• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Musashi (Eiji Yoshikawa)

è isso aí!!!
O livro Musashi é MUUUITO bom!!
Eu, apesar de tudo, acho que o livro Musashi é melhor que SdA...
Eu comecei a ler quando um amigo me falou que havia um livro que era do mangá Vagabond na biblioteca, e eu li as duas primeiras páginas e falei: vou levar esse livro p/ casa.
Eu li os dois volumes em UMA SEMANA e um dia. Podem achar que estou mentindo mas é verdade

p.s.: Desculpe ao outro Miyamoto Musashi, mas eu não sabia que havia outro usuário com esse nome
 
Eu li só o primeiro... gostei apesar do Joutaro (ele parece com aquele muleque chinês do Indiana Jones e o Templo Da perdição, não acham?) e a Otsu serem muuuuito chatos!
 
Comecei a leitura agora, mas confesso que estou impressionado com a qualidade da literatura. Personagens muito bem trabalhados num ambiente eximiamente desenvolvido são regozijos permanentes.

Por maldito preconceito que não sei valer-me de causa sempre evitei a literatura oriental. Me auto-flajelo agora por perceber tão tardiamente meu absurdo equivoco.

Por enquanto posso glorificar a descrição e desenvolvimento do personagem monge Takuan. Simplesmente magnífico. Completo, cheio de excentricidades e delicioso senso de humor.
 
Posso dizer sem hesitar q Musashi foi o melhor livro q ja li na vida... Tudo nele é perfeito , trata-se da historia mais cativante q ja li. Nem tem mto o q falar viu , aconselho a todos(gostem ou nao do japao) q leiam , vale mto mto mto a pena mesmo.


Ah e o livro q o proprio musashi escreveu chama-se "O livro dos 5 aneis" , eh mto usado em faculdades de administraçao e talz , nao li ainda porém...
 
Terminei a leitura já há algum tempo, vamos a uma pequena e despretenciosa resenha:

Por Renato Moreira (O Sujo de Sangue)

A obra, de Eiji Yoshikawa, datada do século XIX, exposta ao público através de folhetim, neste modelo que mais tarde se tornou constante na literatura japonesa, trascorre no periodo medieval japones, mais precisamente periodo dos Tokugawas (séculos XVII e XVIII). A trama começa com o término da Batalha de Sekigahara, fato veridico da história japonesa, que viria a marcar o começo de uma era de quase dois séculos. É justamente até esta batalha que a narrativa da obra Shogum, de James Clavell se desenvolve. Comparações entre estas duas obras parecem inevitáveis, como frisado no próprio prefácio de Edwin O Reischawer, por conseguinte, evitemos nos prender a este mister.

O pano de fundo em que descorre a narrativa é simplesmente soberbo. Faz nos lembrar da Espanha de D. Quixote. A natureza deste traço descritivo, inevitavelmente nos faz transcorrer a obra pioneira de Miguel de Cervantes. A experiência única da leitura de Musashi nos faz definitivamente adentrar o Japão medieval, em ambientes como a cidade de Edo (atual Tókio) em pleno desenvolvimento e loteação. Somos abençoados por cenários dois mais diversos, expostos de maneira impar pela genialidade de Yoshikawa.

Outra benção aos leitores é o prisma em que é posto a sociedade japonesa. O livro é quase uma auto-analise social, onde podemos divisar, através de inumeros personagens que se desenvolvem por uma novela cheia de coincidências, um pouco do espirito do japones. Inevitável lnão se apaixonar pelas personalidades, ora complexas e filosóficas como a de Musashi-sama, ora simples e extrovertidas como a do pajem Joutaro.

Outra singularidade que merece tento é o romance, que serve como pano de fundo ao desenvolvimento do personagem título. A um estilo bem japones, ele descorre por toda a novela, vertendo lágrimas contrastantes ora de agonia, ora de regozijo. Impossível não se sensibilizar por este estilo romantico oriental, que por uma lado apela por um atraço do realismo, expondo o humanismo dos personagens, e por outra ao quimerismo da musa dos romances de cavalaria do período teocentrista, onde o encontro dos amantes parece impossível de ocorrer.

Por tantas qualidades, a diferente leitura de Musashi, tanto pelo seu formato editorial, quanto pela sua certa originalidade, é um divisor de épocas em nossas vidas, tamanho o impacto da obra.
 
Ash Nazg disse:
É um livro que eu quero ler mas o maior problema eh o preco.
Nao chega a ser muito caro mas nao tenho esse capital pra investir agora: é quase 60 reais...nao eh todo mundo que tem esse dinheiro :D

E alem do mais eu tenho outros livros em primeiro plano para ler...mas o que dizem aki no topico ta me incentivando cada vez mais pra comprar esse livro..... :aham:

O pior é que são dois golpes, uma facada em cada olho. Dois livros de 60 reais realmente é embaçado...

Eu particularmente considero livros investimentos... :roll:

Mentira, eu compro porque sou leitor compulsivo... :tsc:
 
Eu recomendo muito ler Musashi, mas não o mangá Vagabond, já que os
dois são muito diferentes, e quem leu Musashi primeiro (como eu) não gostou tanto do mangá.

Para se ter uma idéia, Musashi vendeu 100 MILHÕES de cópias só no Japão, isso em 1900 e poucos, ou seja, se hoje em dia a população de lá é mais ou menos 140 milhões, naquele tempo praticamente todas as pessoas de lá compraram o livro.

Isso realmente é adimirável :clap: .

p.s. Eu li O Livro de Cinco Anéis, é bom o Musashi fala toda a sua filosofia, a parte que ele ensina os giolpes é a mais legal.

p.p.s. para algumas pessoas que falam errado: se lê Muçashi e não Muzachi
 
Eu acabei de ler Musashi nesse começo de ano mas fazia uns 4 meses q eu nao entrava no forum e nem vi q tinha topico sobre ele
O livro é altamente recomendado para qualquer um e pra quem reclamou do preço e mora em São Paulo vai uma dica. Todo fim de ano (la pra dezembro) tem uma feira do livro na USP onde todos os livrvos sao vendidos com 50% de desconto... comprei os meus la anos passado e paguei 60 nos dois... vale muito a pena, alem de que eu comprei tb Deuses Americanos, Aprendiz de morte e os dois volumes de V de Vingança... Ah, eu tb sou meio compulsivo :D
 
Nossa, ''Musashi'' é muito bom. Peguei o livro há 3 dias e já estou pela página 450. Não li tanto assim nesse curto período de tempo nem ''O Senhor dos Anéis''.

Uma boa alternativa pra quem não quer comprar, é procurar uma biblioteca.
A que eu peguei só tem o volume 1, vou ter q comprar o outro. ;_;
Mas vou comprar sem hesitar!

Quando eu ler mais um pouco eu volto nesse tópico pra comentar :D
 
Rage disse:
Eu acabei de ler Musashi nesse começo de ano mas fazia uns 4 meses q eu nao entrava no forum e nem vi q tinha topico sobre ele
O livro é altamente recomendado para qualquer um e pra quem reclamou do preço e mora em São Paulo vai uma dica. Todo fim de ano (la pra dezembro) tem uma feira do livro na USP onde todos os livrvos sao vendidos com 50% de desconto... comprei os meus la anos passado e paguei 60 nos dois... vale muito a pena, alem de que eu comprei tb Deuses Americanos, Aprendiz de morte e os dois volumes de V de Vingança... Ah, eu tb sou meio compulsivo :D

É por isso queeu amo esse forum! Eu moro em São Paulo desde que nasci e não sabia dessa feira na USP. Valeu pela dica Rage, mesmo!

Quanto ao lance da comparação entre o gibi e o livro, é claro que é um tanto injusta. A parte mais deliciosa do livro e você imaginar o Japão medieval, aceitar a realidade que o gibi lhe proporciona perde o tesão. Apesar de ser interessante ver as gravuras do que você visualizou previamente. Por isso o legal e ler o gibi depois do livro.
 
Miyamoto era fodaum mesmo.
alem de cortar a cabeca de meio japao o cara ainda consegue escrever um baita livrao. fora o fato de que fundou varias escolas, como a em Ogura, em Kyushu.
dentre suas frases prediletas, "procure o caminho da agua", "a espada eh a alma do samurai" e "nem todos os homens de Ieyasu, em Seki-ga Hara, conseguiram cortar a minha cabeça, pq eu haveria de dá-la logo a voce" :mrgreen:
uhauauhahuahuha
 
Lady Greenleaf disse:
Kara... cê é fã mesmo de Kenshin e de Musashi, heim?

Ainda naum li os livros, mas acompanho Vagabound. Conhece?
Falow!

o vagabond eh legalzinhu, mais pelo desenho pq a história foi meio distorcida, mais lutas, menos história ^^''' mais c vc naum tem sako de ler 1800 paginas de livro, o mangah kebra galho ^^'
 
§ëü Crëÿssøñ disse:
Qui líndiuu!!
Todu mundiu ta afalaniu du Seu Muzachi! Eu tambem queriu afala sobri eli prusque eu so um cara qui gostia mutchiu di çamuray i da curtiura oriential(primçipalmenti a curtiura japoneza e xinesa).
U musashi é meu çamuray apreferidio(juntio cum u Quenchin, só qui inferizmenti u Quemchin naum existia, mais partie di asuas acaraquiteristiquius ção baziadias num çamuray reau).
U livru du Seu Muzachi ei aindia num tevo a oportiunidadia di alê, mais eu aconhesso parti di algumias istórias du livru(qui é um arromamçe)...
Jah im arrelassão à vidia du Seu Muzachi, eu aconheçio bastamtia acoisia, i axo elia muitcho interçerantie i animu, prus quie eli alem di sê um otimiu çamuray, eli usiava bastantie a interlegencia! Os feitios delie tambem foriam incréveis!
Outio livru qui foi citadiu nessi topíquio foi u livrio qui o Seu Muzachi iscrivinheu; u "Livro dos Cinco Anéis" qui é um livrio pra lá di mió di baum!Quem ativé a oprotiunidadi di alê essi livru, aleia prusque com certezia eli vali a pena di aler!
Issu eu agarantiu!

Oláliu çeu creisson!!!
Pra vuceliu ki naum si sabi-se o Quenchin Exitiulio ou naumliu, fike sabendiu que ele existiuliu!eliu apenas naum siu xamava quenchin!
Ele (battousai) existiu de verdade, só ke ao invés de se tornar um espadachim errante(andarilho) ele ficou louco por naum poder mais matar na era meiji e se matou, neum mi alimbrio do nomiu deliu maisiu eu ti faliu kuandiu eu mi alembrah!
 
Kensuki, é bom dar uma olhada na data das mensagens antes de responder. Você está respondendo mensagens que foram postadas há mais de um ano. Esse Seu Creisson, por exemplo, nunca mais entrou aqui. :eek:
 
Esse Seu Creisson, por exemplo, nunca mais entrou aqui.
O que, diga-se de passagem, me anima imensamente. :dance:

Descobri que esse livro existe numa biblioteca que agora eu tenho acesso... mas não sei se esse livro é do tipo que pode ser lido assim ou é daqueles que você "tem que ter". :think:
 
Pode ser lido assim, isso não estraga o prazer da leitura. O livro não deixa de ser muito bom e eu me lembro da maioria das partes apesar de não ter em casa. Deve ser porque eu já li 2vezes.
 
Musashi é o meu romace preferido, é muito bom. Tipo Legolas, como a esgrima era encarada como o caminho de evolução espiritual e técnico, eu não creio que foi sacanagem Musashi se atrasar para o duelo, e sim uma estratégia usada para derrotar um adversário.
 
Acabei de ler os dois volumes domingo passado. Um dos melhores livros que já li, chegando junto com SDA. Muito emocionante o livro. Pela primeira vez ate hj, fiquei com insonia de noite, de tanto ler e ficar pensando nas passagens do livro. agora, o Livro dos cinco aneis do musashi costuma ter em livraria? pq nunca acho
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo