• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Espirita

Eu já li sim, mas não muito com o intuito de aprender sobre o tema, mais pela história do livro... gostei muito do Laços Eternos !
 
É eu nem sou espírita, mas gosto bastante da forma como eles passam suas lições que até se assemelham muio a minha religião (budista).

Poxa, Laços Eternos é bem legal!Dizem que o livro pra quem quer conhecer a literatura do gênero é o "Nosso Lar" do Chico Xavier.Foi o primeiro que li, e realmente me prendi à história.=)

Naum gosto muito é da impressão das pessoas que essa literatura é uma variante do gênero Auto-Ajuda e a menospreza...Os livros são bem escritos e tem histórias interessantes...Mas não tem nada de ")s 5 passos para você ter sucesso" e coisas do gênero.Tem apenas muitas verdades que a gente naum gosta de levar na cara^^
 
Literatura religiosa é aquele negócio, a gente respeita por respeitar a religião das pessoas.

Eu li alguns e achei extremamente chatos e pedantes. Talvez se eu tivesse alguma simpatia pela religião professada eles parecessem mehlores aos meus olhos.
 
Eu já li um bocado de literatura espirita, tenho uma forte simpatia por essa religião, e li muita coisa boa.
Mas tb já li algumas verdadeiras bombas, mal escritas, completamente sem coerencia e com finais tão "arrumadinhos" q dá vontade de pedir o dinheiro de volta, e outros q são, nas palavras do Deriel, chatos e pedantes. Alguns de tão tolos chegam a ofender o leitor, tratando-o como idiota.
Como qq genero, existem bons e maus autores. Li alguns q gostei muito, como o já citado Laços Eternos, tb o Renuncia.
Se alguem for ler para estudar as ideias dessa religião, e preferir fazer isso através de historias, eu aconselho os livros do Andre Luiz, q são inclusive separados por tema e de uma forma bem didatica e são tb bem legais.
Como literatura Emanuel, tem algumas coisas muito boas, no estilão meio antiquado de escrever, fora o conteudo doutrinario, q dizer se é bom ou não é uma questão pessoal.
Quando se le esse tipo de livro é fundamental ter em mente q é um livro doutrinario, no caso da literatura espirita, assumidamente doutrinario.
 
Fernanda disse:
Quando se le esse tipo de livro é fundamental ter em mente q é um livro doutrinario, no caso da literatura espirita, assumidamente doutrinario.

Eu iria postar isso também.

Realmente é com essa atitude e visão que se devem ler essas obras.Sem muita discussão, afinal dum ponto de vista estritamente literário elas são sofríveis mas exatamente o lado literário é o que menos importa na literatura religiosa e sim os ensinamentos que os tocados pela religião adquirem através dos livros (ou os convertidos que se atraem através dos livros)


(aliás, apenas um adendo, admiro o espiritismo pelas atitudes dos simpatizantes e memmbros do mesmo)
 
Minha namorada lê bastante e sempre me insentivou, mas eu nunca li nenhum romance espírita. O único livro espírita que eu li foi o Livro dos Espíritos do Allan Kardec, muito mais por curiosidade em saber do que se tratava o espiritismo do que qualquer outra coisa. Aliás, eu já li vários livros de doutrinas religiosas e apesar de ser agnóstico, sempre me interecei por religiões em geral.
O espiritismo em particular tem dogmas bem interessantes.
 
É, realmente existem exemplares um tanto quanto mal escritos, aliás com esse tipo de literatura confesso que deve-se ser cauteloso na escolha do livro, existem muitos de baixa qualidade.
Mas a literatura espírita também é composta de livros sem tanto de sua doutrina, compostos apenas de sua essência, na minha opinião, os melhores.E quanto aos doutrinares para mim servem como bons conselheiros=)
 
Alguém já leu "Violetas na Janela"?

Vou ser sincero (não interpretem como ofensivo, por favor). Parecia livro de ficção científica mal-escrito.
 
minha mãe tem Maglor.. ela adora Literatura espirita.. eu acredito em algumas coisas do espiritismo.. mas ao contrário da minha familia, que é prredominate espirita kardecista, eu não sou... e não em interesso por esse tipo de livros...
 
A família do lado do meu pai é daquele corriqueiro tipo brasileiro que mistura influências do espiritismo com o catolicismo. Meu avô tem os livros do Kardec e de vez em quando vai à missa.
Volta e meia ele senta pra conversar sobre isso, mas é uma conversa praticamente de um lado só, eu fico só de ouvinte, vez ou outra comentando alguma coisa. Ele tinha falado desse livro e eu comecei e ler, depois resolvi só folhear.
Minha mãe leu inteiro, emprestado, e compartilha exatamente da mesma opinião que eu. Eu não tenho muita dacilidade em acreditar em mediunidade, então quando eu leio sobre descrições do mundo dos espíritos não consigo ver aquilo sem ser como fruto inconsciente da imaginação.

Eu encaro exatamente como foi dito acima, livros basicamente doutrinários; em teoria, e nesse caso, na prática.
 
Maglor disse:
Alguém já leu "Violetas na Janela"?

Vou ser sincero (não interpretem como ofensivo, por favor). Parecia livro de ficção científica mal-escrito.

Eu ja li , e os livros da Patricia foram os únicos que li , mas como eles retratam tão bem ( quero dizer , Bonitas ) as regiões la de cima , eu parei de ler livros espiritas.
Dava vontade de morrer.
Isso é algum problema? :o?:
 
Absolutamente. :wink:
Como eu tinha dito no outro post, não era, nem é ainda a minha intenção, ofender.

Eu só estava vendo os livros enquanto literatura (mesmo que seja complicado desvencilhar esse tipo de livro de religião).
 
Já li um livro espírita muito interessante chamado "Os exilados de Capela" sobre a reencarnação de espiritos de Capela em nosso planeta - nós - e também um outro que não me lembro o nome, mas era sobre um cara que morria e preso na Terra, atormentava, mesmo sem querer, a sua família, e depois, encontrava o perdão de deus e os deixava seguir a vida.

Acho que esses livros são bons, pois nos esninam muitas coisas e nos dão varias lições de vida - ou de morte - e é muito aconchegante le-los.
 
Luthien_Star disse:
Já li um livro espírita muito interessante chamado "Os exilados de Capela" sobre a reencarnação de espiritos de Capela em nosso planeta -

Salve Luthien! Conheço o livro que vc citou, mas aproveito pra sugerir os livros deuma série chamada "A saga dos Capelinos" que mostra a jornada espiritual que vc mencionou. Particularmente só li o primeiro por enquanto (A Queda dos Anjos) e gostei muito, pois o livro (como muitos aqui reclamaram) não é escrito de maneira doutrinária... pelo contrário...o autor se ultiliza de material histórico real (na visão dos espiritas), para escrever de maneira empolgante como uma boa história de aventura ficctia seria.
 
Deriel disse:
Realmente é com essa atitude e visão que se devem ler essas obras.Sem muita discussão, afinal dum ponto de vista estritamente literário elas são sofríveis mas exatamente o lado literário é o que menos importa na literatura religiosa e sim os ensinamentos que os tocados pela religião adquirem através dos livros (ou os convertidos que se atraem através dos livros)

:lol: :lol: :lol:

Concordo. Tentei ler por desencarno de consciência, e achei uma literatura fraca.

Mas é exatamente o que o Deriel falou, livros religiosos valem pela mensagem doutrinativa deles.

Se você não segue e nem simpatiza com a religião a leitura se torna um suplício.
 
Maglor disse:
Alguém já leu "Violetas na Janela"?

Vou ser sincero (não interpretem como ofensivo, por favor). Parecia livro de ficção científica mal-escrito.

Eu já. Se fosse um livro comum eu até acharia isso que você acha, mas como a Fernanda disse, se é esírita, é doutrinário, então é diferente, logo, é difícil de ser classificado... Eu não gostei, como também não deixei de gostar. Passou em branco. Definitivamente, não gosto deste tipo de literatura. Não sou espírita, esse livro é da minha mãe, que também não é espírita, é católica, mas crê em algumas coisas do espiritismo e 'as vezes vai em centros espíritas... eu não tenho religião, então pra mim é diferente.
 
Eu li "O Fio do Destino" há algum tempo atrás.Meu tio é espirita,cansou de eu querer discutir religião com ele e me deu esse livro pra ler :roll:
E sinceramente,eu gostei,apesar de ser espirita,pra mim pareceu mais um livro de romance.

Se bem que o segundo livro espirita que eu tentei ler foi no mínimo bizarro.Chamava-se "A Chinesa" ou alguma coisa assim...sei que parecia um livro com lições de filosofia,frases de Confuncio,versos imeeeeeeeeeeensos,e historia nenhuma :?
 
Eu li 2 livros de romance escritos pelo espírito de André Luis onde ele conta sua vida como senador romano há 2000 anos atrás, aliás o nome do livro é exatamente esse: Há 2000 Anos...

O outro livro, chamado 50 Anos Depois, o mesmo espírito conta sua vida como escravo em Roma, sua primeira reencarnação após se Senador.

Os livros são bem interessantes, principalmente por descrever como viviam as pessoas naquela época.
 
Tipu assim, eu curto a doutrina espírita (naum soh espírita) mas eh o tipu da crença q me fascina, eh interessante imaginar o q os kra falam... eh q nem Tolkien eu naum leio acreditando q a TM existiu com o Valar e etc e talz leio para apreciar mesmo... tem uns livros espíritas mto ruins... mas tem otros mto bunitos e interessantes!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo