• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coringa (Joker, 2019)

Dê uma nota!


  • Total de votantes
    14
Também não achei perturbador como disseram. Do meu círculo de amigos, sou a diferentona: geral achou muito tenso. Fui assistir com o Slicer e a tia dele, ambos ficaram muito mais impactados do que eu.
Joaquin Phoenix merece DEMAIS o Oscar, nem só pela transformação física (que já é meio caminho pro prêmio), mas também pela total entrega e visceralidade. Ele realmente te convence passando verossimilhança nas ações e a "virada de chave'' do personagem foi quase imperceptível (o que é muito mérito do ator também). Quem discorda é clubista.
Sobre a tensão: também eu sofro de problemas psicológicos, mas meus gatilhos são outros, então não me impactou nem ativou nenhum sentimento de "identificação". Acho que tô baqueada demais, porque eu amo terror psicológico e não me impacto muito com grafismos. Os filmes que mais me deixaram ZUADA da cabeça seguem sendo Rastro de Maldade e Doce Vingança. Coringa não fez nem cosquinha nesse aspecto.
O que me perturbou nem foi a violência (já vi cenas mais violentas e inesperadas em 'cassino' e 'os intocáveis', por exemplo) mas a solidão e o desamparo do Arthur, em como as pessoas solitárias e menos favorecidas são massacradas na sociedade, principalmente se elas ainda por cima têm alguma doença mental.
Cada um tem seus gatilhos, despertados de maneiras as mais diversas que às vezes nem a gente sabe direito o porquê de se sentir mal com algo. :sad:
Lembro de como fiquei por quase uma semana arrasada depois de assistir "o fugitivo", com o harrison ford, aquela história do homem perseguido por um crime que não cometeu, que do nada teve sua vida destruída e passou a viver fugindo como um marginal.
Até hoje tenho dificuldade de rever esse filme. :/

Eu vi muitas críticas ao arco da mãe, mas eu achei imprescindível pra virada do personagem. E a vizinha? Matou ou não matou? Eu acho que ele matou a vizinha e a filha, e gostei muito que deixaram isso pro espectador decidir.
Acho que não matou.
Lembra que ele só matou quem lhe fez mal? E que deixou o amigo anão ir embora dizendo que foi o único que era bacana com ele?
Aparentemente ele gostava da moça que foi a única pessoa de fora que notou a existência dele, ainda que tenha sido só uma vez.
E depois num dos vídeos que vi sobre o filme, parece que tem uma cena deletada em que ele leva aquelas flores de palhaço (que ele ofereceu pro bruce wayne) pra ela e a convida a assistir o programa na tv que ele ia participar.
A cena:
cenacrg.png

Por outro lado, se a mãe dele estava dizendo a verdade sobre ele ser um wayne, e ele a matou como parte de sua 'transformação' em coringa destruindo tudo que fazia parte da vida do arthur, então talvez ele a tenha matado sim, já que em sua mente ela realmente fazia parte da sua vida.
É complicado porque vemos o filme do ponto de vista do arthur/coringa e bem, nós temos meio que decidir o que é real ali.
Eu por exemplo, ao contrário de muita gente, não acredito que ele matou a psiquiatra com a qual conversa no final do filme, acho que aquilo foi mais um delírio dele as pegadas de sangue faziam parte da piada que ele diz ter lembrado e que, pra mim a "piada" é o fato de o thomas wayne ter deixado o arthur órfão, mas foi o coringa deixou o bruce wayne órfão.
 
E que deixou o amigo anão ir embora dizendo que foi o único que era bacana com ele?

Que cena maravilhosa.
Se alguém não ficou tenso nessa cena, não tem coração.
 
Em tempo...

O Coringa é aquele anti-herói que a nossa sociedade de alguma forma produz e que a mesma tem uma grande parcela de culpa nisso, pois é o cidadão que desde a infância sofreu muito com maus tratos, preconceitos, ausência total de um pai, uma relação enganosa com a mãe e quando esta mesma sociedade vive suas grandes dificuldades como o corte de verba pros medicamentos e o trabalho de assistência social que ainda mantinham o Arthur numa condição de saúde mental mais estável e controlada e aí que vem aquela famosa frase da assistente social "Eles não estão nem aí para pessoas como você e eu", aí que o filme chama muito bem atenção pra questão da exclusão social.

Quando o Thomas Wayne, candidato da elite, tenta se desculpar em relação aos palhaços, é inevitável não ver semelhanças com o que acontece com a nossa política.

Foi um filme até acima das minhas expectativas. Joaquin Phoenix teve uma grande entrega no papel e que não poderia ser diferente já que é um personagem que realmente exige isso e que não é fácil interpreta-lo. Já está entre os meus preferidos desta década.
 
Coringa vai ganhar sequência com volta de Joaquin Phoenix, diz site


coringa-1569643312058_v2_900x506.jpg

Coringa Imagem: Divulgação

A Warner Bros. está preparando uma sequência de Coringa, que traria de volta o astro Joaquin Phoenix, o diretor Todd Phillips e o roteirista Scott Silver. As informações são do The Hollywood Reporter.

A decisão do estúdio vem pouco depois do filme bater US$ 1 bilhão na bilheteria mundial, se tornando o primeiro filme com classificação "para maiores" nos EUA a alcançar o feito.

Phoenix e Phillips já haviam adiantado, em entrevistas durante a divulgação de Coringa, que tinham conversado sobre possíveis sequências. O ator disse que havia "muito para explorar" no personagem, mas que não faria uma continuação "apenas por causa do sucesso do filme"

A continuação de Coringa não deve se aprofundar na origem de Bruce Wayne, o Batman, no entanto. Aparentemente, a Warner quer deixar a infância e adolescência do futuro herói exclusivamente nas mãos do diretor Matt Reeves, que lançará The Batman em 2021.

Ainda segundo o THR, Phillips também pretende desenvolver outros filmes de origem para os personagens dos quadrinhos da DC. O cineasta já tinha apresentado a proposta para o estúdio, que hesitou em fechar acordo antes de se certificar do sucesso de Coringa.
Polêmica e prêmios

Coringa causou polêmica, durante seu lançamento, por conta das cenas violentas que exibia na história de Arthur Fleck (Phoenix), um palhaço fracassado com saúde mental deteriorada, que aos poucos embarcava em uma onda de crimes por Gotham City.
Muitos temiam que o conteúdo inflamatório do filme inspirasse ações de terrorismo como a que ocorreu durante uma exibição de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge em 2011, nos EUA.

Por enquanto, apenas incidentes menores (e não violentos) foram registrados — em Paris, por exemplo, espectadores fugiram de uma sala de cinema após um dos membros da plateia se levantar e gritar uma expressão da fé islâmica.
O longa também tem registrado trajetória premiada, especialmente ao vencer o Leão de Ouro, prêmio principal do Festival de Veneza. A Warner já começou campanha de Coringa para o Oscar 2020, defendendo 14 indicações.
 
SPOILERS!

Achei uma experiência muito ruim. Os primeiros 30 min do filme achei meio constrangedores, afinal por 1/4 do filme temos a história de um cara que só se f*, sem trégua.... Quer dizer, pô, por mais ferrada que uma pessoa seja financeiramente ou mentalmente, por mais baixo que a vida da pessoa tenha se tornado em determinado ponto, a vida como um ponto é feita de altos e baixos, uma vida de baixos e baixos e baixos se trata de uma vida bastante atípica ou de um recorte muito seleto, o que não enriquece espiritualmente o espectador. E isso mesmo na vida de alguém que venha a se tornar um vilão. Sei lá, seja por exemplo Vidas Secas, de Graciliano Ramos: por mais miseráveis que os personagens eram, ainda assim é possível identificar certo aspecto belo em suas vidas - mesmo que, no final das contas, o cenário seja trágico e sem esperanças... E durante o restante do filme, qualquer aparência de ponto alto é ilusória ou maníaca.

Nesse sentido, não acho que o filme traga um retrato tão fiel assim da problemática da doença mental, justamente por colocá-la num cenário muito peculiar, de um cara que só se f* continuamente, enquanto a maioria dos casos são de pessoas com vidas típicas mas com algum gatilho que acaba desencadeando esse mal. E isso só piora mais para frente no filme, quando se conhece o (muito provável) passado do personagem... quer dizer, o que um personagem tão atipicamente ferrado como esse tem a inspirar ou ao menos descrever?

Além disso, tem o discurso de viés político, que faz o Joker ser quase como um "incel" de esquerda, que ao invés de ser contra minorias (como é típico da caricatura "incel" que a esquerda adora bater), é contra uma certa "elite". Sei lá, o filme é bastante dúbio, pode ser que o espectador venha a se identificar com esse discurso, ou venha a sentir repulsa - nenhuma das alternativas julgo salutar de uma experiência cinematográfica... O mesmo vale para os assassinatos, quer dizer, ou você vai sentir repulsa por assistir um maníaco, ou (não é tão improvável assim) vai se identificar ou ter alguma sensação positiva, afinal querer matar c*zões não é um impulso tão raro. Seja como for, também não é algo benéfico ao espectador.

Dispensável dizer que a atuação está excelente, como também outros aspectos técnicos, mas um filme é maior do que a soma de suas partes, um filme pode ser todo feito de cenas excelentes e ainda assim não sê-lo. Enfim, acho preocupante e sintomático que um filme como esse atraia tanta atenção, por ser um filme de "super-herói" e por ter tantas indicações ao Oscar.
 
Última edição:
Finalmente criei vergonha na cara e assisti ontem.
Realmente é um filme forte, intenso, com aquele clima de "desesperança" a acompanhar o protagonista, onde parece que tudo de bom que ele faz é ignorado e não valorizado. Dá um aperto no coração todas as vezes em que depois de acontecer mais uma desgraça na vida dele ele ainda tenta continuar a levar uma vida correta, a gente torce por ele, mas logo depois vem mais uma cacetada. Um dos momentos mais tristes, pra mim, é
quando vemos que aquele "romance" dele com a vizinha não passou de uma fantasia na imaginação dele.
E um detalhe engraçado, ao menos eu achei, é que
essa é provavelmente a primeira adaptação a mostrar o evento que desencadeia a origem do Batman em que não sentimos pena do Thomas Wayne ao morrer, devido a como ele foi retratado como um total babaca mau-caráter.
:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo