• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senhor dos Aneis, será modismo?

o filme e ke fez virar modismo ..
por causa do filme muitas pessoas ke nunca tinham ouvido falar de tolkien se interessaram em ler o livro ..(o ke eu acho ke foi muito bom )
depois que lançarem os 3 filmes e esperarmos a poeira baixar e ke vai acabar esse modismo e só kem realmente gosta da obra vai continuar querendo se informar sobre ela ...kem só queria saber por causa do filme vai eskecer e procurar outras areas de seu interesse
 
Sejamos francos... É moda sim... é moda, mas isso não impede que muitos gostem de LOTR independente da história ser moda... E pros modistas, azar o deles... Não estou nem aí... daqui há um ano eles me deixam em paz... :lol:
 
Muita gente gosta por ser modismo sim. Acontece que apesar dos filmes terem popularizado mais, vários fãs que conheceram Tolkien através dos filmes se tornaram fãs de verdade.

Fã que leu antes dos filmes não é muito diferente dos que leram depois.
 
Bem,eu me encantei com o filme 1° SDA, q para mim tb é uma obra prima,pensei, que história maravilhosa! :grinlove: assim q cheguei em casa comecei a ler o livro, pois meu primo tinha e me passou. Aí deu no q deu,entrei neste fórum onde aprendi muita coisa,li Silmarilion,o Hobbit, li de novo senhor dos anéis (q dos q eu li de Tolkien pra mim é o melhor)ai, de vez em quando leio um capítulo dele de novo (muitas vezes para confimear alguma coisa q vejo por aqui). Acho q virei fã. Ainda tenho muita coisa para conhecer, tenho q ler Contos inacabados, as cartas e acho q depois de RDR ainda vou ter muitas perguntas para os fãs q conhecem tudo mesmo possam me responder.
Acho q o pessoal q já conhecia Tolkien antes do filme não deve menosprezar os fãs q só o conheceram a partir do filme, claro q exige só um pouco de paciência para com nossas tolas perguntas :roll:
 
:D Modismo? É lógico que não...É uma obra que eu li a primeira qdo era criança, e sempre reeleio. Modismo não dura quase 50 anos! Já faz parte há muito tempo dos clássicos universais como as obras de W. Shakespeare.
Agora c/relação aos filmes, eu acho que não, já é um clássico de fantasia, como tantos outros que já existem (Mágico de Oz, ET , etc)
Quem não conhecia a obra e foi ver no cine a prime vez, e se apaixonou vai ficar fã forever, que nem um monte de gente, não vai esquecer.
:lily:
 
acho q de certa forma eh...... tudo bem, foi escrita a 48 anos e muita, mas muita gente ja leu e eh super fan. mas sejamos sensatos, depois dos filmes e toda publicidade, praticamente o mundo todo conheçe. eu nao vou mentir, q quando tava na segunda seria do terceiro ano, eu comecei a me interessar por sda, por q um amigo meu me disse q estava filmando um super filme épico...
mas claro, q depois de ler, tudo mudou :D vai ficar pra sempre comigo :)
eh assim q penso.
 
P/ quem realmente é fã, como eu (fã de carteirinha :grinlove: ), SdA naum é modismo...a gente conhece a obra, conhece os outros livros, sabe q é uma obra de quase 50 anos. Teve seus pontos altos, de fanatismo, foi considerada um modismo no início mas agora já passou disso. É um clássico da literatura universal. Quem tá conhecendo a obra agora atráves do filme, tá gostando e se tornando fã tb sabe q num é modismo.
P/ quem não conhece,não se interessa e viu só o filme, ou quer ser do contra vê só como uma explosão milionária, vendas, propaganda é claro q é modismo. Problema de quem pensa assim....
A verdade é q o filme só tá fortalecendo, eternizando a obra, mais e mais gente tá procurando os livros, procurando artbooks, guias do filme e mais um monte de coisa q tá saindo. Isso é o melhor e quem ganha é o fã, o fiel leitor q deseja mais e mais Tolkien.
 
Ñ é só pq é metaleiro ou rpgista q já conheciam o livro.
eu sei q naum pq eu naum gostava de metal antes de conhecer sda, mas sao grupos em q a mitologia do tolkien ja era explorada, e discutida com mais frequencia...e muito facil vc encotrar um metaleiro q goste de tolkien...
 
e muito facil vc encotrar um metaleiro q goste de tolkien...
Tá certo q algumas bandas já conheciam Tolkien,o q prova nas músicas,mas muitos já tinham ouvido falar mas ñ demonstraram nada a respeito,tendo demonstrado somente depois do sucesso do filme. :aham:
 
Eru disse:
Sejamos francos... É moda sim... é moda, mas isso não impede que muitos gostem de LOTR independente da história ser moda... E pros modistas, azar o deles... Não estou nem aí... daqui há um ano eles me deixam em paz... :lol:

Concordo com vc.... além do mais, SdA sempre será uma obra-prima da literatura, assim como o Tolkien foi eleito o escritor do século em vários países.

Moda é moda, mas para a literatura... as coisas são diferentes, pq muito antes do filme já era clássico. :clap:
 
Esse tópico merece várias considerações, senao nao chegaremos a lugar algum.

Primeiro devemos considerar o país que tivemos a sorte de nascer. Aqui as pessoas nao têm o hábito da leitura (as vezes nao tem o hábito nem de comer). Entre um filme e um livro, é lógico que 80% vao preferir o filme, pois em duas horas vc conhece "toda a história". Em outros países, Tolkien é lido desde o jardim da infância. Aqui os professores só empurram obras nacionais. A chance de virar modismo no Brasil é grande.

Este maravilhoso portal, Valinor, por exemplo surgiu quando o primeiro filme estava sendo filmado. Claro que antes existiam o Calaquendi e Pelennor.com. Mas o filme alavancou isso tudo que temos hoje. Seria isso modismo? Eu as vezes me pergunto: o que será do Valinor depois da trilogia?

Porém, para quem se interessou pela fantasia sempre existirão os livros de Tolkien. Uma pergunta: antes do filme, existia o livro em português???
O problema é que o lançamento de novas obras do Tolkien serao mais raras daqui pra frente.

Pode ser até moda, mas é uma ótima moda.
 
Dirhil disse:
Muita gente gosta por ser modismo sim. Acontece que apesar dos filmes terem popularizado mais, vários fãs que conheceram Tolkien através dos filmes se tornaram fãs de verdade.

Fã que leu antes dos filmes não é muito diferente dos que leram depois.

Meu caso foi assim, eu nunca tinha ouvido falar, vi o filme, interessei, comprei o livro, aí li o Hobbit, o Silma, comprei os dois...

o grande problema é, como já foi citado, a popularização, e o que enche o saco é q a grande maioria das pessoas acha que quem virou fã de verdade (mesmo nós, os neófitos) somos fãs só por causa da moda, e isso enche o saco...
 
Bom, eu passei a conhecer O Senhor dos Anéis com o filme. Depois, levou 1 ano pra eu comprar o livro, mas depois que comprei, devorei ele em uma semana. Depois li de novo pra aí sim "saborear" a obra com calma. :grinlove: Depois de mais um tempão, adquiri O Hobbit, O Silmarillion e Contos Inacabados. Li O Hobbit em 2 dias :mrgreen: e agora estou lendo O Silmarillion (e adorando :grinlove: ).

Quanto ao modismo, sim ele existe, afinal ter agendas c/ o Frodo na capa na papelaria da esquina além de outros produtos tipo cadernos, figurinhas, e afins, é um sintoma de modismo :eek: . Mas passa. Aí depois da febre é que ficará mais à mostra o benefício que os filmes trouxeram: vários fãs novos (fãs de verdade) que continuarão a gostar da obra mesmo daqui a 50 anos.

Pra mim, que comecei a gostar da obra através dos filmes, agora não troco os livros por nada. :grinlove:
 
O filme vai ser esquecido, mas o livro não.
Se já durou até agora, por que não pode durar mais ? :mrgreen: :wink: :P :obiggraz: ?


ass: Menta :mrgreen: Bolseiro :lily: façam parte dos DMMSDN !
(Se quiserem saber o que eh, me mandem uma mp), porque :twisted: Nazgul :twisted: roooooxxxx !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Modismo até certo ponto. Antes do filme sair, a história naum tinha tido esse empurrão de efeitos e midia, ai qualquer um pode ir ver o filme e falar "é bom!" mas sem se interessar pelo livro. Pq fã modista e fã fã msmo são diferentes, eu e minha amiga por exemplo, já tinha lido q o filme era um livro, e fui ver o filme, não preciso dizer q eu amei né? :grinlove: A primeira coisa q eu fiz ao sair do cinema foi atazanar minha mãe para me comprar o livro,agora tenho SDA, o Hobbit e o Contos Inacabados, minha amiga viu o filme sabendo do livro, ela tbm amou o filme mas naum quis o livro pq sabia q naum era um fanatismo fixo.
Tem q saber diferenciar impulso de gosto! O meu fanatismo foi de gosto, e q bom gosto! :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo