• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O melhor conto de Edgar Allan Poe

Qual o melhor conto de Allan Poe?


  • Total de votantes
    522
_Beorn_ disse:
Bom o meu preferido eh o O Retrato Oval...

ms tem um q num vi niguem mais citar (será q só eu q li?? :( ) eh o Manuscrito Encontrado Numa Garrafa... eu gostei mto ms ach q ningem mais leu(ou gostou...).... 8O

É..desses citados na enquete eu só li O retrato Oval e Gato Preto e assisti O poço e o pêndulo que são muito bons mesmo, mas tb li Manuscrito encontrado numa garrafa

Mas acho que o poço e o pêndulo é um dos melhores, fiquei na duvida entre o retrato oval e gato preto tb, mas fico com esse... :obiggraz:
 
um q eu gostei bastante tb foi o conto "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", aquele em q um cara q esta a beira da morte eh mesmerizado...
o do gato preto tb, o da casa d usher... eh difícil escolher o melhor!
 
Poço e o Pendulo é o melhor, embora a escolha seja complicada...

Nunca Mais!!!! Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!Nunca Mais!!!!
 
Gato Preto, sem duvidas...
nao eh de se admirar q "A Queda da Casa de Usher " nao tenha nenhum voto... eh bizarro de mais! 8O :P
Mas como nao tem o consagrado conto "O escaravelho de Ouro"???
q coisa...
8O 8O 8O
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
_Beorn_ disse:
ms tem um q num vi niguem mais citar (será q só eu q li?? :( ) eh o Manuscrito Encontrado Numa Garrafa... eu gostei mto ms ach q ningem mais leu(ou gostou...).... 8O

opa, opa, opa! como não??!! li sim, é muito interessante. o problema é que é um conto um tanto qto confuso, acho que é um dos poucos contos que eu naum consegui entrar na atmosfera narrada pelo Poe.

Esse foi um dos primeiros contos que eu lí. Realmente, não é muito bom. É meio quem sem proposta, sem motivo. A narrativa, como sempre, é muito boa. Os transeuntes do navio são fantásticos. Mas fim é meio abrupto... esperava mais da história pelo desenvolvimento desta.
 
...e meu irmão que "seqüestrou" meu Histórias Extraordinárias, há uns três anos, e eu preciso reler tudo aquilo. Poe foi o meu autor favorito por muito tempo. Hoje estou mais encantado por Goethe e Italo Calvino. Estilos diferentes, eu sei...

Votei n'O Barril de Amontillado. Mas não foi uma tarefe fácil escolher um conto só de Poe.
 
O Gato Preto FECHA! O jeito como o cara se sente perturbado só pela presença do animal leva ele ao desespero, é muito legal (peraí, desespero é legal? É, eu acho q sim). Pena q a minha tia sumiu com o meu livro de 2 reais q tinha a história, sacanagem... :osigh:
 
Os Crimes da Rua Morgue foi o unico que eu li e eu gostei! :mrgreen:

agora que vocês citaram o Ed acho que vou procurar o livro de contos dele que tem aqui em casa para ver os outros.
 
crimes da rua morgue e o escaravelho de ouro

mas eu li ambos a tempos atras, mas me lembro de alguma coisa
mas poe escreve mto bem, mas ainda so mais do hp lovercraft (q só li o caso de charles dexter ward) e nao consigo achar nenhum outro :(
 
Bem, estou com preguiça de ler todos os posts! :oops:
Pra mim o melhor é O Gato Preto, porque infelizmente é o único conto dele que já li.
Mas estou morrendo de vontade de ler mais, ainda mais agora que descobri que nasci no mesmo dia que o Poe! :lily:
 
Anigel disse:
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
O Corvo (é um poema muito bom mas não serve pra enquete )


8-) É uma pena que não sirva para a enquete. Eu tinha uma versão muito boa desse poema, com tradução de Machado de Assis, mas fiz a suprema besteira de emprestar esse livro para uma amiga. Faz uns sete anos e estou esperando até hoje que ela me devolva... :(

Recentemente, no meu aniversário, ganhei a edição da obra completa de Poe, "Edgar Allan poe - Ficção completa, poesia & ensaios". Sonhava com este livro, mas nunca tive "audácia" de comprá-lo (cerca de R$140,00).

Nele há esta versão de "O Corvo" feita por Machado de Assis, bem como há também uma versão de Fernando Pessoa e outras preciosidades. O que eu achei interessante foi a introdução geral, falando sobre a vida e a obra de Edgar Allan Poe. Bem completa e detalhista. Um verdadeiro estudo histórico sobre um dso homens mais obscuros da literatura norte-americana.

Ah, tem também umas cinco páginas escritas por Baudelaire sobre Poe... hehehehe!!! Olha só o naipe dos fãs do cara! Baudelaire e nós... :mrgreen:
 
Dos que li, gosto muito de:

O Gato Preto (votei nesse)
Os Crimes da Rua Morgue
A Queda da Casa de Usher (quando li, era A RUÍNA da casa de Usher)
 
Pô, sacanagem!!! Só colocaram coisa boa do Poe!!! Não dá pra escolher um só!!!

Da minha parte vai:
- A queda da Casa de Usher
- O barril de amontillado
- O gato preto
- O poço e o pêndulo
- Os crimes da rua Morgue

Não tem como escolher o melhor entre estes!!!!
 
Eu estava aqui com uma opinião meio dormente, mas agora posso postar com maior grau de certeza.

Lovecraft é superior a Poe em (quase) todos os aspectos, principalmente no nível/intensidade de medo/terro causado. Talvez (mas só tavez) Poe tenha uma leve vantagem no estilo literário, e olha lá.
 
*carecendo de reler o Historias Extraordinarias*

Hmmm...inda bem q O Corvo teve q ficar de fora.. eu jah tive uma trabalheira danada pra escolher entre Retrato Oval e O Gato Preto, que são os dois contos do Poe de q eu particularmente gosto mais... mas acho que no desempate eu voto no Retrato... eh uma historia de q eu gosto muuuuuito :D
 
Os dois que eu mais gosto não estão aí: São A MÁSCARA DA MORTE RUBRA e SOMBRAS. Ambos são aterrorizantes e com uma textura dark pessimista inpressionante, Ambos falam sobre a disseminação da peste negra na idade média e como as pessoas confinadas em suas casas e castelos lidavam com medo constante e presente de uma morte horrível.

Dos que estão especificados aí em cima gosto mais do Barril de Amontilado.

Ps: existe uma versão do poema o corvo em Prosa. Não tem o mesmo impacto do poema mas é interessante. Só não sei se foi o Poe que escreveu ou se foi coisa de tradutor.
 
Deriel disse:
Lovecraft é superior a Poe em (quase) todos os aspectos, principalmente no nível/intensidade de medo/terro causado. Talvez (mas só tavez) Poe tenha uma leve vantagem no estilo literário, e olha lá.

Hum. Acho que Poe sai perdendo nessa questão de intensidade de medo causado porque a narrativa dele é toda trabalhada para chegar ao efeito de terror apenas no final. Pode reparar. Normalmente é uma última frase que quebra o ritmo da narrativa e te faz pensar na história de um jeito diferente.
Já Lovecraft trabalha com o terror ao longo de toda a narrativa, deixando normalmente o final para a explicação. Acho que é isso, formas distintas de causar horror.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo