• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre CODA (SDA RPG)

Mago, eu tinha falado à pouco tempo, mas acabou no esquecimento. Meu maior problema no Coda, não é bem um problema, mas uma falta de opções. No que se refere a unidades de combate, não há muito exemplo de unidades, existe o que cavalaria, infantaria, arqueiros e só. Uma grande guerra com apenas essas unidades seria meio sem graça e o que é pior, não teríamos muita estratégia.

Eu tava pensando em algumas unidades (depois de consultar várias coisas, até cartas de Magic), encontrei algumas coisas mas não sei o que poderia ou não ser viável e que seria descartável.

Alguns exemplos:

- Batedores
- Grupos de emboscada
- Mensageiros
- Tropa de retirada
- Divisão Alada (algo parecido com o Nazgul e seu falcão do inferno)
- Circulos de proteção (grupos de magos que reforçariam o ataque e a defesa dos aliados, mas como usar um grupo de magos? Tô inventando umas regras)
- Lanceiros (poderiam ter um bonus contra a cavalaria inimiga)
- Carruagens de guerra (alguma divisão com armas de cerco e destruição, como aríete, catapultas)
- além dos basicos cavalaria, infantaria, arqueiros.
 
Tenho uma grande dúvida, como que eu faço para calcular o dano da batalha. Aquele esquema de (força + tamanho) - (resistência + tamanho) fica meio "estranho". Gostaria de saber de alguem tem alguma outra alternativa para calcular o dano na batalha de uma forma mais equilibrada. :o?: :o?: :o?:
 
Ar-Pharazôn disse:
Tenho uma grande dúvida, como que eu faço para calcular o dano da batalha. Aquele esquema de (força + tamanho) - (resistência + tamanho) fica meio "estranho". Gostaria de saber de alguem tem alguma outra alternativa para calcular o dano na batalha de uma forma mais equilibrada. :o?: :o?: :o?:

Isso já foi bastante discutido no tópico...dá uma olhadinha e ve se consegue sanar suas dúvidas. :wink:
 
Pavanelli Ar-P.

As respostas para as duvidas de vocês eum exemplo de unidade são mostrados em Pergaminhos do Istari numero 1.

Vejam o topico adequado.

E Pavanelli.

Use a tabela de unidade do livro para criar suas proprias unidades
 
No topico tem acho q umas 3 regras alternativas...escvolha a q mais lhe agrade
set tiver duvidas sobre elas...poste aqui
 
Pavanelli, eu acho que você deveria utilizar aqueles exemplos somente como guia. A cavalaria rohirrim por exemplo está equivocada se você seguir o que o próprio Tolkien diz no Contos Inacabados, em Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan, que relata o tamanho (considerado) de um éored completo como sendo 120 cavaleiros, comandante incluso, ou seja, Tamanho 12 no Coda. O método que me veio a cabeça agora, e portanto ainda não testado, é criar uma infantaria humana normal de tamanho 12 (elfos, e portanto todo mundo, tem mania de contar até 12 na TM), com valores que você acharia medianos. Ela grandes chances (75% por exemplo) de sobreviver 3-4 turnos em combate contra uma infantaria orc de mesmo tamanho, ao passo que os orcs seriam dizimados em 1-2 turnos (mais provavelmente em 1).
Quanto a mais tecnicalidades, só experimentando, mas é um início.
 
Ola pessoal!
No tocante as regras de experiencia, venho com uma ideia!
A tabela de gastos de pontos de evolução é muito boa, tem um mecanismo bom, no entanto o modo que se ganha xp, que ficou estranho no meu ver!
É muito subjetivo as regras de evolução de ordem. Oras, se completar a missão principal dividirá entre ambos 100 pontos, se conseguir a secundaria, 500. Ora, e aqueles narradores que nao arquitetam aventura? Aquelas aventuras mais flexiveis, sem um roteiro bem definido. Se o sistema não fosse de evolução de personagem (leia nivel) até que estaria normal, mas não é. Tem a ideia do D&D de nivel, entao começa ficar muito subjetivo algo que é objetivo.
Bom ai que criei algo para isso.
Sei que seria meio D&D, mas...
Bom, criar uma tabela generica ou mesmo mais especifica colocando pontos de evoluções para várias coisas. (sei que tem já no livro, mas é muito simples)
sei lá tipo:
Matar orc: 50 pontos de evolução
Troll: 200 pe
bom isso seria até meio copia do D&D, mas tb poderiamos fazer algo do tipo:
Destruir servo de menor poder da Escuridão: 50 pe
// // de medio // // // : 200pe
Acabar com planos do inimigo: 100 pe
salvar inocentes: 50pe
e assim vai....
sei lá isso ajudaria inclusive a motivar os jogadores. Pois como recompensa, teriam mais chance e mais pontos para passar de evolução.
Como já disse, sei que é parecido com D&D, mas acho que é interesante e legal essa ideia.

bom é isso, de a sua opnião,


ass: O Condestavel!
 
Ao meu ver, depende de que tipo de mestre você é. Eu, por exemplo, nunca me dou bem nos dados e não acompanho bem batalhas, pois não me fascinam. Fato é que eu sou um mestre de Vampiro (relativamente) muito bom, mas no D&D, embora eu tenha idéias boas de aventura, os personagens ou evoluem vertiginosamente ou chegam a não ganhar um só ponto de experiência durante o jogo inteiro.
Meu conceito de distribuição de XP bom é como o do livro, extremamente subjetivo. Eu gosto que os meus jogadores se preocupem muito mais em descrever um golpe com a espada do que realmente desferí-lo. Minha opinião é que mesmo com a aparente "ultra-flexibilidade" do sistema de XP do Coda, você deveria fazer algo mais específico, mas sem entrar na área de XP de combate.
Use o combate apenas para "apimentar" a aventura, e não para regê-la. Se você achar melhor, substitua combates por outras rolagens de dados, mais propriamente as Perícias.
 
Ainda sobre pontos de evolução.
Eu acho a forma de evolução do livro muito boa. Em uma aventura pode ser muito mais emocionante para os jogadores arrumar uma forma de evitar um combate do que sair matando orc feito doidos. E até mesmo para hobits ou magicos, eles não saum guerreiros natos. E assim não se obrigam a lutar só para poder evoluir. Podendo bolar um plano de imobilizar o inimigo ou algo parecido, sem ter que mata-lo. Entaum fica muito mais divertido os personagens acharem a melhor solução para a cena, tipo passar a conversa em trolls até o sol aparecer, do que pegar as espadas e sairem golpeando pra acabar com tudo logo.
Bem, essa é minha opinião.
 
hum....de certa forma sim!
Mas to terminando de bolar, tabela de pontos de evolução tanto para ações fisicas (ai no caso acionar o instinto assassino de matador de orc, ou mesmo furtar bolsos, hum, atos baeados na agilidade, força, resistencia, enfrentar um Numeriano Negro) ações mentais (bolar um bom plano, atitudes sabias, matar charadas "Adivinhas no escuro", essa frase tirada direto do Hobbit) e ações sociais (como cortejar nobres, pessoas superiores, ser diplomatico, interpetraçao, saber conduzir algo na conversa) etc..
bom esses sao alguns exemplos,
estou montando, se alguem estiver interesse, acho interessante tb o sistema de experiencia, mas acho inadequado para um sistema de regras que baseia o personagem na evolução (leia nivel) para ficar mais forte.
é isso,
aceito sugestões, o que vc acha Mago!?

ass: Condestavel
 
Bem, eu não sou o Mago, mas eu se fosse você daria experiência por combates somente com aqueles seres que realmente devem ser combatidos. Contudo, isto é considerado um objetivo primário ou secundário, ou seja, já é coberto pelo livro.
 
Mas to terminando de bolar, tabela de pontos de evolução tanto para ações fisicas (ai no caso acionar o instinto assassino de matador de orc, ou mesmo furtar bolsos, hum, atos baeados na agilidade, força, resistencia, enfrentar um Numeriano Negro) ações mentais (bolar um bom plano, atitudes sabias, matar charadas "Adivinhas no escuro", essa frase tirada direto do Hobbit) e ações sociais (como cortejar nobres, pessoas superiores, ser diplomatico, interpetraçao, saber conduzir algo na conversa) etc..
bom esses sao alguns exemplos

Bom, quando divulgar alguma coisa, sem duvida vou dar uma olhada. Sua ideia não é nada ruim não, muito valida. Mas a pessoa mais indicada para ajudar nisso, sem duvida é o mago.
 
Condestavel disse:
hum....de certa forma sim!
Mas to terminando de bolar, tabela de pontos de evolução tanto para ações fisicas (ai no caso acionar o instinto assassino de matador de orc, ou mesmo furtar bolsos, hum, atos baeados na agilidade, força, resistencia, enfrentar um Numeriano Negro) ações mentais (bolar um bom plano, atitudes sabias, matar charadas "Adivinhas no escuro", essa frase tirada direto do Hobbit) e ações sociais (como cortejar nobres, pessoas superiores, ser diplomatico, interpetraçao, saber conduzir algo na conversa) etc..
bom esses sao alguns exemplos,
estou montando, se alguem estiver interesse, acho interessante tb o sistema de experiencia, mas acho inadequado para um sistema de regras que baseia o personagem na evolução (leia nivel) para ficar mais forte.
é isso,
aceito sugestões, o que vc acha Mago!?

ass: Condestavel

O que eu acho meu amigo?

O que eu acho é simples:

Você está usando o sistema de evoluções do sistema CODA de forma ERRADA.

Eu entendo exatamente o que quer dizer quando diz que é mal feito um sistema que você evolui e fica mais forte.

Mas o CODA NÃO é assim!

Se você prestar a atenção no capitulo de XP vai notar que é dito que você só deve deixar o jogador comprar coisas com os pontos de evolução que tenham haver com o jogo

Exemplo: Se um guerreiro não lutou a aventura e também não fez nenhum esforço fisico inteira você não pode permitir que ele compre com sua evolução nada que seja fisico ou que exigija experiencia em batalha como: as vantagens Forte, cabo de guerra e mãos ferozes, almentar um atributo como força ou adiquirir mais graduações

Da mesma forma um Mago que só lançou encantos um atrás do outro em uma aventura e não fez nada mental também não poderá almentar nada mental.

Mais realista que isso é impossivel!

Para completar, a tabela de evoluções já é mais que suficiente pois você ganha pontos por realizar ações importantes sejam elas: Fisicas, sociais ou mentais!
 
Alguém me responda uma coisa... é impressão minha ou no CODA uma faca de cozinha tem o mesmo alcance do chicote do Balrog?
 
Caro mago!
Cada Narrador tem o direito de alterar as regras que ele melhor convem (aprendi isso durante meus 9 anos de RPG e 2 anos de lives actions), apenas dei sugestão. se alguem se interessou pode deixar o aviso que mandarei a tabela.
Alias, em momento algum disse que é correto deixar comprar evoluções do qual ele não fez.
E eu nao disse que é mau feito o sistema que quanto mais evolui, mais fica forte, eu apenas disse que misturar o mecanismo evolução (leia nivel) com algo abstrato, ala storyteller não funciona, bom, ai depende de cada narrador. Eu pessoalmente acho interessante, dar valores para várias atitudes que foram feitas durante o jogo, para um sistema que o personagem sobe em niveis (leia evolução)
Logico que num jogo de Vampire isso fica diferente, vampire é em regra mais interpretação do que porrada (Salvo exceções), ai sim, pode ser atribuido xp, de modo subjetivo.
Desse modo que D&D, tem regras para evoluções, como uma distribuição mais matematica, justamente por causa do nivel do persona. O que para mim e nas minha aventuras vejo no Coda alguma semelhança, ou seja, para mim o ideal para a regra de evoluções no Coda, algo mais matematico do que subjetivo.
O sistema de regra é perfeito. Adorei. Temos que ser sincero que é um aglomerado das melhores ideias de D20, Storyteller e Gurps, e talvez ate Shadowrun, (regras de fadiga = pilha), mas como disse ficou muito bom o sistema. Ja de cara é o meu predileto (antes era o Storyteller), só que como vc mesmo disse Mago ainda é primeira edição, e tem muito que ser mexido ainda.

boa pascoa pessoal

ass: Condestavel
 
e outra coisa, o uso da tabela seria apenas para subir de evolução, e nao para gastar os pontos.
Ou seja um metodo para catalogar com valores, as ações dos personagens.
Ex: Na soma total der 1000, pontos ai sim passa de evolução e ganha os cincos pontos de evolução permitidos em regra.
a tabela é apenas para fugir do subjetivismo e da soberania de destribuição de xp que o coda oferece para o narrador, facilitando tb o meio que o narrador iria premiar os personagens pelas suas atitudes no jogos.
Passado essa fase. Apos conseguir os 1000 pontos (como previsto em regra), seguiria as regras originais de evolução, cinco pontos. Só podem ser gastos de acordo com o que vc fez em jogo.

é isso ai, espero que tenha entendido o motivo da tabela.
Ela é apenas um meio de exemplificar as premiações dos personagens, e como disse motivar para deixar um jogo mais heroico-tolkiano, do que o basico D&D.

bom feriadao, e tomem cuidado com excesso de chocolate.

ass: Condestavel do Bolsão
 
Skywalker disse:
Alguém me responda uma coisa... é impressão minha ou no CODA uma faca de cozinha tem o mesmo alcance do chicote do Balrog?

Claro que nÃo, porque você acha isso? :o?:

Para condestavel:

Certo condestavel, mas não se esqueça que uma dica que sempre foi valida para qualquer mestre em qualquer RPG foi sempre tentar deixar a coisa o menos matemática possivel.

Se você quer matemática no seu jogo, tudo bem, a diversão é o que importa.

Infelizmente eu notei que muita gente do fórum parece que joga um RPG mais matemático e menos "Roleplay".

Vocês se preucupam demais om tabelas e necessitam de muitas regras.

Quando você não lembra o que acontece numa tabela ou não existe uma regra para uma determinada situação é só usar o bom senso.

O bom senso é muito mais importante que qualquer sistema de RPG.

Com o bom senso você faz maravilhas com o pior sistema de RPG :wink:
 
Considere o chicote do Balrog como um caso especial onde existe. Qualquer outra arma tem o alcance do braço do personagem. Caso você queira arremessar a faca de cozinha, use as regras para Adaga arremessada. Poxa, isso era realmente necessário? :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo