• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Dúvida] Vendas em sebos

Níra

Usuário
Olá pessoal!

Então, indo direto ao ponto, e incomodando de novo com tópico sobre dúvida, tô com alguns livros aqui que só estão ocupando espaço na estante e tô pensando em vendê-los.

No Google aparece bastante sobre vender na internet mesmo, mas estou com um pé atrás e pensando em ir em sebos pra ver se eles compram. Algum de vocês já vendeu livros em sebos? Vale a pena, aconselham? Ou, por mais conservado que o livro esteja, não tem vantagem?
 
Só tem vantagem vender em sebo se você tiver uma quantidade grande de livros e pressa em se desfazer deles, porque pagam muito pouco.
Assim, os sebos se alimentam em grande parte com os desfazimentos em massa (em geral quando alguém falece, ou quando vai se mudar para longe e não vale a pena arcar com o frete). Sebos pagam pouco, isso é compreensível; eles precisam agregar o lucro deles e ainda oferecer um preço final convidativo ao público.
Eu recomendo que você tente duas opções antes: o sistema de Market do Facebook ou o Mercado Livre.
O primeiro tem a vantagem de que não custa nada e você em geral atingirá gente que mora na mesma cidade, podendo fazer a entrega em mãos na maioria dos casos.
O segundo tem um certo custo e quase sempre se agrega um valor de frete, o que pode tornar o preço final pouco competitivo quando se pensa em Amazons da vida...
Tenho vendido no FB um bocado deles. Eu recomendo tentar o FB para aqueles livros em bom estado que você julgue que sejam procurados. Para as tralhas, as velharias, aqueles que só Deus sabe porque imprimiram etc. eu recomendo levar em massa a um sebo e pegar uns mirréis para fazer um lanche.

Só para exemplificar. Se eu compro um livro novo hoje por 50 reais e decido vendê-lo amanhã, vou pôr à venda direto ao público por, digamos, 30 reais ou 25. Um sebo não pagará mais do que 10 para você. Em compensação, sebos tendem (justamente por comprarem em lote) a engolir todo tipo de porcaria; para vender direto ao consumidor final você terá um pouco mais de trabalho, por isso o fator pressa pode contar muito. Se depois de fazer uns quatro ou cinco anúncios os livros continuarem com você, sem ter achado um comprador, daí leva tudo no sebo, porque tempo também é dinheiro. XD
 
Endosso tudo o que o @Béla van Tesma postou

Quando eu era uma pessoa muito apegada materialmente, sebos foi a primeira opção que eu também pensei de imediato, mas se a intenção é fazer algum dinheiro só pra amenizar um pouco um valor alto investido no passado, essa com certeza não é a melhor opção.
 
Também endosso, e acrescento que é bacana levar no sebo se o que você costuma frequentar faz trocas, eu já fiz muito isso, levar uma penca de livro que comprei e não gostei e trocar por crédito pra pegar outros livros, nesse caso, normalmente eles "pagam" um pouco mais.
 
Fiz uma contagem de livros que venderia e deu uns 15 :think:

No Facebook eu não tenho conta ativa, e não tenho certeza se alguns volumes gerariam retorno de interessados.

Bom, a maioria desses 15 eu quero me livrar as soon as possible, acho que irei pesquisar nos sebos aqui de onde moro e em Curitiba...
 
Bem, eu tenho uns 200 livros pra vender...
Vou me organizar aqui, tirar foto etc. e fazer os anúncios.
Se depois de um certo tempo ainda estiverem encalhados, chamo o sebo pra vir buscar.
 
Caso algum desses livros seja de um valor bem baixo de forma que não compense ficar procurando desesperadamente um comprador e também se você realmente quiser se livrar desse determinado livro rapidinho você pode doar pra uma biblioteca.
 
Acho que tudo o que foi comentado aqui se resume a questão de ter objetivos bem claros e definidos em relação aos livros, pois cada objetivo tem suas particularidades:

Se é pra levantar algum $$$ razoável como compensação de parte do que foi investido: isso implica mais em colocar a venda nos melhores classificados possíveis e aí quando se opta por esse caminho, a palavra de ordem é ter paciência, pois nem sempre uma venda acontece rapidamente, ou então na quantidade esperada e aí criar expectativas muito altas em cima disso, quem não está habituado a vendas pode sentir uma enorme frustração.

Se objetivo é se desapegar, mas sem se preocupar com $$$ a ser ganho ou com a intenção de fazer uma troca: sebo é o caminho mais tranquilo pra isso.

E se o objetivo é meramente desapegar totalmente sem nenhum interesse financeiro, no sentido de doar: bibliotecas públicas, de escolas, asilos, de comunidades, etc terão o maior prazer em receber.

Seja qual for o objetivo, o importante de tudo é que os livros em questão não fiquem jamais parados e totalmente encostados sem nenhum utilidade e tendo assim a chance de serem procurados e lidos por quem estiver interessado. Fazer esse movimento com os livros já é uma atitude importante.
 
Ao invés de fazer uma doação para os necessitados, como eu, por exemplo.

Pior que nesse caso me dói expressar que foram vendas feitas contra a minha vontade, numa época que eu estava apertado de $$$ e aí encontrei um sebo especializado muito bom que pagava razoavelmente bem.
 
Só a título de curiosidade mesmo, eu sempre fiz trocas em sebo. Minha família sempre me dava livros de presente e eu acabava com um punhado que não gostava, ia no sebo e trocava. Em sebo eu busco alguma edição mais antiga capa dura e bonitona que as vezes não é main stream ... lembro ter trocado 'O físico' por uma edição maravilhosa capa dura de os Trabalhadores do Mar traduzida por Machado de Assis. Pra mim muito melhor, pro sebo também pois o vendedor disse que é muito mais fácil vender algo mais atual. (Essa experiencia foi meio única, o resto sempre foi 2 pra 1).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo