• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nome em Quenya e Sindarin

Eru... Tsc tsc tsc... Vc já tá no forum há meses, devia saber olhar no Quenya Essenya... :disgusti:

EDUARDO – do EDWARD, que vem do Antigo Inglês significando ‘guarda de boa fortuna/próspero’
==> QUENYA
HEREN = properidade
VARDO/VARNO = protetor

EDUARDO = HERENVARDO ou HERENVARNO

Pronto, taí. :wink:
 
Mithrandir the White disse:
Eru... Tsc tsc tsc... Vc já tá no forum há meses, devia saber olhar no Quenya Essenya... :disgusti:

EDUARDO – do EDWARD, que vem do Antigo Inglês significando ‘guarda de boa fortuna/próspero’
==> QUENYA
HEREN = properidade
VARDO/VARNO = protetor

EDUARDO = HERENVARDO ou HERENVARNO

Pronto, taí. :wink:

Hehehe, recebido com repreensão na primeira vez que entro na sessão de línguas? Poxa, Gandalf, seja mais bonzinho vai... :mrgreen:

E valeu pela resposta.
 
Mithrandir the White disse:
Eru? disse:
Hehehe, recebido com repreensão na primeira vez que entro na sessão de línguas? Poxa, Gandalf, seja mais bonzinho vai... :mrgreen:

Hm... Eru pedindo pro Gandalf ser mais bonzinho... Isso mostra quem é o VERDADEIRO "Senhor". :aham:

Ah, de nada. :wink:

Coeh, Olórin, seja mais humilde! Eu sou misericordioso e fiz um pedido porque não gosto de ordenar... Mas tudo bem, essa arrogância já estava na música, como a rebeldia de Melkor... :lol:
 
Mithrandi...posso er um tantinho folgada? :anjo:

Bom,segundo um amigo meu,Ágata é também a pedra dos guerreiros.Entao será que podia tentar fazer "pedra dos guerreiros" ou élfico?
 
Ágata! Ah, essa é fácil! :D
pedra = ondo
guerreiro = ohtar

Então, Pedra dos Guerreiros é, como título:
Ondo Ohtariva

Ou como nome, ficando pedra-guerreiro: Ohtarondë
:wink:
 
ae antes de mais nada dexa eu prestar minha pequena ajuda ao senhor mithhhhhhhhrandir

primeiro, nao existe élfico (huehueahue), só alto-élfico e sindarin huehheehahuaeuheau

ah e qd escrever gandalF nao eskeça q se pronuncia gandalv (nao eh guendalf <- q nem os analfabetos do filme ehhe)
 
ATANÓNO disse:
Mithrandir the White disse:
Vamos ver o que posso fazer, Atanóno.
Júnior:
Mais novo = Laito
Então, Junior = Laito.

Francine:
Mulher = nís
França = ?
Então, Francine é ???

Alguem sabe o significado etimológico da palavra França?
....valeu pela força......

Sarcasmo desnecessário :disgusti:

Finalmente achei o significado etimológico de França (acharam que eu tinha esquecido, né? :wink: ).

É o seguinte:
França - vem do Velho Francês franc, "livre, sincero, genuíno", de Franc, que significada "um homem livre, um Francês". É dito também que na invasão Germânica onde eles se apossaram da França, a palavra franc deles, nesse caso significando "javelin, lança", a arma preferida dos invasores, que também pode ter originado o nome França.

Ok, temos então 6 possíveis definiçoes: livre, sincero, genuíno, homem livre, javelin, e lança.

livre = léra, mirima
sincero = sanda
genuíno = anwa
lança = ehtë, ecco

Não incluí javelin (mesma coisa que lança) nem homem livre (léra e mirima são praticamente uma pessoa livre, homem livre).

Ok, agora é só juntar Nís, e ficamos então com:
Leranísë, Mirimanísë, Sandanísë, Anwanísë, Ehtenísë, Ecconísë.

Ufa! :wink: :D
 
Ô Mith, aproveita o repertório novo de nomes, e pede permissão pro Deriel (se é que isso seja necessário) pra você atualizar o Quenya Essenya...
 
pra isso teria que ser o próprio criador do tópico a editar, ou o moderador da área... não acho que vá acontecer tão cedo... o que dá pra fazer é catalogar os novos nomes... assim que eu tiver um tempinho eu faço isso...
 
Beleza. Isso vai ajudar, e muito, a todos os duvidosos e curiosos. Uma versão em Sindarin seria uma boa também (tô pedindo muito né!)
 
Beleza. Isso vai ajudar, e muito, a todos os duvidosos e curiosos. Uma versão em Sindarin seria uma boa também (tô pedindo muito né!)

O Lambendili uma vez discutiu a possibilidade desse grupo ser criado... Eles iam chamar de Thindrim ned Estanîn. Só que, por alguma razão, nunca fizeram a lista. Acho que até eu me ofereci para traduzir alguns nomes. Obviamente, ia ser meio complicado, mas não impossível.

Ah, e sobre o treco do Essenya... É como o Taura disse ali em cima. Pra ter acesso ao tópico eu teria que ser moderador ou o criador do Essenya. O que eu posso fazer é pedir pra Mith dar uma atualizada geral no Essenya. E aproveitamos e já mandamos alguns nomes do Lapseparma junto. :wink:
 
É uma boa mesmo Mith... o Essenya precisa de uma atualização... aproveitando, como fica Samanta e Jacqueline em quenya? Sindarin também pode, se der...
 
Ok... Panda, se possível, quando vc for pedir um nome, se vc já souber o significado, ajuda MUITO. :wink:

Samanta: "Ouvidora" no Armaico, mas mais provavelmente uma versão feminina de Samuel.
Samuel: Do nome hebreu Shemu'el que significa ou "nome de Deus" ou "Deus ouviu".

ouvir = lár-, lasta-
pessoa = quén
Pessoa que ouve, Ouvidora: Lárquéna ou Lastaquéna.

Deus = Eru
nome = essë
ouvir = lár-, lasta-
Nome de Deus: Eruessë
Deus ouviu: Erulárë, Erulastë.

Jacqueline: Forma feminina de Jacques.
Jacques: Forma francesa de Jacob ou James.
James: Forma no Novo Testamento Grego para Jacob.
Jacob: Do nome hebreu Ya'aqob significando "substituidor"

substituir = encaita-

Jacqueline: Talvez Encaitarincë. :wink:

Agora em Sindarin. Todas as definições tão lá em cima.

Samantha: Lathron

Jacqueline: Talvez Presta ou Maba, não sei ao certo, esse não ficou muito bom. :tsc:
 
Pow se puderem me ajudar com meu nome hauahua sou preguiçoso para estudar o quenya...

Meu nome é Felippe
Felipe= Amigo dos Cavalos, Domador de Cavalos
 
Vamos lá de novo...
Mullets, existe um tópico que está fixo, chamado de "Quenya Essenya - Meu Nome em Quenya". Lá existe uma lista compilada pelo grupo Lambendili de nomes e suas traduções para o Quenya. Embora pequeno (comparado com o número de nomes que existem :roll:), ele tem os nomes que aparecem mais. Inclusive, o seu:

FELIPE – do grego ‘amante/amigo dos cavalos’
==> QUENYA
ROCCO = cavalo
-NDIL = amigo/amante
MELDA/MEL- = amigo

FELIPE = ROCCONDIL mas MELAROCCO també pode ser usado

Gente, antes de pedir um nome em Quenya, olhem o Quenya Essenya, pelo amor de Eru. :|
 
Boas Novas! Eu e o Taura começamos hoje a reestruturação do Quenya Essenya, revisando todos os nomes constando lá (TUDO), e inclusive incluindo algumas coisas a mais, como nomes que não apareceram no Essenya, e até mesmo um prefácio para o Essenya. Esperem que logo mais vocês terão o Quenya Essenya 2.0. :wink: :wink: :wink:
 
E se depois que o Tommy escreveu Essenya 4 vezes no mesmo post vcs ficaram boiando pq não sabem o que é Essenya, eu explico... Essenya significa "Meu Nome"!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo