• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássico: Balrogs tem asas?

OK, nova pergunta

Ok, então a pergunta é: por q as pessoas têm medo de criaturas aladas e, reversamente, concebem criaturas assustadoras como aladas?
- Sei lá, vai ver q faz parte do imaginário coletivo, da cultura popular. Vai ver q nossos antepassados mamíferos eram caçados por criaturas aladas e esse medo entrou em nossa memória genética.
Q viagem... tá na hora do meu remédio. ;)
 
Re: OK, nova pergunta

Engethor disse:
Ok, então a pergunta é: por q as pessoas têm medo de criaturas aladas e, reversamente, concebem criaturas assustadoras como aladas?
- Sei lá, vai ver q faz parte do imaginário coletivo, da cultura popular. Vai ver q nossos antepassados mamíferos eram caçados por criaturas aladas e esse medo entrou em nossa memória genética.
Q viagem... tá na hora do meu remédio. ;)

Bom, eu diria que já que os Balrogs são chamados de demônios, muitas pessoas trazem a mente a imagem que a Igreja Católica passava de demônios. Bichos vermelhos, alados, com pés de pode, segurando tridente e com chifres e uma calda com uma ponta...heheheh :evil:

Talvez seja por isso, não acha? :lol:
 
Esse post do Glaurung realmente prova que Balrogs não têm asas, mas no filme tem e dá pra ver nitidamente. Talvez PJ sabia disso mas prefiriu botar as asas pois como acabou de ser dito, criaturas aladas são mais temidas.
 
Balrog a pé

Na minha opinião, outro ponto importante a ser lembrado é o fato de toda esse polêmica ter se originado em um, apenas um único trecho de toda a obra de Tolkien. Não se vê vestígio de asas (ou uso delas) no Silmarillion, em nenhuma das batalhas em que os balrogs seriam muito mais perigosos se voassem.
Nos HoME, além de não ter nada que alimente a teoria das asas, ainda existe aquele trecho polêmico do "nenhuma criatura de seus desígnios havia aterrorizado o ar", na descrição inicial da Guerra da Ira e aparição de Ancalagon.

E ninguém me convence do contrário 8)
 
pode ser isso, OU pode ser o fato de que pessoas tem como instinto medo desse tipo... se vc á viu tubarão alguma vez, seu coração nao pula, vc fica olhando assim de olhos abertos e tenta fugir desesperadamente? isso é pq é um medo q tem a ver com o seu instinto, o medo de ser comido por um bixo maior q vc... Mesma situação com coisas aladas, se ela pode voar e vc nao, vc tem uma desvantagem né? a menos q seja só eu q acredite q homem se bater os braços nao vai sair do lugar, e muito menos parecer esperto ou sano...nós podemos voar sim, DENTRO de uma coisa q voa. vc tá fazendo algum enorme esforço fisico se vc dirige um avião ou pilota um caça? ABSOLUTAMENTE NAO, exceto talvez pela gravidade quando vc tá num caça... mas é o avião q voa, e nao vc... se vc visse um troço todo preto enorme voando em sua direção oq vc faria? oferece-lo bolo e chá? acho q nao, vc correria como nunca correu antes... então, é o medo q vem como instinto, q só nas horas de grande necessidade vc vai usar seu instinto primordial... eu vi isso num documentario do discovery channel sobre o medo... mto legal né? dizem q 1/2 do seu medo tem a ver com a mídia, "fatos" contados por pessoas pra vc e etc, e a outra metade é o mesmo q vem como instinto mesmo. muito interessante...
 
Balrog do filme

Ristow disse:
Esse post do Glaurung realmente prova que Balrogs não têm asas, mas no filme tem e dá pra ver nitidamente. Talvez PJ sabia disso mas prefiriu botar as asas pois como acabou de ser dito, criaturas aladas são mais temidas.

Tem razão, o filme mostra as asas. Mostra também uma elfa guerreira, um mago submisso ao malvado poderoso, e outros detalhes bem interessantes :-)

Mas sem brincadeira agora, mesmo no filme eu achei que o PJ foi político nas asas. Elas são tãs discretas, que até mesmo a elas cabe a polêmica de se são de sombra ou reais
 
No filme / Demônios

Ristow, no filme eu vi aquelas asas como sombras em forma de asas, parte da aura de escuridão.

Glaurung, boa teoria. Agora só falta alguém dizer q, na Bíblia, os demônios nunca tiveram asas (apesar da iconografia os retratar com asas, mas texto é texto). Falando nisso, acho q vou consultar o Apocalipse... :)
 
acabei de ver a parte onde o balrog aparece, correndo, caindo etc, e comprovei: no filme o balrog NAO tem asas! eu na primeira vez achei q ele tinha sim, mas agora depois de ver inumeras vezes a mesma cena notei q é uma cortina de fumaça q seque ele, e q numa cena ele levanta os braços e parece como se o braço esquerdo fosse uma asa. Pena q nao posso tirar foto pra comprovar, pq quando tiro aparece o troço todo esquisito... se eu jamais conseguir achar as fotos eu boto aqui pra mostrar..
 
Olha isso:

47079sas3330.jpg


No meu ver isso são asas, sim senhor!
 
A coisa eh, ele nao tem asas materiais, mas asas em forma de sombra... nao, o contrario, mas vcs entenderam...

Mas ver no filme nao significa nada!!
 
Strider disse:
O Balrog tem asas, mas ele nao usa, que nem aveztruzes e galinhas....
sao preguicosos pra usa-las!

nao eh por nada nao, mas o fato de avestruzes, galinhas, penguins e outras aves nao voarem nao eh nem um pouco por preguica! Uma das cosas eh q sao gordos. O resto eu esqueci.
 
nao eh por nada nao, mas o fato de avestruzes, galinhas, penguins e outras aves nao voarem nao eh nem um pouco por preguica! Uma das cosas eh q sao gordos. O resto eu esqueci.

Eu sei, tava brincando, humpf!
 
Balrogs naum tem asas.

Ele tinha uma aura de medo que ele podia moldar e quis moldar como asas, mas asas imateriais, feitas de sombra e fogo.

no filme o PJ colocou asas que podem ser interpretadas de qualquer uma das duas maneiras. elas naum são muito nítidas e se misturam com o seu fogo.
 
Mais fácil dizer que eles não voavam. Porque mesmo assim eles podem ter asas, asas que não sustentam vôo por muito tempo, ou por tempo algum :)
 
Os Balrogs são Maiar certo?
Os Maiar podem assumir a forma que quererm, certo?
Se um Balrog quiser ele pode ficar com a cara da Tiazinha, certo?
Então pq um Balrog não pode ter asas?
 
Skywalker disse:
Os Balrogs são Maiar certo?

Certo! :)

Skywalker disse:
Os Maiar podem assumir a forma que quererm, certo?

Hmmmm....certo :D

Skywalker disse:
Se um Balrog quiser ele pode ficar com a cara da Tiazinha, certo?

Errr..hmmm...tá bom...certo... :?

Skywalker disse:
Então pq um Balrog não pode ter asas?

Balrogs são Maiar, ou seja, são Ainur criados por Eru, criaturas de grande
poder E INTELIGÊNCIA. Se os Balrogs tivessem escolhido uma forma alada com certeza teriam utilizado do VOO para obter vantagens em suas batalhas. Em nenhum local onde são descritas as batalhas do Balrog eles são descritos como criaturas aladas. :)
Por exemplo, o Balrog que enfrentou Glorfindel morreu porque não voou. Ele caiu do topo de uma montanha junto com o Glorfindel. :D
Mas aí você pode dizer que o Balrog estava ferido e tal, mas se ele voasse com certeza ele atacaria pelos ares, longe do alcance da espada do elfo, o que seria uma atitude digna de um ser INTELIGENTE, não acha?
:roll:
Se os Balrogs voassem, com certeza teriam encontrado Gondolin a muito tempo, sendo que Gondolin ficava pertinho de Angband e Morgoth procurava pelo reino oculto que nem um desesperado. :P

Veja bem, não é impossível para um maia assumir uma forma alada, Sauron mesmo já assumiu a forma de um vampiro alado e fugiu voando, a questão é que todos os indícios apontam para que os Balrogs não tenham assumido uma forma alada. :twisted:

Elementar, meu caro Watson...hehehehe :wink:
 
Ih, a velha discussão. Tolkien deve estar morrendo de rir agora em seu caixão, pois essa é uma discussão que vai durar enquanto SDA estiver na mémoria. Mesmo que ele estive vivo, acho que ele se recusaria a dar a resposta, já que como ele disse, ´´ mundos tem mistérios que nunca serão resolvidos, então pq o meu não pode ter tbm ?`` ou algo parecido, numa intrevista quando perguntado sobre outra polêmica, Tom Bombadil. Eu até gosto de ele não ter revelado a verdade, tá um tom mistíco e misterioso para a sua obra.
Voltando ao assunto, na minha opinião Barolg não tem asas. Se eles estivem, a história de arda iria mudar completamente. 8O Gondolin seria descoberta por Morgoth, Glorfindel não morreria, e até Olórin iria morrer, já que ele só ganhou do barolg pq o Barolg caiu, e muitos outros fatos. O errado( errado sim !) é que os barolg são maiar,por isso podem mudar de aparência e forma. Mas tem uma coisa que eu não sei está certo, me corrigam se estiver errado. Os istari são tbm maiar, mas não podem mudar de forma. Isso se dá pq como os Valar não estam o ajudando, eles precisam tirar poder de arda, ou alguma coisa parecida( tó sem vontade de pesquisar ! :lol:) Com os barolg não seria isso ?
 
Skywalker disse:
Os Maiar podem assumir a forma que quererm, certo?

Nem todos. Os Balrogs não podiam mais. Da mesma forma que Morgoth, Sauron e os Istari perderam sua capacidade de assumir diferentes formas, os Balrogs também perderam. Penso que eles se tornaram bem mais fracos quando foram para o lado de Melkor. Se não, teriam rompido o Cinturão de Melian com facilidade. Se bem que ela decidiu assumir uma forma física permanente, logo também reduziu seu poder. Então a resposta que eu dou pra minha própria pergunta é que Melian era simplesmente muito mais poderosa que os balrogs.
 
Olórin disse:
O errado( errado sim !) é que os barolg são maiar,por isso podem mudar de aparência e forma. Mas tem uma coisa que eu não sei está certo, me corrigam se estiver errado. Os istari são tbm maiar, mas não podem mudar de forma. Isso se dá pq como os Valar não estam o ajudando, eles precisam tirar poder de arda, ou alguma coisa parecida( tó sem vontade de pesquisar ! :lol:) Com os barolg não seria isso ?

Olá Olórin,

Acontece que Sauron era um Maia, e como maia ele assumiu as mais diversas formas. 8)
Sauron era o necromântico, o vampiro, o lobisomem, o doador de presentes(acho que usou o nome de Annatar), e até um olho ele foi...hehehe :wink:

É fato que os Valar e Maiar podiam assumir o fána que quisessem, mas segundo algumas teorias, esse seria um processo que dependia do uso de muita "energia", por isso, com o tempo, tanto Melkor quanto Sauron não foram mais capazes de utilizar essa habilidade de trocar de fána. :o

O caso dos Istari é diferente, eles não utilizavam um fána, eles foram "encarnados" em um hröa, ou seja, um corpo mortal, sujeito a fomes, dores e tudo mais... :(
Esse diferencial tornou o uso de seus poderes mais restritos (além da óbvia proibição do uso de seus verdadeiros poderes durante sua missão na terra-média) :roll:

Os Balrogs assumiram sim o fána que eles quiseram, mas depois disso é muito pouco provável que tenham "mudado de forma", pois como já vimos, era um processo que provavelmente necessitava de um grande poder. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo