• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a sexualidade

:?: No meu ponto de vista e pelo que li, mesmo sem perceber Tolkien falou sobre 'sexo' sim, mas de uma maneira que não percebesse, muito menos seus leitores, simplesmente pelo fato: O que vai acontecer agora? Isso fez com que os leitores pensassem na história e não em sexo ou coisa do tipo, mas teve um toque sim de amor, mas não se esqueçam que amor não é só de um casal, tem a da amizade, entre outros tipo, só pq vc gosta do seu amigo, e ficaria mal se acontecesse algo com ele seria considerado homosexualismo? Acho que não, Sam estava sendo um parceiro de lealdade e de guerra mesmo. Agora toda vez que em um livro falar de 2 amigos é ser homosexual, não sei nem o que dizer.
 
:? Talvez o caso de Frodo e Sam terem uma amizade beirando o homosexualismo (de acordo com uns) seja porque Tolkien escreveu o livro em eras de guerra o que fazia com que todos tivessem um senso de dever, amizade com o próximo e o simples pensamento de perdê-lo já era uma tristeza total, mas talvez eu esteja errado afinal de contas nenhum de nós conhecia o verdadeiro pensamento do prof. sobre a amizade e o homosexualismo, mas tudo q podemos saber é que a amizade é algo inestimável para ele.

É isso que eu penso...
 
E o preconceito... Pra que isso?? Se Sam e Frodo fossem homosexuais?? PO! PROBLEMA DELES. Eu mesmo nem tenho esse tipo de preconceito, dexem os pequenos fazerem o que quizerem desde que isso não interfira no seus planos sobre o anel :D
 
Tolkien não colocou sexo nas obras. E DAÍ?!
Já vemos tanto sexo nos lugares, TV, livros, enfim, a mídia bobmbardeia nossas mentes tdo dia com sexo, pke então mais uma fonte de sexo?! É até bom não ter sexo, pke eu, particularmente, já estou cansada de tanta bombardeação sobre esse assunto.
Snake disse:
E o preconceito... Pra que isso?? Se Sam e Frodo fossem homosexuais?? PO! PROBLEMA DELES. Eu mesmo nem tenho esse tipo de preconceito, dexem os pequenos fazerem o que quizerem desde que isso não interfira no seus planos sobre o anel
Não, não acho Frodo e Sam gays, embora concorde com vc sobre o preconceito ser inútil. Mas pô, se Sam se casou e teve 13 filhos, pke falar que ele era gay?!?! Podia ser bissexual, vcs me diriam, mas pke ficar enxergando pêlo em ovo?? Nesse sentido concordo com a visão simples de Gildor. Nunca passou pela minha cabeça achar Frodo e Sam gays. Agora, uma dúvida que paira sobre minha cabeça é: será que as pessoas (principalmente os hobbits) casavam-se virgens? Isso ninguém pode responder, mas pode-se dar opiniões sobre o assunto. Talvez Tolkien colocasse seus próprios princípios morais nas obras, e o trecho que mais me convenceu de que ele achava errado sexo fora do casamento foi o de Laracna, qdo ele explicava sua história, disse que os bastardos desta, conseguidos com companheiros miseráveis, eram comidos por ela própria, etc., nesse trecho ele deixou claro que abominava a fornicação, pois chamava os companheiros de Laracna de miseráveis e os filhos de tal união de bastardos, o que aumenta o sentido pejorativo da citação. Por isso tbm não concordo com o que Aredhel disse:
E com relação a sexualidade... ele usa algumas sutilezas.. como no caso de Beren e Lúthien que foi citado acima... ou então nessa frase do Retorno do Rei:
quando Arwen chega a Gondor, Frodo diz:(algo do tipo, é que eu to sem o livro)
Agora não só os dias serão amáveis, como as noites tb...

Sobre o trecho final, acho que, se Tolkien considerava tão mal assim a fornicação, acredito que Frodo até fosse virgem. E pra mim nessa passagem ele apenas quis dizer que as noites seriam agradáveis. É o caso do pêlo em ovo, enxergar coisas q não estão lá.
 
Olha..eu acho que agente tem de lembrar da educação que Tolkien recebeu, tipo, ele foi criado por um padre e sempre estudou em colégios que apenas homens frequentavam, e a sociedade naquela epoca era um pouco mais rigida...entao,para ele, deveria ser algo meio inviavel a amizade entre um homem e uma mulher. Tipo, acho que ele nao teria feito o mesmo sucesso se tocasse mais em assuntos sobre sexo e tals, como ja disse, uma sociedade diferente da de hoje, via esses assuntos com mais tabus e tals...

E, sinceramente, acho que esse lance de romance entre Frodo e Sam é furada, eles realmente se gostavam pacas, mas era amizade, só. Tipo, as vezes o amor de uma amizade supera o amor de um namoro e tals...e talvez assim fosse a amizade de Sam e Frodo, mas sem "segundas intenções"...hehehe

é isso...
 
Mithrellas disse:
Olha..eu acho que agente tem de lembrar da educação que Tolkien recebeu, tipo, ele foi criado por um padre e sempre estudou em colégios que apenas homens frequentavam, e a sociedade naquela epoca era um pouco mais rigida...entao,para ele, deveria ser algo meio inviavel a amizade entre um homem e uma mulher. Tipo, acho que ele nao teria feito o mesmo sucesso se tocasse mais em assuntos sobre sexo e tals, como ja disse, uma sociedade diferente da de hoje, via esses assuntos com mais tabus e tals...

E, sinceramente, acho que esse lance de romance entre Frodo e Sam é furada, eles realmente se gostavam pacas, mas era amizade, só. Tipo, as vezes o amor de uma amizade supera o amor de um namoro e tals...e talvez assim fosse a amizade de Sam e Frodo, mas sem "segundas intenções"...hehehe

é isso...

Concordo plenamente! :D
Na nossa sociedade, homem que dá as mãos é gay, homem que diz que ama o amigo é gay, homem que beija homem no rosto é gay!!
Enfim, o homem num pode fazer nda que já é taxado de gay qdo mtas vezes num é.
Isso acontece com Frodo e Sam, as pessoas vêem os dois pegando um na mão do outro, Sam falando que ama o Frodo, Frodo convidando Sam para morar com ele...e acham que é viadagem!
Sabe, eu acho que se os 2 fossem gays, Frodo não aceitaria o casamento de Sam com Rosa. Ficaria com ciúmes e talz, e mto menos deixaria os dois irem morar em sua própria casa.
Esse tipo de preconceito que as pessoas têm de chamar Frodo e Sam de gays reflete os costumes de nossa sociedade fria e sem amor, que acha que não há de haver amizade entre pessoas do mesmo sexo (principalmente homens) que tenha um amor que vá além dos limites, um amor extremamente grandioso, e que não tenha segundas intenções. Demonstrou um pouco de amor pelo amigo é gay na certa pra essa gente. Um amor tão grande como o de Frodo e Sam não podia dar em outra senão comentãrios jocosos por toda a parte.
Acho sim que eles se amavam mto, mas só como amigos.
E voltando ao que Aredhel disse, sobre a frase de Frodo ter 2as intenções, achu q ele estava falando de poder dormir em paz ou algo assim, pois ele ficou tanto tempo sem dormir direito e trocando o dia pela noite, que agora as noites seriam amáveis e agradáveis, pois ele poderia dormir sem nenhum inimigo no pé dele, e sem nenhuma preocupação do tipo que tinha. Afinal, nem dá pra dormir direito com a preocupação que ele tinha, nem que ele tivesse um lugar adequado pra dormir, imagine num tendo, pois na maior parte da viagem ele num teve nem lugar para dormir direito. E continuo achando que Frodo era virgem.
 
Não importanto se Tolkien tinha ou não reservas quanto a sexualidade (minha opinião é que ele tinha) o fato é que (como vocês todos bem disseram) é babaquice essa de dizer que os dois (Frodo e Sam) são gays pelo amor e amizade que demonstravam um pelo outro.

Eu já presenciei esse tipo de pensamento medíocre na minha faculdade. Meus colegas de classe (alguns que até leram a trilogia) declarando que eles eram meio gays sim! Fiquei chocado ao ver mentes tão fechadas em um ambiente como a faculdade (se bem que era um particular né...) onde a abertura de mentes é uma evolução comum.

Por causa disso qeu mal posso esperar pra entrar em uma pública, onde o pessoal da valor ao estudo e a ler as mais variadas coisas e a manter A MENTE ABERTA. Não tenho a menor vontade de passar meu tempo num ambiente onde (agora) estudarei algo que eu gosto com pessoas de pensamento limitado sobre coisas consideradas tabu pela sociedade.
 
Fox disse:
Por causa disso qeu mal posso esperar pra entrar em uma pública, onde o pessoal da valor ao estudo e a ler as mais variadas coisas e a manter A MENTE ABERTA. Não tenho a menor vontade de passar meu tempo num ambiente onde (agora) estudarei algo que eu gosto com pessoas de pensamento limitado sobre coisas consideradas tabu pela sociedade.

Infelizmente é ilusão pensar que numa faculdade pública vai ser diferente, principalmente porque, em essência, é a mesma "elite" que estuda lá. A maioria das pessoas não dá valor algum aos estudos e, no fundo, só está ali pelo diploma que vai receber no fim do curso.
Há babacas infestando o mundo inteiro, mas concordo contigo que eles se concentram em locais peculiares, faculdades é um deles. O curso é muito mais relevante para a concentração de babacas do que a faculdade ser particular ou pública. Se você está num curso da moda, num curso que normalmente se escolhe por estatus ou naqueles que as pessoas escolhem só porque é mais fácil de passar, provavelmente você encontrará muito mais babacas do que nos cursos em que a maioria das pessoas faz por ideal de vida.
O que normalmente acontesse é que nos primeiros períodos há muitos babacas, depois a coisa melhora um pouco.
 
As aparências enganam

Pois é cara, mas vc sabe que a pessoa pode parecer ser mó "intelectual" e o escambau, mas às vezes demonstra ser mto mais mente fechada do que vc pode imaginar!!
A 1a pessoa que ouvi falar que Frodo e Sam eram gays foi a menina que tira as maiores notas na minha classe. E não é só pke ela é cdf que eu a considero inteligente, mas pke ela sabe expor as idéias, conversa bem, lê livros (principalmente de medicina - ela quer ser médica), mas falou isso. E de uma maneira mto rude, foi logo dizendo que "um dava em cima do outro toda hora", que "o Sam só casou por casar" e coisas do gênero.
Pouz fiquei p*** da vida, só faltou eu partir pra cima dela!! Ah, eu num agüento!! Odeio qdo pessoas têm a mente tão fechada a ponto de não reconhecerem uma atitude numa sociedade com padrões diferentes da nossa!! Isso é mto pra minha cabeça!
 
Pois é cara, mas vc sabe que a pessoa pode parecer ser mó "intelectual" e o escambau, mas às vezes demonstra ser mto mais mente fechada do que vc pode imaginar!!

Infelismente, grande parte das pessoas, inteligentes ou não, têm preconceitos idiotas, e já ficam tirando conclusões em tudo que identificam como tal.

Sarah: de certa forma eu concordo com "procurar o pelo no ovo", mas não foi pq Tolkien queria que a obra mostrasse inocencia em seus personagens, como Frodo.... acho que foi muito mais por moralismo e também pq esse não era o tema central da história. Talvez por isso seja difícil falar de sexualidade nos personagens do Tolkien.
 
Aredhel disse:
Sarah: de certa forma eu concordo com "procurar o pelo no ovo", mas não foi pq Tolkien queria que a obra mostrasse inocencia em seus personagens, como Frodo.... acho que foi muito mais por moralismo e também pq esse não era o tema central da história. Talvez por isso seja difícil falar de sexualidade nos personagens do Tolkien.

Sim é bem provavel que sim. E eu acho que não é só pke não se falava nisso na época, mas tbém pke ele mesmo tinha uma religiosidade que o "impedia" de ficar colocando essas coisas numa obra dele, além do que o assunto da obra não tem a ver mesmo com sexo. Apesar do que tem bastante autores que hj em dia arranjam uma maneira de colocar isso em suas obras, só pke o povo está mto ligado nisso hj em dia. Mas as obras de Tolkien conseguem fazer com que várias pessoas gostem (e mto) de suas obras, mesmo com a ausência de sexo, como já disseram, e mesmo que essas pessoas gostem mto de sexo.
 
Sexualidade

Diga-se de passagem que ele não tocava muito no assunto principalmente por sua conduta e postura, já absorvida em sua criação, de uma forma conservadora.
Ao meu ver tb, como o exemplo de O HOBBIT que foi especialmente escrito direcionado aos filhos do tolkien, ele absorveu o seu modo de escrita sem a necessidade do uso da sexualidade.
Tb temos que ter em mente que o senso comum na época, estou dizendo dos anos 10, 20 e 30 em que a sexualidade não era lá tão utilizada.
Naquela época, no meu auge físico e humanitário, eu acompanhava o trabalho do nosso mestre criador, meio de longe e com certa demora nos detalhes, pois se demorava muito para se ter noticias inter-territoriais e ... hehe chega de sobre o passado... hauhauha

...oantë!!!!!!!!

® Squall Leonhart SeeÐ
 
Tipo... quem assiste ao seriado Xena: The Warrior Princess nota mais ou menos a mesma coisa entre a Xena e a Gabrielle. É uma amizade que foge dos moldes e padrões convencionais.

Quem é xenite (fã de xena) chama isso de subtexto. Uma coisa que tanto pode estar ali como pode não estar. Tem fã de Xena que afirma que elas têm algo mais do que amizade, assim como tem outros que negam isso. Embora em Xena o subtexto seja bem mais forte do que no LOTR, é mais ou menos a mesma coisa. :)

Michael Vaughn
 
Michael Vaughn disse:
Tipo... quem assiste ao seriado Xena: The Warrior Princess nota mais ou menos a mesma coisa entre a Xena e a Gabrielle. É uma amizade que foge dos moldes e padrões convencionais.

Quem é xenite (fã de xena) chama isso de subtexto. Uma coisa que tanto pode estar ali como pode não estar. Tem fã de Xena que afirma que elas têm algo mais do que amizade, assim como tem outros que negam isso. Embora em Xena o subtexto seja bem mais forte do que no LOTR, é mais ou menos a mesma coisa. :)

Michael Vaughn

Mesmo não tendo a ver com o assunto do tópico, eu acho sim que havia um certo "algo mais" na relação delas.

E quanto ao subtexto, pode crer que em Xena ele é MUUUUUUUUUIIIIIIIITO maior do que em SdA...
 
puxa ,gente...eu sou uma das mais "pirralhas" daqui, mas acho assim: sacanagem essa mania de maliciar tudo...a amizade e o carinho do Sam e Frodo é emocionante, é inspirador!Uma grande amimizade supera tudo, na oseria isso que ele queria mostrar?é a mesma coisa de dizer que Aragorn sentia atração por Boromir por que beijou ele quando ele estava morrendo!sabe metáforas?então!essas atitudes sao metáforas, demonstração de sentimentos acima do que a gente vê no dia-a-dia...e porque ficar reclamando?nao é maravilhoso do jeito que é?nao precisou apelar nem um centimetro pra ser o que é!tudo bem que ele teve uma formação bem rigida ,e isso pode ter influenciado, por que nao, mesmo inconscientemente!na biografia dele diz que quando ele se apaixonou, o padre proibiu o namoro até que ele tivesse 21.O que ele fez? disse "tudo bem"!esperou, fez 21, e voltou pra pegar a esposa!Passolargo fez parecido!arrumou as coisas e depois foi pegar a recompensa!
claro, cada um cada um.Quem ler vai tirar as conclusões que a própria mente permitir.
 
Tipo... quem assiste ao seriado Xena: The Warrior Princess nota mais ou menos a mesma coisa entre a Xena e a Gabrielle. É uma amizade que foge dos moldes e padrões convencionais.

Quem é xenite (fã de xena) chama isso de subtexto. Uma coisa que tanto pode estar ali como pode não estar. Tem fã de Xena que afirma que elas têm algo mais do que amizade, assim como tem outros que negam isso. Embora em Xena o subtexto seja bem mais forte do que no LOTR, é mais ou menos a mesma coisa.

Michael Vaughn

Olá pessoal! Sou novo aqui.
Acho que em relação a Xena as coisas são bem diferentes, a própria atriz Lucy Lawless ( Xena) afirmou em uma entrevista que sua personagem era gay, na verdade há muito p/ se dizer sobre isso, Xena surgiu do seriado Hércules, e no entanto nem Hércules e nem Xena estavam dando boa audiência, até que várias mulheres homossexuais começaram a assistir o seriado, pois acharam incrível o fato de Xena e Gabrielle partirem em aventuras sem precisar da ajuda de homem nenhum, e então passaram a fantasiar coisas, tais como uma possível relação entre Xena e Gabbi. Os produtores e atores, sabendo disso, começaram a colocar "cacos" no meio da série, mas sempre de maneira subtextual... afinal ,naquele mesmo período, uma série de tv, se não me engano o nome era Ellen, tinha acabado de ser cancelado/proibido, algo assim, por ser explicito demais. E por isso há muito diferença entre o ínicio da série e o final...
O fato é que muitas vezes Xena e Gabbrielle se beijaram mas sempre com alguma razão por trás (spoiler: Uma vez é Xena que está no corpo de Autolycus e beija Gabrielle no episódio The quest, outra é no episódio final quando Gabrielle beija Xena, mas era p/ salvar sua vida... enfim, sempre há uma razão...0
E há, claro, os subtextos: Um professor meu sempre disse que algo que pode ser omitido de um roteiro ou de um livro torna-se um erro, então eu começei a fazer minhas própias analises sobre os chamados subtextos e achei alguns bem explicitos (spoiler: Joxer pergunta para Xena "Isso é um chupão", Xena fica sem resposta e Gabrielle sem graça)...
Mas para finalizar, eu não vejo as coisas com taxação, acredito simplesmente que Xena e Gabrielle tinham uma relação espiritual, o karma delas estavam ligados e por tanto vejo a relação delas de uma outra maneira do que é jogada por algumas mentes...
Sobre Frodo e Sam concordo com Saranel Ishtar
 
bom eu não acho que uma história pra ser boa tenha que ter sexo... e não acho que sam seja homo, ele não se casou com a rosie no final?
 
Tipo, eu apenas acho que eles eram um dupla de amigos inseparáveis, e digo mais: há uma referência bíblica da amizade deles. Se vcs forem ver no livro de Reis, na Bíblia, verão que o Rei David mantinha uma amizade muito forte com Jonatas, filho de Saul. Porém, a amizade deles naum era comum. Há trechos e trechos na Bíblia que mostra isto. Eles se amavam, mas como amigos, naum como homossexuais. Assim como Frodo e Sam.
 
Lá vai mais um tema que me deixa fulo da vida. Mas é legal falar sobre ele....rs

Frodo e Sam não eram homossexuais. Nem Aragorn ao beijar Boromir.
Quem pensa dessa forma nunca conheceu uma verdadeira amizade e respeito. Tenho 3 amigos que beijo no rosto. Porque eles fariam qualquer coisa por mim. E eu por eles. E é justamente essa grandiosa amizade que Tolkien passa nos livros, da forma mais bela possível.
Volto a dizer, quem não consegue enxergar isso é porque não provou ainda da companhia da mais pura e real amizade.
Discordo quando dizem que não há romantismo no SdA. Por ser tratar de contos sobre uma guerra, tem romance até demais. Tem até quase um triangulo amoroso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo