• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos x Anões

Olá!
Quero iniciar esta minha primeira participação neste fórum parabenizando a equipe pela excelente HP, mormente pelo conteúdo.
Sou novato (ignorante por completo seria mais apropriado) no mundo de Tolkien e gostaria que me desculpassem pela falta de conhecimento e, mais ainda, pelas besteiras que aqui registrarei muitas vezes.
Entre elas existe uma dúvida que há muito me aflige.
Por que Elfos e Anões se detestam tanto?
Se foi porque os anões cavaram e despertaram o mal em Mória, este motivo me parece franciscano demais. Isildur fez pior e nem por isso os elfos retaliaram tanto os homens.
E qual foi o mal despertado nas minas? O Balrog?

Bom, para começar a encher voces está bom. Depois mando outras pérolas.
 
Benvindo ao Forum Maquiavel... :mrgreen:

Moria e sem acento e o odio entre elese vem da primeira era leia o Silmarillion (+ ou - 40 reais e facil de encontrar em bibliotecas) para uma explicacao mais completa. Mas resumindo: por cobica (e tambem ajuda de uma maldicao) os anoes roubaram uma joia (e depois o resto do tesouro) e mataram um grande rei Elfico (o unico casado com uma Maia (mesma raca do Gandalf, Saruman e Radagast) cujos filhos seriam os ancestrais do Elrond. Entao houve guerra entre eles e o odio ficou.

Vale lembrar que so uma pequena parcela dos anoes fez aquilo. O povo do Gimli nao tem nada a ver...

E isso; qualquer duvida posta ai.
 
Bem-vindo Maquiavel, quanto a falar besteira naum eskenta, eu jah falei mta tbm ehehehehe, e quanto a diferença entre os elfos e os anoes eu acho q alem do assassinato de elwë singollo(o grande rei elfico q o Elfwine citou), tem as diferenças de pensamento entre elfos e anoes, os elfos sempre foram mais "sutis" q os anoes, e quando isso acontece o natural eh q haja conflitos. na minha opinião os anoes soh se deram bem com uma unica familia dos elfos, os noldor, q tinham habilidade com trabalhos manuais, como os anoes
 
Bem Vindo!
Espero q goste da Valinor e aprenda e se divirta bastante por aqui:mrgreen:

Olha só o buraco é bem mais embaixo qdo se trata da avesão entre as duas raças.

No Silmarillion onde se descreve a lenda de como foi formada a Terra Media e suas raças, Eru, o Deus de Tolkien, criou os Anuir e vieram a se chamar de Valar qdo desceram para habitar a terra q criaram com os temas de canções dadas por Eru, Nas canções se dizia q os elfos eram os primogenitos, os 1º filhos de Eru a acordarem, mas o Vala Aulë cansado de esperar acabou criando os anões e deu vida a eles antes dos elfos acondarem, claro Eru descobriu e por piedade não destruiu os anoes e os pos para dormir até q os elfos acordassem e disse a Aulë, q suas criações nunca teriam afeiçoes uma pela outra. Foi ai q isso começou :wink: E com isso vieram os outros conflitos ai já citados
 
Na verdade a grande razão real está pelo que o Ælfwine falou.
Os anõoes depois de matarem o rei Elu Thingol com a Silmaril foram caçados e exterminados pelos elfos (vale lembrar que os ents também ajudaram nessa chacina)... porém 1 conseguiu escapar (acho q foi 1, ou mais... nao lembro) e acabou contando sua versão da história para os da sua raça.

Os elfos que já não gostavam dos anõs por eles serem "feios" e "rusticos" a partir desse fato começaram a odiá-los. E vive-versa :obiggraz:
 
Bom a única coisa que tenho a declarar é que nem todos os elfos e anões se odiavam, como se pode ver no caso de Ëol/Maeglin e do ocmércio entre Ost-in-Edhil e Moria...
 
Sou eternamente grato pelos esclarecimentos que foram prestados aqui, principalmente porque foram feitos sem que houvesse algum tipo de troca ou escambo (raro hodiernamente). Caso eu possa fazer algo por vocês não hesitem em solicitar.
Cumpre aqui salientar que sou um parco conhecedor de Tolkien por puro preconeito. Quando ouvi falar dele foi como uma fonte de inspiracáo para George Lucas fazer SW. Então, como o maior fã de SW que o mundo já viu, simplesmente ignorei SDA, achei que nao merecia meu tempo pois SW era o máximo pra mim. Quando assisti o episódio SW- A New Hope no cinema eu tinha 9 anos. Quase fiquei maluco com o R2D2 e C3PO. Depois disso radicalizei.
Então como vi SDA? Sou apaixonado pela Liv Tyler.
Agora viciado em SDA.
 
Bom... acho que já foi meio que revisado o porque das rivalidades entre os eldar (elfos) e os naugrim (anões). Há a questão do incidente em Doriath, com o roubo da Silmaril por anões que foram contratados por Elu Thingol para que ornassem sua coroa e acabaram por roubar-lhe e matá-lo, sendo mortos em troca. O desconhecimento da totalidade do incidente gerou profundas feridas no relacionamento entre os sindar de Beleriand e os anões.

Junto também as explicações de The Heir e Linda Sacola em uma só... Os anões foram feitos por Aulë, e em segredo. E Yavanna, valier esposa de Âulë, que cuidava de tudo que crescia (árvores, matas, campos, etc) disse a ele, quando descobriu, que seus filhos teriam pouco amor pelas coisas que cresciam, árvores, etc, já que ela não participara de sua concepção, ao passo que com os eldar o que se deu foi um caso de amor para com as estrelas de Varda e as árvores de Yavanna e o ar livre. Os naugrim, feitos por Aulë, se enamoraram das coisas que o Valar que os fez criava e concebia, como ouro, montanhas, grutas, terra, minérios, gemas, etc... Culturas díspares geraram atritos...

Um ponto ainda não lembrado foi a ocupação das terras de Beleriand, na primeira era, pelos noldo exilados, que gerou ressentimento dos anões que abandonaram suas terras, vide o caso de Mîm, como descrito nas crônicas de Turim Turambar em O Silmarilion e nos Contos Inacabados.

Mas voltando a questão: Há casos de bom relacionamento entre os elfos e os anões anteriores a amizade de Gimli e Legolas. Por exemplo, como já foi citado, o elfo Eol se dava melhor com os anões do que com os de sua própria raça, e mantinha com eles intenso comércio. Os anões de Mória, na segunda era, mantiveram profundo vínculo com Lórien no comércio e nas artes e ofícios de forja e joalheiria. Não é a toa que as inscrições nos portões de Mória estão escritas em língua élfica, pois foram esculpidas por Celebrimbor, um joalheiro tão importante que seria, em tempos, criador dos 3 anéis dos elfos. A própria união entre elfos e anões em diversas batalhas durante a primeira era ajuda a pormenorizar a questão de que elfos e anões são inimigos. E sim, os elfos que melhor se relacionaram com os naugrim foram os noldor, que muito trouxeram de conhecimento para eles, já que tiveram a oportunidade de aprender ofícios com Aulë, pai dos anões, em Aman. E também porque eram os mais interessados nesses assuntos dentre todos os eldar.

Enfim, é isso...

Welcome to the Jungle! :mrgreen:
 
Eru disse:
Um ponto ainda não lembrado foi a ocupação das terras de Beleriand, na primeira era, pelos noldo exilados
Soh pra lembrar... noldo plural noldor...

Agora, qto a duraçao dessa rivalidade... La pelo final da terceira era e começo da quarta, os elfos e anoes nao tavam mais amigos??? :o?:
 
The Man disse:
Eru disse:
Um ponto ainda não lembrado foi a ocupação das terras de Beleriand, na primeira era, pelos noldo exilados
Soh pra lembrar... noldo plural noldor...

Agora, qto a duraçao dessa rivalidade... La pelo final da terceira era e começo da quarta, os elfos e anoes nao tavam mais amigos??? :o?:

Nem tanto. A recepção a Gimli em Lórien desmente isso. A confusão em Rivendell, mesmo que motivada pelo Um anel, também. E a diminuição ascentuada do número de elfos no fim da terceira era dificulta que se dê um parecer mais determinante sobre o assunto.
 
Darin Galaz-turg disse:
Na verdade a grande razão real está pelo que o Ælfwine falou.
Os anõoes depois de matarem o rei Elu Thingol com a Silmaril foram caçados e exterminados pelos elfos (vale lembrar que os ents também ajudaram nessa chacina)... porém 1 conseguiu escapar (acho q foi 1, ou mais... nao lembro) e acabou contando sua versão da história para os da sua raça.

Os elfos que já não gostavam dos anõs por eles serem "feios" e "rusticos" a partir desse fato começaram a odiá-los. E vive-versa :obiggraz:

Tudo bem isso pode ter agravado a situação, mas isso era pq eles já tinham uma certa rivalidade antes. As raças nunca foram amigas. Todos os acontecimentos de desentendiemtos entre anões e elfos não é só uma simples questão de lutas e mortes de uma raça pela outra. Já vem desde a criação dos anões. Isso já fora pre-dito.
Olha só uma parte do Simarillion. Eru falando a Aulë

"Exatamente como dei existencia ao pensamento dos Ainur no incio do Mundo agora anotei te desejo e lhe atribui um lugar no Mundo... Contudo não tolerarei o seguinte: Q esses seres chegem antes dos Primogenitos de meus designos, nem q tua impaciência seja premiada. Eles agora deverão dormir na escuridão debaixo da pedra e não se apresentarão enqto os Primogênitos na tiverem surgido sobre a Terra: e até essa ocasião tu e eles esperareis, por longa q seja a demora. Mas qdo chegar a hora, eu os despertarei e eles serão como filhos teus: e muitas vezes haverá discórdia entre os teus e os meus, os filhos de minha devoção e minha escolha."
 
Moria e sem acento e o odio entre elese vem da primeira era leia o Silmarillion (+ ou - 40 reais e facil de encontrar em bibliotecas) para uma explicacao mais completa. Mas resumindo: por cobica (e tambem ajuda de uma maldicao) os anoes roubaram uma joia (e depois o resto do tesouro) e mataram um grande rei Elfico (o unico casado com uma Maia (mesma raca do Gandalf, Saruman e Radagast) cujos filhos seriam os ancestrais do Elrond. Entao houve guerra entre eles e o odio ficou.
Pow que spoiler! :mrgreen: Eu num li ainda esse trecho e agora já sei que o Thingol foi morto por anões! :mrgreen:
 
Saranel disse:
Moria e sem acento e o odio entre elese vem da primeira era leia o Silmarillion (+ ou - 40 reais e facil de encontrar em bibliotecas) para uma explicacao mais completa. Mas resumindo: por cobica (e tambem ajuda de uma maldicao) os anoes roubaram uma joia (e depois o resto do tesouro) e mataram um grande rei Elfico (o unico casado com uma Maia (mesma raca do Gandalf, Saruman e Radagast) cujos filhos seriam os ancestrais do Elrond. Entao houve guerra entre eles e o odio ficou.
Pow que spoiler! :mrgreen: Eu num li ainda esse trecho e agora já sei que o Thingol foi morto por anões! :mrgreen:

É um risco que corre todo aquele que vem postar aqui no Obras... eheheh

É impossível pensar em uma história e discutir sobre ela sem envolver fatos que são descritos na sua narrativa. Mas tente ler agora pra descobrir como tudo se deu Saranel... Como um incentivo pra sua curiosidade. :wink:
 
mas como tds disseram aki, o problema dos anoes eh q foram criados por Aulë, sem o concentimento de Eru, contando q Aulë naum tinha a "experiencia" e por isso foi q os anoes sairam tao "rudes" e os elfos sairam mais "normais", eu acho q eh isso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo