jô que se dizia campeã mundial de Kung Fu, este título ela teria ganho em um campeonato na Venezuela com meia dúzia de países e de qualidade duvidosa... Fazer o quê?

Não que ela fosse uma atleta ruim, no entanto o campeonato não tem muita credibilidade...
 
Mas entãoo Zanza.

Se acha q não e comercio? Esses campeonatos são organizados por esses federaçoes ai q cobram taxa de escrição o olho da cara ( eu paguei 40 dolares por categoria quando fui), e na verdade vc não tem esse enestimento de volta, por o troféu não vale isso e nem a organizaçao toda não vai gastar toda a grana q arrecadaram. E o fator psicologico, olha o marketing "se vc treina aki eu te levo pro mundial e vc ganha", vixe! Isso e batata, a galera entra e vai nesses mudiais, ganham muito facil , ou so participam ja se sentem os mestres no Kung Fu. Ai a academia ganha um carta "fama" e muita gente treina la aumentando a renda da academia, conseuqentemente aumantando a renda nos campeonatos...

Eles brincam com o sonho do praticante manja? "Vamos para o mundial!", e logico q a mulekada fica impolgada... Ja vi muleke chorar pro pai q queria ir.

Soluçao pra isso? Tem sim, mas agente depende de uma lei federal q eu acho q em nem um pais tem. Centralizaçao de federaçoes, isso não existe em lugar nem no mundo quando se trata de kung fu.
Se existe uma Confederaçao Brasileira de Kung Fu, se vc queiser cria a Confederaçao Brasileira de Kung Fu Wu Shu, vc pode... Pois teoricamente esse nome ainda não existe... Sacou como funciona?? E assim surgiram essas dezenas de federaçoes q temos hj em dia.

E te digo, nem uma delas tem um vinculo registrado coma Confederaçao Mundial de Artes Marcias Chinesas em Pequin, do Mestre Presidente Lie Je, q é justamente a central q vai levar os atletas para as olimpiadas. Por um fator simples, quesito minimo: "So e permitido um poder adminsitratio federal por pais ao se tratar de artes marcias chinesas. Só esta a livre arbitrio a separaçao do Wu Shu Olimpico, mas tb e recomenado q esse seja uma facçao dessa única confederação".

E o tosco do Brasil ( nesse sentido), não tem nem esse quesito! Q e o minimo do minimo!

Ai vamos ao problema mundial, para um "esporte" entrar para as olimpiadas, e necessario q esse quesito asima q eu sitei se encontre em pelo menos 50 paises... :roll:

Agora, vc acha q a Confederaçao Mundial realmente esta contente coma nossa contribuiçao para o Kung Fu ir para as olimpiadas? :roll:
E como sabemos não é so o Brasil.


Fica interessante quando agente analiza assim ne? E fatores mundiais oq um problema q as vezes parece quase sem importancia, por afinal, nós estamos aqui e participando de campeonatos e ganhando... e é isso e importa ne? :obiggraz:
Te parece... :?
 
Desculpe, acho que não fui claro...

Na verdade a minha intenção era reforçar a sua afirmação com uma justificativa... :wink:


Uglúk o Uruk-Hai disse:
E te digo, nem uma delas tem um vinculo registrado coma Confederaçao Mundial de Artes Marcias Chinesas em Pequin, do Mestre Presidente Lie Je, q é justamente a central q vai levar os atletas para as olimpiadas. Por um fator simples, quesito minimo: "So e permitido um poder adminsitratio federal por pais ao se tratar de artes marcias chinesas. Só esta a livre arbitrio a separaçao do Wu Shu Olimpico, mas tb e recomenado q esse seja uma facçao dessa única confederação".

E o tosco do Brasil ( nesse sentido), não tem nem esse quesito! Q e o minimo do minimo!

Ai vamos ao problema mundial, para um "esporte" entrar para as olimpiadas, e necessario q esse quesito asima q eu sitei se encontre em pelo menos 50 paises... :roll:

Bah, isso eu não sabia, então quer dizer que uma vez tendo o Wu Shu aprovado pelo COI, nós brasileiros não poderemos participar? :o?:

Que estranho, estava conversando com o meu professor estes dias e ele estava me falando de um cara de Porto Alegre que teria ingressado na Equipe Brasileira de Wu Shu, que pelo o que eu havia entendido poderia participar futuramente das olimpíadas. Nesta equipe existem atletas de vários estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais...

Então, pelo menos em tese, esta equipe não está ligada a Cofederação Mundial de Artes Marciais Chinesas.

Putz, e eu achando que pelo menos uns 5 ou 6 brasileiros poderiam lutar por vagas nas olimpíadas de 2008 na China... :|
 
Opa, vou mudar um pouco a conversa e fazer algumas perguntas, mas acho que não tem problema, né? :obiggraz:

1ª pergunta: Comecei a fazer Kendo e pensei... Será que tem alguem aqui com uma graduação de Kyu ou Dan em Kendo no forum, ou vocês conhecem alguem que tenha?

2ª pergunta: O Brasil promove campeonatos nacionais de Kendo? Se sim, de quando em quando? Quando é o próximo, e aonde?

3ª pergunta: Alguem sabe um site brasileiro BOM sobre Kendo, com notícias sobre campeonatos, fotos, videos, entre outras coisas?

4ª pergunta: Essa é meio que nada a ver com Kendo, mas de qualquer jeito... Existe algum lugar no Brasil que ensine ativamente a arte do Kenjutsu? Se não tiver, tem no exterior ou só encontro mais no Japão mesmo hoje em dia?

5ª pergunta: Quais são os kata básicos do Kendo? Até agora só aprendi o kiri-kaeshi (ataque à cabeça do inimigo (men) com vários golpes sucessivos). Quais são os outros, e como são?

Por hora é só. :roll:
 
Zanza disse:
Desculpe, acho que não fui claro...

Na verdade a minha intenção era reforçar a sua afirmação com uma justificativa... :wink:

Foi sim, mas e aquela compulsão minha de postar sabe? :P
E tb foi tipo um, desabafo... hehehe. :mrgreen:

Zanza disse:
Bah, isso eu não sabia, então quer dizer que uma vez tendo o Wu Shu aprovado pelo COI, nós brasileiros não poderemos participar? :o?:

Que estranho, estava conversando com o meu professor estes dias e ele estava me falando de um cara de Porto Alegre que teria ingressado na Equipe Brasileira de Wu Shu, que pelo o que eu havia entendido poderia participar futuramente das olimpíadas. Nesta equipe existem atletas de vários estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais...

Então, pelo menos em tese, esta equipe não está ligada a Cofederação Mundial de Artes Marciais Chinesas.

Putz, e eu achando que pelo menos uns 5 ou 6 brasileiros poderiam lutar por vagas nas olimpíadas de 2008 na China... :|

Opa espere...

Seu prifessor não esta errado. Realmente existe a seleçao Brasileira de Wu Shu, tanto q eu treino com o tecnico dela, o Thomaz Chan filho do mestre Chan Kwok Wai. :P Esse teoricamente seria a seleçao oficial que tentaria vaga para 2008, pois e quase certo q entra o wu shu considerando q vai ser em Pequin e as regras de adiçao de esportes. Pores, cada federaçao montou uma seleçao diferente, eu sei q a UGAB tem outra seleçao de Wu Shu tb, q tb se considera a seleçao Brasileira de Wus Shu, e aposto q outras federaçao ja fizeram o mesmo. Agora, como ficamos então?? Qual dessas a Confederaçao Mundial vai considerar como a oficial do Brasil e deixar ir as olimpiadas?? Ainda q isso e um possibilidade remota se eles num vetarem agente por essas desorganizaçao, entende?

Então, esperança existe... So q vamos ter problemas pelas frente. Pq se acontece isso de uma federaçao so ir pra olimpiadas e as outra serem desconsideradas, vai ter briga, e feia... Quem perde e agente, primeiro porq se a essa divisão teoricamente se temos um atleta muito bom de outra federaçao, ele não vai as olimpiadas... Porq esta da federaçao "errada".

Mas por outro lado, pode ocorrer de todos se tocarem e unirem, pelo menos as federa''coes de Wu Shu no Brasil, para formar um só. Mas tb, vai ser briga feia, porq so pode haver um presidente, um isso, um aquilo. Quero ver quem vai abrir mão...

Mas como o Kung Fu tradicional num sofre essa pressão agente fica de boa, esperando surgir alguma boa organiza;cao em alguma parte do mundo, q posso fazer a diferença no mundo todo...

Eu confesso, q ja tentei... ate entrei em contato com amigos meus q estão na china. Mas o dinheiro investido e meio grande, e sem o apoio de nem uma federaçao... esquece. :?

Mithrandir disse:
1ª pergunta: Comecei a fazer Kendo e pensei... Será que tem alguem aqui com uma graduação de Kyu ou Dan em Kendo no forum, ou vocês conhecem alguem que tenha?

Hmm, temos uns praticantes no forum sim. Alem do Douglas q vc conehce, o Isildur do Rio, tb conehce. E tinhamos dois aqui q num postam faz tempo... q eu ate esqueci o nome dele, mas uma deles vivia falando sobre isso...
Daqui a pouco eles aparecem.

Mithrandir disse:
2ª pergunta: O Brasil promove campeonatos nacionais de Kendo? Se sim, de quando em quando? Quando é o próximo, e aonde?

Olha, eu vi uma vez no ibirapuera aqui em sampa, mas se era nacional ou não, sei lá. Ou as vezes era so campeonato de comfraternizaçao e tal.
Mas eu sei q tem sim, pois tem informe em alguns sites q eu participo e listas de discuçoes.

Mithrandir disse:
3ª pergunta: Alguem sabe um site brasileiro BOM sobre Kendo, com notícias sobre campeonatos, fotos, videos, entre outras coisas?

Aff... se nunca digitou Kendo no Goggle mão ow? Tem basntante site disso por ai. Mas se vc quer algo direto, vc pode entrar no forum desses caras aqui e pedir uns videos e tal: www.budo-online.com .

Mithrandir disse:
4ª pergunta: Essa é meio que nada a ver com Kendo, mas de qualquer jeito... Existe algum lugar no Brasil que ensine ativamente a arte do Kenjutsu? Se não tiver, tem no exterior ou só encontro mais no Japão mesmo hoje em dia?

Eu conheço tb, aqui em sampa la na liberdade tem umas duas tres escolas q dizem ensinar Kenjutsu. Mas a um pores ai, oq me consta quando um Dojo ensina Kendo, ele temq ser obrigatoriamente inscrito na Central la do Japão, ou seja tem um entidade responsavel pela organizaçao. Ja o Kenjustu vc não precisa ter, ou eh algo assim, então oq acontece, alguns para fujir de certas regularidades colocam o nome de Kenjutsu na arte q ensinam, assim os insenta de nostrar serviso e de uam certa forma a orinalidade da arte. Então pode ser q existam varias academias aqui no brasilq dizem ensinar Kenjustu, mas na verdade saum fraudes, como tb pode ser q não. Mas para avaliar isso creio q so vendo o treino e a pratica. Então s evc não olhar oq eles fazem vc não tem certesa de nada.

Mithrandir disse:
5ª pergunta: Quais são os kata básicos do Kendo? Até agora só aprendi o kiri-kaeshi (ataque à cabeça do inimigo (men) com vários golpes sucessivos). Quais são os outros, e como são?

Essa e a pergunta para praticante assiduo ou conehcedor ne? Mas pelo q me consta vc deve esta perguntando do Kendo Original, por existem ramificaçoes, como estilos diferentes, oq resulta em Katas diferentes para cada um deles... :P

Então era bom vc especificar a pergunda... Mas mesmo assim, se vc fala do Kendo original, isso e coisa pra quem pratica a um tempo ja. Ou vc acha em site... mas garantir o fidelidade desse e outra coisa.


Espera q jaja vem alguem com mais pratica nessa area fala... :obiggraz:

Eu acho... :eek:
 
Uglúk disse:
Seu prifessor não esta errado. Realmente existe a seleçao Brasileira de Wu Shu, tanto q eu treino com o tecnico dela, o Thomaz Chan filho do mestre Chan Kwok Wai. Esse teoricamente seria a seleçao oficial que tentaria vaga para 2008, pois e quase certo q entra o wu shu considerando q vai ser em Pequin e as regras de adiçao de esportes. Pores, cada federaçao montou uma seleçao diferente, eu sei q a UGAB tem outra seleçao de Wu Shu tb, q tb se considera a seleçao Brasileira de Wus Shu, e aposto q outras federaçao ja fizeram o mesmo. Agora, como ficamos então?? Qual dessas a Confederaçao Mundial vai considerar como a oficial do Brasil e deixar ir as olimpiadas?? Ainda q isso e um possibilidade remota se eles num vetarem agente por essas desorganizaçao, entende?
A agora caiu a ficha, é que quando conversei com meu professor acabei acreditando que só existia uma equipe... :wink:

Pergunta: Nos seus exames de faixa você tinha avaliação em luta? Meu professor começou a treinar com um cara dos EUA, aluno direto do mestre Leung Chun e consequentemente teremos mudanças em algumas técnicas. Uma das mudanças é em relação as nossas técnicas de garra e luta, antes aplicávamos parados, onde um atacava e o outro defendia, como em um toi tcha.

Agora meu professor disse que teremos luta no exame, não só técnicas e demostrações de formas. Estas lutas seriam mais ou menos como no filme "O Jogo da Morte" do Bruce Lee, só que teríamos que aplicar no mínimo 5 técnicas de garra em 5 minutos de luta...
Já viu algo parecido?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo