• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria do Caos

Pips

Old School.
Essa é uma das teorias mais complicadas que chegam a dar nó na cabeça se parar para pensar.

É possível que quando borboletas batem as asas em Pequim, chova em Nova Iorque?

A teoria do caos se baseia no improvavel e no fato de muitas coisas na natureza não poder ser premeditado. Não conseguir prever ou melhor conseguir compreender porque tal coisa acontece pois um fator primário distinto o fez acontecer.

Complicado?Também acho. Alguém mais teria alguma "prova" para a teoria do caos?

Como a da gota d´agua, encha um copo de água, molhe a ponta do dedo e deixe duas gotas caírem na outra mão, para que sentido segue a gota? e na segunda vez, será que ela vai para o mesmo lugar?
 
coisa de jurassic park...
mas a Teoria do Caos eh válida, e não me parece complicado imaginar que nada é premeditado (e sim harmônico e imprevisível ao mesmo tempo)

um jogo de rpg eh o maior exemplo disto
 
existia isso mesmo? pensei que era o Michael Crichton que tinha inventado pra compor o Parque dos dinossauros... desculpa a toskice

E o jogo do RPG sempre acaba do jeito que está premeditado... por isso que não pode ser, na minha opinião enquadrado como um exemplo de vida
 
A Teoria do Caos explica pq existem mais mulheres do que homens, pq existem mais destros do que canhotos, etc.
 
Humm..
alguém jah assistiu o curta "Apocalipse" ?
Tem 3 partes,
eu assisti a 1, que chama "A flor do Caos"
mtooo BOm!!
Se trata um pouco sobre essa teoria (eu acho :roll: )
 
Alex deLarge disse:
E o jogo do RPG sempre acaba do jeito que está premeditado... por isso que não pode ser, na minha opinião enquadrado como um exemplo de vida

Como assim? RPG jamais termina do modo que o mestre imaginou no principio. Não é videogame....

Mas a Teoria do Caos é realmente bastante válida... Veja bem essa situação que parece ser retirada do Muquifo do Bolinha:

Se você é homem e tem uma mina q vc curte muito, geralmente ela tem uma amiga feia e chata que gosta de vc...

Isso vale para minas tb! É Teoria do Caos com toda a certeza!
 
Eu não sei 0quase nada sobre a teoria do caos, mas vou dar o meu palpite. :mrgreen:

Que eu saiba a teoria do caos trabalha com probabilidades e não com certezas. Ela busca identificar padrões em eventos caóticos, para assim determinar o que é mais ou menos provável.
Por exemplo: o comportamento humano é caótico (porque é imprevisível), mas segue alguns padrões que permitem identificar probabilidades.
Na natureza, há eventos caóticos, como o clima.

A teoria do caos não nega que a causalidade (ou seja, que dada uma causa temos um efeito). Acredita, porém, que no mundo real, muitas vezes as causas são tantas, que é impossível indetificá-las todas. Logo, se não conhecemos todas as causas, não podemos determinar com 100% de chance qual será o efeito. Daí porque se diz que o efeito é caótico, ou seja, não podemos conhecê-lo antecipadamente.
 
Exatamente!!! Tá vendo com isso se encaixa em todos os exemplos dados por outros aqui?
Um exemplo legal q eu li uma vez q pode explicar e ilustrar bem sobre essa teoria e assim:
Vc planeja tipo “amanhã à tarde irei à casa de meu colega para juntos irmos à praia”. Então você acorda com um diade sol mas então o céu vai ficando completamente nublado, mesmo com a previsão meteorológica: “Fim de semana com sol durante o fim de semana em todo o Estado”.(a gente sabe como é :tsc: )
Mas o que aconteceu de inesperado em seu dia é culpa do “caos”, vc ainda pensar que o clima mundial é realmente um caos. Pois bem, vamos pensar um pouco na palavra: "caos". Ela era usada pelos gregos significando vasto abismo ou fenda. A palavra também alude ao estado de matéria sem forma e espaço infinito que existia antes do universo ordenado, suposto por visões cosmológico-religiosas. E, finalmente, o sentido mais usual de caos: desordem, confusão.

Então vc pensa(lembrando do ex. a cima: "devido a esta desordem do caos, nunca saberei quando o clima estará propício a ir à praia". Mas por trás desta desordem climática há uma ordem escondida. Err... complicado?? Bom...
É pq a teoria do caos não é uma teoria de desordem, mas busca no aparente acaso uma ordem intrínseca determinada por leis precisas. Além do clima, outros processos aparentemente casuais apresentam certa ordem, como por exemplo o quebrar das ondas do mar, crescimento populacional, arritmias cardíacas, flutuação do mercado financeiro(senão niguem poderia prever d outra forma as bolsas de valores qdo comprar qdo vender, pode ser q não dê certo, mas ainda assim é provavel por esse teoria

Talvez isto seja animador, mas você ainda deve saber que em situações onde aparentemente há ordem. Esta é a teoria do caos: há ordem na desordem e desordem na ordem. :mrgreen: Será q deu para entender??? :mrgreen:
 
Bom... a primeira idéia d Caos teve inicio a séculos atras quando o Rei da Suécia... q dearia um premio a quem porvasse q o mivimento do sistema solar era constante.. entõa um matematico (q eu nu mme lembro o noem) fez uma equaçõa simples... era -X (evevado a quadrado acho) -1 = ai ele colocava um numero qualquer no fim e o numero do resultaod ele colocava no X e continuava assim e viu q dava numa sequencia d numeros q eram proporcionaisuams as outras... bom ele gganho o prmio e tal..'só q depois ele descobri ua falha sozinho viu q c ele mudasse uma coisinha os nuemrs ficavam desordenados.. e chamou isso d sistema caótico... bom essa foi a primeira idéia d caos...
anos depois Eistein (sei la com oescreve o nome dele vamo chamo d albertinho)... Albertinho com toda sua genialidade viu descobriu muitas coisas apartir do sistema caótico... q o voo de uma borboleta pode ser consatante.. ams c uma brisa passar tudo c modifica... bom enfim c alguem souber o raio da equação do Albertinho cloca aqui.. ai teve varias coisas com isso.. ele descobriu q o tempo quanto mais distante e masi rapido da superficie da terra passa mais devagar pra quem ta aqui na teraa... meu muitas cosias q eu nem lembro agora!
 
A partir de Linda Sacola, vejo de fato uma discussão mais concisa sobre a Teoria do Caos. É a questão da auto-organização em meio a caoplexidade que norteia a Teoria da Complexidade, ou caos. Não há causa ou efeito único, tudo é inter-relacional. Por aí torna-se possível começar a discutir a Teoria do Caos.
 
Se você é homem e tem uma mina q vc curte muito, geralmente ela tem uma amiga feia e chata que gosta de vc...

Isso vale para minas tb! É Teoria do Caos com toda a certeza!

Isso é lei de Murphy...

Caos? Pra mim isso é nome de carta! :lol: ->- :roll: ->- :eek: ->- :(
 
Rix disse:
Se você é homem e tem uma mina q vc curte muito, geralmente ela tem uma amiga feia e chata que gosta de vc...

Isso vale para minas tb! É Teoria do Caos com toda a certeza!

Isso é lei de Murphy...

Caos? Pra mim isso é nome de carta! :lol: ->- :roll: ->- :eek: ->- :(

hauahau realmente isso é Murphy... q alias num tem anda d matematico.. são só porcentagens d erro...
 
Bem, Murphy é bem diferente realmente. Me confundi.

A Teoria do Caos é bem mais complexa do que parece mas não é tanto. Veja bem, por quanto tempo poderia permanecer a resistência no Afeganistão? Me lembro bem que muitos diziam que talvez demorasse anos para que os EUA pudessem atingir o país, mas de repente, BOOM! e em 12 semanas o afeganistão já estava conquistado.

Assim como é incrível que num lugar inóspito, como um deserto, existam beduínos que acham que ali é o melhor lugar par viver. Mas isso poderia ser considerado Teoria do Caos? Não acho. Mas o mais complicado na Teoria do Caos é o que pode ser aplicado nela. Afinal, creio eu que não há nada de concreto sobre ela, ou há?
 
Eu não entendi exatamente oq seria a teoria do caos? Da pra explicar? è tipo algo assim... O impossivel naverdade naum eh impossivel? Pq pra Deus nada é impossivel entaum naum há impossivel... :o?:
 
Eu acho q eu entendi!!
É tipo aquelas piadinhas de desenho animado...o Piu-Piu passa pelos trilhos do trem e qdo o Ffrajola olha pra um lado e pro outro, vai passar, aí vemn o trem...
Ou então o cara sai sem guarda-chuva e chove. Aí cata o guarda-chuva e abre mó sol...
São exemplos bem bobos neh? Mas lembrei logo deles qdo li o comentário da Linda Sacola.
É como se houvesse uma ordem msmo na bagunça, não é? Idual o meu quarto, é uma zona, mas eu acho mais ordem nele assim doq qdo ele está arrumado, nunk acho nada... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Teoria do caos é a teoria matemática que se ocupa dos sistemas que apresentam um comportamento imprevisível e aparentemente aleatório, embora sejam regidos por leis estritamente deterministas. Exatamente como o clima.
Mas o mundo natural tem uma tendência ao comportamento caótico. Sistemas de larga escala tendem a desenvolver padrões aleatórios à medida que interagem com sistemas locais mais complexos. Exemplos incluem a sempre variável taxa de gotejamento de uma torneira nunca se sabe com que frequencia a agua vai cair, o ritmo das batidas do coração humano. O caos seria uma oderm imposta pela natureza.
A teoria discute sobre as relações de causa e efeito que regem o Universo.
São processos regulados por micro-fatores que escapam aos diagnósticos convencionais do veterinário, do meteorologista e do astrônomo. Muitas vezes, os "caprichos" dessa ordem mal compreendida são responsáveis por assustadoras manifestações do impoderável. Por que choveu tanto nesse mês de estiagem? Por que ocorreu tal mutação genética? Por que, chutada da linha de fundo, a bola tomou tal efeito e caiu dentro do gol? :roll:

Será q ficou mais claro agora? :o?:
 
Essa teoria do caos tem alguma coisa a ver com a da incerteza?
O universo é mais doido do que a gente pensa. :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo