• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mols, determinantes e outras matérias inúteis no colégio

Maldito`Tuelho disse:
Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.

OK, regras não são úteis... então o código (linguagem) pode ser usado de qualquer forma...

Considerando-se que a linguagem é uma ferramenta de comunicação entre as pessoas, fico estupefata de ouvir que regras são inúteis. Então cada um fala como quiser independente de querer ser entendido?

Mas é tão simples! não precisamos de linguagem... pois linguagem implica em regras.

Sejamos como os piolhos e abelhas que não tem linguagem e... minto... abelhas tem linguagem (ficam voando engraçado)para fazer suas companheiras entender onde está uma nova fonte de comida... Logo até elas tem uma linguagem... Baleias tem uma linguagem, e golfinhos também...

E engraçado, como cachorros também tem linguagem... eu falo banana e de repente minha cachorra vem correndo. Isso porque a convenção "banana" significa para ela "oba vai ter um teco pra mim".

Um autor pode sim quebrar regras. Mas ele tem noção do que está fazendo. Como disse V, um artista pode desenhar feio pra caramba, mas não é artista se não souber o básico de perspectiva, anatomia, luz, técnicas de pintura... ele pode quebrar as regras, ao experimentar, mas o experimentar significa que ele sabe o que está quebrando.

E normalmente ao quebrar ele tem um objetivo ALÉM de simplesmente chocar. O choque serve para alertar a "vítima" de que ele-autor-artista quer dizer algo.

Chocar simplesmente por chocar, para parecer "cool" para parecer intelectualóide... francamente.

Arranjem outros argumentos. E EXISTEM argumentos... Sei disso pois faço parte do grupo que questiona o conteúdo da escola atual.

Mas os argumentos apresentados até agora só denotam uma coisa... preguiça e frustração de não estar fazendo uma coisa legal no lugar de estudar.
 
Primula disse:
Maldito`Tuelho disse:
Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.

OK, regras não são úteis... então o código (linguagem) pode ser usado de qualquer forma...

Considerando-se que a linguagem é uma ferramenta de comunicação entre as pessoas, fico estupefata de ouvir que regras são inúteis. Então cada um fala como quiser independente de querer ser entendido?

Mas é tão simples! não precisamos de linguagem... pois linguagem implica em regras.

Sejamos como os piolhos e abelhas que não tem linguagem e... minto... abelhas tem linguagem (ficam voando engraçado)para fazer suas companheiras entender onde está uma nova fonte de comida... Logo até elas tem uma linguagem... Baleias tem uma linguagem, e golfinhos também...

E engraçado, como cachorros também tem linguagem... eu falo banana e de repente minha cachorra vem correndo. Isso porque a convenção "banana" significa para ela "oba vai ter um teco pra mim".

Um autor pode sim quebrar regras. Mas ele tem noção do que está fazendo. Como disse V, um artista pode desenhar feio pra caramba, mas não é artista se não souber o básico de perspectiva, anatomia, luz, técnicas de pintura... ele pode quebrar as regras, ao experimentar, mas o experimentar significa que ele sabe o que está quebrando.

E normalmente ao quebrar ele tem um objetivo ALÉM de simplesmente chocar. O choque serve para alertar a "vítima" de que ele-autor-artista quer dizer algo.

Chocar simplesmente por chocar, para parecer "cool" para parecer intelectualóide... francamente.

Arranjem outros argumentos. E EXISTEM argumentos... Sei disso pois faço parte do grupo que questiona o conteúdo da escola atual.

Mas os argumentos apresentados até agora só denotam uma coisa... preguiça e frustração de não estar fazendo uma coisa legal no lugar de estudar.

Poha olha aqui, não ofendi ninguem e não pretendo ofender, então pega leve no que tu fala. Não é porque você acha que ta certa que pode xingar quem quiser.
Tem gente que por se achar inteligente, não tem um minimo de respeito com as outras pessoas. :disgusti:
 
Maldito`Tuelho disse:
Poha olha aqui, não ofendi ninguem e não pretendo ofender, então pega leve no que tu fala. Não é porque você acha que ta certa que pode xingar quem quiser.
Tem gente que por se achar inteligente, não tem um minimo de respeito com as outras pessoas. :disgusti:
vou defender a primula pq ela naum disse nada do q vc falou ai em cima.
Se vc se sentiu ofendido, pq ela te chamou de ignorante, e totalmente alienado, sinta-se a vontade, pq pelo q eu li, foi o q ela quis dizer. e naum vi nenhuma ofença a ninguem, mtu menos chingar.
ela expos fatos, e vc aparece com argumento de menino birrento q naum tem nada mais para fazer na vida, a naum ser reclamar de tudo.

outra 2 coisinhas:
1º, vcs faltaram com respeito com pessoas q estudaram e algumas delas nem aqui estão(pitagoras e cia...).
2º, Ignorante, é quem ignora algo, alguma coisa.
 
Ow, vamos com calma. Não houve xingamento algum no post da Prímula. O "puxão de orelha" foi sutil, mais sutil do que se tivesse sido escrito por muita gente que anda por aqui.

Relax, a discussão é interessante. E que tal seguir a sugestão dela (arrumar outros argumentos - ou ao menos discutir os argumentos dela)?

:roll:
 
Gildor disse:
Ow, vamos com calma. Não houve xingamento algum no post da Prímula. O "puxão de orelha" foi sutil, mais sutil do que se tivesse sido escrito por muita gente que anda por aqui.
Realmente, eu responderia com mais palavrões. :lol:
Também não vi nenhum xingamento por parte da Prímula. Aliás, se vcs estudassem ao invés de ficar reclamando que a escola é inútil, já teriam aprendido interpretação de texto.

E eu tb não concordo com parte do conteúdo da escola. Não por excesso, mas por falta dele. O ruim dela é que só te prepara pro vestibular, e não pra outras coisas. Como posso colocar isso.... deveria ter algum tempo na escola dedicado a ensinar as pessoas sobre a sociedade em que vivem, discutir fatos atuais (guerra, SARS, etc), ou alguma preparação melhor para o mercado de trabalho, para quem não for fazer faculdade.
 
Olha, eu naum acho q tudo q se aprende na escola eh inútil, saum apenas coisas chatas q se a gente entender naum fica taum difícil e tosco assim... :roll:

Naum sou a típica CDF q vcs falam, mas eu gosto de fazer mols (apesar de servir soh pra química), ainda naum aprendi determinantes, e períodos compostos saum bacaninhas quando se tem a prática :obiggraz: e pitágoras eh importante pra kct! Báscara nem assusta mas eh de uma importância sim... 8-) Agora uma coisa q naum presta pra nda e ateh minha profesora concorda eh fazer discussão de equações, oh coisa chata e difícil :evil:

Uma frase de um amigo meu: "Dah pra comprar feijão usando mol? NAUM, mas entaum pq temos q aprender isso?" :lol: :lol:
 
Dalian Brandybuck disse:
Uma frase de um amigo meu: "Dah pra comprar feijão usando mol? NAUM, mas entaum pq temos q aprender isso?"
frase do meu professor de fisica para um tosko q falou a mesma coisa numa aula do ano passado de termologia questionando sabermos sobre Joule e outras coisas:
"vc naum pode comprar nada com um joule, mas se vc saber como utilizar um joule, e fazer algo que preste com esse joule, vc pode comprar o que quiser :wink: "
 
sweetgirl disse:
E o pior é se ferrar por causa dessas bobagens. Vcs não concordam?

concordo plenamente ... achoq saum soh pra gastar/perder tempo... :eek: :roll:
....*naum quero fugir do assunto desse topico, mas...falando em materias inutilmente inuteis, ...qndo eu tava estudando nos EUA, eu tive que jogar GOLFE na aula de ed. física...e a coisa tava sendo levada a serio, acreditem! eu tinha q saber fazer o movimento certo de bater na bolinha de golfe lah e tals....pergunta...pra q?? (nada contra golfe, mas naum iria fazer diferença nenhuma pra qndo eu entrasse numa faculdade) :eh:

aqui no Brasil na educação fisíca ensinam geralmente futebol, vôlei, basquete... é a mesma coisa
 
Legolas Greenleaf disse:
Gildor disse:
Ow, vamos com calma. Não houve xingamento algum no post da Prímula. O "puxão de orelha" foi sutil, mais sutil do que se tivesse sido escrito por muita gente que anda por aqui.
Realmente, eu responderia com mais palavrões. :lol:

Você non muda, não é mesmo meu anjo? (non estou achando que ele é o Legolas do livro, hehehe... nem o Bloom... non fico babando por elfos por aí !!!!)

Obrigada também a Omykron e ao querido Gildor-minduim.

Bem, falando por mim: eu non xinguei ninguém :wink: infelizmente a velha máxima sempre funciona "se a carapuça serviu..."

O que costumo atacar é o crime e não o criminoso. No caso o crime é ficar colocando a culpa na escola, dizendo que tudo que ensinam lá é inútil, e depois vou ver um monte de gente chorando pelos cantos da vida em sub-empregos. Também... não quiseram aprender as coisas úteis... O crime em questão é a preguiça e birrice... não que eu também não seja preguiçosa e birrenta de vez em quando...

Também não vi nenhum xingamento por parte da Prímula. Aliás, se vcs estudassem ao invés de ficar reclamando que a escola é inútil, já teriam aprendido interpretação de texto.

Tem um ótimo tópico no Literatura em que discutíamos isso. :mrgreen:

E eu tb não concordo com parte do conteúdo da escola. Não por excesso, mas por falta dele.

Exatamente o ponto que eu queria chegar. Como disse, faço parte da vertente que não concorda com a escola massacrante imposta aos alunos. É um modelo arcaico, usado pelos nossos tatataravós (machado de assis) quando as salas de aula comportavam apenas meia dúzia de alunos... Hoje temos classes com 30 a 40 alunos!

Para fazer frente a esse processo massacrante, existem experiências pedagógicas interessantes. Um é método Montessori, onde o educador devia respeitar a evolução do aluno. (ler mais em http://www.omb.org.br/)

Outra experiência que quase ruiu foi Summerhill. Esta instituição pregava que o aluno devia aprender conforme o que gostaria. Como a instituição formava alunos que aprendiam (não necessariamente com as matérias obrigatórias que o Reino Unido exigia das escolas), seus alunos ficavam "desajustados" ao mundo ao redor. Leia-se questionadores.

Uma coisa interessante de Summerhill (que eu estudei melhor que Montessori) é que apesar dos alunos serem livres para escolher o que queriam estudar, é que a criança gradativamente tomava consciência de conceitos como cidadania, respeito e democracia, na prática.

O regimento interno por exemplo. Todo ano, esse regulamento era votado. Em uma ocasião, os alunos decidiram que eles deviam ter o direito de dormir quando quisessem (Summerhill é internato). E no começo foi aquela baderna. Só que com o tempo, os próprios alunos sentiam-se incomodados com a "eterna festa". Afinal, tinham que dormir. E assim, foram os próprios alunos quem votaram de novo para que houvesse um horário limite onde podiam fazer barulho.

Outro ponto interessante é que a preguiça com o tempo era retirada do menu dos estudantes. Muito tempo sem fazer nada (nada de videogames!) e o aluno acaba ficando entediado e começa a procurar algo para se ocupar. Dessa forma, as vezes, matérias que consideram chatas podem tornar-se interessantes para eles.

Há limitantes para esse tipo de escola. Primeiro, porque implica no aluno morando na escola. Segundo, apesar do sistema internato, os pais são proibidos de simplesmente largar os filhos lá (parte da administração é composto por pais TAMBÉM, e é exigido que os pais estejam em todas as reuniões, senão o mesmo tem de retirar seu filho da instituição)

São condições que muita gente considerariam "abusivas", enquanto que eu consideraria "bom senso" (afinal o pai TEM de participar do processo educacional, e não deixar tudo nas mãos da escola!)

Sim, o aluno pode até não querer aprender raiz quadrada e pitágoras... mas o diferencial do aluno de Summerhill é que ele pode não saber, mas tem a confiança de sair procurando a resposta se precisar.

Summerhill (http://www.summerhillschool.co.uk/)

O ruim dela é que só te prepara pro vestibular, e não pra outras coisas.

Exatamente. O aluno não aprende: vira papagaio, repetindo as informações fornecidas em sala de aula.

Acho que poucos podem entender a minha frustração... uma vez entrei em uma prova de mecânica quântica sem ter estudado, e tive de responder as coisas na base da dedução, partindo dos princípios básicos. (matéria do começo do semestre)

Tirei nota 8... pois deixei de aplicar as técnicas mais recentes que o professor deu em aula.

O ponto é que mesmo sem saber, eu pude DEDUZIR a resposta, com base nas informações fornecidas. O equivalente a DESCOBRIR a resposta.

Ao descobrir, a alegria é enorme. Claro fiquei aliviada que o professor considerou minhas respostas (mesmo não sendo da forma que ele queria), mas mais que o alívio foi mesmo a euforia de ter conseguido apesar de não ter "decorado"

Minto... eu decorei - coloquei de cor (de coração) as coisas na cabeça.

Minha frustração é que poucos conseguem fazer isso: descobrir, deduzir as respostas.

Como posso colocar isso.... deveria ter algum tempo na escola dedicado a ensinar as pessoas sobre a sociedade em que vivem, discutir fatos atuais (guerra, SARS, etc), ou alguma preparação melhor para o mercado de trabalho, para quem não for fazer faculdade.

Tem toda razão. Não é porque o cara vai ser lixeiro que ele não precisa saber como aprender outras coisas, se ele cansar de ser lixeiro.

Como eu disse, a diferença entre um carpinteiro de Summerhill e um comum, é que mesmo que aquele seja desafiado a responder algo que não sabe, ele saberá procurar a resposta. Se precisar mudar de profissão, ele tem capacidade de aprender.

Na verdade, lembrem-se de Harrison Ford: ele também foi carpinteiro.
 
Legolas Greenleaf disse:
Como posso colocar isso.... deveria ter algum tempo na escola dedicado a ensinar as pessoas sobre a sociedade em que vivem, discutir fatos atuais (guerra, SARS, etc)

Isso é o que realmente falta nas escolas. Na minha escola, uma das melhores de SP, tem gente que mal sabe que tá acontecendo uma guerra no Iraque. É um absurdo...

Acho que nenhuma escola pode considerar que "forma" uma pessoa, se os alunos saem de lá com um milhão de fórmulas, nomes e teorias na cabeça, mas sequer sabem o que está acontecendo no mundo hoje.
 
Eönwë disse:
Legolas Greenleaf disse:
Como posso colocar isso.... deveria ter algum tempo na escola dedicado a ensinar as pessoas sobre a sociedade em que vivem, discutir fatos atuais (guerra, SARS, etc)

Isso é o que realmente falta nas escolas. Na minha escola, uma das melhores de SP, tem gente que mal sabe que tá acontecendo uma guerra no Iraque. É um absurdo...

Owa!!! Peraí... existe também o fator "interesse pessoal" envolvido. :wink:

O desinteresse nem sempre é porque a escola falhou. A falha também pode ser resultado do desinteresse dos pais com o mundo ao redor.

O problema é que tudo cai nas mãos da escola. Mesmo as experiências que citei, o catalisador da mudança foi um professor.

Acho que nenhuma escola pode considerar que "forma" uma pessoa, se os alunos saem de lá com um milhão de fórmulas, nomes e teorias na cabeça, mas sequer sabem o que está acontecendo no mundo hoje.

Depende desse formar... Já tentou incutir consciência e cidadania num cidadão que quer só passar no vestiba? :wink:

Sim, há experiências sendo feitas... mas é necessário um mínimo de colaboração, pois nessas poucas experiências quem dá o primeiro passo é o professor!

Não ouvi ainda falar de um esforço de pais ou alunos em mudar uma escola. Por esforço, digo ir lá participar da escola, sem nem ao menos a escola ter chamado.

Se a escola é um benefício que a comunidade pode usufruir, porque as pessoas não pensam em cobrar o direito de frequentá-la todos os dias? Usar de seu espaço para eventos e esportes? Ou jogar xadrez, dama e War?

Percebe? Mesmo nós temos incutido a idéia subconsciente de que precisamos esperar um salvador da pátria na educação. Mas a formação das crianças não depende apenas dos professores. É de toda a sociedade.
 
Eu realmente adoro estudar e aprender coisas novas... mas há coisas que não é que sejam inúteis, mas poderiam ser trocadas por algo mais útil... por exemplo sintaxe realmente é importante ter uma noção básica de sintaxe da língua para não falar tudo trocado, mas aprender as classificações de cada palavra e etc etc isso não será utilizado, nem um escritor pára para pensar quando faz seus livros qual a classificação das palavras sintaticamente analisando... :roll: :lol:

Ao invés de estudar todas essas regras que não são de tanta importância poderíamos ter aulas de primeiros socorros ou coisa no estilo...
 
Tudo que se aprende na escola eh util.....Tudo que vc aprende eh cultura quanto mais vc tem mais vc eh melhor, mais vc sabe...Nao reclame que vc ta aprendendo mols, determinante, mitose, meiose..pq tudo isso soh de acrescenta mais ainda, isso te faz superior a um monte de gente por ai q nunca ouviu falar sobre isso...Imagina como sera bom vc com seus 30 anos engenheiro de producao e seu amigo biologo vem falr com vc" Puxa vc viu que o DNA foi modificado aqui e ali no macaco?" ai vc tem uma base pra pode falr com ele, pra pode discordar, pra poder entender o que aconteceu.....

Tudo eh Cultura e Cultura ninguem roba.....Um ladra roba teu carro, tua casa, teu relogio, mas uma coisa ele nao te roba que eh o teu conhecimento. E nao importa o quanto te robem, pois se vc tem conhecimente vc eh capaz de repor tudo que os outros te roubam.... Essa eh a minha opiniao :D
 
Ash Nazg disse:
Um ladra roba teu carro, tua casa, teu relogio, mas uma coisa ele nao te roba que eh o teu conhecimento. E nao importa o quanto te robem, pois se vc tem conhecimente vc eh capaz de repor tudo que os outros te roubam.... Essa eh a minha opiniao :D
"uma pessoa pode roubar tudo de um homem, mas existe duas unica coisa q naum pode ser tirada dela. A dignidade e o Conhecimento" - esqueci o autor da frase.
 
"vc naum pode comprar nada com um joule, mas se vc saber como utilizar um joule, e fazer algo que preste com esse joule, vc pode comprar o que quiser "
Tenho que guardar essa frase, ela descreve tudo que eu penso.

Vc tá na escola pra aprender coisas pra sua vida mas, acima de tudo, pra aprender uma profissão. Acho que as pessoas que dizem isso, sem querer generalizar mas já o fazendo, são as que não estudam, tiram notas baixas e pensam: "isso não vai servir na minha vida mesmo". Esse pensamento é comprovadamente comprometedor dos estudos. Só se dá bem quem se interessa. Quem gosta mais aprende mais e quem aprende mais se dá melhor. Seu salário no futuro pode estar dependendo disso. Um faxineiro pode não usar mols pra comprar feijão. Bem, ele é faxineiro... :roll:
 
Eönwë disse:
Isso é o que realmente falta nas escolas. Na minha escola, uma das melhores de SP, tem gente que mal sabe que tá acontecendo uma guerra no Iraque. É um absurdo...

Como a Prímula falou, tem o desinteresse pessoal... Mas, infelizmente, pior que desinteresse é informar de forma incorreta ou imprecisa/incompleta.

Tive a infelicidade de constatar que certos professores não sabem explicar a guerra no Iraque uma ou duas semanas atrás, quando a professora perguntou para a classe:

- Quem mandou destruir as Torres nos Estados Unidos?

E, todas as "crianças", em coro, responderam:

- Saddam Hussein!

8O E, com isto, a "querida professora" justificou todos os motivos que da guerra, sugerindo que o Saddam é o super-vilão malvado e comedor-de-criancinhas da história e os americanos são pobres inocentes que não tinham como se defender. Francamente, eu acredito que se for pra acontecer este tipo de coisa nas escolas, é melhor ficar quieto.

Isso só é uma mostra de como a educação em geral está "podre" no Brasil e que temos que ter consciência de que, algumas vezes, sim, a escola desinforma...
 
Hobbit_de_Cueca disse:
8O E, com isto, a "querida professora" justificou todos os motivos que da guerra, sugerindo que o Saddam é o super-vilão malvado e comedor-de-criancinhas da história e os americanos são pobres inocentes que não tinham como se defender. Francamente, eu acredito que se for pra acontecer este tipo de coisa nas escolas, é melhor ficar quieto.
imagino quando essas criancinhas verem as atrocidades cometidas por oficiais americanos no vietna, as insanidades feitas pelos israelenses contra os palestinos, as tortoras de Slobodam Milosevich com os servios...
 
CARALHO!
MEU TÓPICO CHEGOU NA GUERRA,;
DEPOIS EU LEIO PELO JEITO ESSA FOI A PRIMEIRA COISA QUE EU FIZ QUE GEROU ALGO INTERESSANTE
eu acho
 
Aquelas fórmulas de física tb são um saco.... sabia todas quando fiz a prova do Cefet, mas agora não sei mais nada... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo