• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obras de Tolkien em áudio

Mas então... fansubber é uma cópia mas não é pirataria, enquanto ninguém tenha os direitos comprados no país. É apenas para divulgação... Bah, sei lá... >_<
Da onde você tirou isso!? Fansub é e sempre foi pirataria. Não é pra divulgação não. Eles legendam animes pra todo mundo assistir. Isso não é somente divulgação. Eles estão violando o copyright do anime, ja que distribuem por aí sem terem licenciado o anime pra isso.
 
Última edição:
Demon, há alguns anos, quando os fasubbers começaram a aparecer no Brasil ainda em VHS, eu li sobre eles na revista Animax (não lembro o número) e não eram considerados pirataria, a não ser os animes que tinham os direitos comprados no Brasil. E tmb não poderiam ver vendidos acima do preço de custo. Claro que, com lojas de dvd de anime por aí, os fasubbers estão gerando lucro, mas o valor que eles cobram é praticamente o de custo.

Valeu pelo link, vou dar uma olhada.


Edit: Li e clareou bastante as minhas idéias... mas definitivamente não é justo deficientes visuais brasileiros não terem acesso às obras...

Quanto aos fansubbers, pra eu ter certeza que eu não tô falando besteira, eu vou dar uma procurada nas revistas lá em casa (tô no trabalho). Depois eu posto de novo =p
 
Última edição:
Não importa se o anime foi licenciado ou não no Brasil, se não geram lucro ou se cobram o valor de custo. É pirataria sim. Estão violando os direitos do autor.

Isso aí antigamente era a ladainha dos fansubs, mas hoje em dia, pelo menos os maiores assumem que é pirataria. Tanto que nem se importam se o anime foi licenciado por aqui ou não.
 
Última edição:
De qq forma, encontrei a matéria que eu tinha dito.

Sim, é realmente pirataria, mas pelo que eu li (apesar de fazer alguns anos, não creio que a situação tenha mudado muito), fansubber é inclusive interessante para o mercado de animes, por isso "não tem problema" (entre aspas mesmo).

E acabamos desviando o assunto original do tópico haha. Mas foi por uma boa causa.
Acabei chegando à conclusão que conseguir gravar esse livro vai ser mais difícil do que eu esperava... E os deficientes visuais não vão tê-lo por um bom tempo... Pena :/
 
Última edição por um moderador:
E no caso do SdA, não tem nem o que discutir, visto que o livro é editado legalmente no Brasil pela MF.

NO ENTANTO, é possível fazer cópias para uso pessoal, sem fins lucrativos, desde que tu possua legalmente um exemplar da obra. Se isso se aplica a fazer uma cópia em uma mídia diferente eu realmente não sei, é preciso ver bem a lei a respeito.
 
Aqui em BH existe um instituto/escola para cegos que certa ocasião recrutou voluntários para ler e GRAVAR livros para seus associados. Ou seja: as pessoas pegavam um livro que tinham em casa, gravavam em cassete e enviavam ao instituto, sem nenhum fim lucrativo. OU iam até lá ler para eles in loco.

Como isso aconteceu há muuuuito tempo ( e as adesões foram muitas, minha inclusive) não sei se hoje isso seria considerado pirataria ou filantropia.

Imagino que um audiobook, para ser comercializado, teria que ter um certo respaldo de direitos autorais. Para fins sociais, no entanto... sei lá. Pode ficar muito difícil delimitar onde começa um e outro.

Considerando que ser cego, surdo ou mudo ou qualquer outra coisa não significa um sujeito miserável e dependente que precise da caridade alheia, promover a divulgação de grandes obras em audiobooks e braile, para venda, pode ser um bom filão cultural e comercial.

No caso do seu tio... eu arriscaria uma leitura direta! Além de ser uma boa oportunidade para reler a obra inteira, pode gerar bons momentos de comentários, discussões, diversão e carinho.

Claro que isso depende do grau de amizade e proximidade que vc tem com ele, etc. E também do tempo disponível. Mas acredite: ler em voz alta para alguém ( interessado) é uma experiência fascinante! :cerva:
 
Lasgalen, sua idéia é fascinante, mas nem eu nem ele dispomos de tempo. O que eu gravava era sempre antes de dormir (aproveitava meu tempo livre e o silêncio da noite) e ele trabalha bastante tmb.
 
Caramba, que loucura!

14 anos depois que essa discussão foi iniciada, acabei descobrindo o link dela, também estava atras dos audiolivros de O Senhor dos Anéis. E bom, em 2022 acho que todos já provaram como é fácil ter acesso a esses audiolivros, o mercado evoluiu muito, esse tópico gerou uma faísca na discussão e avanço que hoje temos frutos.
Se hoje, a discussão fosse novamente debatida, concluo, em minha opiniões, através dos relatos dos usuários participantes, que, todas os pontos foram discutidos de forma bem ponderada e de maneira muito inteligente. - oque me alegra muito - Porem a contribuição brilhante do Lasgalen. Me deixa meditar de maneira assertiva, que essa pratica, e fazendo-a de maneira a contribuir para a propagação da arte em paralelo da educação, sendo pirataria ou não, fazer esse trabalho maravilhoso descrito por Lasgalen, de maneira alguma, não fere os direitos do autor, não de maneira direta. Acredito que o ato dessa pratica tão prospera, gera frutos muito positivos, sendo no quarto de uma casa onde a sobrinha quer compartilhar de suas leituras de maneira muito nobre, descrito pela anfitriã do tópico, Queen Of The Dark Horizon, ou em qualquer outro canto do Brasil ou do mundo, alguém ouvindo pelo celular, em qualquer plataforma de streaming que disponibilize o material. Isso pra mim é muito poderoso, isso me traz paralelos a pura e única divulgação cultural/cientifica, sendo J.R.R. Tolkien um escritor tão importante, sem falar de outras importantes obras disponíveis, tendo suas barreiras de linguagem ou não.
Encerro meu comentário parafraseando o contribuidor da discussão Cali Eledhwen, é pirataria, sim, mas e daí?

Peço desculpas por levantar tópicos já a muito discutidos. Mas me fiz feliz em escrever esse pensamento.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo