• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria possível um filme d'O Silmarillion?

O Silmarillion deveria virar filme?

  • Sim

    Votos: 8 66,7%
  • Não

    Votos: 4 33,3%

  • Total de votantes
    12
  • Votação encerrada .
O SDA é uma história só, com um objetivo definido, que é destruir o Anel. É imensamente mais fácil de adaptar, até pelo que já disseram sobre a forma com que o Silma foi escrito. Não tem muitos diálogos, muita coisa teria que ser criada, os efeitos teriam que ser bem mais até que no SDA.
Para ser coerente, deveriam fazer vários filmes mesmo. E como nem o livro tem um personagem central, poderiam escolher um pra cada filme, como foi sugerido.
Mas pára pra pensar na viagem que é isso. Filmes em seqüência, que na verdade não são tão em seqüência assim, já que são acontecimentos diferentes.

A Primeira Era conta mais de 500 anos de história; quando pensar que é complicado, pense que é na verdade um pouco mais.
 
Maglor disse:
Eu achei a sua idéia de dividir os filmes assim legal. Mas repara bem, até o segundo filme já aconteceram todas as cinco batalhas dos elfos contra Morgoth, sendo que no primeiro seriam 4, quatro grandes batalhas em um filme. Provavelmente iriam reduzir isso tanto, que ou pareceria uma lutinha qualquer, ou seria um filme só de guerra, o que não deveria ser. A idéia de dividir é legal, mas dividir só em quatro iria simplificar d euma forma que ia acabar deixando simplista demais.
Mas eu digo de novo pra você não achar que é implicência. A idéia é legal. :wink:

Você disse que o Valaquenta é sublime demais, mas o Silma inteiro é assim. :obiggraz:

( e "moça" é só modo de dizer, sabe... :oops: )

Na verdade, eu quis ser meio que realista na sugestão de O Silma ser filmado em quatro longas. Se minha versão sonhadora falasse mais alto, :lily: eu diria que O Silma só seria bem adaptado para o cinema com, no mínimo seis filmes, principalmente devido ao fato das diversas guerras que ocorrem, como você citou, e com certeza, o O Silma não deveria ser visto apenas como um filme de guerra. Mas como existe fator grana, :disgusti: tentei uma sugestão que talvez no futuro fosse mais viável.

Quanto ao Valaquenta, eu disse que acho mais sublime e poético porque tem aquela coisa da criação do mundo e tudo mais. Já o Quenta Silmarillion, sei lá, são várias histórias que contam a luta pela sobrevivência na Terra-Média diante da ameaça de Melkor. Aquela coisa do bem contra o mal, por isso acho que tem mais potencial cinematográfico. Já o Valaquenta, todos os personagens são seres superiores, que naquela época eram tangíveis, mas depois tornaram-se algo como espíritos, anjos, sei lá. :o?: Forças intangíveis. Daí nesse caso, não sei se ficaria legal na linguagem cinematográfica. Mas vai saber... Quem sabe um dia nós descobrimos... :cheers:

Moço também é só modo de dizer, ué...
:aham:
 
Simarillion deveria ser feito como vários filmes pequenos, no estilo das séries da HBO!!!!!Capítulos épicos de 30min a 1H. 8-)
 
Ecthelion disse:
Simarillion deveria ser feito como vários filmes pequenos, no estilo das séries da HBO!!!!!Capítulos épicos de 30min a 1H. 8-)

Eu tinha postaod aqui ontem e não sei pq deletaram meu post..

eu dizia que concordava com vc, e que já havia comentaod em algum outro lugar, que acharia isso excelente, principalmente se fosse uma produção bem cuidadosa, como a de Band of Brothers...

e tb comentava ness epost que ainda não entendi pq foi apagado, que pra se faze rum longa metragem, poderia ser feito um do Akallabeth.. seria demais.. russel Crowe como Ar-Pharazon.. chiurstop´her Walken como sauron...
 
Christopher Walker como Sauron seria demais. Uma curiosidade, alguém viu Anjos Rebelde???No final do 1 aparece Viggo Mortensen (Aragorn) fazendo o papel de Lúcifer. Foi um dos primeiros trabalhos dele. :P
 
Eu sei.. detesto aquele filme... mas adoro o Christopher Walken nele,e em qualquer outro(Principalmente em PRenda-me se Puder!)

Ele é um dos atores que mais perffeitamente conseguem interpretar vilões...
 
Para voltar ao assunto do tópico...

Foi no início de 1999 quando ouvi falar a primeira vez q a New Line estava pensando em levar para o cinema uma obra de Tolkien, numa pequena nota na revista SET, dizia q estavam para filmar o livro O Hobbit com Sir Sean Connery no papel de Gandalf (curioso não?), mas tudo não passava de um chamariz para o q viria a seguir, e todos já sabem o resultado...

Realmente como muitos de vcs devem saber, Peter Jackson possui tb os direitos sobre O Hobbit, e muitos já começam a especular se ele tb poderá futuramente levar a cabo e filmar O Hobbit.

Na revista SET, de dezembro de 2002, na materia sobre ADT, foi feita uma "brincadeira" sobre as possíveis filmagens não só de O Hobbit, mas de outras obras do escritor, transcrevo a seguir:

O HOBBIT: teria o clima um pouco mais leve q o adotado por Peter Jackson em OSdA. Seria interessante ver Ian Holm outra vez como o jovem Bilbo (há uma pequena cena em ASdA) e Ian Mckellen no papel de Gandalf. Para viver o líder dos anões, podiam convocar o baixinho Danny DeVito - ele pode ser casca-grossa quando precisa. A direção poderia muito bem cair nas mãos de Wolfgang Petersen, q já fez uma bela fantasia com A História Sem Fim, e filmes "sérios" como Na Linha de Fogo.

Obs.: a SET ignorou o fato de Peter Jackson ter os direitos sobre a obra. Gostaria muito de ver um filme de O Hobbit tb, com os mesmo atores e produtores, como proposto, além de Peter Jackson, mas acho isso muito difícil.

CONTOS INACABADOS DA TERRA-MÉDIA - A SÉRIE: Chamaríamos os mesmo produtores das minisséries da HBO (Don Quixote, Jasão e os Argonautas) para dar aquele toque fantástico e, ao mesmo tempo, realista q a série necessita para não ser uma Xena. Como a produção abrangeria várias épocas, astros de OSdA poderiam reprisar seus papéis, por exemplo, Hugo Weaving, q teria parte de sua história contada.

Obs.: as histórias não poderiam ser inacabas, penso eu, por isso seria melhor fazer algo do tipo com O Silmarillion, inclusive levando este título, e o livro Contos Inacabados serviria de apoio aos roteiros.

O SILMARILLION: O mesmo estilo adotado por Peter Jackson, inclusive com roteiro feito por Fran Walsh e seus parceiros - afinal, adaptar O Silmarillion seria até mais difícil q os três filmes de OSdA juntos. Daniel Day Lewis poderia cair bem no papel de Beren, com Connie Nielsen na pele imortal de Lúthien. Seria interessante ver o q Baz Luhrmann (Moulin Rouge) faria de inovador se assumisse a direção de uma produção tão diferente.

Obs.: Discordo quase inteiramente dessa adaptação, primeiro a história De Beren e Lúthien é apenas uma das presentes em O Silmarillion, como sabem, seria então necessário fazer uma longa introdução e epílogo, maiores q o feito no filme OSdA. Segundo, discordo em genero, número e grau na direção de um diretor de um filme musical, isso é papo de critico de cinema, q todos sabem por suas predileções por este tipo de filme, q na minha opinião é coisa teatral, mais para a Broadway.

A SAGA DE TÚRIN: Um épico de ação e um romance para levar o mundo as lágrimas bem ao estilo Titanic. As sequencias de batalhas seriam inúmeras, culminando na famosa guerra contra Glaurung. Ewan McGregor poderia escurecer o cabelo para o papel principal, dividindo a trela com a loira Gwyneth Paltrow. Na direção, imaginem o q Ang Lee (O Tigre e o Dragão) faria com as dezenas de lutas de espadas - sem contar q o cineasta mexe como ninguém em romances fantasiosos.

Obs.: Mais uma história presente em O Silmarillion, e nessa a SET estrapolou, Titanic (sic!), os caras viajaram legal...gostaria muito de ver um filme desse épico, mas acho q seria mais viável fazer um filme sobre a lenda ou mito q inspirou essa história de Tolkien, baseando-se na tetralogia de Wagner O ANEL DOS NIBELUNGOS.

Há outras histórias muito boas em O Silmarillion q mereceriam ser levadas ao cinema, como a de Fëanor e a Criação das Silmarils, O Reino Escondido de Gondolin, entre outras, mas eu sei q o livro é muito difícil para ser levado ao cinema.
 
Seria legal O Silmarillion ter o formato de uma série de filmes, a fim de que nenhuma passagem histórica do livro fosse omitida nos cinemas, mantendo sempre uma ordem cronológica dos eventos. Talvez assim fosse possível conceber a obra. Caso contrário, teriam que realizar várias produções separadas, contando as histórias que se desenrolam no livro. Mas o grande barato de O Silmarillion é a cronologia dos eventos, como se estivéssemos lendo um livro sobre História Antiga.

Peter Jackson e seu Senhor dos Anéis tornou possível a produção de O Silmarillion. Quero ver por quanto tempo Chris Tolkien consegue segurar o livro...
 
eu queria muito ver o silmarilion feito em anime.
poderiam fazer uma serie de ovas. quem sabe os caras q fizeram blood - the last vampire ou ghost in the shell poderiam fazer isso.

ia ficar bem loko. :babar:
 
Sim, O SILMARILLION pode ser filmado, e deve.

Ficaria melhor que SDA (se feito da forma correto), mais mágico, épico, poético, sombrio.

Andrei Tarkovsky deveria dirigi-lo, mas ele tá morto. Talvez Terry Gilliam, Wong Kar-Wai, Eu, ou o próprio PJ.
 
Sim seria perfeitamente possível, afinal disseram sem parar que era impossível filmar SDA e PJ foi lá e fez com qualidade.
No entanto o desafio em O Silmarillion seria muito mais difícil, pq como narrativa linear para um filme ou mesmo para mais de um seria extremamente difícil, pois a trama corre paralelamente a todo momento e de forma independente uma da outra e ao mesmo tempo com uma ligação forte, principalmente em relação à guerra contra Melkor.

Para se realizar o filme do Silmarillion o realizador teria que escolher uma das Três formas:

1- Colocar o centro total da trama na guerra contra Morgoth, com a linha narrativa principal nos Elfos Noldor e nos humanos que participaram da guerra, e nos acontecimentos diretos, como as batalhas.

2- Ou então, essa seria a forma mais interessante, contar as histórias de o Silmarillion de forma independente, tendo apenas como ponto de ligação entre um filme e outro a guerra, e esta funcionaria como pano de fundo. A história de Turin e de seu pai daria um filme fantástico, assim como a de Beren e Luthién, a de Feanor e sua trágica busca para reaver as Silmarils daria outra narrativa (filme), e assim por diante, a resolução da guerra viria como o aparecimento dos resultados,

3- E a última e a mais difícil: tentar sintetizar todos os acontecimentos em dois ou três filmes tentando dar equilíbrio a trama principal e às paralelas que envolvem os personagens, seria um trabalho de roteiro e edição dificílimo.

A realização e o sucesso da Trilogia de SDA tornou viável a produção do SIlmarillion, no entanto a história por si só e de digestão difícil, ao mesmo tempo que possui elementos de um bom filme comercial, pela grande dose de combates entre exércitos, criaturas etc., o filme tem que trazer a narrativa e os diálogos solenes e refinados, coisa que os menos afortunados iriam detestar.

Não consigo pensar em outro diretor que não o PJ para dirigir esse projeto. Afinal ele já impôs a sua visão de terra-média, tanto em ritmo de filmagem, de visual e de dramticidade.
 
Não consigo pensar em outro diretor que não o PJ para dirigir esse projeto. Afinal ele já impôs a sua visão de terra-média, tanto em ritmo de filmagem, de visual e de dramticidade.

O Silmarillion que eu tenho na minha cabeça é totalmente diferente do estilo de SDA.
 
Seria legal
mas MUITO difícil de fazer
o silma tem muitas coisas abstratas que só a nossa mente pode imaginar lendo
ver um filme exige imagens, coisa que o livro não gera

o silma é uma coisa meio complexa d+ pra ir pras telonas
teria que ser um diretor MUITO bom! :tsc:
 
Eu ia adorar ver o filme do Silmarillion....possível é....mas vixi....ia ser bem complicado, tem muita coisa, muitos elementos, personagens e ia provavelmente seria um filme bem longo e uma adaptação muito bem feita. Aí acho q seria melhor uma série....mas acho q aí perderia algo q só a telona do cinema consegue passar...sentiria falta disso.
Como diretor o PJ mesmo, até pq ele já tem essa p*** experiencia com SdA....
Ia ser maravilhoso ver a saga do Túrin Turambar e Beren e Lúthien....Cara...e os lugares...eu fico imaginando, como seria Gondolin, Angband....sem falar no resto... 8O
 
Ahdarah disse:
Aí acho q seria melhor uma série

é verdade, seria uma opção mais viável do ponto de vista narrativo, da mesma forma como o Band of Brothers foi realizado, mostrando várias histórias de um regimento em ação na França, a série do Silmarillion mostraria todos os episódios do livro em separado. Mas como já foi dito perderia a sensação de tela grande, de cinema. Acabaria sendo um prejuízo já que a série não permaneceria para posteridade como um filme permaneçe.
 
po... eu axo q BL nun tem nada a ver cun o filme...
:tsc: eu axo q a Enya é a perfeita! fiko todo-d-baun "May it be" e "Aníron"!!! :obiggraz:

Pena q nun é lea q vai cantar na trilha d RdR! :(
 
eu acho q uma serie de curtas ate ficaria legal, o problema esta na maneira em q e narrada no livro, mau, ha uma perfeita sequencia entre os capitulos...mas beren e luthien filmado ia ser lindo (podia ser ate a liv no papel da luthien)e na minha opiniao, com when sorrow sang do bg no fundo...
 
axu q Beren e Lúthien seria perfeito para um fundo musical da Enya! no momento d tensão "Tempus Vernum" ia fikar xow! e no momento de paz e amor "only time" ou "lothlorien" ou "Watermak"!!! :wink:

Mith_fan_da_enya :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo