• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Literatura Medieval (especialmente japonesa)

Péço a alguns ai q conheça livros com histórias ocorridas na idade média....pode ser de qualquer lugar so sendo medieval

Japão Medieval Europa Medieval etc............


Lembro q uma vezx passo o autor de um livro q falava de um Samurai q foi abandonado pelo seu Sr Feudal.. tava doido pra ler o livro mas nem lembro mais o nome....
lol o kra até falow q ele ficava vagando.. e acho q todos devem saber q o Sr feudal de um Samurai abandonar ou despedir ele é uma des honra muito grande para um samurai muitos após esse fato acontecer c suicidavam. me corrijam c eu estiver errado !!

VLEW FUIZ!!
 
Samurais sem senhores eram conhecidos como ronin. Era de fato muito desonroso, porém nem todos se suicidavam ou se castigavam de alguma maneira. Poderiam tornar-se andarilhos ou servir a um outro senhor (o segundo é mais difícil).

Existem vários livros narrando a história de samurais, o mais famoso sendo Miyamoto Musashi, cuja história foi publicada aqui em sua mais famosa versão. Ele próprio escreveu um livro, chamado O Livro dos Cinco Anéis, e fala de disciplina e caminhos para a espiritualidade, podendo ser aplicado em qualquer ramo, inclusive administração, onde é comumente catalogado.

Também há um livro chamado Xogun (senhor feudal no antigo Japão), talvez o segundo mais famoso sobre o assunto no Brasil.

Não lembro os nomes dos autores, mas pra esse e outros livros, você pode procurar as áreas de ficção de qualquer livraria online.
 
livros da idade média

O livro mais famoso da antiguidade japonesa (secs 11,12...por aí) é Genji (guêndi) Monogatari.Conta as aventuras do príncipe Genji e é um livrão imenso ,escrito pela Murasaki Shikibu, mais ou menos em no ano de 1010.Essa época no Japão se chamava Heian e estavam no auge do florescimento cultural e domínio da família real ( e alguns clãs),não tendo nada a ver com a idade média européia.Não existiam samurais ainda.Vale muito a pena só que não sei se existe em português ,mas tem em inglês.
Tenho muitos livros de história medieval mas quase nenhuma ficão...outro dia li Linha do Tempo do Michael Crichton,em que umas pessoas voltam à idade média numa máquina do tempo,é legal se vc gostar do gênero (ação).
Também tem uma coleção que conta a vida romanceada das famílias reais inglesa e francesa, de Jean Plady (ou Pleidy...não lembro><) e uma coleção que narra a vida do mago Merlin de Mary Stewart.
Tb tem uns clássicos,tipo Beowulf ou novelas de cavalaria portuguesas,pra ler coisas escritas na época.
 
Xogum é do James Clavell, o mesmo que traduziu para Ingles o "Arte da Guerra, do Sun Tzu.


Outro Classico do Genero é o Musashi, de Eiji Yoshikawa, que conta a historia do personagem titulo, um dos maiores guerreiros do Japão Medieval...


Uma boa dica, e bem mais recente é a Saga Otori. Ambientando em um outro mundo, que lembra demais o Japão feudal, mas com uns toques meio misticos.... Gostei muito!
Prestigem o Topico aqui:
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=11617
 
"O Xogum" apesar do tema, é escrito por um Inglês. A visão do Japão é um tanto distorcida, e o próprio romance, em algumas particulariedades como a história de amor central, possui um estilo um tanto ocidental.

Musashi é muito mais fiel ao contexto histórico e aos japoneses em sí, passando até uma visão de como eles próprios se vem.

Quanto ao lance dos rounin discutido acima, depois da batalha de Sekigahara, quando os Tokugawas assumem o poder, o Japão se viu num periodo de transição um tanto delicado. Milhões de rounins foram despejados na sociedade. Muitos se exemplificando como a escória desta. Ser um rounin era algo banal, encontravam- se aos montes.
 
Xogum é do James Clavell, o mesmo que traduziu para Ingles o "Arte da Guerra, do Sun Tzu.

Musashi é muito mais fiel ao contexto histórico e aos japoneses em sí, passando até uma visão de como eles próprios se vem

Seguinte. Desses dois livros, preferi Xógum. Nesse mostra muito mais os costumes dos japoneses da época, muito intereressantes. Musashi é legal mas acho que trata mais da filosofia budista, também interessante, um bom livro (meu pai ODIOU, Não sei porque) infelizmente não consegui ler o segundo volume, mas eu vou ler ainda.
 
O Livro do Miyamoto Musashi eu ainda não consgui ler , meu amigo tem mas ainda não em emprestou...eu estou (ou melhor, estava ) acompanhando a história pelo Mangá..mas não é fiel ao livro , pelo que o meu amigo disse..

Eu atualmente estou lendo Xogum , o primeiro volume ainda , é um livro bem interessante só um pouquinho confuso..talvez seja porque minha versão é de 1987 :eek: (Como quase todos os livros aqui de casa..são velhos)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo