• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos têm orelhas pontudas?

Isil Ninqüe disse:
Dagorlad disse:
depende, os elfos nao existem soh na terra media, e nao foi tolkien quem os criou. olhe em outras fontes, livros.
a resposta esta la fora...

mas os elfos da terra media tem SIM orelhas pontudas

Realmente não foi Tolkien quem criou os elfos.
Os elfos vieram de lendas vickings onde eles eram criaturas feias e cruéis e destruiam os velarejos.

Mas esses elfos não são os elfos de Tolkien....os de Tolkien, vcs sabem, saum totalmente diferente e tem orelhas pontudas, sim!
Eles deviam ser horríveis mesmo, porque o meu antigo professor de inglês da quinta a oitava série (que nasceu na cidade de Liverpool), dizia que elfos eram responsáveis por pesadelos terríveis, já que montavam em vc como se fosse cavalo enquanto dormia e eram responsáveis por acidentes dentro de casa. Eu tinha era pavor do nome elfo, antes de ler SDA.
 
Gildor disse:
Em relação a Bilbo e Frodo essa confusão se deve ao fato deles terem idades distantes, por isso parece mais que eles são "tio-sobrinho" do que primos.

Não foi por isso q eu imaginava eles como tio-sobrinho, mas sim pq em algumas partes do livros eles se tratam dessa forma.
 
sálvia disse:
Realmente não foi Tolkien quem criou os elfos.
Os elfos vieram de lendas vickings onde eles eram criaturas feias e cruéis e destruiam os velarejos.

Olha salvia, voce esta certa quando diz que os elfos advem da cultura nórdica, mas se engana quando diz que TODOS os elfos eram mais, porque existiam elfos negros e elfos da luz. Trazendo para o nosso conhecimento poderiamos comparar os primeiros com duendes, gnomos, seres que tinham uma essencia maligna, enqaunto que os segundos podem ser comparados com fadas, criaturas angelicais e iluminadas... :D
 
Elfos sào otarios... eles soh choramingam...
A unica coisa legal deles são as orelhas pontudas...
E tb jogar d&d com um arqueiro cego!!!

Tobias
(atirando uma flecha e acertando o proprio pé!)
 
OS QUENDI NÃO TEM ORELHAS PONTUDAS! MUITO MENOS OS HOBBITS.
ESSA HISTORIA DE ORELHAS PONTUDAS SURGIU PARA DESIGNAR OU DIFERENCIAR SERES QUE ERAM CONSIDERADOS MAGICOS PELOS ANTIGOS( EU ACHO ! ), TIPO FADAS, DUENDES E ELFOS! COMPARA-LOS
COM OS QUENDI DE TOLKIEN É RIDICULO, POIS ESSE FOI APENAS O NOME QUE ELE USOU PARA TRADUZIR O QUENYA (LEIAM O APENDICE DA TRADUÇÃO EM SDA3 ), NA VERDADE ELES TEM MUITO MAIS A VER COM OS GNOMOS, DE ACORDO COM O FATO DE QUE ELES FORAM OS PRIMEIROS SERES( INTELIGENTES) NA TERRA, E QUE SUA VIDA ESTÁ LIGADA À ELA DE UMA FORMA INCRIVEL O QUE PERMITE QUE ELES CONSTRUAM OBJETOS "MÁGICOS" (COMO DIRIA SAM !) E A COMUNICAÇÃO COM ANIMAIS, E ERAM EM SUA MAIORIA BONDOSOS E PROCURAVAM AJUDAR AS PESSOAS ( LINDO NÃO ?! ).

QUANTO AO FATO DA PALAVRA PARA ORELHA SER A MESMA (OU QUASE) PARA FOLHA, É UMA COISA INTRIGANTE PARA MIM, POR CAUSA PRINCIPALMENTE DE FALTA DE INFORMAÇÕES ( ALGUEM SABE EM QUE ANO TOLKIEN ESCREVEU ISSO? ). MAS PODE SER QUE ESSA COMPARAÇÃO FEITA POR TOLKIEN SEJA UMA COISA GENÉRICA À TODOS OS POVOS, E ATÉ QUE OUTRAS LÍNGUAS, EXTINTAS COMO O GÓTICO, O GALES, E LINGUAS FALADAS ATUALMENTE TAMBEM FAÇAM ESSA MESMA COMPARAÇÃO E ELE A TENHA USADO. E UM OBJETO TAMBEM NÃO PRECISA TER EXATAMENTE O MESMO FORMATO QUE UMA PARTE DO CORPO PARA QUE SEJA FEITO ESSE TIPO DE COMPARAÇÃO ( ESSA PALAVRA TÁ ENCHENDO O SACO ! ).

OS HOBBITS TAMBEM NÃO POSSUEM ORELHAS PONTUDAS, POIS ELES ERAM ORIGINALMENTE HOMENS, QUE A MILENIOS SOFRERAM DE ALGUM TIPO DE PROBLEMA DE CRESCIMENTO ( HORMONAL-HEREDITÁRIO, DESNUTRIÇÃO ? ) E ASSIM COMO QUENDI, NAUCOR E ATANI, ELES TEM ORELHAS COMUNS COMO AS NOSSAS.

É CLARO QUE ENTRE TODAS AS RAÇAS SEMPRE HAVIA AQUELES QUE TINHAM UMA ORELHA UM POUCO MAIOR OU MENOR, UMAS ORELHAS DE ABANO, ORELHAS PRESAS E SOLTAS E ATÉ UMAS LEVEMENTE PONTUDAS COMO A GENTE VÊ NAS PESSOAS POR AÍ !...

( nunca pensei que fosse me delongar tanto falando sobre orelhas... eu ainda poderia ter escrito mais umas coisinhas, mas ia ser... bem, deixa pra lá, e POR FAVOR respondam a esta mensagem! FICAREI GRATO COM QUALQUER OPINIÃO! UM ABRAÇO! )

e não me venham com o papo do desenho de Bilbo em Bolsão! ?:)
 
Dínweth disse:
OS QUENDI NÃO TEM ORELHAS PONTUDAS! MUITO MENOS OS HOBBITS.

OS HOBBITS TAMBEM NÃO POSSUEM ORELHAS PONTUDAS, POIS ELES ERAM ORIGINALMENTE HOMENS, QUE A MILENIOS SOFRERAM DE ALGUM TIPO DE PROBLEMA DE CRESCIMENTO ( HORMONAL-HEREDITÁRIO, DESNUTRIÇÃO ? ) E ASSIM COMO QUENDI, NAUCOR E ATANI, ELES TEM ORELHAS COMUNS COMO AS NOSSAS.

Negativo. Os elfos E os hobbits tinham orelhas pontudas SIM, apesar dos pequenos as terem apenas 'levemente'. As orelhas de Elfos estão descritas em um livro: The Lost Road, da série History of Middle-Earth. O trecho original do livro está abaixo:

"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"


As orelhas "apenas levemente pontudas" dos hobbits é que são descritas nas Letters de Tolkien: " I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. Clothing: green velvet breeches; red or yellow waistcoat; brown or green jacket; gold (or brass) buttons; a dark green hood and cloak (belonging to a dwarf)."

Dínweth disse:
e não me venham com o papo do desenho de Bilbo em Bolsão! ?:)
Nem precisa, os desenhos e pinturas baseados na obra de Tolkien são exatamente isso: apenas inspirados. O desenho em si não prova nada, a não ser que sejam desenhos do próprio mestre Tolkien. Entendido? 8)
 
Dessa vez vai ter gente achando que eu pirei de vez...
o fato de Tolkien ter desenhado Bilbo com as orelhas levemente pontudas pode ser explicado ( ou não :wink: ) por mim da seguinte maneira:
como eu disse antes , as orelhas representam seres magicos da mitologia e etc e tal. Quando Tolkien desenhou Bilbo com orelhas apenas levemente pontudas ele representou que os hobbits não são homens e não estão mais tão proximos de nós. Eles estavam passando para a categoria de criaturas magicas desde aquela época. Os eldar tambem estavam passando a essa condição, pois 'seu povo diminuia, enquanto o povo dos homens aumentava, o que fez com que ocorresse um estranhamento entre eles, assim como foi explicado por Elrond no conselho, as duas raças nunca estariam tão proximas novamente quanto foram antes.
Outra coisa que mostra isso é a reação dos rohirrim e dos gondorrim para com eles: para ambos elfos eram vistos como criaturas mágicas e distantes, e até mesmo perigosas. Pode ser percebido isso quando Éomer encontra Aragorn, Gimli e Legolas e a discussão dele sobre Galadriel, e tambem quando Aragorn parte para a senda dos mortos, pois é dito por alguns do povo que eles são criaturas élficas e que deveriam voltar para os locais escuros e que não voltassem, pois os tempos já eram malignos o bastante.
Esse estranhamento tambem é mostrado pelo povo de Gondor, o mais erudito e "por dentro" das tradições. Quando Frodo e Sam são encontrados por Faramir e Cia. esse sentimento pode ser percebido.

e não me espantaria saber que já naquela aquela época ou um pouco depois os quendi passaram a ser retratados com orelhas pontudas tornando-se personagens malvados de histórias ( duendes, elfos ) e bondosos ( fadas ).

Imaginem só: uma velha senhora de Gondor contando para os seus netinhos as historinhas sobre os seres bonzinhos que há muito tempo, no final da 3a. Era ajudaram a reconstruir e aprimorar as cidades de Minas Tirith e Minas Ithil.-"eles eram criaturas boazinhas, meus netinhos" possuíam muitos poderes mágicos :lol: ( o q pra eles não era )- dizia ela. daí ( muito antes na verdade, mas de forma parecida )começaram as histórias sobre fadas.

acho que Tolkien tinha consciencia disso, e desenhou o hobbit Bilbo com orelhas não tão compridas quanto seriam as de um "elfo" para mostrar que eles ainda eram ligados aos homens( vieram dos homens ), mas que estavam agora se aproximando muito mais dos elfos em uma concepção geral de "o que seria uma criatura élfica ou magica ou até mesmo de contos de fadas"

como vcs devem ter percebido eu sou muito crente nisso tudo e realmente gosto de aplicar o que aconteceu na ficção da Terra-Média à nossa realidade ( como se fosse de certa forma uma história de verdade o que realmente me deixa com muitos buracos em explicar certas coisas :roll: ), e mesmo admitindo que não é errado desenhar os hobbits e os quendi com orelhas pontudas ainda prefiro imagina-los e desenha-los com orelhas normais, o que pra mim funciona como um tipo de resgate da época em que as raças não eram tão estranhas, uma proximidade que eu senti quando lí o Silmarillion pela primeira vez.

ps.: por que será então que os anões não tem orelhas compridas? será que o povão de Gondor achou que eles fossem apenas homens pequenos e barbudos com grande gosto pela arquitetura e engenharia e não tão mágico quanto os quendi ? :) opiniões?
 
Muito interessante a sua teoria Dínweth. Gostei da forma que você explicou seus argumentos.

Contudo, Tolkien mesmo falou que os elfos e hobbits tinham orelhas pontudas, e ele não falou em termos da visão das raças mitológicas como muitas vezes o fez, mas explicou basicamente com termos técnicos, refletindo que era exatamente a forma como ele concebera seus personagens.

Então, entre a sua teoria(que eu até achei que ficou legal) e a palavra de Tolkien, fico com a palavra de Tolkien. :wink:

Olha, Tolkien não inventou todas aquelas raças, os elfos, dragões e tudo mais já existiam em outras mitologias com outras descrições (se não me engano, os elfos(em outras mitologias) eram descritos como tendo um buraco nas costas, a coisa mais estranha que eu já ouvi...hehehe). Tolkien recriou em sua mitologia essar raças, criando um contexto e descrição para cada uma delas. Logo, características de uma determinada raça descrita na obra de Tolkien não são válidas para outras histórias que utilizem a mesma raça e vice-versa.

This is my point of view. :D
 
Bom, estamos nos perdendo um pouco, não é?

Vamos simplificar:

"Hobbits tinham orelhas pontidas?"
Sim, levemente pontudas, menos do que os Elfos (como descrito e provado mais acima pela palsvras do proprio Tolkien)

"Elfos tinham orelhas pontudas?"
Sim, também as tinham, mais pontudas do que os Hobbits.

Não esqueçam que estamos discutindo Tolkien e as criaturas encontradas dentro da obra de Tolkien e que, apesar de terem nomes em comuns com criaturas de outras mitologias, não quer dizer que sejam iguais ou mesmo parecidas com estas (do pq dos nomes semelhantes/iguais ler lá no Guia Deriel)
 
pra mim, quendi e hobbits continuam sem orelhas pontudas...
e mesmo que Tolkien aparecesse pra mim e falasse que não eu continuaria a desenhar e imagina-los assim 8O ! sei lá... acho que sou algum tipo de herege :) aposto que vai ter gente p. comigo :lol:

- Quem dera que minha voz se tivesse tornado mais doce, à medida que eu envelhecia- sorriu Viviane, com bom humor. - Mas a Mãe Negra não quis assim. Apenas seus filhos imortais cantam melhor com o passar do tempo.
 
Dínweth disse:
pra mim, quendi e hobbits continuam sem orelhas pontudas...
e mesmo que Tolkien aparecesse pra mim e falasse que não eu continuaria a desenhar e imagina-los assim 8O ! sei lá... acho que sou algum tipo de herege :) aposto que vai ter gente p. comigo :lol:

- Quem dera que minha voz se tivesse tornado mais doce, à medida que eu envelhecia- sorriu Viviane, com bom humor. - Mas a Mãe Negra não quis assim. Apenas seus filhos imortais cantam melhor com o passar do tempo.

Kara tú é mesmo chato, do contra ora o que é isso, Tolkien disse em um dos H.O.M.E que eles tinham orelhas pontudas, tava dizendo como eles eram de orelhas pntudas e não como homens achavam que eles eram, a primeira vez que lí Tolkien, imaginei os elfos com orelhas pontudas, iguaizinhas as do filme,
e não adianta dizer que eu lí o livro depois do filme, pois faz uns três anos que eu lí Tolkien completo, agora você tá achando que elfos não tem orelhas pontudas e tem barba, ou suja contradizendo Tolkien, o autor da obra, então só posso dizer que o que você imagina não são os elfos de Tolkien, mas sim os elfos de Dínwhet, os elfos que você inventou...
 
Por favor, sem agressividades, pessoal. Fair Play 8)

Uma coisa é você dizer "pra mim balrogs têm asas (ou não)". É sua imaginação posta em exercício, nada mais normal e recomendável. Afinal, Tolkien não deixou nada conclusivo sobre o tema, não é mesmo?

Mas quanto às orelhas, é inútil: ele deixou isso bem claro sim. Esperneie, grite, estenda faixas pra dizer que elfos não tem orelhas pontudas: vai ser apenas a SUA opinião de leitor, e somente só. :wink:
 
Também não gosto de orelhas pontudas, pq simplesmente não vejo elfos com elas..
Mas realmente, Tolkien colocou tanto os Hobbits quanto os Elfos com orelhas pontudas, e isso não está apenas no HoME. Olhe:

I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. Clothing: green velvet breeches; red or yellow waistcoat; brown or green jacket; gold (or brass) buttons; a dark green hood and cloak (belonging to a dwarf).
The Letters- 27

Bom, esse trecho é a descrição que o Tolkien dá a um Hobbit.
:)
 
Eu entendo muitíssimo bem vocês, Dínweth e Aredhel, porque eu também tenho uma implicância com uma característica que Tolkien colocou...

As minhas anãs não têm barbas, e nunca vão ter.
Mas Tolkien disse que elas têm!
Mas a imaginação é minha, e me recuso a imaginar anãs de barba! Acho horrível!

Agora, é necessário saber diferenciar as coisas. Se alguém me perguntar se as anãs de Tolkien tem barba, eu respondo o que o autor escreveu, que SIM. É por aí que eu penso. A imaginação é de cada um, então podemos adequar o que quizermos; mas é necessário diferenciar gosto pessoal de vontade do autor.

E eu adoro orelhinhas pontudinhas de elfas... :wink:
 
8) esse tópico é legal mermo!

Saradoc, pelo que eu entendí Tolkien escreveu "Some may think it's related to leaf-shaped." ( ou coisa parecida ) ele quis dizer que algumas pessoas relacionam orelhas elficas à orelhas pontudas... Uma dúvida: foi Tolkien que escreveu isso mesmo palavra por palavra ou foi um comentario-suposição de C. Tolkien? ( não tenho o Letters nem os HOME... :roll: )


os elfos de Tolkien e os hobbits não tem orelhas pontudas porque não existe lógica "genética" ou "criatoria" ( por Eru) pra que eles as tenham. Vide a "Teoria do Afastamento" :wink: sobre a qual eu escrevi neste tópico há uns tempos...

Tolkien era uma vítima dela não?! de certo modo...

Por que os elfos e fadas das historinhas tinham orelhas pontudas (e asas!)? por que isso era um sinonimo de criaturas mágicas e obscuras pros mortais, ou seja serviam para "diferenciar".

Os elfos Tolkienianos não eram mágicos,( eram pros desinformados de Gondor, Rohan e até pra Sam!) e nem eram tão distantes assim naquele tempo, as orelhas pontudas deles iriam aparecer só mais tardiamente, nas histórias dos mortais, pois como Tolkien escreveu nos apendices de SdA3, eles (e os anões e hobbits) se tornaram frutos de ridicularização e histórias tolas.

quanto a esse desenho de Bilbo, talvez nessa época Tolkien ainda não tivesse definido "o que" os elfos e hobbits viriam a ser, seres "reais" e não historinha pra meninos da Europa dormir. ou talvez ele estivesse apenas retratando o "afastamento" que nossas raças sofreram.

isso é tudo culpa dos escandinavos (descendentes de Gondor?)... :roll: santa imaginação Batman! Tolkien ouviu as historias de goblins e fadas de orelhas pontudas na infancia, assim como o pai dele e o pai do pai dele e isso tambem foi passado pra nós. e é só por isso que muitos imaginam orelhas pontudas em elfos que na verdade eram Gnomos...( estes são bons e não tem orelhas pontudas pelo que eu sei)

fiquei sabendo tambem que orelhas pontudas significavam "imortalidade" para os povos antigos. se os hobbits as tinham mesmo que "levemente" eu deveria supor que eles fossem imortais ou mais ou menos imortais, se eles só viviam um pouco mais que os homens "grandes"? Não. isso mostra que orelhas pontudas não tem sentido, a não ser para diferenciar os povos.
 
Maglor entendo o q vc quer dizer, vc toma os personagens pra vc, vc os faz seus! e isso é ótimo! significa liberdade! 8)

agora uns caras que tentam me convencer que a barba de Círdan foi um erro, ou que elfos tinham orelhas pontudas sem dar uma explicação lógica para defender seus argumentos não me convencem de jeito nenhum...
 
Dínweth disse:
8) esse tópico é legal mermo!

Saradoc, pelo que eu entendí Tolkien escreveu "Some may think it's related to leaf-shaped." ( ou coisa parecida ) ele quis dizer que algumas pessoas relacionam orelhas elficas à orelhas pontudas... Uma dúvida: foi Tolkien que escreveu isso mesmo palavra por palavra ou foi um comentario-suposição de C. Tolkien? ( não tenho o Letters nem os HOME... :roll: )


os elfos de Tolkien e os hobbits não tem orelhas pontudas porque não existe lógica "genética" ou "criatoria" ( por Eru) pra que eles as tenham. Vide a "Teoria do Afastamento" :wink: sobre a qual eu escrevi neste tópico há uns tempos...

Tolkien era uma vítima dela não?! de certo modo...

Por que os elfos e fadas das historinhas tinham orelhas pontudas (e asas!)? por que isso era um sinonimo de criaturas mágicas e obscuras pros mortais, ou seja serviam para "diferenciar".

Os elfos Tolkienianos não eram mágicos,( eram pros desinformados de Gondor, Rohan e até pra Sam!) e nem eram tão distantes assim naquele tempo, as orelhas pontudas deles iriam aparecer só mais tardiamente, nas histórias dos mortais, pois como Tolkien escreveu nos apendices de SdA3, eles (e os anões e hobbits) se tornaram frutos de ridicularização e histórias tolas.

quanto a esse desenho de Bilbo, talvez nessa época Tolkien ainda não tivesse definido "o que" os elfos e hobbits viriam a ser, seres "reais" e não historinha pra meninos da Europa dormir. ou talvez ele estivesse apenas retratando o "afastamento" que nossas raças sofreram.

isso é tudo culpa dos escandinavos (descendentes de Gondor?)... :roll: santa imaginação Batman! Tolkien ouviu as historias de goblins e fadas de orelhas pontudas na infancia, assim como o pai dele e o pai do pai dele e isso tambem foi passado pra nós. e é só por isso que muitos imaginam orelhas pontudas em elfos que na verdade eram Gnomos...( estes são bons e não tem orelhas pontudas pelo que eu sei)

fiquei sabendo tambem que orelhas pontudas significavam "imortalidade" para os povos antigos. se os hobbits as tinham mesmo que "levemente" eu deveria supor que eles fossem imortais ou mais ou menos imortais, se eles só viviam um pouco mais que os homens "grandes"? Não. isso mostra que orelhas pontudas não tem sentido, a não ser para diferenciar os povos.

Fato: os elfos de Tolkien têm sim orelhas pontudas, gostando ou não.

Ele mesmo disse isso; o filho dele apenas publicou o texto. No HoMe 5, no Etymologies, é dito o motivo das orelhas pontudas (questões linguísticas, principalmente, e isso deve ser levado mais em conta ainda, já que, como o próprio Tolkien disse, ele criou as histórias para que houvesse um pano de fundo para seus idiomas).

Quantos aos hobbits, talvez ele não soubesse o que fazer com eles ainda na época da publicação d'O Hobbit, mas com os elfos isso já estava definido, pois ele escrevia sobre estes desde 1914. A mitologia nesse aspecto já era bem fundamentada. Os elfos de Tolkien nunca foram as "fadinhas" dos contos infantis, embora em textos mais primitivos ele os chamasse de Fairies (fadas); era apenas uma questão de nome, mas eles em si não eram "mágicos" desde o início.

A questão é não tentar comparar as orelhas pontudas (e seus significados) que aparecem em outras mitologias com as orelhas pontudas dos elfos e hobbits de Tolkien: estas existem na obra e são explicadas...gostando delas ou não. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo