• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cultura e livros de graça na caça do BookCrossing

pq eu disse q pra a idéia do bookcrossing funciona priscisa d divulgação....De preferencia num jornal ou numa revista o q leva a editores, jornalistas e publicitárius...
Se alguem conhecesse algum desses podia mencionar a idéia... ms depois d explicada fica parecendu meio boba a idéia; intão se não intenderam-me, ignorem-me... :disgusti:
 
Comprovei hoje a funcionalidade do BookCrossing, recebi o livro que eu tinha pedido.
Ao contrario do egoNullius eu não fiquei “amigo” da bookcrosser ou troquei varias mensagens. Apenas solicitei um livro que ela tinha e recebi a resposta que ela me mandaria o livro sem problemas. Ou seja, queira você conhecer outras pessoas ou apenas ler um determinado livro, o BookCrossing atende aos dois objetivos.
Algo que me parece ser determinante para a funcionalidade do “sistema” é o preço dos livros nos EUA principalmente, com o baixo preço dos livros lá fica fácil libertar eles por aí, coisa que não acontece aqui já que os nossos livros muitas vezes passam de R$ 20, infelizmente. Mas apesar de ser uma dificuldade não é algo que nos impeça de participar ativamente do BookCrossing.
É muito legal receber um livro de alguém que você nunca viu ou conversou direito, mas que se prontificou a lhe mandar um determinado livro, e de fato manda, com uma nota simples “enjoy the book”.


Quisito, não entendi a sua hipótese, qual seria a “vantagem” de mentir sobre a sua bookshelf? De qualquer jeito, o “sistema” é baseado em confiança e boa vontade, não há porque mentir sobre qualquer coisa.
 
Paulo disse:
Quisito, não entendi a sua hipótese, qual seria a “vantagem” de mentir sobre a sua bookshelf? De qualquer jeito, o “sistema” é baseado em confiança e boa vontade, não há porque mentir sobre qualquer coisa.

Não estou falando de mim! Mas quem garante que os outros usuários possuem mesmo os livros ?!
 
egoNullius, eu entendo o que vc quer dizer, seu pensamento de poder dividir a cultura com outras pessoas, desse pensamento de igualdade.

Porém acho que nós devemos começar com nós mesmos, não estou falando como individuos separadamente e sim como um sociedade, nosso pais!

Em breve, se tudo correr bem e as coisas começarem a se engrenar eu, com muita felicidade, voltarei aqui e trarei novidades pra vcs. :mrgreen: :D
 
{NeW}!ThRaiN! disse:
Eu achei a idéia mto boa memu... entrei nu site... codastrei-me....cadastrei uns livros(alguns mto bons mesmo).... ms qdo fui ver... NÃO TEM NINGUEM CADASTRADO EM CAMPINAS!!! :x :x
Como eu citei anteriormente, o fato de só você ser cadastrado de toda a cidade de Campinas não é um empecílio. Depois que você libertar seu livro, quem o encontrar pode entrar no site do mesmo modo, se cadastrar e continuar a idéia do site. Além da propaganda em jornais e revistas que seria realmente muito boa, esse tipo de propaganda gratuita, quando alguém acha um livro identificado no BookCrossing, funciona bastante também.
 
er... o que impede que eu fique com o livro pra mim?

Pode nem ser por maldade... o livro pode simplesmente nunca mais ser solicitado. :?
 
-Feanor- disse:
er... o que impede que eu fique com o livro pra mim?

Pode nem ser por maldade... o livro pode simplesmente nunca mais ser solicitado. :?

Nada impede, mas você pode libertar o livro por ae e dar continuidade a idéia do site.
 
-Feanor- disse:
er... o que impede que eu fique com o livro pra mim?

Pode nem ser por maldade... o livro pode simplesmente nunca mais ser solicitado. :?
a idéia do site não é essa..... se as pessoas fizessem issu ae, todo o sistema do site não daria certo... se bem q tem fdp pra tudo tb..... :x
 
Encontrei isso, hoje, na AOl.

"AOL - 16:12 - 05/09/2003
Que tal doar um livro para quem você não conhece?


A America Online decidiu aderir ao movimento do "bookcrossing", que começou nos Estados Unidos e aos poucos chega a outros países, e vai espalhar livros pela cidade de São Paulo no dia 11 de setembro.Cada jornalista da nossa redação vai escolher um livro bem interessante e deixá-lo por aí. Que tal fazer o mesmo e dar a chance a um leitor desconhecido de conhecer aquele autor que você tanto gosta?


A idéia do "bookcrossing", que ainda não tem tradução em português, mas que nós batizamos de "corrente do livro", é bem básica e você pode participar. Escolha um livro que você gosta, que tenha mudado a sua maneira de ver o mundo e simplesmente... abandone em algum lugar público. Pode ser em um banco de praça, no metrô, ônibus, um café, shopping... é só escolher um lugar em que alguém -- uma pessoa como você, talvez -- possa achar e ler também. Se quiser, escreva um recado e coloque dentro. Pode ser algo como: "Este livro não foi perdido, ele foi abandonado para que você pudesse achá-lo. Espero que goste tanto dele quanto eu. E se achar que valeu a pena, deixe em algum lugar para que outra pessoa possa ler".


Se o espírito prevalecer, centenas e até milhares de pessoas poderão "trocar" livros na próxima quinta-feira. Com isso, a data fatídica, 11 de setembro, deixará de ser lembrada apenas como um dia terrível para se transformar em uma experiência positiva.


O movimento, articulado através do site www.bookcrossing.com e de spams que estão circulando na internet dá como certa a participação de leitores em Bruxelas, Paris, Florença, São Francisco e agora São Paulo. Além de participar, a AOL faz questão de abrir um espaço para que você possa contar a sua história. Tome parte nesse movimento e depois mande um e-mail para Correntedolivro@aol.com contando que livro você escolheu, o que ele representa para você e onde deixou. Ah, e vai que você encontrou um também...


Entre nessa. Nem que seja para ler o que os outros vão contar..."


Parece que finalmente a mídia brasileira tomou conhecimento do BookCrossing. :)
 
Na última sexta-feira Rogério Alves publicou na Folha de S. Paulo uma matéria sobre o BookCrossing.

Esse site já foi alvo de várias publicações nesse blog e agora passa a ser divulgado pela mídia, que sem dúvidas tem muito mais alcance. Prova disso? Após a publicação da matéria, o número de brasileiros cadastrados no site praticamente dobrou e uma explosão de livros libertados invadiu todo o Brasil.

O BookCrossing é um site que visa libertar livros em vários locais, esperando que eles sejam achados por outras pessoas e essas, venham a informar seu paradeiro por meio do site. Há casos de livros que viajam o mundo, como o meu, em que acabei recebendo um livro de uma americana que nunca antes havia conhecido.

Fantástico é o site. E com essa divulgação, eu fico feliz que estejamos novamente andando mais rápido na idéia do BookCrossing.

Direto do Nullius blog!
 
Thrain... disse:
Se a italia pode ter mais d mil cadastrados pq nos não podemos??
Acho que a ideia daria mais certo aqui no brasil, se houvesse um site brasileiro como esse.
A valinor eh uma comunidade bastante confiavel. Ou seja a criaçao de um programa como esse com usuarios daqui daria muito certo.
Acho que podemos fazer uma filial desse site por aqui, com as informaçoe basicas e tal.
Isso facilitaria a a integraçao de pessoas, como eu, que estao interessadas, mas q naum tem um dominio sobre o idioma ingles e que moram em cidades pequenas.

Liberar o livro por ai?:think:
acho que naum... e se virar lixo... e se quem pegar naum gostar de ler...
Mas se for pra uma pessoa certa, enviaria sim :D
 
egoNullius disse:
Sou alguém que luta por direitos iguais a todos, que luta muito pela cultura nacional e, de repente, eu passei a pensar que eu posso contibuir para a cultura de outras pessoas participando da idéia do BookCrossing. Não me esqueço como me senti quando recebi das mãos do carteiro os livros, foi incrível, a confirmação de que a idéia é verdadeira e funciona, um pensamento de que se possa começar a circular centenas, milhares e depois até mesmo milhões de livros pelo Brasil e a esperança de que a cultura um dia seja acessível a todos que a desejam.


eh boa, mas este seu pensamento esta equivocado em relacao a este site quanto ambito nacional. Se for desta forma, aqui no brasil, a cultura so vai chegar as maos de quem ja tem acesso a cultura, ja q as classes mais baixas nao tem acesso a internet. Se vc se preocupa com q as pessoas no brasil tenham mais acesso a cultura, nao use este site para fazer isso. Tente inventar outro meio. Mas como forma de se instruir melhor e de encontrar outras pessoas instruidas, este site eh uma boa :wink:
 
Bachelorette disse:
eh boa, mas este seu pensamento esta equivocado em relacao a este site quanto ambito nacional. Se for desta forma, aqui no brasil, a cultura so vai chegar as maos de quem ja tem acesso a cultura, ja q as classes mais baixas nao tem acesso a internet. Se vc se preocupa com q as pessoas no brasil tenham mais acesso a cultura, nao use este site para fazer isso. Tente inventar outro meio. Mas como forma de se instruir melhor e de encontrar outras pessoas instruidas, este site eh uma boa :wink:
Não é necessário que todas as pessoas do país tenham acesso à internet para que encontrem um livro libertado. Na verdade, como é dito no próprio site, apenas 30% dos livros libertados têm seu paradeiro anunciado no site. Isso significa que 70% dos livros vão parar em mãos que ou não têm acesso à internet, ou não entendem o funcionamento do site, ou têm medo de divulgar que acharam o livro, dentre muitos outros fatores. Ainda assim, a possibilidade de que eles tenham lido esse livro é muito grande e é assim que esse site pode ajudar a disseminar a cultura em nosso país.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo