• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Transfusão de Sangue e Liberdade Religiosa

Anigel

Eu atropelo duendes!
Esse assunto já está um pouco batido, mas acho que vale a pena ser discutido aqui.

Recentemente eu estava discutindo com um pessoal da faculdade sobre o que fazer, depois da formatura, com um paciente com indicação de hemotransfusão que se recuse a receber sangue... A Aniel, aqui do fórum, também me perguntou a mesma coisa, então...

De maneira geral há trÊs coisas a se fazer quando o paciente não aceita um hemotransfusão: fazer a hemotransfusão mesmo contra a vontade do paciente, não fazer a hemotransfusão ou entrar na justiça para conseguir autorização para a hemotransfusão (esse é bastante comum no caso de crianças).

Conheço algumas pessoas que defendem a idéia de fazer a hemotransfusão sem que o paciente saiba. Para fazer isso há alguns artifícios que podem ser usados, tais como sedar o paciente, dizer que ele está recebendo um medicamento fotosensível e "enrolar" a bolsa de sangue e o cateter com algodão para que o paciente não veja que está recebendo sangue, etc.

Também conheço pessoas, eu me incluo nesse grupo, que acham que se o paciente não quer receber sangue então o problema é dele. Porta da rua serventia da casa. é claro que se o paciente em questão for uma criança eu sou plenamente a favor que a criança receba sangue, independente da vontade dos pais, afinal ela não tem culpa da ignorância dos pais.

Gostaria de saber o que para vocês é o mais correto, respeitar a vontade do paciente ou impor o tratamento?
 
Para mim nao ha duvidas. Impor o Tratamento é o mais correto. Quando um médica se forma ele faz aquele juramento de preservar a vida e tals. Bom se o paciente quer é dever do medico sob quaisquer condicoes, impor o tratamente na forca, nao é esse o dever do médico? Nele depositamos a nossa vida, e eu espero que quando eu estiver num hospital, o que ele disser seja o melhor pra mim. É Claro que ai depende do hospital e do medico, pq tem uns ai q ja viu né?

Se estou enganado, me corrijam :D!!
 
Eu tenho a mesma opinião da Anigel, se for uma criança...ela deve sim receber o tratamento, mesmo contra a vontade dos pais, o q siguinifica entrar na justiça...pq eu acho q não tem cabimento enganar a criança ou adultos... :|

Mas se for uma pessoa maior de idade, ela deve decidir pelos seus atos...e se ela decidiu não receber sangue...ela não deve ser obrigada a fazer isso contra a vontade...afinal, ela já tem maturidade para opinar na propria vida... :tsc: :wink:
 
Ash Nazg disse:
Para mim nao ha duvidas. Impor o Tratamento é o mais correto. Quando um médica se forma ele faz aquele juramento de preservar a vida e tals. Bom se o paciente quer é dever do medico sob quaisquer condicoes, impor o tratamente na forca, nao é esse o dever do médico?

O problema é que se o médico impõe um tratamento ao paciente pode responder um processo por lesões corporais... Tem graça? Salva a vida do infeliz e ainda corre o risco de ir parar na cadeia por causa disso?

Eu tenho um motivo bem forte para ser contra "enganar" o doente e fazer a trasfusão sem que ele saiba, é para não alimentar esse tipo de ignorância. Já imaginou os "testemunhos" que essas pessoas não irão prestar em suas igrejas se receberem uma transfusão e não ficarem sabendo disso? Imagine: "... e os médicos falaram que se eu não recebesse o sangue eu iria morrer, mas com fé no Senhor eu recusei e o Senhor me curou. Aleluia!!!"

Só de imaginar uma coisa dessas eu fico apavorada, e esse tipo de coisa é escutado por dezenas de pessoas, corre de boca em boca, e quando essas pessoas ficarem doentes ou tiverem seus filhos doentes também irão recusar uma possível transfusão, com fé que também serão salvas...

Eu não quero bancar Deus e decidir quem deve ou não deve viver, ou dizer que vida vale ou não vale a pena salvar, mas tenho muito medo de onde esse tipo de atitude pode levar.

Acho que se pessoas que encorajam outras a recusar tratamento médico, pondo assim em risco as suas vidas deveriam ser responsabilizadas criminalmente por esse tipo de ato.
 
Se tratando de um menor no qual os pais não aceitam o tratamento, o caso deve ir à justiça. No caso de uma pessoa com idade igual ou superior à 18 anos que não queira ser tratado, não deve ser imposto a ele o tratamento.

O que o médico pode fazer nestes casos é apenas conversar com o paciente, torcendo para que este veja a razão em fazer o tratamento. Caso o médico não consiga, ainda pode apelar para o setor de psicologia do hospital, onde psicólogos treinados poderão ter conversas profundas com os pacientes. Se toda a conversa não funcionar, cabe ao paciente suportar os efeitos colaterais de sua decisão. Não deve-se, em hipotese alguma, ser lhe tirada sua liberdade de escolha.
 
Eu acho que todos tem o direito de decidir sobre si mesmos, intaum seria violar um pricimpio universal forçar um paciente a passar por um tratamento. Ja conheci uma pessoa que descobriu que estava com cirrose, mas decidiu beber até morrer.
No caso de uma criança já é mais complexo, pois naum acho que os pais tenham o direito de decidir entre a vida e a morte para seus filhos, e nem a criança tem muito discernimento para decidir. Neste caso acho que vale o que for melhor para a saude da mesma.
 
cada um com a sua opiniao........
Mas eu prefiro a vida à morte :D......e volto a falar se eu estiver no leito de morte eu espero que o medioco faca de tudo pra me manter vivo.....
 
-Feanor- disse:
Suicídio é evitado pelas autoriadades, não? Isso não seria uma forma de suicídio?

Acho que naum é considerado suicidio pelas autoridades porque é a doença que mata o cara e naum ele mesmo.( o que é idiota)
 
Autoridades não evitam suícidio. Evitam atos tolos de pessoas que gostam de chamar atenção e que às vezes por algum acidente de percurso podem se ferir e até morrer. Tentativas de suícidio evitadas pelas autoridades, para mim não passam de pessoas com problemas que querem chamar a atenção e ganhar a pena de outros. Quem quer se matar, se mata. Não há como impedir.
 
Cada um na sua. O cara não quer, problema dele. Se for criança e os pais não querem devem ter bons motivos pra isso.
Eu não aceitaria transfusão. Sangue é sangue, o de cada um é diferente.
 
Saranel disse:
Cada um na sua. O cara não quer, problema dele. Se for criança e os pais não querem devem ter bons motivos pra isso.
Eu não aceitaria transfusão. Sangue é sangue, o de cada um é diferente.

:o?: Por que você não aceitaria a transfusão Saranel? :o?:
 
Não aceitaria???

Vc tem um acidente grave, com hemorragia interna.... e falaria... Não, eu não quero receber uma tranfusão, prefiro morrer aos poucos e deixar tudo a receber sangue.... fala serio né...

Sou completamente contra essa negação de receber sangue...

Minha mãe já me contou vários casos de que os médicos se recusaram a fazer uma cirurgia de risco q precisaria de transfusão pq os paciente naum acietavam a transfusão.... e sinceramente acho q eles estaum certos... Imagina só, vc estuda a vida inteira e faz um juramento de salvar todas as vidas que puder, e por causa de uma "ignorancia" vc não pode fazer nada.... vc esta com a pessoa na mesa de cirurgia e só pode ver ela morrer.... ahhhh é revoltante isso
 
Se é o desejo da pessoa, o que podemos fazer? Se ela quer morrer não é a gente que deve contrariar o desejo dela e fazer a transfusão sem que ela saiba ou contra a vontade dela. Acho que no caso da criança tudo bem, ela é muito pequena para decidir e seus pais podem ser ignorantes, mas quando o paciente é um maior de idade não acho certo fazer se for contra a vontade dele.
A mesma coisa no caso daquela droga que mata o paciente. O cara quer morrer, está sofrendo... Poxa, deixa ele morrer em paz, melhor do que sofrer. Se é a vontade dele eu acho que o médico deveria faze-lo. Imaginem estarem tetraplégicos sofrendo e não poder nem se matar? Que horror...
Pior só estar em estado vegetativo e não poder nem opinar...
 
Acho que a consciência religiosa de cada um deve ser respeitada, se a pessoa não quer receber transfusão que arque com as consequências físicas e fique em paz com a sua religião. desde que tenha IDADE para isso. Muitas vezes achamos alguns princípios religiosos estranhos e absurdos, mas para a pessoa auilo representa a sua própria maneira de vida e se ela escolheu esse caminho, que siga.
 
Concordo com a Donamira, é extremamente frustrante você ver uma pessoa, saber que há recursos para salvar a vida dessa pessoa e ter que cruzar os braços, porque pessoa recusa a transfusão.

A lei permite que os médicos façam uma transfusão de sangue mesmo contra a vontade do paciente se este estiver em eminente perigo de vida, isto é, se ele não receber o sangue naquele momento irá morrer dali a instantes, o problema é que aí é muito tarde e em geral o paciente morre...

Saranel, eu gostaria realmente de ouvir seus argumentos. Dialogando talvez a gente consiga se entender.
 
Melkor disse:
Deve ser frustrante você não querer o sangue de outra pessoa correndo em suas veias contra sua vontade também, Anigel.

Por isso quero ouvir os argumentos dela, além do mais já parou para pensar que a alternativa é a morte?
 
Claro, mas não cabe a nós julgar se a pessoa deve morrer ou não. A vida é dela, e apesar de ser um egoísmo e uma covardia tremenda cometer suicídio, é uma opção que deve ser feita pela própria pessoa.
 
Melkor disse:
Claro, mas não cabe a nós julgar se a pessoa deve morrer ou não. A vida é dela, e apesar de ser um egoísmo e uma covardia tremenda cometer suicídio, é uma opção que deve ser feita pela própria pessoa.


Eu acho que não. A pessoa nesse caso não quer morrer, ela acredita que será salva. E quem fez um juramento de salvar vidas deve simplesmente "cruzar os braços" e assistir uma pessoa que tem chances de sobreviver morrer por estupidez?

Gostaria de tentar entender o que leva uma pessoa que não quer morrer a tomar esse tipo de decisão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo