• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Pintassilgo (Donna Tartt)

Giuseppe

Hey now
Um livro notável e um dos melhores que eu li no ano passado. No Brasil o livro é publicado pela Companhia das Letras. Alguém aí já leu? Eis a sinopse:

Theo Decker, um nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe. Abandonado pelo pai, Theo é levado pela família de um amigo rico. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com quem não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma importante lembrança dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.

Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração.

O pintassilgo é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.
 
Última edição:
Pior é que eu tenho o livro já, desde a época em que foi lançado aqui e esteve sob os holofotes; mas sei lá, tenho tanta coisa pra ler e tantos interesses que me disperso em outras coisas, e uma leitura contemporânea estrangeira só entra na fila se for um bagulho muito foda ou necessário para compreender o nosso tempo (digamos, por exemplo, um Houllebecq). O resultado é que vou vender esse livro e mais uns quantos que acumulei ao longo dos anos. Mas verei o filme quando sair. XD
 
O filme do Pintassilgo foi bastante criticado, mas ainda não vi então não sei dizer. Mas o livro é mui excelente; pra quem é ligado nessas coisas de prêmio ele ganhou o Pulitzer de melhor livro. Personagens incríveis e narrativa muito bem escrita. Eu li há alguns meses e já quero ler de novo, mesmo sendo uma leitura longa (mais de 700 páginas).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo