• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássico: Balrogs tem asas?

Entaum se balrogs correm tão rápido dava pra ele égar a sociedade do anel em moria tranquilo, era soh da um corridinha e uma espadada q todos iam pro saco.
 
Cara, ele não era o The Flash... Existem coisas chamadas de aceleração, velocidade inicial, atrito... Você estudará isso em física, não se preocupe! :wink:
 
Cara, ele não era o The Flash... Existem coisas chamadas de aceleração, velocidade inicial, atrito... Você estudará isso em física, não se preocupe!

e imagina tb se um bicho daquele tamanho correndo em Moria bate com a cabeça no teto? :mrgreen: :lol:

bom, eu digo que não têm

pq fica mais legal sem :lol:
8-)


além do q eles não cairiam tanto né,como já disseram aí

mas tipo
correntes de lava costumam ser rápidas, alguem aí atrás disse q sao lentas e tal, mas nao da pra confiar me documemtarios do fantastico :mrgreen:
eu tinha um livro que dizia a velocidade exata, ou média, sei lá
depende tb da inclinação do vulcão

mas tipo
eu já li que podia chegar a 8m/s
isso é bem rápido...
 
Tipo, eu nunca li em lugar nenhum algo que negasse a presença de asas. E nem que confirmasse que em todas as vezes que aparecesse algo sobre os balrog viesse com alguma metáfora.

His enemy halted again, facing him, and the shadow about it reached out like two vast wings.

itself up to a great height, and its wings were spread from wall to wall; but still Gandalf

The cry of Morgoth in that hour was the greatest of most dreadful that was ever heard in the northern world; the mountains shook, and the earth trembled, and the rocks were riven asunder. Deep in the forgotten places that cry was heard. Far beneath the ruined halls of Angband, in vaults which the Valar in the haste of their assault had not descended, Balrogs lurked still, awaiting ever the return of their Lord; and now swiftly they arose, and passing over Hithlum they came to Lammoth as a tempest of fire. With their whips of flame they smote asunder the webs of Ungoliant, and she quailed, and turned to flight, belching black vapours to cover her...

Thus roused from sleep a thing of terror that, flying from Thangorodrim, had lain hidden at the foundations of the earth since the coming of the Host of the West: a Balrog of Morgoth.

Será que todas as vezes que aparece é acompanhado de metáforas??? :?

Sinceramente, eu acredito que não. :obiggraz:
 
essa discussão já encheu, é velha demais, Não sei como vcs continuam com isso. Porque não discutimos coisas interessantes de vez em quando, fala sério! Como por exemplo, será que há alguma conotação homossexual na construção do personagem Samwise Gamgi? :lol:
 
Pearl, vc tem que lembrar que Tolkien usa MUITAS metáforas. No Silmarillion, ele sempre usou fly. "Túrin flew from Thangorodrim" jamais foi interpretado como se Túrin houvesse batido os braços e saísse voando. :roll: Balrogs eram criaturas de Terra, tanto que eles corriam pelas planícies de Anfauglith. Se eles voassem, ou tivessem asas como as de galinha, eles a usariam para algo, ou para voar, ou de proteção. E tb nota-se que em todas as frases onde as "asas" são mencionadas, aparece um verbo comparativo antes, ou "like", ou "as". :wink:

essa discussão já encheu, é velha demais, Não sei como vcs continuam com isso. Porque não discutimos coisas interessantes de vez em quando, fala sério! Como por exemplo, será que há alguma conotação homossexual na construção do personagem Samwise Gamgi? :lol:

Eu vou responder isso sériamente, por incrível que pareça. O Professor sempre adorou a companhia masculina. Ele amava muito a Edith, mas ele precisava desesperadamente de amigos do mesmo sexo. Tinha umas coisas que ele só conseguia discutir com amigos, nao com amigas. Ele adorava ficar no Bird & Baby até tarde com C. S. Lewis discutindo algum item importante, ou sobre os seus livros, ou sobre os livros do Lewis, ou alguma matéria de importância além dessas, como Guerra, alunos de Oxford, política, etc. Mas, muitas vezes, ele nao conseguia achar essa companhia. Entao, com Sam Gamgee, ele preencheu essa lacuna, para nao deixar Frodo sozinho, que nem, muitas vezes, ficava Tolkien. A amizade masculina era algo essencial para ele, e, consequentemente, para Frodo e para o Sam Gamgee. :wink:
 
Eu vou responder isso sériamente, por incrível que pareça. O Professor sempre adorou a companhia masculina. Ele amava muito a Edith, mas ele precisava desesperadamente de amigos do mesmo sexo. Tinha umas coisas que ele só conseguia discutir com amigos, nao com amigas. Ele adorava ficar no Bird & Baby até tarde com C. S. Lewis discutindo algum item importante, ou sobre os seus livros, ou sobre os livros do Lewis, ou alguma matéria de importância além dessas, como Guerra, alunos de Oxford, política, etc. Mas, muitas vezes, ele nao conseguia achar essa companhia. Entao, com Sam Gamgee, ele preencheu essa lacuna, para nao deixar Frodo sozinho, que nem, muitas vezes, ficava Tolkien. A amizade masculina era algo essencial para ele, e, consequentemente, para Frodo e para o Sam Gamgee.

sério, fiquei impressionado agora. A partir de agora sou teu fã (nem é sacanagem)

Pelo amor de deus Asas de Balrog outra vez!!!! Por Eru!!! Esse assunto eh mais requentado q almoço de domingo!!!! Pq naum dicutimos o comportamento homosexual do Sauron? ou algo do tipo??

decerto pq Sauron não tem nenhum comportamente homossexual... ou tem? sei lá
 
O Senhor Dos Anéis pode muito bem ser uma alegoria da 1ª Guerra sim. Tolkien pode negar isso, mas ele lutou na guerra, e isso deixou marcas eternas no seu subconsciente. E essas marcas podem ter influenciado sua imaginação, mesmo sem ele querer isso. Como exemplo dessa alegoria, temos os Olog-hai, trolls que tinham uma carapaça (ou blindagem) especial que lhes permitiam andar sob o sol (ou seja, que os protegiam de sua principal fraqueza0. Agora, olhem bem os tanques empregados nas últimas batalhas da 1ª Guerra, que tinham uma blindagem especial que os protegia de foguetes e bombas, que seja. Será só coincidência?
 
Sim isso é obvio... muita coisa sde SDA tem haver com a 1 guerra mundial...

quando ele se escondem dos nasgûl para que é com se na guerra eles estivessem sendo bombardeados por aviões... :disgusti:
 
e balrogs com asas de novo.....se bem q ateh hj eu (e acho q mta gente) nem faz ideia se os balrogs tem asas ou naum.....
 
Pessoal, vamos evitar as mensagens dispensáveis, por favor. Sempre postar coisas relevantes ao tópico e à discussão, por favor. :wink:

Geddy lee (ex-Voronnwë) disse:
O Senhor Dos Anéis pode muito bem ser uma alegoria da 1ª Guerra sim. Tolkien pode negar isso, mas ele lutou na guerra, e isso deixou marcas eternas no seu subconsciente. E essas marcas podem ter influenciado sua imaginação, mesmo sem ele querer isso. Como exemplo dessa alegoria, temos os Olog-hai, trolls que tinham uma carapaça (ou blindagem) especial que lhes permitiam andar sob o sol (ou seja, que os protegiam de sua principal fraqueza0. Agora, olhem bem os tanques empregados nas últimas batalhas da 1ª Guerra, que tinham uma blindagem especial que os protegia de foguetes e bombas, que seja. Será só coincidência?

A Primeira Guerra influenciou no SdA sim, sem dúvida. Tolkien tinha que criar mapas com uma precisão razoável, saber calcular medidas neles, o tempo de caminhadas, e mais coisas... a vivência e o conhecimento de qualquer autor influenciam na sua criação, já que escrever um livro, principalmente com o nível de realidade que Tolkien almejava, necessitava um conhecimento razoável. Mas eu acho que as comparações param por aí. Os motivos que levaram a Primeira Guerra a acontecer não se assemelham com a Guerra do Anel, e nem as guerras em si, como aconteceram, guardam muitas semelhanças. Tolkien queria escrever uma história com aplicabilidade na nossa vida, mas realmente não há alegorias assim no livro; pelo menos não tão evidentes.

Essa disucssão é interessante e pode continuar, mas em outro tópico. Não me lembro se já há algum (mas acho que existe um sobre alegorias sim...). Se houver, vamos usá-lo; se não, podemos fazer um. :mrgreen:

Agora vamos voltar aos balrogs. :D
 
Sim, vamos.

Como pode-se ver pelo trecho postado acima:

"and its wings were spread from wall to wall"

It's wings.

Nada de "like" ou "as".

Ou seja, tem asas. Fim da discussão.
 
Há os que dizem que esse trecho contém uma forma análoga da expressão spread wings, querendo dizer que o Balrog "expandiu seu poder".

Mas eu não vejo como ele pode ter "expandido o poder" de parede a parede.

Balrogs têm asas, apesar de não se saber se podem voar, ou se essas asas são simplesmente sombras.
 
Não, não é assim não V. É assim:
"His enemy halted again, facing him, and the shadow about it reached out like two vast wings."

E DEPOIS vem a sua frase. Ele usa a palavra asas metaforicamente. Ele se refere às asas como as "asas" que eu citei logo ali em cima. Em outras palavras, Tolkien usa a palavra wing pra mostrar como se parecia a escuridão que o Balrog parecia emanar. Ela se extendia em todas as direções, mas mais visivelmente para os lados, parecendo como se fossem 2 asas de sombra. :D
 
A palavra "asa" aparece, em todo o legendário de Tolkien, apenas duas vezes quando relacionada a um balrog. Ambas são sobre o balrog de Moria, e estão no mesmo trecho.

"His enemy halted again, facing him, and the shadow about it reached out like two vast wings.""

A frase diz que "a sombra se expandiu como duas grandes asas" - o como determina o uso de uma figura de linguagem, a comparação. Como é um recurso literário para tornar o texto de certa forma mais poético, bonito, subjetivo, não deve ser intepretado literalmente. Nesse caso, a comparação estabelecida é entre a aura de sombras que acompanhava o balrog e asas, pois ambas poderiam "se expandir" por um espaço. Isso fazia parte da capacidade sub-criativa do balrog.

O próximo trecho relevante, ou seja, em que a palavra "asas" aparece, é o seguinte:
"itself up to a great height, and its wings were spread from wall to wall;"

"Asas", agora, está dentro de um contexto, e é o mesmo contexto da frase anterior. As mesmas sombras que haviam sido comparadas a asas, agora "se abrem de parede a parede", tomando ambos os lados do salão de Moria. Essas sombras talvez possam ser interepretadas como uma "aura de medo" do balrog, que a acompanhava, e pelo texto, era controlada por ele.

Além disso, o balrog não voa quando a ponte é quebrada, e ele poderia, caso tivesse asas. Balrogs eram maiar, e estes escolhiam sua forma física. Essa era, muito geralmente, semelhante à dos Filhos de Ilúvatar, humanóide. E há uma incompatibilidade com a possibilidade de que que os balrogs fossem uma excessão: eles não escolheriam um corpo alado se esse não voasse, não faria sentido. Voar seria uma vantagem imensa para o balrog no exterior de Moria também, mas ele não o fez. Mais uma vez, inclusive, um balrog foi derrotado quando despenca de uma montanha.

O verbo "fly" aparece muitas vezes em toda a obra também. Mas citações de textos dos HoME são dispensáveis para essa discussão, mesmo quando o nome de um capítulo do Quenta é "The Flight of the Noldor" (e os elfos notadamente não voavam).
Gandalf diz para que a Comitiva fuja com as seguintes palavras: "I must hold the narrow way. Fly! . :wink:
 
Podem ser de sombra, mas são asas.

E ele pode não voar, mas tem asas.

Ele é como o Vingador - tem asas mas não voa. E as asas são de sombra.

Chegamos a um consenso? Ele tem asas de sombra mas não voa? :lily:

Digamos que ele escolheu essa forma porque é mais ameaçadora. Ou porque ele acha bonito.

Eu, pelo menos, acho que fica muito mais cool com asas, mesmo que elas não sirvam pra nada. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo