• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf, Círdan e Narya

Nemesis, você não entendeu.
Udûn em Mordor é o nome daquela região entre montanhas que é logo anterior ao Portão do Morannon; mas a Udûn que o Gandalf disse quando chamou o balrog de "Chama e Udûn", é outra.

Um pouquinho de spoilers do Silma não faz mal a ninguém: Utumno era a fortaleza de Morgoth, de quem Sauron era um servo, lá no Noroeste da Terra-Média há muitos milênios antes da Guerra do Anel. Todos os balrogs também serviram a Morgoth lá, por isso ele era uma "Chama de Udûn", ou de Utumno, tanto faz. Só muda a língua.
 
Ixi...
Viajei :lol:
Acho que preciso ler urgentemente o Silmarillion...e Contos Inacabados também.Senão eu só vou boiar nas conversas...
 
Sobre gandalf e seu "poder"...

(Tópicos unidos por serem de assuntos semelhantes)

eu jah li aki na valinor, há muito tempo atras(eu entrava bastante aki), q o anel q gandalf usava era o de fogo(dentre os 3 dados pelos elfos, esse foi parar com ele, num lembro como, sendo q um esta com círdan e otro com galadriel) e q o poder deste anel era de trazer esperança e conforto p/ as almas ao seu redor....

porem, em uma passagem do silma, no valaquenta "dos maiar" tem um trecho q dexa meio entendido q os coraçoes se sentem mais aliviados por causa de conselhos q olórin dava a eles...

comecei a pensa nisso e me confundi :o?:

essas duas coisas saum diferentes, quero dizer, a parte q cita no silma e a epoca da guerra do anel?ou olorin tem tanto a sabedoria de dar sugestoes quanto o pdoer do anel?ou olórin naum eh gandalf 8O ?
 
Sim, Logan, Gandalf é Olórin. :wink:

Por que as coisas têm que ser ou de um jeito ou de outro? Acho que Gandalf tinha as duas coisas a seu favor: sua capacidade de sentir compaixão pelos Filhos, o que lhe permitia, por seu interesse por eles, dar-lhes bons conselhos; e o Anel de Fogo, que era um algo mais que o ajudava a continuar (e contrabalançava o efeito que o seu corpo de Encarnado tinha de atrapalhar o seu espírito Ainu).
 
Vem cá, aonde no livro (sda) mensiona que Gandalf usa ou esta com o anel de fogo, póderia estar guardado na 3ª era, não???

Sua compaixão era imensa e ele aprendeu muito com os Valar isso, talvez nem precisar-ia do anel para isso....


:lily:
 
Re: Sobre gandalf e seu "poder"...

L0gan disse:
eu jah li aki na valinor, há muito tempo atras(eu entrava bastante aki), q o anel q gandalf usava era o de fogo(dentre os 3 dados pelos elfos, esse foi parar com ele, num lembro como, sendo q um esta com círdan e otro com galadriel ?

Não, o do Círdan ele deu para Gandalf. O outro está com o Elrond.

Na verdade, ninguem sabe direito qual é o poder do Gandalf. No hobbit ele faz fagulhas e queima alguns lobos e orcs, mas é só. No SdA, ele nem usa quase magia. Podemos ver que ele é muito sábio, mas se a tranquilidade que ele traz é por causa disso ou não eu não sei.
 
realmente, antes de ler o SdA, haviam me falado sobre um mago, imaginei q ele fosse um senhor apelativo, usando magias pra tudo q fosse necessario, mas o que mais se nota no livro, é a sabedoria de Gandalf.
Sobre o seu poder, temos realmente pouca referencia, eu lembro de ler sobre ele usando magias poucas vezes durante a trama inteira...

Peço desculpa por não poder ajudar muito mais que isso, ate mesmo porque nem li o Silmarillion inteiro ainda, comecei a pouco tempo...

Cilyë
 
realmente, acho q o q swahild disse eho mais cabível, mithrandir provavelmente tinha tanto sabedoria suficiente p/ fazer com q todos q ouvissem seus conselhos melhorassem os animos quanto o poder exercido pelo Narya..

Mas alguem sabe qual era o poder dos outros dois aneis dos elfos(vilya e nenya)?
 
as vezes os q dizeram q gandalf tinha gde sabedoria para dar conselhos naum sabiam q ele possuia o anel....

mas ele com certeza tinha as duas coisas.....

qto ao poder mágico de gandalf, ele era capaz de usar umas magias sim, mas elas naum eram muuuuito fortes como alguns podem pensar. no sda, ele tbm cria faiscas para acender uma fogueira (no passo vermelo) e tbm queima um worg (logo depois, antes de irem pra moria). ele tbm estilhaçou a espada de denathor e e usou várias magias qdo aragorn, gimli e legolas o confundiram com saruman. além disso, tem os comandos q ele deu pro saruman, quase controlando a mente dele (quase, vejam bem).

muita gente tem a visão de q ele seria capaz de lançar bolas de fogo ou destruir todo o exército do inimigo. isso naum vem só do d&d. video games como final fantasy e desenhos animados tbm passam essa idéia de magos superpoderosos. mas o gandalf, mesmo sendo um dos magos mais poderosos da terra-média, ainda assim carregava uma espada pq ele naum dependia da magia pra tudo.
 
O poder dos dois outros anéis era o de criar bolsões de Valinor na Terra Média. Em Rivendell e Lórien as coisas não pereciam nem feneciam como no resto da Terra Média, deixando menos tristes os imortais no seu exílio.
 
Tem uma coisa que eu sempre pensei com relação ao anel do Gandalf. Embora seja uma hipótese sem base nos livros, acho que é razoável pensar que os poderes dos Anéis seriam de magnitude semelhante. Nenya e Vilya serviam para manter Valfenda e Lothlórien intactas. E todo o poder de Narya servia para ajudar Gandalf em sua missão? Se o poder de Narya era da mesma magnitude do que o dos outros dois Anéis, devia ser uma coisa prodigiosa. E o Gandalf usava isso tudo só para ajudá-lo a orientar outras pessoas?

Isso me dá uma idéia de como a missão dele era difícil. Mais do que normalmente se pensa, eu acho.

Volteryus, acho que não se fala que o Gandaldf está o tempo todo com o Anel, mas é razoável imaginar que ele está. Galadriel usava Nenya direto, ao que parece. Gandalf devia fazer a mesma coisa, até porque onde ele ia guardar o Anel se ele não o tivesse sempre consigo?? Ele não tinha uma moradia fixa.
 
Galadriel até onde eu me lembre usava direto o Anel, mas no Espelho por exemplo apenas Frodo viu ele, por estar com o Um.
Quanto ao Narya, o Tolkien falou que apenas Gandalf conseguiria dominar o Um Anel, e ninguém mais. Acho que Narya não seria um grande desafio para ele.
Vou dar uma re-lida no texto do Martinez "Shhh... é um anel secreto!", de repente tem alguma coisa a mais sobre eles lá.
 
Vou dar uma re-lida no texto do Martinez "Shhh... é um anel secreto!", de repente tem alguma coisa a mais sobre eles lá.

Tem um outro do Martinez que é melhor, Conexões com a Terra-Média-Conhecimentos sobre os anéis (acho que o nome é esse), é mais relacionado com o assunto.

as vezes os q dizeram q gandalf tinha gde sabedoria para dar conselhos naum sabiam q ele possuia o anel....

Nessa época Gandalf não portava Narya.

qto ao poder mágico de gandalf, ele era capaz de usar umas magias sim, mas elas naum eram muuuuito fortes como alguns podem pensar. no sda, ele tbm cria faiscas para acender uma fogueira (no passo vermelo) e tbm queima um worg (logo depois, antes de irem pra moria). ele tbm estilhaçou a espada de denathor e e usou várias magias qdo aragorn, gimli e legolas o confundiram com saruman. além disso, tem os comandos q ele deu pro saruman, quase controlando a mente dele (quase, vejam bem).

Ele enfrentou cinco nazgul sozinho, com clarões que iluminaram a noite; e também enfrentou o Balrog com feitiços que levaram o teto da câmara de Mazarbul a desabar, e quebrou a ponte de Khazad-dûm também com um clarão. Gandalf apesar de limitado pela carne podia utilizar muito poder. Só não usava mais porque Tolkien escrevia bem, não ficava apelando.

Swanhild, não acho que o poder de Narya tenha sido utilizado muito, Gandalf não o utilizava abertamente, acho que isso reduzia muito a ação do anel.
 
Não duvido que o anel de Gandalf tenha sido fundamental no embate com o Balrog, como em outras situações. Lembram em O Hobbit, quando em meio a confusão dos orcs das Montanhas Azuis ele foge e reaparece através de uma magia de ataque contra os mesmos, que a essa altura detinham Bilbo e os anões? Será que não teve uma mãozinha do anel alí?
 
Acredito que Gandalf no SdA utilizou do Narya pra curar Theoden. Pelo menos se encaixa com a descrição de "talvez tu consigas reativar nos corações a bravura de outrora num mundo que está esfriando".
 
Parece que eu li em algum lugar que o anel tinha o poder de controlar o fogo... estranho isso, não lembro direito...

Vem cá, aonde no livro (sda) mensiona que Gandalf usa ou esta com o anel de fogo, póderia estar guardado na 3ª era, não???
Acho que no final, quando eles estão indo pra Valinor o Frodo ve o anel em seu dedo...
 
Controlar o fogo...hum... acho q nao einh....

Se não me engano existe uma passagem do sda que diz q Gandalf ocultara ateh aquele momento o seu anel. Mas pode ser imaginação minha tb.... dei uma olhadinha aki e não achei...

E gandalf era poderoso sim.... mas além de estar enfraqueciso pela carne como alguém disse não era sua missão lutar diretamente contra as forças do mal e sim apenas unir e coordenar os povos da Terra-media pra que eles mesmos se defendessem. Ele só usa seus poderes em caso de necessidade e me permito opinar... usa até muito pouco. Afinal, aquele Troll dentro de Moria teria matado nosso herói se ele não estivesse usando o colete....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo