• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Jabuti 2020

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Chico Buarque, Martinho da Vila e Nélida Piñon são finalistas do prêmio Jabuti

Lista inclui Ruy Castro, Djamila Ribeiro e Reinaldo José Lopes, colunistas da Folha; vencedores saem em novembro​


Maior prêmio literário anual do país, o Jabuti divulgou nesta quinta uma lista com os dez finalistas de cada uma de suas 20 categorias.

A lista traz medalhões como Chico Buarque, que lançou o romance "Essa Gente" ano passado, Nélida Piñon, que concorre pelo livro de crônicas "Uma Furtiva Lágrima", e o compositor Martinho da Vila, que concorre por seu "2018 - Crônicas de um Ano Atípico".
chico buarque

O escritor Chico Buarque, indicado ao prêmio Jabuti por "Essa Gente" - Divulgação

Ruy Castro e Djamila Ribeiro, ambos colunistas deste jornal, também estão entre os finalistas. Ele, na categoria de biografia, documentário e reportagem por "Metrópole à Beira-Mar", e ela, entre os livros de ciências humanas, por "Pequeno Manual Antirracista". O colunista Reinaldo José Lopes também foi indicado na categoria ciências por "Darwin sem Frescura", parceria com o biólogo Pirula.

Também aparecem autores que tiveram destaque na cena literária do último ano, como Itamar Vieira Junior, por "Torto Arado", Ailton Krenak, por "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", Paulo Scott, por "Marrom e Amarelo", e Jarid Arraes, por "Redemoinho em Dia Quente". A escritora Adriana Lisboa concorre em duas categorias, de romance literário e poesia.

As categorias de não ficção trazem escritores veteranos como Nei Lopes, Laurentino Gomes, Luiz Maklouf Carvalho —indicado postumamente por sua biografia dos anos de Bolsonaro no Exército— e Lilia Schwarcz, que concorre com dois livros. Mas também apontam autores que estão despontando, como Sidarta Ribeiro, Chico Felitti e Alê Santos.

É bom notar que esta é uma listagem ainda preliminar. Os indicados serão reduzidos pela metade numa lista que será publicada no próximo dia 5, e os vencedores serão conhecidos em 26 de novembro.

O anúncio vem em um ano que sacudiu o Jabuti com polêmicas. O curador do prêmio, Pedro Almeida, renunciou em maio após minimizar as mortes pelo coronavírus, em publicação depois apagada de suas redes sociais. Uma carta com mais de 5.000 assinaturas pediu sua saída do cargo.

A premiação também criou, neste ano, a categoria "romance de entretenimento", voltada a celebrar, segundo a curadoria, livros nacionais que normalmente não são contemplados por prêmios. Entre os autores indicados na nova categoria, estão Ana Rüsche, Felipe Castilho e Raphael Montes.

Veja a seguir algumas das categorias. A lista completa está no site oficial do evento.
*

Romance Literário​

Carta à rainha louca | Autor(a): Maria Valéria Rezende | Editora(s): Alfaguara
Essa gente | Autor(a): Chico Buarque | Editora(s): Companhia das Letras
Marrom e amarelo | Autor(a): Paulo Scott | Editora(s): Alfaguara
O melindre nos dentes da besta | Autor(a): Carol Rodrigues | Editora(s): 7Letras
O quarto branco | Autor(a): Gabriela Aguerre | Editora(s): Todavia
O último dia da inocência | Autor(a): Edney Silvestre | Editora(s): Record
O verão tardio | Autor(a): Luiz Ruffato | Editora(s): Companhia das Letras
Se deus me chamar não vou | Autor(a): Mariana Salomão Carrara | Editora(s): Nós
Todos os santos | Autor(a): Adriana Lisboa | Editora(s): Alfaguara
Torto arado | Autor(a): Itamar Vieira Junior | Editora(s): Todavia

Conto​

Cadernos Negros - Volume 42 | Autores: Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa | Editora(s): Quilombhoje Literatura
Ela queria amar, mas estava armada | Autora: Liliane Prata | Editora(s): Instante
Gosto de amora | Autora: Mário Medeiros | Editora(s): Malê Editora
Ototo | Autora: Henrique Komatsu | Editora(s): Confraria do Vento
Passagem estreita | Autor(a): Divanize Carbonieri | Editora(s): Carlini & Caniato Editorial
Placenta: estudos | Autor(a): Lucas Lazzaretti | Editora(s): 7letras
Rachaduras | Autor(a): Natalia Timerman | Editora(s): Quelônio
Redemoinho em dia quente | Autor(a): Jarid Arraes | Editora(s): Companhia das Letras
Sombrio Ermo Turvo | Autor(a): Veronica Stigger | Editora(s): Todavia
Urubus | Autor(a): Carla Bessa | Editora(s): Confraria do Vento
jarid

A escritora Jarid Arraes - Eduardo Anizelli/Folhapress

Crônica​


2018 - Crônicas de um ano atípico | Autor(a): Martinho da Vila | Editora(s): Kapulana
Diário do Bolso - Os 100 primeiros dias | Autor(a): José Roberto Torero | Editora(s): Padaria de Livros
E, no princípio, ela veio: crônicas de memória e amor | Autor(a): Bruno de Castro | Editora(s): Moinhos
Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no Sul do Brasil | Autor(a): Fábio Garcia | Editora(s): Cruz e Sousa
Notas sobre a fome | Autor(a): Helena Silvestre | Editora(s): Ciclo Contínuo Editorial
O corpo encantado das ruas | Autor(a): Luiz Antonio Simas | Editora(s): Civilização Brasileira
O dia em que achei Drummond caído na rua | Autor(a): Marcelo Torres | Editora(s): Zarte
O preço do peixe | Autor(a): Jayme Serva | Editora(s): Laranja Original
Ter a escrita | Autor(a): Andressa Barichello | Editora(s): Patuá
Uma furtiva lágrima | Autor(a): Nélida Piñon | Editora(s): Record
nelida

A escritora Nélida Piñon - Getty Images

Biografia, Documentário e Reportagem​


Afro-Brasil Reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX | Autor(a): Nei Lopes | Editora(s): Nova Fronteira
Em busca da alma brasileira: biografia de Mário de Andrade | Autor(a): Jason Tércio | Editora(s): Sextante (selo Estação Brasil)
Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares: Volume 1 | Autor(a): Laurentino Gomes | Editora(s): Globo Livros
Metrópole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20 | Autor(a): Ruy Castro | Editora(s): Companhia das Letras
Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho | Autor(a): Jaqueline Fraga | Editora(s): Autor Independente
O cadete e o capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel | Autor(a): Luiz Maklouf Carvalho (in memoriam) | Editora(s): Todavia
O Reino: a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal | Autor(a): Gilberto Nascimento | Editora(s): Companhia das Letras
Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida | Autor(a): Jotabê Medeiros | Editora(s): Todavia
Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor | Autor(a): Chico Felitti | Editora(s): Todavia
Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018 - o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse | Autor(a): Mário Magalhães | Editora(s): Record

Poesia​

A casca mítica | Autor(a): Salgado Maranhão | Editora(s): 7Letras
Bichos contra a vontade | Autor(a): Frederico Klumb | Editora(s): 7Letras
Deriva | Autor(a): Adriana Lisboa | Editora(s): Relicário Edições
Dicionário de imprecisões | Autor(a): Ana Elisa Ribeiro | Editora(s): Impressões de Minas
Lutar é crime | Autor(a): Bell Puã | Editora(s): Letramento
O desvio das gentes | Autor(a): Pádua Fernandes | Editora(s): Patuá
Poemas de última geração | Autor(a): Samuel Marinho | Editora(s): Penalux
Rosa que está | Autor(a): Luci Collin | Editora(s): Iluminuras
Solo para vialejo | Autor(a): Cida Pedrosa | Editora(s): Cepe Editora
Vida aberta - Tratado poético filosófico | Autor(a): W. J. Solha | Editora(s): Penalux

 
O Imrahil está na categoria ciências >> Título: Darwin sem frescura: como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade | Autor(a): Pirula e Reinaldo José Lopes | Editora(s): HarperCollins Brasil

:cheer:

***

jabuti parece ter um negócio que não pode ter livro novo do chico buarque que eles precisam botar entre os finalistas. adoro o chico, mas essa gente é ruim demais.
 
Aaaah Hoje tô só no celular. Mó ruim catar e organizar o post. :/
Azar. Fui até o PC só pra te fazer esse agradinho >___>
Tá aí embaixo.

Edit: Lembrando também que este ano tem a categoria de romance "de entretenimento" pela primeira vez né? Acho que é pro Chato Buarque não ser indicado e dar mais chance ao pessoal... kk
Entre as indicadas está a @Karen Soarele que é uma guria muito fofa e simpática e estava lá no FB toda chorosa hoje, de alegria...
 
Última edição:

Capa​

Título: A metamorfose | Capista: Lourenço Mutarelli e Pedro Inoue | Editora(s): Antofágica
1603417303773.png

Título: Grande Sertão: Veredas | Capista: Alceu Chiesorin Nunes | Editora(s): Companhia das Letras
1603417359011.png

Título: Impertinentes: 14 livros de Gustavo Piqueira 2012-2018 | Capista: Gustavo Piqueira | Editora(s): WMF Martins Fontes
1603417428622.png

Título: Memória da amnésia: políticas do esquecimento | Capista: Fábio Prata e Flávia Nalon | Editora(s): Edições Sesc São Paulo
1603417459671.png

Título: Mil sóis: poemas escolhidos | Capista: Daniel Trench | Editora(s): Todavia
1603417513507.png

Título: O cadete e o capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel | Capista: Daniel Trench | Editora(s): Todavia
1603417548877.png

Título: Penitentes - Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo | Capista: Luisa Malzoni, Isabel Santana Terron e Beatriz Matuck | Editora(s): Tempo d'Imagem
1603417658940.png

Título: Peso de papel | Capista: Filipa Pinto e Eduardo Foresti | Editora(s): FTD Educação
1603417700032.png

Título: Protagonismo negro em São Paulo: história e historiografia | Capista: Luciana Facchini | Editora(s): Edições Sesc São Paulo
1603417746255.png

Título: Rabiscos | Capista: Fernando Vilela | Editora(s): Positivo
1603417871236.png
 
Olha... Tem umas capas aí bem wtf.
Ou não tinha nada melhor ou é tipo moda de alta costura: não consigo entender a lógica da coisa e acho tudo horrível haha.

Se eu tivesse que dar um chute, seria nessa aí do Grande Sertão.
 
Particularmente, achei as capas do ano passado muito melhores...

Será que essa capa do Impertinentes é assim de fábrica mesmo ou ela é tipo "destacável" pelo usuário?
 
Bah não sei. Pelo que entendi, vendo outras imagens, tem uns pedaços soltos assim mesmo, de diferentes tamanhos. Deve ser horrível de guardar entre os livros. XD
 
que foi que eu não entendi da capa desse Memória da amnésia: políticas do esquecimento?
Acho que era pra ser tipo "deu um branco" = esqueci. Daí é toda branca. E tem um espaço retangular para o que seria uma foto, mas não tem foto nenhuma, pra simbolizar aí alguma coisa nesse campo semântico: ausência, esquecimento.
Mas eu também achei a execução ruim. Uma fonte bem sem graça também.
 
Olha... Tem umas capas aí bem wtf.
Ou não tinha nada melhor ou é tipo moda de alta costura: não consigo entender a lógica da coisa e acho tudo horrível haha.

Se eu tivesse que dar um chute, seria nessa aí do Grande Sertão.

Se eu tivesse que dar um chute, seria nessa do "Grande Sertão: Veredas" também. Só que o chute seria de raiva mesmo. :lol:
Eu tenho essa edição. Só não digo que me arrependi de tê-la adquirido, por conta dos textos extras, que são maravilhosos.

Mas eu detesto essa capa, acho ela nada prática. Essa parte vermelha, com o título, é na verdade uma "faixinha", de tecido, né?, que além de tudo desfia muito fácil. Quando eu comprei não tinha ideia disso, achei que era da pintura do trem mesmo. Daí pra ler, você tem que tirar esse tecido e a capa fica nuzona - feia pra baralho! Aí quando você termina de ler, vai querer colocar o tecido de novo, pra deixar jeitosinho na estante. E o negócio tem hora que fica lá deslizando pra baixo, tipo aquelas calças um número a mais quando você usa sem cinto. Fora que nisso o trem segue desfiando. Nonada...
 
Se eu tivesse que dar um chute, seria nessa do "Grande Sertão: Veredas" também. Só que o chute seria de raiva mesmo. :lol:
Eu tenho essa edição. Só não digo que me arrependi de tê-la adquirido, por conta dos textos extras, que são maravilhosos.

Mas eu detesto essa capa, acho ela nada prática. Essa parte vermelha, com o título, é na verdade uma "faixinha", de tecido, né?, que além de tudo desfia muito fácil. Quando eu comprei não tinha ideia disso, achei que era da pintura do trem mesmo. Daí pra ler, você tem que tirar esse tecido e a capa fica nuzona - feia pra baralho! Aí quando você termina de ler, vai querer colocar o tecido de novo, pra deixar jeitosinho na estante. E o negócio tem hora que fica lá deslizando pra baixo, tipo aquelas calças um número a mais quando você usa sem cinto. Fora que nisso o trem segue desfiando. Nonada...
Também não gosto dessas capas da Companhia com tarjas. As dos livros do Coetzee, por exemplo, vêm com as tarjas coladas com durex, o que dá a impressão de terem sido feitas para um trabalho de escola...

Das capas concorrentes, acho que gostei mais da do "Penitentes". Meus modelos de capa preferidos são os da Penguin Modern Classics, tanto aqueles em que o título fica no topo sobre fundo branco, tanto aqueles em que o título fica sobre a imagem.

image.jpg

image.jpg
 
Última edição:
Selecionaram os 5 finalistas de cada categoria:

Literatura​

Conto​

Título: Gosto de amora | Autor(a): Mário Medeiros | Editora(s): Malê Editora

Título: Passagem estreita | Autor(a): Divanize Carbonieri | Editora(s): Carlini & Caniato Editorial

Título: Redemoinho em dia quente | Autor(a): Jarid Arraes | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Sombrio Ermo Turvo | Autor(a): Veronica Stigger | Editora(s): Todavia

Título: Urubus | Autor(a): Carla Bessa | Editora(s): Confraria do Vento


Crônica​

Título: Diário do Bolso - Os 100 primeiros dias | Autor(a): José Roberto Torero | Editora(s): Padaria de Livros

Título: Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no Sul do Brasil | Autor(a): Fábio Garcia | Editora(s): Cruz e Sousa

Título: Notas sobre a fome | Autor(a): Helena Silvestre | Editora(s): Ciclo Contínuo Editorial

Título: O dia em que achei Drummond caído na rua | Autor(a): Marcelo Torres | Editora(s): Zarte

Título: Uma furtiva lágrima | Autor(a): Nélida Piñon | Editora(s): Record


Histórias em Quadrinhos​

Título: Fujie e Mikito | Autor(a): Marcelo Costa e Yuri Andrey | Editora(s): Mino

Título: O obscuro fichário dos artistas mundanos (1934-1958) | Autor(a): Clarice Hoffmann, Abel Alencar, Maurício Castro, Greg, Paulo do Amparo e Clara Moreira | Editora(s): Cepe Editora

Título: Os olhos de Barthô | Autor(a): Orlandeli | Editora(s): Autor Independente

Título: Roseira, medalha, engenho e outras histórias | Autor(a): Jefferson Costa | Editora(s): Pipoca & Nanquim

Título: Silvestre | Autor(a): Wagner Willian | Editora(s): Darkside Books


Infantil​

Título: Da minha janela | Autor(a): Otávio Júnior | Editora(s): Companhia das Letrinhas

Título: Fios | Autor(a): Christiane Nóbrega | Editora(s): Autor Independente

Título: Lá no meu quintal - O brincar de meninas e meninos de Norte a Sul | Autor(a): Gabriela Romeu e Marlene Peret | Editora(s): Peirópolis

Título: O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas | Autor(a): Alexandre Rathsam | Editora(s): Edições SM

Título: O ovo de Pégaso | Autor(a): Arthur Warren e Janaina Tokitaka | Editora(s): Abacatte Editorial


Juvenil​

Título: A rede florida | Autor(a): Graziela Bozano Hetzel | Editora(s): Positivo

Título: Benjamina | Autor(a): Nelson Cruz | Editora(s): Miguilim

Título: Caleidoscópio de vidas | Autor(a): João Anzanello Carrascoza | Editora(s): FTD Educação

Título: Palmares de Zumbi | Autor(a): Leonardo Chalub | Editora(s): Nemo

Título: Rabiscos | Autor(a): Luís Dill | Editora(s): Positivo


Poesia​

Título: Lutar é crime | Autor(a): Bell Puã | Editora(s): Letramento

Título: O desvio das gentes | Autor(a): Pádua Fernandes | Editora(s): Patuá

Título: Rosa que está | Autor(a): Luci Collin | Editora(s): Iluminuras

Título: Solo para vialejo | Autor(a): Cida Pedrosa | Editora(s): Cepe Editora

Título: Vida aberta - Tratado poético filosófico | Autor(a): W. J. Solha | Editora(s): Penalux


Romance de Entretenimento​

Título: A telepatia são os outros | Autor(a): Ana Rüsche | Editora(s): Monomito Editorial

Título: Olhos bruxos | Autor(a): Eliezer Moreira | Editora(s): Penalux

Título: Serpentário | Autor(a): Felipe Castilho | Editora(s): Intrínseca

Título: Uma mulher no escuro | Autor(a): Raphael Montes | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Viajantes do abismo | Autor(a): Nikelen Witter | Editora(s): Avec Editora


Romance Literário​

Título: Carta à rainha louca | Autor(a): Maria Valéria Rezende | Editora(s): Alfaguara

Título: Essa gente | Autor(a): Chico Buarque | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Marrom e amarelo | Autor(a): Paulo Scott | Editora(s): Alfaguara

Título: Todos os santos | Autor(a): Adriana Lisboa | Editora(s): Alfaguara

Título: Torto arado | Autor(a): Itamar Vieira Junior | Editora(s): Todavia


Ensaios​

Artes​

Título: AI-5 50 ANOS - Ainda não terminou de acabar | Autor(a): Gabriel Zacarias, Galciani Neves, Izabela Pucu, Alexandre Pedro de Medeiros, Caroline Schroeder, Carolina de Angelis, Luise Malmaceda, Theo Monteiro, Pedro Borges, Paulo Cesar Gomes, Paulo Miyada e Priscyla Gomes | Editora(s): Instituto Tomie Ohtake

Título: Livro dos afetos - Marcello Grassmann | Autor(a): Ana Lucia de Godoy Pinheiro, Leon Kossovitch e Denis Bruza Molino | Editora(s): Núcleo de Estudos Marcello Grassmann

Título: Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 | Autor(a): Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva | Editora(s): Estação Liberdade

Título: Penitentes - Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo | Autor(a): Guy Veloso | Editora(s): Tempo d'Imagem

Título: Recife - Fotografias: 1986-2018 | Autor(a): Fred Jordão | Editora(s): Cepe Editora


Biografia, Documentário e Reportagem​

Título: Em busca da alma brasileira: biografia de Mário de Andrade | Autor(a): Jason Tércio | Editora(s): Sextante (selo Estação Brasil)

Título: Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares: Volume 1 | Autor(a): Laurentino Gomes | Editora(s): Globo Livros

Título: Metrópole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20 | Autor(a): Ruy Castro | Editora(s): Companhia das Letras

Título: O Reino: a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal | Autor(a): Gilberto Nascimento | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida | Autor(a): Jotabê Medeiros | Editora(s): Todavia


Ciências​

Título: Astrofísica para a educação básica: a origem dos elementos químicos no Universo | Autor(a): Alan Alves Brito e Neusa Teresinha Massoni | Editora(s): Appris Editora

Título: Darwin sem frescura: como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade | Autor(a): Pirula e Reinaldo José Lopes | Editora(s): HarperCollins Brasil

Título: Futuro presente: o mundo movido à tecnologia | Autor(a): Guy Perelmuter | Editora(s): Companhia Editora Nacional

Título: O Antropoceno e a ciência do Sistema Terra | Autor(a): José Eli da Veiga | Editora(s): 34

Título: O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito | Autor(a): Marcelo Gleiser | Editora(s): Record


Ciências Humanas​

Título: Dicionário da República | Autor(a): Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia | Autor(a): João José Reis | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Ideias para adiar o fim do mundo | Autor(a): Ailton Krenak | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Pequeno manual antirracista | Autor(a): Djamila Ribeiro | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Rastros de resistência: histórias de luta e liberdade do povo negro | Autor(a): Ale Santos | Editora(s): Panda Books


Ciências Sociais​

Título: 130 anos: Em busca da República | Autor(a): Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Simon Schwartzman e Pedro Malan | Editora(s): Intrínseca

Título: O Brasil não cabe no quintal de ninguém | Autor(a): Paulo Nogueira Batista Jr. | Editora(s): LeYa Brasil

Título: O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro | Autor(a): Marina Basso Lacerda | Editora(s): Zouk

Título: Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica | Autor(a): Adilson José Moreira | Editora(s): Contracorrente

Título: Sim à igualdade racial: raça e mercado de trabalho | Autor(a): Luana Génot | Editora(s): Pallas Editora


Economia Criativa​

Título: A riqueza da vida simples | Autor(a): Gustavo Cerbasi | Editora(s): Sextante

Título: Anticarreira: o futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego | Autor(a): Joseph Teperman | Editora(s): Red Consultoria Literária

Título: Ecochefs: parceiros do agricultor | Autor(a): Instituto Maniva | Editora(s): Senac Rio

Título: Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser | Autor(a): Matheus de Souza | Editora(s): Autêntica Business

Título: Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios | Autor(a): Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista | Editora(s): ECA-USP


Livro​

Capa​

Título: Grande Sertão: Veredas | Capista: Alceu Chiesorin Nunes | Editora(s): Companhia das Letras

Título: Impertinentes: 14 livros de Gustavo Piqueira 2012-2018 | Capista: Gustavo Piqueira | Editora(s): WMF Martins Fontes

Título: Memória da amnésia: políticas do esquecimento | Capista: Fábio Prata e Flávia Nalon | Editora(s): Edições Sesc São Paulo

Título: O cadete e o capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel | Capista: Daniel Trench | Editora(s): Todavia

Título: Penitentes - Dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo | Capista: Luisa Malzoni, Isabel Santana Terron e Beatriz Matuck | Editora(s): Tempo d'Imagem


Ilustração​

Título: Aaahhh! | Ilustrador(a): Guilherme Karsten | Editora(s): HarperCollins Brasil

Título: Cadê o livro que estava aqui? | Ilustrador(a): Jana Glatt Rozenbaum | Editora(s): FTD Educação

Título: Cumarim, a pimenta do reino | Ilustrador(a): Willian Santiago | Editora(s): FTD Educação

Título: Madalena | Ilustrador(a): Natália Gregorini | Editora(s): Livros da Matriz

Título: Oir o rio | Ilustrador(a): Bruna Lubambo | Editora(s): Sowilo Editora


Projeto Gráfico​

Título: Arquiteturas contemporâneas no Paraguai | Responsável: Maria Cau Levy, Christian Salmeron, Ana David e André Stefanini | Editora(s): Romano Guerra Editora e Escola da Cidade

Título: Gego: a linha emancipada | Responsável: Paula Tinoco | Editora(s): MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Título: O museu de Emília | Responsável: Bloco Gráfico | Editora(s): FTD Educação

Título: O tempo da cerâmica | Responsável: Julia Meirelles, Giulia Ortencio, Vivian de Cerqueira Leite e Ricardo Diaz | Editora(s): Superbacana+

Título: Paisagens gastronômicas - São Paulo | Responsável: Ricardo Godeguez | Editora(s): Same Same


Tradução​

Título: A cidade do vento | Tradutor(a): William Soares dos Santos | Editora(s): Moinhos

Título: Bertolt Brecht: Poesia | Tradutor(a): André Vallias | Editora(s): Perspectiva

Título: Degelo | Tradutor(a): Beatriz Regina Guimarães Barboza e Meritxell Hernando Marsal | Editora(s): Urutau

Título: Escritos sobre Estética e Literatura | Tradutor(a): Pedro Augusto Franceschini e Marco Aurélio Werle | Editora(s): Edusp

Título: Viagem à América do Sul | Tradutor(a): Francisco Foot Hardman e Fan Xing | Editora(s): Unesp


Inovação​

Fomento à Leitura​

Título: Desengaveta meu texto | Responsável: Patrícia Silva Rosas de Araújo

Título: FLUP - Festa Literária das Periferias | Responsável: Julio Ludemir

Título: Livro e Literatura para todos | Responsável: Mais Diferenças

Título: Sarau Asas Abertas | Responsável: Paulo Virgilio D`Auria

Título: Sarau do Binho - Conversa vai, com versos vem | Responsável: Robinson de Oliveira Padial e Suzi de Aguiar Soares


Livro Brasileiro Publicado no Exterior​

Título: Bazar Paraná | Editora(s): Benvirá/Saraiva/Somos Educação, Hentrich & Hentrich

Título: Callíope, a escrava de Atenas | Editora(s): Letras Jurídicas / Letras do Pensamento, Ekdóssis Okeanos - Εκδόσεις Ωκεανώς

Título: Com que roupa irei para a festa do rei? | Editora(s): Editora do Brasil, Gerbera Ediciones

Título: Fuga | Editora(s): FTD Educação, Educactiva Ediciones S.A.S

Título: Lorde | Editora(s): Grupo Editorial Record, Two Lines Press
 
Última edição:
Eu achei a capa de "Grande Sertão" horrível. Na verdade, não gostei, muito, de nenhuma capa. A exceção é a capa de Metamorfose, que eu achei aceitável.

Quanto aos cinco finalistas de cada categoria, só queria dizer que tô para começar a leitura de "Essa gente", do Chico, neste fim de semana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo