• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre CODA (SDA RPG)

Eu sigo como esta no livro, veja na sua raça as vantagens e defeitos que ela pode possuir, dae vc so pode escolher essas, no maximo 4 defeitos.Mas antes lembre-se de ler bem as raças, pois elas ja vem com algumas vantagens gratis
 
Alkhes disse:
Eu sigo como esta no livro, veja na sua raça as vantagens e defeitos que ela pode possuir, dae vc so pode escolher essas, no maximo 4 defeitos.Mas antes lembre-se de ler bem as raças, pois elas ja vem com algumas vantagens gratis

Não esqueça de que você deve olhar a listas de vantagens e defeitos das raças pois nem todas as raças podem possuir todas as vantagens e defeitos.
 
Eu acho que no meio da vastidão de mensagens vocês acabaram passando por cima de uma frase muito importante que eu escrevi:

"Seguindo as instruções do arquivo lotrrpgcharactergen.pdf da página da Decipher, você tem que utilizar a tabela 11.1 do livro, e ainda diz que essas Opções funcionam exatamente como as que você ganha quando evolui, exceto que não se pode comprar perícias de ordem."

Ou seja, a própria Decipher que disse que as Opções Gratuítas devem ser utilizadas como as Opções que você ganha quando evolui. Utilizando o método de seleção eu pude fazer um Sinda que tinha apenas 1 atributo com 1 dígito (5 em Porte ou Espírito) se não seguisse essa regra acima.

Já utilizando a regra acima eu fiquei com Porte 5 e Espírito 6, que são atributos medianos, diria até meio baixos para elfos, mas que podem tornar o elfo mais humano, facilitando a interpretação. Mesmo sendo um Guerreiro eu coloquei esses dois atributos como preferenciais, simulando uma vontade do meu personagem aventurar-se para evoluir em conhecimento. Para mim esse é um processo de criação equilibrado, mas cada um tem sua idéia, não sou ninguém pra julgar.
 
Slicer, até mesmo a Decypher pode cometer erros. Como já foi dito, umas boas páginas antes, essas opções grátis devem ser usadas da maneira que quiser,. Por exemplo 1 ponto de atributo por 1 opção (como no exemplo do livro, acho que é o Anão que aumenta o atributo em 2 pontos com essas opções, o que não daria pra fazer usando a tabela de evolução). O que vc não póde comprar é nova habilidade de ordem, pois personagens iniciantes só podem começar com uma. Senão vira festa!
 
Pra mim o quê passou, passou agora num tem mais volta.

Na hora do grupo fazer as fichas eu estabeleci o critério que estava escrito no livro (esse que o Pavanelli acabou de falar).

Embora.....eu ache que o correto seria o quê o slicer disse. Mas na hora eu não sabia dessa no site da decipher e fiz como o livro disse.
 
Aqui estão algumas linhas já traduzidas do arquivo de erratas do Livro Básico da página da Decipher

Página 38: Menelcar tem Porte listado como 9, mas deveria ser 8.
Página 38: Menelcar tem Combate com Armas +6, deveria ser +5.
Página 38: Esqueça as vantagens Corajoso, Graças da Sorte e Obstinado
Página 39: Grór possui Agilidade 9, deveria ser 8.

Página 112: No exemplo de criação de personagens devira ser mostrado que utilizando as Opções Gratuitas, Menelcar apenas aumenta seu Porte e que Grór apenas aumenta sua Agilidade para 8.

Sim, a Decipher realmente errou... no livro. No dia 11/03 ela lançou 3 arquivos, um de erratas, um de FAQ e outro de correção nas regras. Este último, aliás, fala que o Tamanho do oponente não deve ser utilizado na defesa em Batalhas. A explicação é que o Tamanho deveria modificar na defesa apenas a quantidade de dano que uma unidade pode levar, embora eu acho que a solução do Mago seja boa, dividir o dano por 2 é uma ótima opção.

Aliás, tem mais um ponto importante nas erratas.
Página 298: Há um erro na ficha de personagem. O modificador de Iniciativa deveria ser Presteza ao invés de Agilidade. Iniciativa é o mesmo que um teste de Presteza.

Honestamente, é o primeiro RPG que eu vejo onde é indispensável ler o FAQ, errata e modificações nas regras! :osigh: Esses são apenas alguns dos furos, tem muitos mais!
 
Bom, eu vou continuar usando o que está no livro, mesmo que seja considerado errado.
Primeiro pq eu (como mestre) posso escolher quais regras estão certas ou erradas, com base no meu bom senso.
Segundo, pq utilizar as opções grátis de forma livre, é um meio eficiente de deixar todos os PJ´s "bons", sem que um fique reclamando que o seu PJ está uma porcaria. Se tiver tão ruim assim, é pq o cara não soube montá-lo.

Discordo que seja indispensável um faq, vc como mestre tem que ter o bom senso de criar regras para áreas que o sistema não abrange. Oras, até mesmo o todo poderoso D&D3 o mestre do meu grupo precisa inventar regras na hora pq o sistema tem falhas!! Diversas, principalemte no que diz respeito aos Feats. Todo sistema TEM falhas Slice (Storyteller, GURPS, D20). Se vc soubver conduzir suas crônica de forma inteligente, coerente com o cenário e divertida, os Jogadores não vão nem ligar se determinada regra tá errada, ou se na página tal tá escrito fuck sendo que era pra ser suck . Fica a teu critério usar a errata.

Eu sou a favor da gente usar as regras que fazem mais sentido, independente do que está escrito no livro. Se tem uma determinada regra em um sistema que funciona perfeitamente nele, e é possível passa-la para outro sistema pq não fazer isso? A gente só tem a ganhar.
 
Slicer disse:
Aqui estão algumas linhas já traduzidas do arquivo de erratas do Livro Básico da página da Decipher

Página 38: Menelcar tem Porte listado como 9, mas deveria ser 8.
Página 38: Menelcar tem Combate com Armas +6, deveria ser +5.
Página 38: Esqueça as vantagens Corajoso, Graças da Sorte e Obstinado
Página 39: Grór possui Agilidade 9, deveria ser 8.

Página 112: No exemplo de criação de personagens devira ser mostrado que utilizando as Opções Gratuitas, Menelcar apenas aumenta seu Porte e que Grór apenas aumenta sua Agilidade para 8.

Sim, a Decipher realmente errou... no livro. No dia 11/03 ela lançou 3 arquivos, um de erratas, um de FAQ e outro de correção nas regras. Este último, aliás, fala que o Tamanho do oponente não deve ser utilizado na defesa em Batalhas. A explicação é que o Tamanho deveria modificar na defesa apenas a quantidade de dano que uma unidade pode levar, embora eu acho que a solução do Mago seja boa, dividir o dano por 2 é uma ótima opção.

Aliás, tem mais um ponto importante nas erratas.
Página 298: Há um erro na ficha de personagem. O modificador de Iniciativa deveria ser Presteza ao invés de Agilidade. Iniciativa é o mesmo que um teste de Presteza.

Honestamente, é o primeiro RPG que eu vejo onde é indispensável ler o FAQ, errata e modificações nas regras! :osigh: Esses são apenas alguns dos furos, tem muitos mais!

Não estou dizendo que você esteja errado Slicer, só estou dizendo que é tarde para a decipher acertar as coisas com meu grupo.

Sobre os erros...

Esse da Presteza eu ja havia visto! Nas primeiras paginas do livro, na hora que mostra os conceitos basicos e aparece o significado da palavra Presteza, está escrito que ela serve para determinar a iniciativa.
No entanto, no resto do livro diz que é o modificador da agilidade.


Quando eu terminei de ler o livro e estava pra narrar, comecei a estabelecer as regras que estavam erradas ou certas e na hora de estabelecer a regra da iniciativa eu cheguei a conclusão que tanto a Presteza quanto a Agilidade surtiam efeito sobre quem agia primeiro.
Assim, eu escolhi usar o modificador de agilidade junto com a Presteza para calcular o valor total do modificador na iniciativa.
O resultado foi que o sistema funcionou muito bem, ja que tanto o seu tempo de reação quanto a sua agilidade contam.


Notem que essa regra que eu inventei funciona muito parecida com a regra de iniciativa do Storyteller que você soma a Destreza (que representa a sua agilidade no Storyteller, e não apenas sua agilidade com as mãos) com o Raciocinio (que representaria seu tempo de reação).

Portanto o Pavanelli esta certissimo ao dizer que devemos nos bazear nas regras dos outros sistemas e no bom senso quando faltarem regras ou haverem erros num determinado sistema de jogo.

E sobre calcular o dano no combate de batalhas:

Não esqueça de somar o modificador de atributo do tamanho com a resistencia antes de dividir o total de dano por 2 :wink:

Ps: Fale-me de mais erros que foram concertados nas erratas e nos FAQs Slicer.
 
No livro, na parte dos inimigos. Tem os Orcs, sendo que estão divididos em: Orcs, Uruk(e Uruk-Hai) e semi-orcs. Estes semi-orcs, seriam os uruk-hai da trilogia não? Essa é mais uma falha do livro? Pois pelo que eu lembre, os Uruk-hai são os orcs de saruman. Ou estou enganado? Devo considerar os semi-orcs como os uruk-hai, certo?
 
Menello disse:
No livro, na parte dos inimigos. Tem os Orcs, sendo que estão divididos em: Orcs, Uruk(e Uruk-Hai) e semi-orcs. Estes semi-orcs, seriam os uruk-hai da trilogia não? Essa é mais uma falha do livro? Pois pelo que eu lembre, os Uruk-hai são os orcs de saruman. Ou estou enganado? Devo considerar os semi-orcs como os uruk-hai, certo?

No livro estam descritas 3 raças de Orcs:

Orc

Uruk

e

Meio-Orc

Os meio-orcs são o cruzamento direto entre homens e orcs, os Uruks ou Uruk-Hai são os orcs cruzados com humanos e aperfeiçoados por Saruman e os Orcs representam a ficha do Orc Generico.

O livro não possui falhas nenhuma nesse ponto.

Leia atentamente as descrições do livro para saber as diferenças entre as raças de Orcs...
 
Pavanelli e Mago: eu fico feliz que vocês tenham conseguido se virar tão bem sem esses arquivos. Eles foram lançados a pouco tempo (relativamente) e ainda nem foram traduzidos, o que é um problemão. Eu traduzi já todas as erratas, tenho o FAQ traduzido pela metade, e só não os publico aqui pois são realmente muito grandes. Também quero pensar direito em onde e como publicá-los, não gosto de ter problemas com coisas que não são minhas. Também não gosto de soar como um metido, então se assim o fiz, me desculpem sinceramente.

Selecionei algumas erratas que podem fazer alguma diferença signficativa:
Capítulo Três: Anões e Homens deveriam possuir Combate Desarmado como Perícia de Raça.

Capítulo Quatro: As seguintes ordens deveriam ter Combate Desarmado como Perícia de Ordem: Bárbaro, Navegante, Gatuno, Guerreiro, Capitão, Paladino, Guardião e Espião.

Página 80: Nômade Sulista e Membro da Tribo Losson deveriam ter acesso a Noção de Caminhos ao invés de Senso de Direção.
Página 81: Adicione Resistente à lista de Vantagens do Povo da Montanha.
Página 92: O Kit Navegante Básico e Pescador deveriam ter acesso a Noção de Caminhos ao invés de Senso de Direção.

Nota: Os erros acima são todos por causa de uma confusão entre ambas as vantagens em inglês

Página 147: A seção Efeito na Vantagem Resistente deveria ser "Reduza todas as penalidades por ferimento que você sofrer por 2. Por exemplo, quando Incapacitado, você realiza testes com uma penalidade igual a -5 sobre o resultado do teste ao invés do -7 usual. <<<--- Esse tava COMPLETAMENTE maluco, tinha exemplo com -4 e nem existe penalidade de -4 nos níveis de saúde.

Página 172: A Duração listada para Mensageiro Animal, assim como o Alcance e a Duração para Invocação de Animais deveria ser seguida por um duplo asterisco (**). (Nota: Na versão brasileira apenas um asterisco, denotando 'por ponto de Porte')

Página: 176, primeira coluna, segundo parágrafo: A segunda e terceira frases deveriam ser "Com o investimento de uma segunda opção, o encantador pode expandir o poder do encanto, fazendo com que o clarão abranja uma área de 3 metros de diâmetro e ofisque todos que se encontram no interior dessa área, aliados ou inimigos. Cada opção adicional dobra o raio da área: 6 metros com o terceiro, 9 metros com o quarto e assim por diante." (Nota: Original é "Com o investimento de uma segunda opção, o encantador pode expandir o poder do encanto, fazendo com que o clarão abranja uma área de 10 pés". 1 pé = 12 polegadas. 1 polegada = 2,54 cm. 100 cm = 1 metro. Portanto [(10x12) x 2,54] / 100 = 3 metros e 4 centímetros. Em inglês as duplicações são 20 e 40 pés, 6,09m e 12,19m respectivamente para aqueles que preferirem o original.)

Página 208, Tabela 8.3: O escudo pequeno garante apenas uma penalidade de -3 para ataques a distância. (Nota: alguém já deve ter percebido essa)

Página 226: A Tabela 9.14 está incorreta em duas coisas:
'Ataque Armado, de força' leva 2 ações, não 1
'Ataque Armado, duas mãos' leva 2 ações, não 1

Página 253: A distância entre Minas Tirith e Pelargir deveria ser 43 léguas, em vez de 432 léguas. (Nota: Quando eu vi isso no livro quase tive um treco! Essa distância é, eu estimo, maior que a TM no sentido Norte-Sul.)

Página 290: A ordem para os Terrapardenses descritos nesta página deveria ser bárbaro em vez de guerreiro. A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de 'Evasão ou Arma Preferencial'.
Página 290: A ordem para os Orcs descritos nesta página deveria ser bárbaro em vez de guerreiro. A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de 'Evasão ou Arma Preferencial'.
Página 291: Os Uruk deveriam também ter Vitalidade como Atributo Preferencial.
Página 291: Várias perícias estão sem Especialidades. Essas perícias (com Especialidades) são: Ocultar (Esconder Arma), Inquirir (Interrogar), Persuadir (Fala Rápida), Dissimulação (Sombra), Sobrevivência (Ambiente Específico). (N.d.T: Fala Rápida é Fast Talk em inglês, pode haver outras traduções.)
Página 292: A ordem dos Trolls deveria ser 'Bárbaro, Gatuno, ou Guerreiro, quando muito (esta ficha assume que é um bárbaro).' A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de Arma Preferencial.

Acho que no mais é isso. Não tem muito mais no Errata, mas com o FAQ e as correções nas regras ainda por serem traduzidas... Espero que isso ajude alguém.
 
Slicer disse:
Pavanelli e Mago: eu fico feliz que vocês tenham conseguido se virar tão bem sem esses arquivos. Eles foram lançados a pouco tempo (relativamente) e ainda nem foram traduzidos, o que é um problemão. Eu traduzi já todas as erratas, tenho o FAQ traduzido pela metade, e só não os publico aqui pois são realmente muito grandes. Também quero pensar direito em onde e como publicá-los, não gosto de ter problemas com coisas que não são minhas. Também não gosto de soar como um metido, então se assim o fiz, me desculpem sinceramente.

Selecionei algumas erratas que podem fazer alguma diferença signficativa:
Capítulo Três: Anões e Homens deveriam possuir Combate Desarmado como Perícia de Raça.

Capítulo Quatro: As seguintes ordens deveriam ter Combate Desarmado como Perícia de Ordem: Bárbaro, Navegante, Gatuno, Guerreiro, Capitão, Paladino, Guardião e Espião.

Página 80: Nômade Sulista e Membro da Tribo Losson deveriam ter acesso a Noção de Caminhos ao invés de Senso de Direção.
Página 81: Adicione Resistente à lista de Vantagens do Povo da Montanha.
Página 92: O Kit Navegante Básico e Pescador deveriam ter acesso a Noção de Caminhos ao invés de Senso de Direção.

Nota: Os erros acima são todos por causa de uma confusão entre ambas as vantagens em inglês

Página 147: A seção Efeito na Vantagem Resistente deveria ser "Reduza todas as penalidades por ferimento que você sofrer por 2. Por exemplo, quando Incapacitado, você realiza testes com uma penalidade igual a -5 sobre o resultado do teste ao invés do -7 usual. <<<--- Esse tava COMPLETAMENTE maluco, tinha exemplo com -4 e nem existe penalidade de -4 nos níveis de saúde.

Página 172: A Duração listada para Mensageiro Animal, assim como o Alcance e a Duração para Invocação de Animais deveria ser seguida por um duplo asterisco (**). (Nota: Na versão brasileira apenas um asterisco, denotando 'por ponto de Porte')

Página: 176, primeira coluna, segundo parágrafo: A segunda e terceira frases deveriam ser "Com o investimento de uma segunda opção, o encantador pode expandir o poder do encanto, fazendo com que o clarão abranja uma área de 3 metros de diâmetro e ofisque todos que se encontram no interior dessa área, aliados ou inimigos. Cada opção adicional dobra o raio da área: 6 metros com o terceiro, 9 metros com o quarto e assim por diante." (Nota: Original é "Com o investimento de uma segunda opção, o encantador pode expandir o poder do encanto, fazendo com que o clarão abranja uma área de 10 pés". 1 pé = 12 polegadas. 1 polegada = 2,54 cm. 100 cm = 1 metro. Portanto [(10x12) x 2,54] / 100 = 3 metros e 4 centímetros. Em inglês as duplicações são 20 e 40 pés, 6,09m e 12,19m respectivamente para aqueles que preferirem o original.)

Página 208, Tabela 8.3: O escudo pequeno garante apenas uma penalidade de -3 para ataques a distância. (Nota: alguém já deve ter percebido essa)

Página 226: A Tabela 9.14 está incorreta em duas coisas:
'Ataque Armado, de força' leva 2 ações, não 1
'Ataque Armado, duas mãos' leva 2 ações, não 1

Página 253: A distância entre Minas Tirith e Pelargir deveria ser 43 léguas, em vez de 432 léguas. (Nota: Quando eu vi isso no livro quase tive um treco! Essa distância é, eu estimo, maior que a TM no sentido Norte-Sul.)

Página 290: A ordem para os Terrapardenses descritos nesta página deveria ser bárbaro em vez de guerreiro. A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de 'Evasão ou Arma Preferencial'.
Página 290: A ordem para os Orcs descritos nesta página deveria ser bárbaro em vez de guerreiro. A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de 'Evasão ou Arma Preferencial'.
Página 291: Os Uruk deveriam também ter Vitalidade como Atributo Preferencial.
Página 291: Várias perícias estão sem Especialidades. Essas perícias (com Especialidades) são: Ocultar (Esconder Arma), Inquirir (Interrogar), Persuadir (Fala Rápida), Dissimulação (Sombra), Sobrevivência (Ambiente Específico). (N.d.T: Fala Rápida é Fast Talk em inglês, pode haver outras traduções.)
Página 292: A ordem dos Trolls deveria ser 'Bárbaro, Gatuno, ou Guerreiro, quando muito (esta ficha assume que é um bárbaro).' A Habilidade de Ordem deveria ser Arma Preferida em vez de Arma Preferencial.

Acho que no mais é isso. Não tem muito mais no Errata, mas com o FAQ e as correções nas regras ainda por serem traduzidas... Espero que isso ajude alguém.

Muitissimo obrigado Slicer. Mas nunca imeginei que a decipher toive-se cometido tantos erros.

Mas tudo bem. A maioria dos erros pelo que deu para perceber são bem faceis de se resolver ou obveis sendo assim só usar o "Bom senso". Outros erros são quase irrelevantes ou inrrelevantes.

Mesmo assim muito obrigado.

Agora qualquer coisa eu posso consultar a lista de erros.

O chato é ter que ficar lembrando dessas modificações no meio do jogo.

Graças a deus eu vetei na minha cronica as ordens Atificie, Barbaro e Navegante pois eu acabei de ver que estas estão entre as mais atingidas.
 
Saudações, nobres magos, valorosos elfos!
Venho com uma duvida! Bom não seria uma duvida, e sim um criterio que uso nas minhas campanhas de Senhor dos Aneis RPG, e queria saber se alguém sabe-me responder se o ocorreu ou nao omissão no assunto no livro.
A questao dos pontos de experiencia:
Adquirindo o 5 opções de evolução, o jogador é obrigado a gastar ou pode guardar (nas minhas campanhas eu dou essa opção) Haja vista que não achei no livro alguma explicação acerca sobre esse assunto.
Outra coisa:
Repararam que a ficha nao tem espaço para notar a pontuação dos atributos? por que será?

até mais,
qualquer coisa estou no bolsão

ass: O Condestavel
 
A pontuação dos atributos não é necessária, pois não estamos lidando com um sistema estilo GURPS, onde cada valor de atributo custa uma quantidade diferente de pontos.
Quanto às opções gratuítas, elas tem que ser gastas assim que se atinge uma nova evolução. Essa questão aparece no FAQ da Decipher, que diz o mesmo, não se pode guardar opções, use ou perca-as.
Eu entendo que a opção é sua, óbvio, mas eu faço o mesmo em todos os meus jogos, exceto Vampiro e outros títulos Storyteller, por causa das próprias regras.
 
achava melhor poder guardar. Seria mais correto, afinal em alguns lugares em que se ganha experiencia naum se pode escolher corretamente funções, como por exemplo renome.
 
Não acho que teria muita nescessidade de gguardar os pontos não. Não há nada que vc precise de mais de 5 opções para ganhar ou aumentar, não teria necessidade de se juntar 7, 8, 9 opções.

É até incoerente, imagina o cara guarda 50 pontos e do nada resolve gastá-los tudo de uma vez. O cara era fraco (Força 5) e acorda no dia sequinte com força 15!!!! O mesmo vale pra renome, o cara tinha renome zero e do nada ganha 15 pontos de renome!!! Tem que gastar assim que vc ganha mesmo.

ps. são só exemplos viu? eu nem olhei o livro pra ver quantos pontos gasta pra aumentar o renome.
 
eu tento fazr com que fique mais real quanto a gastar pontos, faço que ele nam pode melhorar do nada sem nenhum treinamento ou período de adaptação, por isso às vezes faço ele ganhar um ponto de perícia do nada quando ele pratica por um bom tempo certa tarefa, e deixo pra gastar depois pontos de evolução pra ele gaste numa escola.
 
O Pavanelli e o Slicer ja disseram tuo o que eu ia dizer.
É ridiculo você acordar no dia seguinte com o dobro da força.

A uma menção no livro dizendo que os pontos não podem ser acumulados, ou você gasta ou os perde.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo