• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vc acha da Morgana?

Deriel disse:
Mas acho que você não tem acompanhado o tópico todo né? Leia com calma... o que todos dizem é que a Morganapra eles é a da Bradley. ISSO mata.

Eu li. :wink:

E tambem acho essa falta de senso de interpretação pouco lógico. Eu ia usar o termo "pouco saudável", mas seria exagero.

Não obstante a competência dela como escritora, não vi nenhum problema em fazer uma versão de uma lenda conhecidíssima.

A crítica deveria ser direcionada a quem toma aquilo com um tom de oficialismo exacerbado. Afinal, o oficialismo está na mente de quem lê, não na obra em si.
 
Fox disse:
A crítica deveria ser direcionada a quem toma aquilo com um tom de oficialismo exacerbado. Afinal, o oficialismo está na mente de quem lê, não na obra em si.

E é isso que temos feito desde o começo do tópico.
 
V disse:
Então, só o Percival se tocou disso.

Aí ele encontrou o "Graal".

Bom, pelo menos é assim no filme. :mrgreen:

Duuu... desculpe demorar tanto tempo para responder esta mensagem.

Então alguém se tocou? Legal... tinha de ser o Percival. (não consegui ler até o final! tava muito difícil de entender!)
 
Deriel, olhe só. Você diz que a Bradley é má escritora como uma verdade incontestável, mas isso é a sua opinião. Na minha opinião, escreve muito bem, tanto que me encantou com o livro dela que nunca me cansou e nunca pensei em parar de ler a não ser por obrigação de fazer outras coisas.
Além disso, qual o problema de nós adotarmos como Morgana pra gente a Morgana forte, infeliz e corajosa da Marion? Cada um vê como quer, oras, eu não estou tentando impor a Morgana da Bradley pra ninguém, só estou dizendo que a vejo como uma pessoa bondosa alvo de preconceitos. Não é falta de interpretação, bom senso, ou qualquer outra coisa, é opinião própria... Francamente!
 
Kitsune no nai senshin disse:
Deriel, olhe só. Você diz que a Bradley é má escritora como uma verdade incontestável, mas isso é a sua opinião.

Negativo. 10 entre 10 críticos literários acham que a Bradley é uma péssima escritora. Kitsune, não esqueça de uma coisa na hora de julgar o que é uma boa autora ou má autora: ela pode escrever uma história divertida, mas de modo sofrível (Bradley), ou escrever uma história divertida, de modo brilhante (Homero).
 
Okay, mas eu não acho e muitos outros fãs também não acham. Isso é totalmente pessoal, o gosto varia de acordo com a história de vida de cada um. Eu adorei o estilo de escrita dela, transformou o livro em uma história gostosa de ler onde eu entendi o sofrimento de muitos personagens, sofri com eles e vi que muitos tinham problemas como os que eu tenho. Ela conseguiu como uma boa escritora me fazer me identificar com os personagens, me encantar com a magia de avalon, me fez sentir raiva e amor, me despertou sentimentos diversos. Obviamente não é a melhora escritora do mundo, claro que não, se é que há algum melhor escritor, o que duvido. Não chega aos pés do magnífico Oscar Wilde, de Bram Stoker, Nabokov, Tolkien, Asimov, etc (que são os autores com os quais tenho mais contato, e eu não li muitos clássicos que todos conheçam pra citar...hehehehhhehehe, preciso remediar isso!), mas não é má escritora, na minha opinião.
Mesmo se fosse de opinião geral, não deve ser apresentada comom uma verdade absoluta, sempre haverá alguém que a achará maravilhosa, como sempre haverá alguém que a odiará. Isso depende da pessoa, não há certezas quando se trata de arte (já falei umas 20 frases bem clichês nesses ultimos posts... que coisa!)...
 
Li as Brumas e não acho a Morgana má não...é ambiciosa sim, corajosa...mas é uma mulher triste, desesperada em alguns momentos...
Adoro ela!!!!!!!!!!!!!! biggrin.gif Gosto tanto que o nome da minha filha será Morgana... biggrinlove.gif
Hey, tá me copiando, moça? :D

Brave, Brave Sir Robiiiiiiin........ biggrin.gif
ROAD FAR FROM KAMELOT!

É verdade, tudo o que a gente acha vai de uma primeira impressão que a gente tem com a coisa.
Mas a maioria das pessoas q eu conheço que leu brumas primeiro do que qualquer livro, fica com a idéia na cabeça, e acha que é a versão original
Eu sou uma ! :wink:

hum acho que vou ler a lenda original do Rei Arthur... tomara que Não seja tão chato como o livro da Bradley.
gosto é gosto.. fazer o q... 8O 8O

agora uma coisa: qm viu o filme??
pelo amor d deus... sai mto fora do contexto! e ainda fala q é baseado na obra da marion..... eles pegam um monte d coisa da Igraine e botam como se a Morgana tivesse falado.... nda a ver... :roll: Mas fazer o q!
esses filmes sempre tiram um pouco de decepções com a gente....
 
Kitsune no nai senshin disse:
Mesmo se fosse de opinião geral, não deve ser apresentada comom uma verdade absoluta, sempre haverá alguém que a achará maravilhosa, como sempre haverá alguém que a odiará. Isso depende da pessoa, não há certezas quando se trata de arte...

Ok, Literatura é arte. Mas acho que você não entendeu minha colocação quanto aos críticos literários. Veja bem, quando um crítico literário classifica uma obra como "má literatura" não é uma questão de gosto pessoal. São levados em conta certos valores estéticos, valores esses que a Bradley em sua grande maioria não corresponde.
Entendeu? Se a narrativa dela te agrada, ok. Mas isso não significa que ela escreva bem. Você está fazendo uma análise subjetiva, quando a crítica especializada faz uma análise pragmática.
De qualquer forma, isso está fugindo completamente do tema proposto, foi mais para elucidar essa questão. Mesmo porque, o fato da Bradley escrever bem ou não, não é argumento para a discussão sobre a validade da "versão" que ela deu para a Morgana...
 
Eu to terminado de ler o brumas de Avalon e a impressão q tenho de Morgana
( do Brumas) é uma mulhar meio desesperada, pois pouca coisa deu certo em sua vida, pra não dizer nada. Mas ela usa a vida das outras pessoas, coisa q ela não gostou q fizessem com ela ( quando Viviane o fez) .
E eu acho q ela é fanática pela sua religião assim como Guinevern. Acho q a posição intermediária entre os conflitos religiosos era a do Merlim e não entendi porque ele foi condenado por profanar o cálice sagrado dos druidas ( sei lá como é chamado), se os druidas acreditavam q todos os deuses são um só...
 
Bom, Morgana usou mesmo algumas pessoas como Viviane fez, e apesar dela ter odiado Viviane por aquilo ela mais tarde percebeu que era o certo e que ela faria o mesmo no lugar de Viviane, e não a culpou pelo que fez. Além de tudo, ela usou as pessoas mas não deixou de se culpar por um segundo...
Eu entendo a posição de Kevin, mas eu sou tipo Morgana, eu fiquei com vontade de mata-lo também por ter roubado a santa regalia, tanto quando ela...heheeheheehhehe
E Lovejoy, eu não concordo com o julgamento de criticos. Não sei que critérios usam, mas não gosto de classificar uma arte como boa ou ruim, cada arte é diferente, tem seu valor. Entendo que alguns valores estéticos e literários devam ser levados em conta sim, mas daí a afirmar que ela é má escritora é demais, não acha?
8-)
 
Kitsune no nai senshin disse:
Entendo que alguns valores estéticos e literários devam ser levados em conta sim, mas daí a afirmar que ela é má escritora é demais, não acha?
8-)

Pq um quadro pode valer milhões e aquele desenho que todos fazemos algumas vez na vida não vale nada?

Pq Shakespeare é pratiucamente uma unanimidade como escrito embora seja bem menos lido que Harry Potter, Tolkien e Paulo Coelhos da vida?

Não é por ser arte que não seja possível qualifica-la e quantifica-la. Existe escritor ruim sim, pobre, sem vocabulário, sem ritmo.

E a Bradley é uma má escritora.
 
a bradley pode nao ser uma escritora consagrada, mas acho que fez uma otima historia! e,mesmo que ela fosse uma boa escritora( eu nao sou critico para dizer se eh boa ou mah),nao seria reconhecida como tal,por varios motivos; a visao eh feminista, defende claramente a sabedoria de uma cultura paga e critica racionalmente o cristianismo praticado (vejam bem,nao critica o que cristo fez,mas sim o que seus padres pregam). e alguem aqui vai me dizer que o mundo nao eh judaico-machista??? :lily: :lily:
eu acho a historia das brumas excelente, pois os personagens sao bastante complexos,cheios de emocoes e conflitos sem solucao.ninguem eh bom ou mau,sao o que sao, humanos. eh dificil encontrar personagens assim...sem contar a mistura de ficcao com realidade, que nos faz imaginar tudo como se houvesse ralmente acontecido, ao contrario de tolkien,por exemplo,em cujas obras sabemos que tudo aquilo nao aconteceu.
 
Morgana

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Negativo. 10 entre 10 críticos literários acham que a Bradley é uma péssima escritora. Kitsune, não esqueça de uma coisa na hora de julgar o que é uma boa autora ou má autora: ela pode escrever uma história divertida, mas de modo sofrível (Bradley), ou escrever uma história divertida, de modo brilhante (Homero).
"Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico" Sibelius

Eu acho que essa frase diz tudo.
Na MINHA OPINIÃO a Bradley é uma excelente escritora, e eu gosto da Morgana, e tomo como a Morgana da Bradley a melhor, e nas outras ela é totalmente diferente, ela é má, loira, alta, e velha :twisted: (ei não tenho nada contra ser loira, alta, e velha). Sou mais a baixinha, da Morgana da Bradley :anjo: !!!

Ah e eu com concordo plenamente com o que o Dragão de Avalon escreveu!!!
Mas a Visão não é feminista, os druidas tmbm têm!!!!
 
Acho perfeitamente possível uma mulher ser uma boa escritora sem perder sua feminilidade e seu ponto de vista não descambar para feminismo barato (que assim como machismo é ridículo). As irmãs Bronte que o digam. E Louisa May Alcott.

Mas... heim? Minha nossa senhora!

Alaseila, você está confundindo as coisas... ou melhor não soube ler as palavras do pessoal que critica Bradley, meu caro. A visão da autora é feminista. Ninguém tava falando nada da Visão descrita no livro. :roll:

Assim você acaba detratando os leitores dessa autora como incapazes de ler e interpretar textos!!! (você não foi capaz de interpretar o que Dragão escreveu :eek: )

Agora analisando os leitores da obra de MRB... fico chocada. Eu gosto de ler Marion, mas não imaginava que outros leitores dessa escritora pudessem ter tão pobre capacidade argumentativa!

Quando há uma crítica, então os defensores tem de saber pelo menos apresentar uma contra-prova decente. Pelo menos é o que podemos ver com autores bons... Já viu um leitor que defende Paulo Coelho? E um leitor que defende Tolkien?

Paulo Coelho agrada "todo mundo". E os argumentos dos leitores deste "imortal" não são nada agradáveis, para não dizer que criança defenderia melhor Monteiro Lobato que eles.

Tolkien é chato! Tem partes do ADT que eu simplesmente não aguentava e queria pular para o terceiro livro. Silmarillion nem isso eu tinha de consolo. Mas veja que os defensores de Tolkien tem uma grande bagagem de argumentos para defender seu autor.

A meu ver, esta discussão está no nível do Paulo Coelho. Os leitores de Bradley não conseguem questionar os argumentos dos detratores de Bradley.

Isso sem falar que os fans de Bradley ainda por cima tem desvantagem de não conseguir entender o que está sendo escrito pelos próprios aliados!

Eu até poderia tentar defender Bradley, mas ultimamente até Frank Herbert não passa pelo meu segundo crivo crítico (a primeira trilogia Duna é fenomenal, mas o resto começo a achar que...)
 
A Morgana é a verdaeira Rainha que dá o sangue por seu povo. Ela incorporou o espírito de sua comunidade e lutou por isso até o fim... um personagem muiuto complexo e humano.
 
Eu não tinha postado ainda minha opinião e nem vou entrar na discussão da MZB ser uma boa escritora ou não.

O que eu acho da Morgana (depois de ler vários livros contando a lenda) é que ela é uma mulher que "joga" com a situação. É claro que ela faz coisas contra a sua vontade, mas também várias vezes aproveita para "tirar uma casquinha". Ela é engenhosa e inteligente.
 
Brontë???

Primula disse:
Acho perfeitamente possível uma mulher ser uma boa escritora sem perder sua feminilidade e seu ponto de vista não descambar para feminismo barato (que assim como machismo é ridículo). As irmãs Bronte que o digam. E Louisa May Alcott.
Essa Bronte que vc diz é a Emily Brontë???
Não, não... vc fala fala, e só fala bobagem. Falar isso que vc falou de Tolkien, é um absurdo. Bom eu não li Paulo Coelho, mas todo mundo que leu odeia!!!!

Nããããããão!!! Morgana é d+!!!!
 
Não, não... vc fala fala, e só fala bobagem. Falar isso que vc falou de Tolkien, é um absurdo.
Por que é bobagem? Por que seria absurdo? Você é capaz de usar argumentos numa discussão, ou só consegue dizer que a outra pessoa 'só fala bobagem' porque discorda de você? :roll: :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo