• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a lembrança mais antiga de sua vida?

Eu me lembro quando tinha dois anos, em 1983, e estava correndo nu através o portão da casa da minha avó em Alvarenga, uma bucólica aldeia portuguesa. O detalhe é que um galo da vizinha me atacou e deu uma picada em minha nádega (Ok, isso foi ridículo, mas aconteceu) e eu comecei a chorar. Minha lembrança termina ai. Contudo, depois de crescido ouvi muito a história do meu pai e de meus tios, contando como depois a noite eles bêbados resolveram se vingar e invadiram o quintal da velha, roubaram o galo e o mataram, preparando sua carne para comerem.

Ok, carne de galo é uma coisa horrível, obviamente ficou intragável. Meu pai conta que na manhã seguinte ele foi acordado pela minha avó (sogra dele) dizendo se ele tinha participado do "assassinato". Ele diz que tentou negar, mas sua roupa estava toda suja de sangue ...
A velha quase morreu, o galo era de estimação para ela. Disseram que foi de dar dó, ela chorando pela morte de seu bem mais querido. O galo teve ate enterro ...

Essa é a minha lembrança mais antiga, infelizmente eu só fiquei com a parte ruim dela, meu pai e meus tios se divertiram as minhas custas!
 
Nossa! Eu me lembro de uma coisa que eu acho muito legal! Ontem até tava comentando isso com minha mãe. Eu tinha o que? 1 ano só ou talvez dois.

Tenho uma clara lembrança d'eu tomando banho. Mas nao em um chuveiro ou banheira. Era uma coisa parecida com uma tábua de passar roupa, só que era meio funda. Dava eu e uma porção de água. Eu era pequeninho, então não era muito grande. Minha mãe deixava isso no banheiro, o memso que eu uso até agora. Tenho a clar imagem dá minha mãe jogando água em mim... nossa! Eu adoro lembrar dessa cena! :D
 
Essa lembrança combina bem com seu avatar!
Alias meu irmao achou vc a cara do Bob esponja!

Lembranças de agua: me lembram um dia q eu fui na praia com meus pais e naum tinha mais ninguem na praia...
Eu era pequeno acho q eu tinha uns dois ou tres anos.
 
Lembranças tenho várias, mas a que mais lembro foi quando tinha apenas 3 anos de idade e caí no corredor da antiga casa que morava. Tive o joelho ralado e o chinelo quebrado!

Eu lembro nitidamente do meu pai me levantando e me levando para dentro de casa para fazer um curativo... e eu não parava de chorar.

Já repararam que as lembranças onde acontece algo com vc(como um machucado) são as que ficam na memória?!
 
Me lembro de quando tinha dois anos e tomava banho no tanque no quintal de casa... eu entrava embaixo da bica e aquilo virava uma cachoeira pra mim... :mrgreen:
 
Tenho muitas lembranças esparsas se antes dos meus quatro anos de idade, mas muitas são apenas flashs, fora outras que eu não consigo definir se sao mesmo lembranças ou imagens que se formaram a partir de histórias que me contaram...Mas eu me lembro de ter me perdido na praia e, sei lá pq, de ter ficado com medo da Cuca. Tinha ido com meus tios e fiquei muito aliviada qdo eles me acharam, lembro que chorei muuuiito. Acho que ainda não tinha 3 anos. Nessa época lembro de tomar banho no tanque da casa da minha avó com meus primos e do meu pai me levando pra casa na "carcunda" (era como eu dizia... :mrgreen: ).

Mas acho que a mais nítida e completa foi do meu primeiro dia de aula, eu tinha acabado de completar 4 anos...lembro de tudo, uniforme, o lanche q levei, coleguinhas (sei o nome de alguns até hj...), professora e como me senti qdo entrei na sala de aula... :(
 
Tenho muitas lembranças esparsas se antes dos meus quatro anos de idade, mas muitas são apenas flashs, fora outras que eu não consigo definir se sao mesmo lembranças ou imagens que se formaram a partir de histórias que me contaram...

isso isso isso!!Eu tenho mts flashs e mts coisas tenho receio de classificar como lembrança ou como uma reconstituição do que me falaram..
Eu não saberia dizer qual eh minha lembrança mais antiga...tenho diversas cenas,mas geralmente não são arquivadas pela idade no meu cérebro...eh tudo uma grande bagunça escrunchada na mesma pasta...aí fica difícil..

Já repararam que as lembranças onde acontece algo com vc(como um machucado) são as que ficam na memória?!

Eu não acho...isso eh mto relativo e depende do retrato q vc dah a sua infância....eu acho..sei lah....na verdade de machucado sem fazer esforço, soh lembro de dois..provavelmente teria que ir no tópico de machucados pra lembrar dos outros...mas em geral qdo vou lembrar de coisas da minha infância lembro de cenas alegres, oque pode ser uma proteção psicológica neh?bem...deixa eu parar..

As cenas que acho serem mais antigas, pelo menos no momento me parecem, eh qdo eu perguntei pra minha mãe se todo mundo morria e ela me disse que sim...e eu fiquei meio perdida no espaço..e qdo eu passei calmamente o dedo na gilette e qdo olhei pro meu dedão ele tava cheio de sangue, daí comecei a chorar...
eh as duas lembranças se encaixam meio que no tópico de lembranças tristes,mas elas não predominam....
eu sei q as duas não são de qdo eu era mto novinha...não sei como vcs conseguem se lembrar dessas coisas..1,2,3 anos q seja!!mal sabia eu o q era... :eek: :mrgreen: e nem sei se hj eu sei...
 
quintal da minha casa. estava aprendendo a andar. era noite, estava escuro, e eu então olhei para a parte de trás do quintal. lembro-me que minha mãe estava por perto, mas eu não contava com a habilidade do diálogo. minha cabecinha primitiva me permitia apenas contemplar minha casa. eu não tinha a menor noção de que a parte de trás do meu quintal era "a parte de trás do meu quintal", portanto não achava que era algo perfeitamente seguro. tudo o que eu conseguia pensar era que era escuro e me dava medo. não tive coragem de ir lá, com medo de algum bicho ou monstro.

---
lembrei-me de uma mais antiga ! eu fui colocado na pia da cozinha pela minha mãe (eu ainda não falava), e ela ficou comentando com alguém como minhas pernas eram curvas... eu estava sentado como no avatar da lórien, com as duas pernas em arco. acho que é a mais antiga, e não consigo estimar a idade. chuto algo em torno de um ano e pouco.
 
Eu sentado na mesa do meu aniversario de 1 (isso mesmo, um) ano....

A minha babá falava algo comigo e tinham pratinhos com brigadeiros e outros enfeites na mesa....mas é uma lembrança mt rapida, como num flash mesmo...
 
nossa, eu lembro de qd eu ainda morava em sp, antes de ter 3 anos, eu lembro q eu acordei e vi um bonekinho do he-man encima da minha tv, e tinha um do eskeleto tb....foi como se minha vida tivesse começado nakele dia :mrgreen:
 
Bastian Hawkins disse:
Essa lembrança combina bem com seu avatar!
Alias meu irmao achou vc a cara do Bob esponja!

:lol: :lol: :lol:

Ele não foi o primeiro a falar isso!! :lol:

Tem outra lembrança minha, de uma viajem que eu fiz com meu pai e minha mãe pra uma hotel-fazenda. Eu tinha uns 2 anos... ou atlvez 3. Lá eu conheci dois bois que que puxavam a charrete! Nossa, lá que eu aprendi a cor burro-quando-foge :lol:

E tinha tambpém um cachorro que eu adorava brincar. Ele era um vira-lata mestiço que perambulava por lá... tenho uma foto memoravel dele... me lembro exatamente da hora d'eu tirando essa foto... eu adoro essa foto... vou tentar escanear! :D
 
Eu tinha quase dois anos.... Me lembro vagamente da casa que eu morava essa época, ela tinha uma grande janela redonda e eu adorva sentar nessa janela. Lembro vagamente de sentar lá e olhar a rua, era uma sensação de alegria, liberdade. Aliás, eu lembro mais da emoção do que da cena em si... tem foto disso, depois, se eu achar, eu edito aqui.
 
Sim Nenara!!Eu tenho muito isso!!De lembrar mais a sensação do que a lembrança em si....e isso de certa forma eh legal..é bom para recorrer um tempo depois e se lembrar de que tais sensações existem..

Eu lembrei de uma vez, que na verdade não tenho certeza de ter acontecido, e foi uma coisa ruim...bem como lah no post acima...
Eu era pequena, tava na Bahía ( :mrgreen: ) e botei meus dedins na tomada e levei choque...mas acho que isso não aconteceu, pq na minha lembrança eu era menor do que qdo eu fui para lah...bem,não sei..mas outra coisa que me lembro e que me marcou mto, sabe se lah pq e eu SEI q aconteceu, foi qdo ainda nessa viagem, num passei de barco minha mãe perdeu o chapéu de praia dela ao vento...eu fiquei com um sentimento de perda horrível!!Bateu uma tristeza por ela ter perdido o tal chapéu...de novo aqui o que me marcou foi a sensação, e era algo ruim tb...q coisa...
 
A lembrança mais antiga que eu tenho é de uma vez que minha mãe foi ao banheiro e me deixou sozinho na cozinha por uns instantes. Não me lembro quantos anos eu tinha, só sei aproveitei a ausência dela para derrubar uma panela cheia de gordura que estava em baixo da pia e produzir um lago na cozinha... fiquei banhado em gordura asim como meu bico. Depois disso, é claro que esse bico ficou inutilizado e minha mãe tentou que eu aceitasse outros, mas não adiantou. Pelo menos para alguma coisa serviu esse incidente né! :D
 
eu tenho algumas lembranças da minha infancia.. mas qdo eu penso em ciosas destas épocas duas me vem a lembrança....
eu tinha algumas galinhas de estimação, e a minha casa tinha um quintal grande, e eu adorava as minhas galinhas..... aí dava umas seis horas da tarde, quandoo sol se punha, eu pegava elas no colo e ninava ..... e que queria porque queria que elas dormissem!!!!! eu devia ter uns 3, 4 anos na época....

e outra era que no banheiro da minha casa, tinha um daqueles ganchos de louça, pra pendurar toalhas, e eu me pendurei nele.. quebrou, lógico.. e o melhor foi eu tentando dizer pra minha mãe que ele "caiu" :mrgreen:
 
Eu vi uma foto recentemente que me fez lembrar o que aconteceu naquele dia (o da foto).

Bom, comecemos pela foto . Eu vestindo uma camisa do Fluminense e usando fraldas, me esforçando para subir no baú da sala que ficava sob a janela da rua.

Lembrança: Meu pai segurando ajudando meu irmão a ir até o baú (ele ainda não sabia andar direito) e me dando os parabéns por eu ter conseguido subir sozinho. Eu completamente frustrado por descobrir que não conseguiria subir na janela sozinho, pois apesar de estar sobre o baú ainda faltava muito para alcançar a janela.

PS: Eu sou 10 meses mais velho do que o meu irmão e como ele ainda não sabia andar direito, devia ter no máximo um ano. Eu, portanto, ainda não tinha completado dois anos.
 
A minha primeira lembrança também é um flash.
É de dias antes do meu aniversário de 2 anos.
Pois bem, o meu aniversário caiu num domingo de páscoa, e minha mãe resolveu fazer uma festinha relacionada.
Ela comprou pra mim um vestido vermelho com dois coelhos na blusinha, uma coelha rosa e um coelho azul, ela dando um beijo nele que ficava com a orelha toda enrolada. Depois ela transferiu o desenho pra cartolina, aumentou, colou papel laminado e algodão na barriga dos coelhos. É bem do algodão que lembro, de ter visto minha mãe e a vizinha na mesa da cozinha colando algodão nos coelhos...
Ficaram tão fofos... :grinlove:
 
minha lembrança mais antiga é traumatizante... :disgusti:
eu tinha quase 3 anos, na verdade tinha 2 anos e 11 meses, e pela primeira vez na vida vi minha mae com meu irmao no colo que havia acabado de nascer. era uma tarde de verao e ela estava amamentando o "intruso" sentada na cama de seu quarto olhando aquele lindo por do sol (que na epoca num me pareceu nem um pouco bonito) e eu parei na porta do quarto, mamae estava de costas para mim e nem me deu bola :( dai eu fiquei um pouco ali, pensando em como me livra do pivete :x (brincadeira) e depois sai correndo e me tranquei no banheiro pra chorar... :tsc:
 
é engraçado, as lembranças ruins ficam mesmo na memória...
eu não tenho ideia de qtos anos eu tinha, mas fui em uma daquelas festinhas de aniversário e finalmente chegou a hora do parabéns. a mesa estava toda enfeitada, e eu me coloquei bem na frente de uma daquelas caixinhas de doces que se davam de brindes, uma mto fofa em forma de girafa. mto educada, esperei acabarem de cantar 'parabéns pra vc' para pegar a caixinha...

pra quê?? ainda estávam cantando '´rá-tim-búm' qdo eu percebi um braço "enorme" passando por cima da minha cabeça e pegando a caixa quase que das minhas mãos... uma mãe resolveu pegar o doce pro filhinho dela... e tirou o doce das mãos de outra criança!!!
minha mãe ficou uma fera, tanto eu qto ela fizemos uma cara MUITO feia pra mulher... na verdade, acho q meu pai foi falar com ela (baixinho, pros filho dela não perceber, já que ele não tinha nada com isso, er ainda menor do que eu) só para ver se ela se tocava... claro q eu não fiquei com a caixa, já tava nas mãos do filho dela e não tinha nada a ver tirar dele...
foi tão marcante que me lembro até hoje... que cara de pau da mulher!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo