• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mols, determinantes e outras matérias inúteis no colégio

Pitágoras ? Hahaha experimente não aprender pra vc ver.

Sabe aquela história do triangulo retângulo, com hipotenusa e catetos ? Pois é, se o pedreiro que fez sua casa/prédio não tivesse aprendido isso, haveria uma boa propabilidade de vc chegar em casa e descobrir que não tem casa: ela tá no chão.

* Eles usam o princípio a² = b² + c² pra saber se uma parede está perfeitamente reta, ou seja, se o ângulo dela com o chão é de 90º. Eles não sabem que é pitágoras, ou que os nomes são "hipotenusa" e "catetos", mas sabem que se, medindo um ponto a doisros da parede no chão, e um a um metro e meio de altura na parede, a distância entre os dois tem que ser dois metros e meio, se não a parede vai cair.
 
Cantigas trovadorescas e a p** q pa*** !!!
Tirando o que eu ia falar do pitágoras e o pessoal já falou, eu acho as canções trovadorescas, no mínimo, legais. Graças às aulas de literatura, eu desenvolvi meu gosto pela poesia, e conheci ótimos escritores antigos e contemporâneos. Literatura faz parte da cultura do teu país, filho. E o trovadorismo é uma das raízes dela, apesar de não ter ocorrido no Brasil.
 
Eu curto determinantes também!! Não acho difícil nem chato...Pitágoras já acostumei com a presença, mas eu não gosto de Bháskara!!!O coisa chata! :x ainda bem que finalmente aprendi como funciona soma e produto :twisted:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:
 
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
 
Mentor disse:
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.
 
§*Dark Angel*§ disse:
Mas tem muita coisa inutil.... mas eles deviam então nos falar no como usar isso no nosso dia-a-dia... e assim parariamos de pensar que é tão inutil...

A questão é que depende do dia-a-dia de cada pessoa. Todas as matérias do colégio tem importância no dia em que você estiver numa faculdade ou trabalhando. Se você não aprender bháskara ou pitágoras, não conseguirá cursar nenhuma engenharia, nem arquitetura, agronomia, economia, matemática, física, química...

Se você se tornar dona-de-casa e ficar só limpando, cozinhando ou cuidando de filhos, pode até ser que você não use 1/5 do que aprendeu, mas te garanto que se você estudar matemática por exemplo, vai desenvolver um pensamento lógico, sendo assim até um escritor, historiador, advogado, médico se beneficiam graças a uma matéria aparentemente inútil... :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.

Sou mais um que gostaria de enfatizar isso. Escrever é fundamental pra qualquer pessoa... Porque vocês acham que começaram a aprender a escrever com 6, 7, 8 anos?

Qualquer coisa que você pense em trabalhar, você vai precisar escrever. Claro, você não vai precisar escrever como Camões ou Machado de Assis ao menos que você siga o mesmo trabalho deles e de outros autores. Mesmo assim, é fundamental escrever e, preferencialmente, escrever bem. E aí que entra o estudo do Português e da Literatura. Você pode escrever razoavelmente sabendo apenas certas regras gramaticais mas, se você é um desleixado e não liga pra Literatura, então duvido que escreva e entenda bem o que os outros escrevem.
 
Legolas Greenleaf disse:
Mentor disse:
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.

Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.
 
Maldito`Tuelho disse:
Legolas Greenleaf disse:
Mentor disse:
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.

Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.
Não se vc quiser ser um autor literário, porque qualquer coisa que aqueles caras escrevem tá certo. Eu lembro que tem uma técnica de escrita em que vc não usa pontuação pra mostrar que é uma linha de pensamento, mas tenta usar isso pra ver o zero bonitinho que vai tomar.

Além disso, tenta falar pro seu chefe sobre o Veríssimo depois de entregar pra ele aquele relatório, ou qualquer texto que tenha feito, todo mal-estruturado, ou com a ortografia errada. Gramática é essencial hoje em dia, e literatura é algo importante de se saber também.
 
Legolas Greenleaf disse:
Maldito`Tuelho disse:
Legolas Greenleaf disse:
Mentor disse:
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.

Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.
Não se vc quiser ser um autor literário, porque qualquer coisa que aqueles caras escrevem tá certo. Eu lembro que tem uma técnica de escrita em que vc não usa pontuação pra mostrar que é uma linha de pensamento, mas tenta usar isso pra ver o zero bonitinho que vai tomar.

Além disso, tenta falar pro seu chefe sobre o Veríssimo depois de entregar pra ele aquele relatório, ou qualquer texto que tenha feito, todo mal-estruturado, ou com a ortografia errada. Gramática é essencial hoje em dia, e literatura é algo importante de se saber também.


Por isso eu disse que deve se saber o básico, mas convenhamos, saber o que é um adjunto adnominal é ridiculo, o necessario é saber usa-lo.
 
Maldito`Tuelho disse:
Legolas Greenleaf disse:
Maldito`Tuelho disse:
Legolas Greenleaf disse:
Mentor disse:
Washu_Hakubi disse:
Mas não tem nada mais inútil do que aquelas coisas de "oração subordinada adjetiva e o escambau...." Coisa puramente gramatical e sem sentido!!!! :evil:

Se você não aprender isso em Português, que é sua língua mãe, imagine em outras línguas???

Pode não parecer útil, mas o que eu vejo agora é que toda essa parte de análise sintática é *extremamente* importante para o aprendizado de outras línguas, além, claro, de ajudar a não cometer error bobos em português....
Exatamente. Pode não parecer, mas todas essas regras que a gente aprende na escola são extrtemamente importantes, principalmente na hora de fazer uma redação, ou melhor, qualquer texto que vc for escrever. E escrever textos é algo que todo mundo faz, independente do curso que resolveu prestar na faculdade.

Eu discordo. Acho que um bom texto não se fundamenta em bases puramente gramaticais. Acho sim, que o básico é necessário pra todos, mas só um exemplo: é de conhecimento de muita gente que o L.F.Veríssimo era um pessimo aluno em portugues, e onde ele tá agora?
Para escrever, regras nem sempre são úteis.
Não se vc quiser ser um autor literário, porque qualquer coisa que aqueles caras escrevem tá certo. Eu lembro que tem uma técnica de escrita em que vc não usa pontuação pra mostrar que é uma linha de pensamento, mas tenta usar isso pra ver o zero bonitinho que vai tomar.

Além disso, tenta falar pro seu chefe sobre o Veríssimo depois de entregar pra ele aquele relatório, ou qualquer texto que tenha feito, todo mal-estruturado, ou com a ortografia errada. Gramática é essencial hoje em dia, e literatura é algo importante de se saber também.


Por isso eu disse que deve se saber o básico, mas convenhamos, saber o que é um adjunto adnominal é ridiculo, o necessario é saber usa-lo.
Droga, esqueci de botar isso. Eu ia falar justamente que não precisa saber de cor e salteado qualquer coisa que falam, mas precisa saber o básico para poder escrever direito. Lendo e com um pouco de prática, logo isso fica automático, não é necessário fazer aquela "dissecação" toda.
 
kramba, naum sei como vcs deixam um topic desse tipo ficar no topo do sub forum.
1º diz q pitagoras eh inutil (tomara q ele construa uma casa com um pedreiro q naum saiba nada de construção, soh para a parede cair sobre ele :twisted: !!)

sério... simplesmente ignora. se ele axa q eh inutil saber o q eh um Mol, deixa, saum esses kras q ficam em 2 3 matérias pq realmente naum querem aprender... pq quimica e mat. sinceramente, são ridiculas.

quero ver o q ele vai falar quando pegar fisico-quimica, quimica organica, geometria analitica e outras coisas.
alias, em geometria analitica, ele ja deve tar fudido neh, pq eh mta coisa com determinante, e olha o q ele diz sobre determinante...

alguem quer fazer um bolao pro o fim do ano? quantas materias "INUTEIS" ele repete :lol: :lol: :lol:
 
E o pior é se ferrar por causa dessas bobagens. Vcs não concordam?

concordo plenamente ... achoq saum soh pra gastar/perder tempo... :eek: :roll:
....*naum quero fugir do assunto desse topico, mas...falando em materias inutilmente inuteis, ...qndo eu tava estudando nos EUA, eu tive que jogar GOLFE na aula de ed. física...e a coisa tava sendo levada a serio, acreditem! eu tinha q saber fazer o movimento certo de bater na bolinha de golfe lah e tals....pergunta...pra q?? (nada contra golfe, mas naum iria fazer diferença nenhuma pra qndo eu entrasse numa faculdade) :eh:
 
Maldito`Tuelho disse:
Por isso eu disse que deve se saber o básico, mas convenhamos, saber o que é um adjunto adnominal é ridiculo, o necessario é saber usa-lo.

Você percebeu o tamanho da besteira que acabou de dizer? Me explica como é que você pretende usar algo que não sabe o que é????? :o?:


Olha, eu acho que os maiores culpados dessa "sensação" de inutilidade de algumas matérias são os professores. Hoje em dia eu vejo que muita coisa poderia ter sido explicada de uma maneira diferente.

Qualquer matéria que consiga se aproximar da nossa realidade fica mais fácil. Um ótimo exemplo foi o do pedreiro construindo uma parede. Se os professores tentassem ilustrar mais os assuntos, com certeza muito preconceito seria eliminado.

Deixa eu dar um exemplo: A conjugação de verbos é um tema que me irrita profundamente. O aprendizado é feito só através de repetição: presente, pretérito perfeito e imperfeito, futuro do presente, etc... o aluno consegue guardar só o suficiente para tirar nota pra passar. Só que já existe um método desenvolvido em uma faculdade de São Paulo (USP ou Unicamp, não lembro) aonde todas as conjugações são geradas a partir de 3 básicas... Se alguém souber direito como funciona poderia explicar...

Bom, o caso é que isso mostra que os professores não reciclam seus conhecimentos, e tentam usar muitos métodos antigos, que com certeza não tem um resultado duradouro, ou seja, só servem pro aluno passar daquela série... :(
 
Mentor disse:
Maldito`Tuelho disse:
Por isso eu disse que deve se saber o básico, mas convenhamos, saber o que é um adjunto adnominal é ridiculo, o necessario é saber usa-lo.

Você percebeu o tamanho da besteira que acabou de dizer? Me explica como é que você pretende usar algo que não sabe o que é????? :o?:


Olha, eu acho que os maiores culpados dessa "sensação" de inutilidade de algumas matérias são os professores. Hoje em dia eu vejo que muita coisa poderia ter sido explicada de uma maneira diferente.

Qualquer matéria que consiga se aproximar da nossa realidade fica mais fácil. Um ótimo exemplo foi o do pedreiro construindo uma parede. Se os professores tentassem ilustrar mais os assuntos, com certeza muito preconceito seria eliminado.

Deixa eu dar um exemplo: A conjugação de verbos é um tema que me irrita profundamente. O aprendizado é feito só através de repetição: presente, pretérito perfeito e imperfeito, futuro do presente, etc... o aluno consegue guardar só o suficiente para tirar nota pra passar. Só que já existe um método desenvolvido em uma faculdade de São Paulo (USP ou Unicamp, não lembro) aonde todas as conjugações são geradas a partir de 3 básicas... Se alguém souber direito como funciona poderia explicar...

Bom, o caso é que isso mostra que os professores não reciclam seus conhecimentos, e tentam usar muitos métodos antigos, que com certeza não tem um resultado duradouro, ou seja, só servem pro aluno passar daquela série... :(

É simples cara, quando te ensinam a escrever tu sabe que na frase "Eu sai da sala" a palavra EU é o sujeito?
Não né, tu só aprende depois.
Mas pra que? Tu continua saindo da sala não continua? Esse tipo de nomenclatura não tem nenhuma utilidade prática, a não ser que tu queiras ser um daqueles caras à là Pasquale, mas sei lá pra que isso serve também =P.
 
Maldito`Tuelho disse:
É simples cara, quando te ensinam a escrever tu sabe que na frase "Eu sai da sala" a palavra EU é o sujeito?
Não né, tu só aprende depois.
Mas pra que? Tu continua saindo da sala não continua? Esse tipo de nomenclatura não tem nenhuma utilidade prática, a não ser que tu queiras ser um daqueles caras à là Pasquale, mas sei lá pra que isso serve também =P.

É simples, cara :mrgreen: . Você aprende que "EU" é o sujeito e que você não pode escrever "MIM sai da sala".


PS:Quando for citar outro post, deixe só a parte que interessa, senão fica a maior poluição visual, igual a uns posts ali em cima, cara... :mrgreen:
 
Nah nah nah, você aprende que EU tá certo e que MIM ta errado. Mas isso não tem nada a ver com o fato de ser um sujeito ou não. Ai é concordancia, que é uma matéria realmente importante.
 
Omykron disse:
kramba, naum sei como vcs deixam um topic desse tipo ficar no topo do sub forum.
1º diz q pitagoras eh inutil (tomara q ele construa uma casa com um pedreiro q naum saiba nada de construção, soh para a parede cair sobre ele :twisted: !!)

sério... simplesmente ignora. se ele axa q eh inutil saber o q eh um Mol, deixa, saum esses kras q ficam em 2 3 matérias pq realmente naum querem aprender... pq quimica e mat. sinceramente, são ridiculas.

quero ver o q ele vai falar quando pegar fisico-quimica, quimica organica, geometria analitica e outras coisas.
alias, em geometria analitica, ele ja deve tar fudido neh, pq eh mta coisa com determinante, e olha o q ele diz sobre determinante...

alguem quer fazer um bolao pro o fim do ano? quantas materias "INUTEIS" ele repete :lol: :lol: :lol:

1º - eu não falei que Pitágoras é inútil
2º - já vi que vc era o típico cdf da sala
3º - se vc fala pros outros ignorar, porque VC não ignora
4º - vamos fazer o bolão então :cheers:
 
Maldito`Tuelho disse:
Nah nah nah, você aprende que EU tá certo e que MIM ta errado. Mas isso não tem nada a ver com o fato de ser um sujeito ou não. Ai é concordancia, que é uma matéria realmente importante.

Aiaiai... Faltou a aula né? Procura em qualquer gramática...


A relação de concordância, quando se dá entre o sujeito e o verbo principal de uma oração, é chamada de concordância verbal.

Touché!



Não é o caso de gostar ou não dessas matérias, mas o caso de falar certo ou não... Se você cresceu entre pessoas que falam corretamente, vai ter sim muitas regras na cabeça inconscientemente, mas as pessoas falam errado no dia a dia, não tem jeito. Por isso aprendemos gramática e afins...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo