• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Continua a duvida..quem eh mais velho???

é verdade doutor mas cabe ressaltar que os elfos "acordaram" os ents e não os criaram.

Informações sobre quem os criou podem ser encontradas no tópico

"Eru criou os ents?"
 
Sera que ele não estava se referindo depois do segundo ataque de Melkor...
me lembro que depois disso os Valar colocaram todos os seres vivos da TM para dormir, antes dos elfos acordarem.

Pode ser então que os Ents estavam lá, mas foram adormecidos e depois foram acordados pelos elfos
 
Exato meu caro Giliath! Na minhaopinião Yavanna criou os ents antes mesmo dos elfos, então eles foram colocados para dormir, e então eles se transformaram quase que em Huorns! Aí os elfos falando com eles decidiram acordá-los...

Sei que algumas coisas divergem com o que eu disse em meu último post aqui, porém levem esse mais em conta! Valew! :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
É soh que esse eh assunto pra outro fórum...
Então aceita-se a decisão de que Gandalf se referia ao ser mais velho daquele momento então né??
estamos acertado...
Gandalf é muito mais velho que Fangorn e esse foi a mais velha "criatura" a viver no final da terceira era.

Ponto final.
:)
 
Gandalf não seria um istari? Ele, o Saruman e aquele outro, acho q se chama Rastarim, não lembro... Acho que ele não é um maya não...

De qualquer forma, me lembro que falaram algo semelhante sobre Tom Bombadil em SDA, não?
 
Os elfos acordaram os ents...mas para ser acordado deve-se estar dormindo, e para esta dormindo deve-se estar vivo. Eh meio idiota esse pensamento, mas eh coerente. Entao podemos dizer que os ents estavam dormindo quando os elfos acordaram entao os ents seriam mais velhos (ou pelo menos o Barbarvore). o que eu disse eh uma suposicao que se encaixa na suposicao de Fëaruin Alcarintur.
 
Gandalf, Saruman, Radagast e os magos Azuis, Allatar e Pallando, os cinco Istari, os Magos, eram Maiar enviados à Terra-média para auxiliar na luta contra Sauron.
 
Radagast, sabia que o nome começava com r... Se são maiar, porque seu poder empalidece diante de perigos menores? Como aconteceu com Gandalf diante de Sauron? (Perdoem minha ignorância de antemão)
 
Salve Eru

Os Valar mandaram esses maias com poder reduzidos, Gandalf por exemplo só atingiu seu poder completo (e lá tenho minhas dúvidas se era o maximo de seu poder) quando caiu com o Balrog (sem asas hehehe) e foi trazido a vida novamente.

FALEI ALGUMA COISA ERRADA??? :wink:
 
Hmm começando pelo começo
com esse quote do livro acho q gandalf quer dizer q fangorn é a criatura mais velha sobre a terra média, e mesmo o espirito de gandalf sendo mais velho, fargorn é mais sabio (tratando-se de tempos idos) que o proprio gandalf

e os magos enviados pra terra media (nao lembro qdo) eram maias presos em corpos (humanos) ou seja eles podiam ser mortos e seus espiritos voltariam para valinor, assim apesar de nunca envelhecerem e serem resistentes, eles ainda eram menos poderosos que sauron ( que acima de tudo controla e criava exercitos imensos), exatamente por estarem presos a um corpo e sauron não

ps. sauron depois da queda de numenor ficou tbm ele preso a uma forma, mas isos não limitou tanto seus poderes

pps. eu juro q saBIA dessas coisas, mas vcs nao tem noçao de como anda minha memora, eu tenho q pensar mto pra lembrar do que fiz ontem :(
 
Vc naum eh o unico a ter problemas com a memória Cain
:-(

A minha também tah capengando...eu pareço um velho...

huahuahua
 
Bem, memória nunca funciona com almoços pra mim, quase nunca lembro o que eu como hehehehehe... Mas isso não vem ao caso no tópico! E sim, Fangorn era o ser vivo mais velho! Gandalf era uma espírito, cujos poderes eram limitados pois ele estava preso a um corpo. Claro que Sauron também estava preso, ams antes, quando era um espírito. Mas Olórin (Gandalf) era mais sábio, tanto em espírito quanto em corpo! :mrgreen:
Capiche?

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Pode-se dizer entaum que naquele momento (fim da Terceira Era ) Gandalf era o ser mais sábio em toda a Terra Média????
Ou tinha alguém mais sábio que ele ???
 
Depende. Sabedoria é relativo.
No Silmarillion é dito que "dos Maiar, o mais sábio era Olórin".

Mas se formos comparar, é complicado. Por exemplo, Gandalf não tinha mais vivência militar e de comando como Sauron. Nesse aspecto, Sauron era mais sábio.

Acho que a sabedoria de Gandalf era em relação à prudência. Ele sabia o que deveria ou poderia ser feito, mas sem chegar a conclusões muito extremas nem muito precipitadas. Por mais sábio que Gandalf fosse, ele não era "vivido" como Sauron. Ao contrário de Gandalf, Sauron enfrentou a Terra-média com seu objetivos desde cedo. Ele nunca pôs os pés em Valinor.
 
Voltando um pouco na discussão, acho que esta citação aqui ajuda a esclarecer algumas coisas:

"Elves began it, of course, waking trees up and teaching them to speak and learning their tree-talk."
"Elfos começaram isso, é claro, acordando as árvores e as ensinando a falar, e aprendendo a sua linguagem."

Nessa citação não diz que os Elfos acordaram os Ents, diz apenas que eles acordaram árvores comuns.

A citação que foi colocada pelo Eothain, no original, não tem a idéia de "acordar", como está na tradução:

"It was the Elves that CURED US OF DUMBNESS long ago, and that was a great gift that cannot be forgotten."
 
Salve Eru

Os Valar mandaram esses maias com poder reduzidos, Gandalf por exemplo só atingiu seu poder completo (e lá tenho minhas dúvidas se era o maximo de seu poder) quando caiu com o Balrog (sem asas hehehe) e foi trazido a vida novamente.


Valeu pela luz, Giliath.


Ao contrário de Gandalf, Sauron enfrentou a Terra-média com seu objetivos desde cedo. Ele nunca pôs os pés em Valinor.

Não sei se ele chegou a por os pés em Valinor, mas já ouvi rumores de que, antes de cair e se debandar para o lado de Melkor, Saurou era um maya a serviço de Ulmo (não sei se vi essa hipótese ser levantada no Silmarillion ou nos Contos Inacabados). Seria possível, nesses anos obscurecidos pela falta de informação sobre ele, que Sauron tenha conhecido Valinor.
 
Swanhild disse:
A citação que foi colocada pelo Eothain, no original, não tem a idéia de "acordar", como está na tradução:

"It was the Elves that CURED US OF DUMBNESS long ago, and that was a great gift that cannot be forgotten."

Isso é realmente triste... A tradução levou a uma idéia diferente... Nesse caso "acordar" teria um significado de "abrir os olhos", "cair na real"... A literal seria "Foram os elfos que nos curaram da estupidez há muito..."

Ainda bem também tenho a versão original
 
Mas se formos comparar, é complicado. Por exemplo, Gandalf não tinha mais vivência militar e de comando como Sauron. Nesse aspecto, Sauron era mais sábio.

Perfeito como sempre Fëaruin!!!! O que temos que ter em mente e que ninguem na TM era mais poderoso que Sauron. Igual o quase tudo bem, mais não!!!
Como posso afirmar com tanta certeza? O fato é que como estrategista de combate Sauron era brilhante, deu um nó tático(pareço o Chico Lang falando) :obiggraz: em Gandalf e quase ganhou a Guerra do Anel se Frodo não tivesse destruido.
Na necromancia nõa tinha pra ninguem tb, dominação tb nem se fala. Mas Gandalf como vimos conhecia como ninguem o limite de cada pessoa na TM. Frodo foi forçado por ele até o fim, Aragorn era instigado pelo Mago e isso fazia bem pra ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo