• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Futuro do GP Brasil de F1 a partir de 2021

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Esse é um dos assuntos que merece ter um tópico a parte, já que de pelo menos uns quatro meses pra cá existe uma discussão cada vez mais crescente de uma possível não renovação de Interlagos como sede do GP Brasil de F1, indo para um novo autódromo a ser ainda construído em área de preservação ambiental no RJ e mais do que isso uma disputa política a parte entre Bolsonaro e Dória.

Depois da opinião do Hamilton (abaixo), não preciso nem expor a minha. Assino totalmente embaixo;


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lewis Hamilton defende permanência do GP em SP: "É um clássico"

lewis-hamilton-no-gp-do-mexico-1572223328530_v2_900x506.jpg

Imagem: Marco Ugarte/AFP

Lewis Hamilton chegou a São Paulo e se dirigiu para o primeiro encontro com a imprensa na semana do Grande Prêmio de Interlagos. Hexacampeão mundial, o piloto da Mercedes defendeu na tarde de hoje (13) a permanência da corrida na capital paulista, durante evento da Petronas, parceira da equipe do inglês. O contrato com a Fórmula 1 vai até o fim do ano que vem, e o governo de Jair Bolsonaro se mostrou favorável a uma mudança para o Rio de Janeiro.

"Adoro a pista de Interlagos. Sou das antigas, mas, talvez, com os carros que temos hoje, a pista parece ser mais curta. Seria mais legal ter uma pista mais longa. Mas sempre temos que garantir a manutenção dos clássicos, e esse [GP Brasil em Interlagos] é um dos clássicos", defendeu o britânico.

"Não sou grande fã de mudança, mas sei que o Rio de Janeiro é uma cidade fantástica. Estive lá uma vez e foi fantástico. Não sei qual autódromo que eles têm lá, mas, se mudarem a corrida, não terá a mesma história que Interlagos possui. Lembro do Senna e dos videogames ao dirigir nesta pista, espero que continue assim", acrescentou.

No evento desta quarta-feira, Hamilton contou que pela primeira vez ouviu falar sobre o projeto do autódromo de Deodoro, ainda um projeto inserido apenas no papel. O hexacampeão mundial deu a sua opinião de que o Brasil deve ter outras prioridades ao invés de erguer um novo circuito.

"Temos um circuito histórico, então não precisa cortar mais árvores. Esse dinheiro pode ser investido em outras coisas, já que temos muita pobreza no Brasil", sentenciou o campeão da temporada 2019.
"Se fosse o meu dinheiro, usaria em uma coisa melhor; a educação é fundamental. Tenho engenheiros jovens na minha equipe [Mercedes], mas poucos brasileiros. Temos que ter mais brasileiros nas equipes", opinou.

O projeto do autódromo de Deodoro é cercado de polêmicas, especialmente sobre a viabilidade socioambiental, e gerou uma rixa entre Bolsonaro e o governo e prefeitura de São Paulo. Hamilton, um símbolo do discurso pela sustentabilidade, pediu para "nenhuma árvore ser derrubada".

"Se for derrubar uma árvore, sou contra. Vocês [brasileiros] têm uma floresta fantástica e são importantes para o controle climático. Temos que nos concentrar isso. Eu adoro o Rio de Janeiro, quero passar mais tempo lá, mas não quero correr em uma pista que arruinou uma área natural. Para o nosso futuro, a coisa fica cada vez pior. O controle climático está pior", encerrou Hamilton.
 
Somos três.

Interlagos é um templo do automobilismo. As corridas são sempre muito boas, mesmo quando o campeonato já estava decidido, como a deste ano.

Deixando a história e todo o contexto político de lado, focando apenas na parte esportiva, a tendência das novas pistas é serem cada vez mais entendiantes e terem menos pontos de ultrapassagem, vide Abu Dhabi e Cingapura (a única exceção é a do Azerbaijão, cujas corridas tem sido muito boas). Então a chance de temos mais uma corrida entendiante é bem grande.
 
Por mais que existam pistas com autódromos bem modernos na Ásia e a F1 foi pra lá porque são mercados com muito $$$, eu ainda prefiro circuitos clássicos e tradicionais como Mônaco, Monza, Silverstone, Spa e Interlagos que fora do continente europeu pra mim é o circuito clássico mais interessante.


Sem circuitos clássicos, a F1 perde grande parte da sua alma.
 
Outro clássico que é bem charmoso é Hockenheim (principalmente o traçado antigo), que é no meio da floresta alemã.

Traçado antigo:

hock1.jpg



Traçado novo:

0,,15115191,00.jpg
 
Hockenheim é outro tradicional que eu gosto muito e que seguiu o mesmo destino de várias pistas tradicionais que um dia já foram de alta velocidade e depois foram acrescentadas mais curvas.

Interlagos no passado também já teve um traçado mais suave e veloz.
 
SP bate recorde de público, mas oferece R$ 62 mi a menos que Rio por F1


vista-aerea-a-bordo-de-um-helicoptero-na-chega-ao-autodromo-de-interlagos-em-sao-paulo-1570476751642_v2_1170x540.jpg

Imagem: Divulgação

Não há definição sobre o futuro da Fórmula 1 no Brasil. Com contrato até 2020 e ameaçado pelo Rio de Janeiro, que tem projeto para construir um autódromo em Deodoro, São Paulo recebeu um Grande Prêmio marcante. Além da disputa na pista, marcada pela colisão dos dois carros da Ferrari e pela vitória de Max Verstappen, a corrida marcou um recorde de público.

Durante todo o fim de semana, Interlagos recebeu 158.213 torcedores, maior público desde 2001, quando o local comportava mais pessoas e contou com a presença de 174 mil fãs de Fórmula 1 nos três dias (sexta-feira, sábado e domingo).

Entretanto, a continuidade de São Paulo como sede brasileira da F1 se encontra sob xeque. De acordo com apuração do UOL Esporte, a Liberty Media, empresa responsável por gerenciar a categoria, possui em mãos uma proposta cerca de R$ 62 milhões superior da cidade carioca, ainda em busca de viabilizar a construção do circuito.

O Rio de Janeiro ofereceu mais de US$ 35 milhões [R$ 146 mi] como uma "taxa anual" para organizar a etapa brasileira de F1. São Paulo, que já tem uma proposta na mesa e vai se reunir com a Liberty em dezembro, tem números na casa dos US$ 20 milhões [R$ 84 mi] para manter a categoria até 2030.

Chase Carey, CEO da Liberty Media, sentou-se ao lado do governador João Doria, durante entrevista concedida pelos dois ontem (17), antes do Grande Prêmio do Brasil. A ideia do "chefão da F1" é ter tudo resolvido até agosto, quando será divulgado o calendário de 2021.

No entanto, tanto Rio de Janeiro e São Paulo desejam finalizar a negociação muito antes por duas questões: direitos de transmissão e venda de ingressos. Para a corrida em Interlagos, os fãs começam a comprar os bilhetes em março. Já sobre a questão da TV, o contrato com a Globo acaba em 2020, e Liberty Media tem encontrado dificuldades nas negociações com a emissora carioca.
joao-doria-em-entrevista-coletiva-ao-lado-de-chase-carey-da-liberty-media-proprietaria-da-formula-1-1574005314145_v2_750x421.jpg

João Doria e Chase Carey deram entrevista juntos em uma sala no paddock de Interlagos
Imagem: José Edgar de Matos/UOL

Carey citou São Paulo apenas uma vez durante a conversa com os jornalistas e ressaltou que o fundamental é manter a Fórmula 1 no Brasil. São 48 anos de GP, sendo 38 na capital paulista. O CEO da Liberty também confirmou o Rio de Janeiro como um dos "candidatos" a receber a categoria.
"Brasil é um país muito importante para a Fórmula 1, muitas corridas histórias e heróis saíram do Brasil. Discussões serão privadas, então não podemos falar sobre o que está sendo acordado. O certo é discutir privadamente e vamos acertar para seguir com a corrida no Brasil por um longo tempo. Queremos continuar após 2021", disse.

Enquanto aguarda o encontro decisivo com a F1, João Doria exibiu confiança ao lado do dirigente da Fórmula 1. O governador, líder do projeto da manutenção da categoria em São Paulo ao lado da prefeitura, apelou até para a mitologia de Interlagos: "Senna lá de cima diz: São Paulo".
 
Com presença de Bolsonaros, Rio triplica oferta de São Paulo por F1 e mostra projeto a Hamilton

Representantes da Rio Motorpark, empresa vencedora da licitação para a construção de um autódromo no Rio de Janeiro, encontraram-se com executivos da Liberty Media em Abu Dhabi e fizeram uma oferta de aproximadamente R$ 252 milhões (US$ 60 milhões) para levar a Fórmula 1 para a cidade maravilhosa, valor três vezes superior ao valor oferecido por São Paulo para consinuar sediando o GP de Interlagos, de acordo com informações apuradas pelo Globoesporte.com.

A publicação afirma ainda que além de JR Pereira, CEO da empresa, participou das reuniões acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (sem partido) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Um dos resultados da reunião, teria sido uma extensão na exclusividade das negociações com a Liberty Media até março de 2020, ano em que se encerra o contrato de Interlagos com a F1.

Além disso, representantes da empresa teriam se encontrado com o hexacampeão mundial, Lewis Hamilton, para discutir as questões ambientais, já que o britânico defendeu a permanência da prova em São Paulo e criticou a possível devastação de mata nativa para a construção do autódromo em Deodoro. O grupo afirmou ao piloto da Mercedes que todo o impacto será compensado, já que as leis brasileiras obrigam o plantio de seis árvores para cada uma que for derrubada.


A questão ambiental também teria sido discutida com a Liberty Media e o CEO da empresa, Chasei Carey teria sido informado de que o estudo de impacto ambiental já teria sido finalizado. A justiça do Rio havia bloqueado o início das obras pela falta deste documento, mas também de acordo com o Globoesporte.com, a empresa já teria entregado o estudo aos órgãos competentes.

https://motorsport.uol.com.br/f1/ne...o-por-f1-e-mostra-projeto-a-hamilton/4607727/

***

rio motopark empresa honestíssima, limpíssima. disputa equilibradíssima:

Empresário da F-1 no Rio presidiu grupo que deve R$ 24 mi à União
Empresa de vencedor da licitação do autódromo do RJ tinha conexões com 'lavanderia russa’

é uma pena, mas nesse atual contexto (inclusive com o apoio dos bolsonaros), são paulo não tem a menor chance. a parte doida, aliás, é um deputado eleito em SÃO PAULO se envolver em negociação de uma coisa que obviamente vai prejudicar o estado que o elegeu.
 
Porque eu acho que a milicia to rio tem tudo a ver com a negociação? Esse esquema de lavagem de dinheiro.
 
Última edição:
Quando eu acho que o Bolsonaro já arruinou o suficiente de coisas que eu gosto neste país...
 
Quando se pensava que Copa do Mundo/Jogos olímpicos seria o limite máximo da arrogância e estupidez de nossos governantes.
 
Eu ainda acredito que tudo irá se acertar. Seria uma grande perda para a categoria ter o Brasil sem representação de piloto e circuito.
 
De um lado a renovação automática com SP ficou adiada e do outro não haveria tempo hábil pro RJ fazer rapidamente um autódromo que com certeza seria hiperfaturado e arrebentaria financeiramente a cidade ainda mais do que já está.

O futuro é totalmente incerto.
 
De um lado a renovação automática com SP ficou adiada e do outro não haveria tempo hábil pro RJ fazer rapidamente um autódromo que com certeza seria hiperfaturado e arrebentaria financeiramente a cidade ainda mais do que já está.

O futuro é totalmente incerto.
Mas para o Rio seria somente o ano que vem. Em um ano acredito que dê para construir um autódromo descente. O problema que nesta época de pandemia, estamos vendo muitas coisas sendo compradas sem uma fiscalização muito boa. Uma obra deste porte, certeza que teríamos boas irregularidades ali que seriam escondidas.
 
O projeto do novo GP no Rio é pro próximo ano, mas a renovação do GP Brasil está programada pra 2020, pois o contrato se encerra esse ano e sem a renovação de nada adianta gastar milhões numa pista nova sem ter um grande evento garantido.
 
Pode? Eu acredito que eles não adiaram ainda por mera formalidade. Não vão arriscar trazer as equipes e seus pilotos para os dois países com mais casos de Covid no mundo inteiro.

E isto pode ser já um começo da saída do GP de Interlagos, infelizmente.
 

O pode infelizmente está no fato que Brasil é um dos poucos países beneficiados em contrato de não pagar a taxa anual pra FIA e na hora de decidir quem fica de fora, países que pagam elevados valores tendem a ter preferência pra se manter como sede da F1.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo