• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria O Senhor dos Anéis uma farsa?

Status
Fechado para novas mensagens.

Skywalker

Great Old One
Um site de notícias divulgou essa semana que Andrew Stangler, administrador do espólio de Beatriz Stangler, estaria processando a Tolkien Enterprise por ter plagiado, com O Senhor dos Anéis, a obra da escritora finlandesa "A Busca da Montanha de Fogo", onde segue uma comitiva atrás de um vulcão, único local onde o bracelete de um demônio pode ser destruído. As informações fecham com precisão: os hobbits nunca apareceram em nenhum trecho do legendarium primitivo, os elfos são parte da mitologia nórdica, de onde Tolkien, assumidamente, bebeu muito.

A questão que fica no ar é: SERÁ?
 
Não acho.
Primeiro, O Hobbit foi lançado a muito etmpo atras, e não acho que só hoje iriam dizer isso.
Também, porque Tolkien tinha genialiadde suficiente pra criar todo um universo, não precisando plagiar ninguem.
 
Agora que Tolkien ficou mais em vista com os filmes sempre vai aparecer isso.
Com Harry Potter sempre aparece um querendo processar a Rowling por plágio também...
Talvez isso signifique sucesso.
 
Primeiro, ha alguma evidencia de que a obra de Beatriz Stangler, chegou as mão e conhecimento do Tolkien?
Alem disso, se fosse assim todo mundo ia processar todo mundo por causa de semelhanças em suas obras. o Gaiman deveia processar a Rowling pq supostamente HP seria um plagio das aventiras de TIm Hunter da serie Livros da Magia.
Semelhança de obras ocorrem com varios artistas.
Qdo se usa varias referencias de pesquisa comum a todos, e natural ue se encontrem essas semelhanças.
E se fosse plagio descarado, pq esse Sr. Andrew Stangler não foi procurar seus direitos antes e só agora que o nome de Tolkien e suas obras estão em evidencia na midia?
No minimo é um ajogada de marketing pra que o nome de Beatriz Stangler fique em evidencia e procurem por sua obra.
 
Skywalker, você tem esse link para passar para a gente? Eu não consigo achar pelo Google. Também não achei nada sobre essa Beatriz Stangler.
 
Vai ver a obra nem existe, ou não foi publicada. :mrgreen: Eu duvido q seja plagio e, se for, a copia deve ter superado em muito o original. :wink:
 
Prime Nazgûl disse:
Vai ver a obra nem existe, ou não foi publicada. :mrgreen: Eu duvido q seja plagio e, se for, a copia deve ter superado em muito o original. :wink:

Exatamente. E mesmo que a idéia original possa até teoricamente ter sido retirada desta tal obra, a grandiosidade e a riqueza de detalhes da obra de Tolkien superam em muito qualquer outra coisa. E tem outra: o Senhor dos Anéis pode até ter sido inspirado, mas e o Silmarillion? e Contos? e o Hobbit, q foi publicado bem antes? Ele plagiou também? :wink:
 
Com certeza não é plágio. O tal de Stangler está só tentando ganhar uma grana em cima da obra do Tio Tolkien.
 
Eu tambem acho q alguns pontos em comum são inevitaveis...eu não conheço essa tal obra...mas acho q SdA não seria um plagio...pq pode até ser q tenha alguns pontos em comum, mas e os pontos diferentes??? :wink:

"Todos os carros tem volante, mas vc não vê nenhuma consecionaria processsando as outras por causa disso!!!"

(Eu ouvi isso em algum lugal...não me lembro onde...sorry...) :tsc:


ps.:eu espero essa noticia não seje uma mentira pq hoje é 1º de Abril...tomara q não seja...(eu não estou te acusando de nada!!!)
 
Sr. (v)ø$c@!!! disse:
ps.:eu espero essa noticia não seje uma mentira pq hoje é 1º de Abril...tomara q não seja...(eu não estou te acusando de nada!!!)

Hehehe... fui descoberto...FELIZ PRIMEIRO DE ABRIL, PESSOAL!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Sky, sério que era Primeiro de Abril isso? :lol: :mrgreen:

Eu estava esperando você vir postar a fonte aqui, hahaha
 
Ah, Tolkien se inspirou em várias mitologias para fazer a sua própria.

A coleção de sua obra seria algo como o relato verdadeiro de toda a história do planeta Terra, em que se conta da maneira como realmente se passou os fatos. Para a mitologia de Tolkien, todas as outras mitologias são "contos incompletos" da realidade passada.

Mesmo assim, não pode se considerar plágio, pois Tolkien apenas se baseou nas idéias essenciais dessas mitlogias e as escreveu de forma a encaixarem uma outra, muito mais completa e complexa, de tal magnitude e profundidade que não podem receber apenas o título deplágio, afinal Tolkien demonstrou toda a sua genialidade nestas obras. Tolkien não deu CTRL C - CTRL V, simplesmente.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo