• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o cruso de quenya em português (ardalambion BR)

Update

Usuário
Peguei o que já está pronto do curso e tenho bastante interesse em começar a estudar serio nos meu momentos vagos.
Agora, gostaria de perguntar para os mais experientes.
Estou pensando em imprimir o curso, fazer uma apostila dele, ler a introdução, e pegar + ou - 1 lição por mês e treinar, fazer os exercícios, conferir respostas, tudo beleza.

Agora a pergunta pra quem entende:

Vale a pena isso? Vou conseguir aprender?

Quais dicas simples dariam a alguém com essas idéias para tirar mais proveito do curso? O curso é realmente isso tudo que falam?

Valeu a atenção!
 
O curso é o melhor modo de se aprender quenya que existe. Vc não vai achar nada similar em lugar nenhum.

Com ele, vc vai aprender tudo que é possível (já que a língua é incompleta) sobre quenya. Só depende do teu esforço.

Se vale a pena ou não, isso depende da opinião pessoal de cada um. Eu li o curso pq adoro as línguas de Tolkien, principalmente quenya. Não quero aprender a "falar" quenya (mesmo pq é impossível fazer isso fluentemente), mas apenas me divertir no processo. Sou fascinado por filologia, e o curso fornece material suficiente para me entreter por um bom tempo. 8-)

Por esse mesmo motivo é que eu estou traduzindo-o: por diversão.

Não sei por que motivo vc quer estudar quenya, mas seja ele qual for, sem o curso vc não irá muito longe... aliás, não irá a lugar nenhum. :wink:
 
Concordo plenamente com o Tilion.
Quanto a vc imprimir o curso, é uma boa ideia, mas lembre-se q são mais de 100 paginas 8O
Agora, uma liçao por mes é um ritmo beeem lento... Dá pra ir bem + rapido, sem prejudicar o aprendizado. Eu axo q eu li o curso todo em uns 2 meses e meio, mais ou menos.
 
eu considero uma lição por semana algo ideal... assim vc pode ler a lição num sábado e passar o resto da semana fixando o conteúdo... lendo e reledo e fazendo os exercícios propostos... quaisquer dúvidas é só postar no tópico relativo a dúvidas de quenya :wink:
 
Valeu!

Bem, não quero falar fluentemente, meu objetivo inicial é obter noções de gramática e vocabulário, se realmente for interessante, como estou esperando (tb gosto de línguas), aprofundo um pouco mais, estudo mais palavras e um pouco de fonética. Quem sabe até escrever em Tengwar.
A propósito, estou começando a treinar a escrever em portuguÊs utilizando Tengwar, como ensina o PDF que a Valinor dispôs. Isso pode ser de ajuda quando for começar a estudar o Quenya em si?

Sobre imprimir as mais de 250 pgs do curso, ainda estou pensando como fazer isso...

Valeu pelas dicas pessoal, talvez 1 mês por capítulo seja muito mesmo, mas como ando estudando muito, talvez 1 ou 2 semanas por capítulo seja o ideal, dependendo do tamanho do mesmo.

Um abraço:
 
A propósito, estou começando a treinar a escrever em portuguÊs utilizando Tengwar, como ensina o PDF que a Valinor dispôs. Isso pode ser de ajuda quando for começar a estudar o Quenya em si?

Não, pois o MTP na Valinor ensina a escrever em português com tengwar, e não em quenya.
Pra escrever em quenya com tengwar é melhor vc pegar o programa TengScribe.
 
Eu tenho o programa TengScribe, mas se eu for escrever a mão preciso saber. O modo Português-Tengwar não pode me ajudar uma vez que já vou estar sabendo escrever os símbolos e coisas assim não? Noções dos sons ou sei lá o que. Alguma ligação com quenya deve ter...
 
Poxa, será que o modo tengwar, mesmo sendo para português, não ajuda já na assimilação dos símbolos ou numa noção dos sons que cada um deles expressam?

Não há ligação nenhuma será?
 
A fonologia do quenya e a do português são parecidas (mas não iguais) em alguns aspectos, mas em regra geral são bem diferentes nos demais aspectos.

Óbvio que, para a assimilação dos caracteres, tanto faz vc escrever em quenya ou em português (uma vez que se usa o mesmo alfabeto tengwar para os dois), mas isso seria apenas uma memorização deles, sem aplicação prática real, pois vc não saberia que caractere usar onde e quando.
 
Só pra nao ter q abrir outro topico, keria perguntar onde eu posso ver listas de palavras pós-Tolkien em quenya, eu realmente preciso.... eu ja vi no www.elvish.org, mas ainda ficaram várias brechas no meu modesto vocabulario. Eu sei q a lingua é mto restrita, mas mesmo as listas cheias dakelas palavras começando com * e # serve.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo