• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] Sociedade das Letras

NaVegaDor

Usuário
Sociedade das Letras

Sociedade das Letras

(O que é?) Somos participantes do fórum que desejam fazer do Clube dos Escritores algo divertido onde não só possam ser lidos, mas possam crescer como escritores ajudando uns aos outros.

Associados

Associados e Textos Indicados (Atualizado constantemente)
Em Ordem alfabética (Nome e texto atual para Leitura-Comentário):

~·*Ana Lovejoy*·~
Clarice Starling - "Ela - O monólogo de Eva" (defasado)
Fëaruin - Ironicamente Irônico (defasado)
Heruost
Green Arrow - "O Atlante"
Kementari - Pequenos Contos Mórbidos
Knolex - O SENHOR DOS DERIÉIS - V. EXTENDIDA
Largo Cavafundo - Protuberando
Laurelin Vox - "A Caverna" (defasado)
Leirbag
Liurom - Impressões do Vampiro
Lord Kalaeth - no man land
Melkor, o inimigo da luz - Ela, de Preto
NaVegaDor - O Sonho de Loki
Robin! - Hotohotaro (defasado)
Saranel - Ode a Frodo
Thrain... - Domingo, à mesa
Vilya - "O churrasco" (defasado)
Vinci - "O Pequeno Mago"

Para Associar-se: Responda aqui dizendo que deseja fazer parte indicando o texto que inicialmente será lido e, talvez, comentado pelos demais membros. Se desejar sair mande uma MP. Aceitamos associados somente Leitores.


Código de Conduta da Sociedade das Letras

Recomendação Máxima : Faça aquilo que gostaria que fizessem por vc.

Dividimos isso em 3 aspectos:

1 - Escreva bem

Escrever o melhor que puder, tendo atenção a língua e clareza ao escrever. De preferência, tendo em mente que os leitores procuram diversão, informação, imaginação, etc. Escreva o que vc gostaria de ler.

2 - Leia os textos dos colegas

Colegas não necessariamente conhecidos. Todos merecem a chance de serem lidos, se não parece bom agora mais tarde dê nova chance, os associados estão em constante evolução.

Para garantir isso cada membro indica (neste post) um texto seu que deseja ser lido e comentado e a cada semana ele tem chance de colocar outro no lugar. Recomenda-se que os membros da Sociedade leiam o referido texto e comentem. Se ao final de uma semana em "cartaz" o resultado for insatisfatório (menos de 2 comentários) o autor pode se queixar para com a Sociedade que resolverá a questão, o texto pode receber destaque ou outra medida a ser discutida.

3 - Comente

Os escritores associados possuem diferentes objetivos ao mandarem seus textos que por sua vez também possuem diferentes naturezas. Ao comentar verifique a proposta do texto, criticar uma paródia é diferente de uma saga medieval. Comente o texto e não o autor, prefira críticas construtivas apontando falhas e indicando acertos. É de bom tom retribuir comentários deste tipo. Lembrando que, ninguém é dono da verdade e toda crítica é subjetiva. Leve numa boa a opinião das pessoas e aprenda a tirar proveito delas. Se quiser indique no começo do texto que prefere essas críticas mais elaboradas por Mensagem Privada, ou mesmo se não as deseja. Uma breve descrição do que se trata o texto também seria interessante. Lembrando que comentários simples todos tem direito de fazer uma vez que o espaço é de todos.

Recomendações da Sociedade: No final de cada 15 dias (ou algo próximo disso) cada membro irá recomendar até 2 textos que gostou e dizer a razão (em breves linhas). Estas ficarão no tópico "Textos Recomendados" que será sempre atualizado (1o. post). Membros não podem recomendar textos de sua própria autoria. Podem ser recomendados os textos indicados pelos Membros autores (Ver lista no topo) ou aqueles postados durante o período vigente (não necessariamente de Membro).

Envio: Mandar Mens. Particular (Aqui) para o autor deste post;
Período: 04 de Maio à 24 de Maio;
Limite de entrega atual: 24 de Maio 2003.


Demais Considerações:

Esta é uma Sociedade razoavelmente informal que segue um código. Como foi dito qualquer um pode fazer parte e futuras alterações no código serão feitas havendo concordância de seus membros. Sugestões são bem-vindas. Demais questões serão resolvidas democraticamente entre os mesmos.

***

Fica claro que a Sociedade só fará sentido enquanto houver membros suficiente e houver insatisfações ao andamento do atual sistema. Que pelo menos o manifesto de suas idéias em seu código sirva para reflexão.

Eis o começo da história. Que os Admins e Mods nos abençoem. :mrgreen:

Obs.: Essa Mensagem poderá ser atualizada com as resoluções tomadas. Últimas modificações em itálico.
 
Muito bom Liurom. Alguns detalhes e acréscimos:

Ler e comentar a cada semana um capítulo (ou post, se a história não for por capítulos)

Esse número de leituras e/ou críticas talvez varie, mas nada que ultrapasse 2 ou 3 por semana. Sugiro que uma lista de Textos pendentes seja mantida, assim a distribuição pode ser feita de forma transparente de forma a criar um rodízio de críticos. Evitando "perseguições" e trazendo outros pontos de vistas, daí talvez ser importante um mínimo de dois comentários por texto. Ah, deixando claro que:
- É criticado, segundo os critério da Sociedade, quem quer.
- Imagino que o membro possa optar por receber a crítica por MP.

(a tabela seria uma espécie de análise, que pode se dividir em duas ou três categorias que ainda falta definir: o NaVegaDor sugeriu “estilo” e “enredo”. De qualquer forma, não sei se é muito saudável a atribuição de uma nota, o que pode gerar irritação. Então esse critério 5.2 talvez deva ser eliminado).

Eu não disse "estilo". Disse Enredo ou Roteiro, mas o nome desse critério ainda deve ser discutido, pois diferentes tipos de textos podem ser postados aqui e o nome deve se adequar a estes tbm.

Proponho um texto, a ser definido depois, que sirva de guia para as críticas, mas algo que seja simples e fácil de ser seguido. O Crítico deve ter sua liberdade. A questão da nota pode chatear alguns, mas me parece um critério simples, fácil de assimilar e não único, pois haveria um texto comentando as razões. Não seria bom para o visitante regular ter um lugar para saber quais textos parecem ser realmente bons ? Poupa tempo e não cansa...

De qualquer forma para estimular criticas construtivas imagino que quem recebe as criticas possa enviar MP a um moderador (ou um membro coordenador) notas para a critica que recebeu. Assim, poderia-se montar um ranking de criticos, indicando aqueles que devam ser mais relevantes... E ao mesmo tempo tem-se a certeza que o texto fora comentado (seja via fórum ou MP).

Estamos construindo isso juntos. O que acham das idéias?
 
Acho que todas as idéias são válidas. Devemos começar essa sociedade o quanto antes, e ampliar sua base de participantes.

Que tal o nome de Academia Valinor de Letras? :mrgreen:
 
(Sociedade dos Poetas Semi-Mortos :lol: :mrgreen: :roll: )

a idéia é interessante... ms como seria feito o "controle" dos comentários/criticas? tipo num post fixo, ou algo do tipo?

seria bom ter mais gente comentando né?
 
Como eu já disse, a idéia é interessante... mas, francamente, acho que essa quantidade de regras é exagerada... a 'sociedade' deveria ser o mais informal e livre possível. O CdE não é feito por obrigação, mas por prazer, e é isso que a tal sociedade deve mostrar.
 
Acho que o povo tendo consciência de além de querer ser lido, ler, não vai ter necessidade de uma constituição sobre o assunto..
 
Também gostei da idéia, mas concordo com o Largo, que deveria ser algo mais informal... acho que a única regra que poderia ser estabelecida pra entrada na academia é assim, vir com certa freqüencia ao clube, escrever com certea frequencia e comentar com certa frequencia... fora isso supérfluo, não?

Mas vamos ver aí, eu quero entrar :mrgreen:
 
Algumas observações:

Também não acho necessário uma "constituição" ou mesmo uma coordenação, ao menos no começo. Só sugeri as regras para iniciar a discussão. Só isso. Por mim podemos esquecê-las, se vocês preferirem.
Concordo inteiramente com Largo: para ter uma mínina chance de funcionar a sociedade precisa ser o mais informal possível (pelo menos no início).
Concordo também com o Vinci. Entretanto, acho que se essa consciência existisse, nem seria necessária a constituição de uma sociedade e a discussão no tópico "Continuidade dos Contos" nem teria começado.

Vejam bem. Qual é o problema que motivou o tópico "Continuidade dos Contos"? As pessoas tem postado as histórias e pouca gente tem lido e menos ainda tem comentado. Como resolver esse problema? A idéia que surgiu no outro tópico (que não foi minha) era de criação de uma sociedade, cujo objetivo essencial é o seguinte: incentivar a leitura das histórias. Como fazer isso? Talvez se as pessoas souberem que estão sendo lidas, terão mais ânimo para ler. Daí por que, se houvesse um cronograma (no estilo eu leio o seu texto você lê o meu essa semana), o número de leituras e comentários talvez aumentasse.

O que seria necessário estabelecer, pelo menos no início, é apenas dois aspectos:
1) quem quer participar.
2) O que ler.
Se isso não for estabelecido, é mesma coisa que não estabelecer nada. Não precisa de sociedade, as pessoas lêem o que querem e fica tudo como está. Mas será essa consciência que o Vinci mencionou vai aparecer? (É claro que se alguém acha que já é suficientemente lido e comentado, não faz sentido participar da sociedade)

Deixem eu dar um exemplo de como iria funcionar:

Green Arrow lê o meu conto (Liurom) e comenta.
Eu leio um texto de Green Arrow (que ele escolheria) e comento.
Vinci lê um texto de NaVegaDor e comenta.
NaVegaDor lê um texto de Vinci e comenta.

Esse seria o cronograma para a primeira semana, no caso de esses quatro serem os participantes. Cada um leria dois capítulos da história selecionada. Na semana seguinte a gente revezava.

Pronto.

A gente podia usar esse tópico para estabelecer o cronograma. (Eu concordaria em postar um cronograma como esse toda semana)
Esse é só um exemplo. Mas se vocês concordarem, a gente podia começar desse jeito. A história do ranking e do estatuto, a gente podia deixar para decidir mais adiante, caso outras pessoas queiram participar.
O que vocês acham?
Caso concordem, já podiam mencionar duas coisas:
1) se querem participar
2) qual o seu texto (pois há pessoas que tem mais de um) que gostariam de ver lido agora nessa semana.
Tão logo umas quatro pessoas tenham concordado e selecionado o texto, eu postaria o cronograma da semana.

PS: Reconheço que essa história de sociedade é mesmo complicada. Não sei se vai dar certo. Mas se desse seria uma boa, não acham?
 
Liurom disse:
Algumas observações:

Também não acho necessário uma "constituição" ou mesmo uma coordenação, ao menos no começo. Só sugeri as regras para iniciar a discussão. Só isso. (...) Concordo inteiramente com Largo: para ter uma mínina chance de funcionar a sociedade precisa ser o mais informal possível (pelo menos no início).

... se essa consciência existisse, nem seria necessária a constituição de uma sociedade e a discussão no tópico "Continuidade dos Contos" nem teria começado.

Acho que isso é o melhor a se fazer mesmo. Afinal, tudo começa informal e o tempo dirá se um estatuto (constituição é pesado, hein?) se fará necessário. Acho que o tamanho do rascunho assustou o pessoal Liurom :mrgreen: :roll: Uma idéia é resumir as coisas em poucas linhas genéricas e deixar rolar. Mas que se faz necessário algo, acho que sim.
Concordo com a idéia do revezamento e tudo o mais. Acho bom ficar claro que por ser algo novo problemas podem ocorrer e será preciso alguma paciência.


Liurom disse:
1) se querem participar
2) qual o seu texto (pois há pessoas que tem mais de um) que gostariam de ver lido agora nessa semana.
Tão logo umas quatro pessoas tenham concordado e selecionado o texto, eu postaria o cronograma da semana.

1 - Quero participar.
2 - Eu estou planejando colocar um texto até o fim deste feriadão, mas se devo indicar logo um seria, "Félix e Rex".
 
Perfeito.
Se mais duas pessoas concordarem, eu faço o post do cronograma.

Aliás, só tenho um texto e vai ser esse mesmo: O último dos arqui-magos.
Para quem não leu os posts anteriores. Se houver no mínimo quatro membros, vamos começar a sociedade. Vou postar um cronograma em ficará estabelecido qual texto deverá ser lido durante a semana. Não vai ser preciso ler a história inteira. Só uns dois capítulos.
 
Bom, o 1o. post foi atualizado com uma versão bem mais simples-informal de seguir. Nem Estatuto, nem Constituição. Temos um Código de Conduta. Depois de lermos as opiniões de todos, Liurom e eu chegamos a primeira versão (1.0 beta). Ou seja, é fruto de todos. Leia com atenção e se for de acordo siga as instruções para associar-se.

O que acham? Sugestões, críticas são sempre bem-vindas. SEMPRE.
 
Largo Cavafundo disse:
Ah, mto melhor, agora!

Adoraria fazer parte! Só não entendi o "indicar texto"... mas tudo bem :mrgreen:

É só escolher o texto que você quer que alguém da sociedade leia e comente essa semana. Só isso.
 
Liurom disse:
É só escolher o texto que você quer que alguém da sociedade leia e comente essa semana. Só isso.

Por quê?

Acho que a sociedade deveria ser TOTALMENTE livre. Ou seja, cada um lê o texto que quer, de quem quiser, independente do que os outros querem.

E só :D
 
Boa pergunta :o?: :o?: :o?:
Eu acho que poderia não haver cronograma de ler esse texto específico, mas pelo menos alguma obrigação de ler algum texto de algum membro da sociedade a cada semana teria que haver. Senão, a sociedade não tem por que existir, eu acho.
 
Clarice Starling disse:
mas entao qual seria a funçao da sociedade? :doh:

Garantir que os membros da mesma lessem algo tantas vezes por semana, mês, whatever! Senão, os textos dos que não são membros da sociedade podem ficar esquecidos!

E talvez ela possa indicar, mas não obrigar. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo