• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marion Zimmer Bradley

Hum, V... eu até entendo o que vc quer dizer... mesmo pq...

Anica umas horas antes disse:
(mesmo pq não dá para justificar o Mordred se a Morgana não for má, e o Mordred é crucial na história de Artur)

Além do que, acho que foi isso que vc quis dizer, tem toda a questão histórico-cultural envolvida: bruxas eram invariavelmente más, mesmo pq não seriam bruxas acaso fossem boas.

Só perguntei sobre a lenda pq vc toma como certo uma coisa que não é concreta. Mesmo com os argumentos como os ali de cima, não dá para deixar para lá o fato de que *podem* existir outras versões (mesmo que as chances cheguem perto de zero).

E vc que fala tanto da Chapeuzinho... não conhece aquela outraaaa versão da história? :twisted:
 
Sim, conheço.

E mesmo nela, o chapéu é vermelho e o lobo é mau.

Por isso que tenho usado como exemplo. :mrgreen:
 
Só me responde isso (depois a gente continua a conversa da Chapéu):

V, ao menos vc concorda que lendas não são concretas e que podem ter variações?

Se vc concorda com isso eu já posso dormir feliz. :obiggraz:
 
Obaaaaaaa!!!!!

Então vou colocar meu pijama enquanto vc abre um tópico para discutirmos se havia ou não chapeuzinho na história da Chapéu, hihihihihi.... :lily:

E siiiim, nesse ponto concordamos: difícil explicar toda a lenda do Artur se a Morgana for boazinha
 
Bom, eu, pessoalmente, prefiro a Morgana boa.

Quanto a história do Mordred, n'As Brumas de Avalon ele é criado pela tia de Morgana, a bela Morgause. Mas ela é má, é como a encarnação do lado obscuro da Deusa. E, quando descobre que Mordred é também filho de Arthur, se oferece para criá-lo. Assim, Morgana volta para Avalon, para continuar a ser sacerdotisa e Morgause educa Morded para ele ter odio no coração. Ela planeja que ele tome o trono de Arthur, para ela, dessa maneira, poder se tornar a Rainha Mãe.
 
Morgan Greenleaf disse:
Bom, eu, pessoalmente, prefiro a Morgana boa.

Quanto a história do Mordred, n'As Brumas de Avalon ele é criado pela tia de Morgana, a bela Morgause. Mas ela é má, é como a encarnação do lado obscuro da Deusa. E, quando descobre que Mordred é também filho de Arthur, se oferece para criá-lo. Assim, Morgana volta para Avalon, para continuar a ser sacerdotisa e Morgause educa Morded para ele ter odio no coração. Ela planeja que ele tome o trono de Arthur, para ela, dessa maneira, poder se tornar a Rainha Mãe.

Mas Morgan, aqui vc concorda que já houve três alterações significativas na narrativa só para justificar o fato de que Morgana era boa, não acha? De qualquer forma, vale o que eu comentei com o V: é uma lenda e não tem nada de certo nela. Cada um toma para si a versão que julga achar melhor :wink:
 
Me perguntaram onde a Morgana é má nas Brumas e aqui vai a minha resposta:

Não que ela seja conscientimente má, mas ela faz pai e filho brigarem, trai seu próprio irmão e outras coisas mais. Isso tudo pq ela tinha que fazer isso, era parte do destino dela.

E obrigado Morgan (acho que foi vc sim) por dizer sobre o que fala a Sacerdotisa de Avalon, e uma outra perguntinha: Essa Eilan não tem nada a ver com a da "Casa da Floresta", tem?
 
Agamennon Warren disse:
E obrigado Morgan (acho que foi vc sim) por dizer sobre o que fala a Sacerdotisa de Avalon, e uma outra perguntinha: Essa Eilan não tem nada a ver com a da "Casa da Floresta", tem?

Não, não tem nada a ver não! :wink:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
V, nas Brumas de Avalon a história é contada sob o ponto de vista da Morgana... ela é boazinha-zinha-zinha
E a Guinevere é malvadona, megera que rouba o Lancelot dela
e por aí vai...

:arrow: Eu não acho que a Guinevere seja malvada em "As Brumas de Avalon", ela não "rouba" o Lancelot da Morgana. Acontece que o Lancelot estava meio encantado com a Morgana, aí ele conheceu a Guinevere e se apaixonou de verdade. Alguém já se perguntou o que Romeu pensou de Rosalina quando conheceu Julieta? Então, o caso é mais ou menos esse.

:confuso: Já li As Brumas há bastante tempo, mas não consigo me lembrar de nenhuma maldade da Guinevere.

:idea: Acho que a Morgana stá "boazinha" nas Brumas, porque a história é contada por ela, sob o ponto de vista dela. É só uma idéia.
 
Anigel disse:
:arrow: Eu não acho que a Guinevere seja malvada em "As Brumas de Avalon", ela não "rouba" o Lancelot da Morgana. Acontece que o Lancelot estava meio encantado com a Morgana, aí ele conheceu a Guinevere e se apaixonou de verdade. Alguém já se perguntou o que Romeu pensou de Rosalina quando conheceu Julieta? Então, o caso é mais ou menos esse.

Má, não é. Mas é uma das antagonistas da história, já que vai contra a religião do povo de Avalon (como quando insiste para Artur carregar a imagem da santa ao invés do dragão). Ela é mimada, ciumenta e ainda por cima quer o Artur e o Lancelot só para ela, hihihi... bom, honestamente, meu lado noveleiro odiou ela quando eu li.... só que faz muito tempo também.

Anigel disse:
: :idea: Acho que a Morgana stá "boazinha" nas Brumas, porque a história é contada por ela, sob o ponto de vista dela. É só uma idéia.

Essa é minha opinião.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Má, não é. Mas é uma das antagonistas da história, já que vai contra a religião do povo de Avalon (como quando insiste para Artur carregar a imagem da santa ao invés do dragão). Ela é mimada, ciumenta e ainda por cima quer o Artur e o Lancelot só para ela, hihihi... bom, honestamente, meu lado noveleiro odiou ela quando eu li.... só que faz muito tempo também.

:idea: Nessa história do Arthur carrear a bandeira que ela fez, ao invés da bandeira do dragão acho que ela estava certa. Ela estava defendendo a fé dela, as coisas nas quais acreditava.

:idea: Bom, eu acho que também iria querer o Arthur e principalmente o Lancelot só para mim, se estivesse no lugar da Guinevere. he he he

:idea: Uma amiga que também leu "As Brumas de Avalon" achou um absurdo ela ter obrigado o Arthur a se confessar, sobre ele ser pai do Mordred. Bom, eu não achei. Independente do credo, o incesto é um pecado. Acho que em todas as culturas, mesmo as mais antigas (com exceção do Antigo Egito) o incesto era considerado no mínimo um tabu.
 
Anigel disse:
:idea: Nessa história do Arthur carrear a bandeira que ela fez, ao invés da bandeira do dragão acho que ela estava certa. Ela estava defendendo a fé dela, as coisas nas quais acreditava.

:idea: Bom, eu acho que também iria querer o Arthur e principalmente o Lancelot só para mim, se estivesse no lugar da Guinevere. he he he

:idea: Uma amiga que também leu "As Brumas de Avalon" achou um absurdo ela ter obrigado o Arthur a se confessar, sobre ele ser pai do Mordred. Bom, eu não achei. Independente do credo, o incesto é um pecado. Acho que em todas as culturas, mesmo as mais antigas (com exceção do Antigo Egito) o incesto era considerado no mínimo um tabu.

Não sei se vc percebeu mas estamos obviamente sendo subjetivas.
E não, incesto não era tabu em todas as culturas.
 
no Havaí os reis tinham que produzir um filho de linhagem pura então irmãos tinham obrigatoriamente procriar... Com certeza não era tabu em todas as culturas!
 
O incesto vira tabu de tempos em tempos.

Mas já que é pra falar da Guinever, alguém se lembra da noite a três que ela, o Arthur e o Lancelot tiveram? Por isso ela não se confessou.
E quando ela foi atrás da Morgana pra ela fazer uma poção que a fizesse engravidar.
Na verdade praticamente todas as personagens do livro tiveram seu papel na queda de Avalon, principalmente o Arthur, o Mordred, a Guinever e a própria Morgana.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Não sei se vc percebeu mas estamos obviamente sendo subjetivas.

:arrow: He he he, talvez um pouco. :wink:


Agamennon Warren disse:
Na verdade praticamente todas as personagens do livro tiveram seu papel na queda de Avalon, principalmente o Arthur, o Mordred, a Guinever e a própria Morgana.


:idea: é, mas no final a Morgana percebeu que o Kevin estava certo. O que eles lutavam tanto para preservar eram os costumes antigos, e ela viu muitos desses costumes preservados pelas noviças...Acho que no final ela percebe que embora sempre falasse "todos os deuses são um só" ela não aceitava que outra fé substituísse a fé de Avalon...ops, acho que estou sendo subjetiva de novo. :oops:
 
eu gostei muito de Brumas. Adorei os conflitos, brigas religiosas, traições... gostei mesmo
Pretendo continuar lendo outros livros da Marion! :)

--------------------------------------

da onde tiraram Guinevere? No livro eh Gwinhyfear
bom, não eh assim q se escreve, mas passa raspando heheh
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Solum, até onde eu sei só a Marion adotou essa grafia do nome da Guinevere

:lily: Até onde eu sei ela gosta de mudar a grafia do nome de seus personagens. Em O Incêndio de Tróia ela chama a protagonista de Kassandra e não Cassandra.
 
O único livro que li da Marion foi As Brumas de Avalon, achei um livro mediano.
Poderia ser melhor se fosse menos prolixo, as descrições das cerimônias e as chamadas viagens astrais de Morgana são muito frequentes e repetitivas. as descrições das campanhas de Artur são muito superficiais e o livro também não é muito descritivo, como resultado o leitor não "embarca" na idade média, como deveria. O personagem de Morgana tem uma moral muito distorcida, maléfica em diversos momentos, e ela acaba sendo tratada como heroína e suas ações são justificadas. com uma heroína central tão capenga assim a gente não acaba torcendo por ela.

Mas em compensação, como um trhiller de intriga e erotismo o livro funciona muito bem, com diversas situações escândalosas e delicadas entre os personagens: adultério, incesto, conspirações e decepções são muito bem trabalhadas no livro, dando um caráter bastante humano nos personagens.

Ps: achei aquele filme-seriado que fizeram sobre o livro muito fraco, apesar do elenco bom, ficou sem alma e sem a ousadia da obra original.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo