• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

John Byrne e Walter Simonson- quadrinistas desenhando personagens e cenas do Legendarium de JRRT .

Ilmarinen

Usuário
John Byrne , que já disse e demonstrou diversas vezes ser um tremendo fã de Tolkien e do Senhor dos Anéis:beer::clap::dance:, como comentado, por exemplo, nesse livro que acabou de sair aqui no Brasil , recentemente fez essa picture aí, com a Irmandade do Anel*:clap:(e com um Gollumzinho de bônus, lembrando muito a Briar, o Encapuzado, vilão de Bone do Jeph Smith, ali no cantinho inferior direito embaixo da assinatura...)

*( prefiro muito mais o nome português do que o brasileiro, Irmandade no lugar de Sociedade...é menos "jurídico" :P)...

UHQ: Quais os artistas que influenciaram sua obra?

Byrne: Nossa, são tantos! Shakespeare, Asimov, Tolkien, Niven... e, é claro, Stan Lee.

tumblr_mix7goplir1s2u4wdo1_1280-jpg.58481

Offered here is an unpublished ALL PENCIL drawing by famous artist JOHN BYRNE, of MARVEL and DC Comics fame! This terrific original art features TEN characters from J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings: THE FELLOWSHIP OF THE RING - Gandalf, Frodo, Strider, Legolas, Gimli, Boromir, Sam, Merry, Pippin and, peeking out, Gollum. This is art you should not pass up, as something like this rarely comes along: Byrne will not take commissions for licensed characters and has stated he will not do Lord of the Rings characters again unless it's on a whim (which still hasn't happened!); there are ten famous and popular characters; and, maybe the most important, JB stopped doing commissions in pencil years ago. The artwork is done on a sheet of standard comic art board which measures approximately 11"x17". John Byrne has also signed the artwork near the lower right corner, just in front of Gollum. The artwork is in excellent condition and I am the second owner. Not showing on the scan is a dedication to the original owner. It is in the lower right corner in the border, and is also in pencil. The reserve is, I feel, very low considering what you're getting here. If JB did this as a commission today, the final price tag would be much higher than the reserve price. Only direct payment via PayPal is accepted, and is required within 48 hours of auction end. Artwork will be mailed flat and sent via USPS Priority Mail. Buyer pays shipping, which is $12 within the U.S., $30 to Canada, and $40 overseas. Insurance, tracking, etc available on request at an additional fee. Multiple art purchases ship together at no additional charge. Art must ship separately from all non-art purchases to avoid damage, so additional shipping fees would apply in those cases. Shipping will occur within 48 hours of receipt of payment. Please email me if you have any questions.

Achei hipercool, :clap::grinlove:apesar do autor, claramente, não ser muito fã do Legolas e ter feito dele uma verdadeira Tauriel...:rofl::rofl:E do Gimli estar parecendo um dos Petty Dwarves da família do Mîm do Silmarillion de tão naniquim, coitado...:p :o:rolleyes:

Devemos lembrar, entretanto, que não é a primeira vez que o elfo "Rebolas" fica com um visual excessivamente andrógino...nas ilustrações feitas em estilo mangá aconteceu coisa similar...

Aqui nesse link tem uma matéria abordando a forma sutil porém profunda com que JRRT influenciou o trabalho de Chris Claremont e John Byrne nos X-Men.

X-Men e Tolkien -Reunião de Cúpulas escondida em plena vista...

Anexos

• tumblr_mix7goplIR1s2u4wdo1_1280.jpg
    tumblr_mix7goplIR1s2u4wdo1_1280.jpg
    222,8 KB · Visualizações: 247
  • tauriel__a_silvan_elf_by_simaell-d5qm2fg.jpg
    tauriel__a_silvan_elf_by_simaell-d5qm2fg.jpg
    200,6 KB · Visualizações: 221
  • john byrne.jpg
    john byrne.jpg
    328,8 KB · Visualizações: 233
Última edição:
Se eu fiquei empolgado e corri a fazer histórias e rabiscos ao ler o Silmarillion em 2002, imagina os autores da Marvel na época em que foi lançado. Muito material informativo sobre Arda, histórias e personagens pronto para ser dissecado em quadrinhos e mesas de RPG. E olha que Tolkien não permitiu nenhuma versão do Legendarium... se tivesse liberado ia ser uma loucura.

Se eu fiquei empolgado e corri a fazer histórias e rabiscos ao ler o Silmarillion em 2002,

E não é que é?

Eu tb rabisquei muito Gandalf na minha pasta de desenhos em 1990 e 1991, Elring...e balrog com asa e juba leonina em chamas:ruiva::p...

E falando em desenhos aí tem outro artista de HQ influenciado por Tolkien, Walter Simonson, autor da clássica fase "tolkieniana" do Thor nos oitenta e escritor da introdução do livro Mestres Modernos enfocando o Byrne. Ele mesmo é um dos próximos da coleção.

One of my major influences in writing is The Lord of the Rings, I read it when I was in college, and I've read it a few times since. Something I particularly like about it is the sense that there was a world out beyond the reader's immediate vision; you're sitting in the middle of a large woven carpet, and right where you are, all the skeins came together, and they make a thick, tight weave, but the further away they get from you, the looser the weave becomes until the threads run over the horizon. You can't see over there, but you know if you could only walk over the horizon, you could follow them to other stories. I thought that was a wonderful method of construction, especially in a fantasy world. Of course, it turned out that Tolkien had written a ton of stuff, a whole history of Middle Earth beyond just the struggle for the Ring, but it really informed the work. That's something I've tried to suggest in the comics I've done: to imply a larger world beyond just the hero I'm writing about, or his adventures. Back-ups help.

O contemplado pelo lápis do autor, dessa vez, é o Durin's Bane, o responsável homenageado e , enfim, pranteado pelo famoso "Doom" dos livros e a influência direta pro "Doom" do Simonson em Thor...

simonson-balrog-jpg.58506
A Balrog...

When I first read The Lord of the Rings, I thought to draw an illustrated version of
the trilogy, just for fun. I never completed the task; I was in college at the time
and had other things to do. But I did a lot of research, collected reference
material, did preliminary drawings, created character studies, and in the end, made
a few finished b/w illustrations. It was really the first time I ever put that sort
of effort and concentration into drawing and illustration. I didn't know anybody who
made a living drawing back then; I was a geology major myself. So essentially, I
just invented my 'process' as I went along.

This drawing is based on my designs for the Balrog in Volume 1 from back in the day.
He's a bit beefier than my earlier versions but similar. I read the material
pretty carefully at the time trying to suss out an accurate design. As I recall,
Tolkien's description of the Balrog's wings was somewhat obscure. It seemed to
leave open the possibility that the wings of shadow might have actually been cast
shadows rather than real wings attached to the Balrog.:sabia: So I've left the wings here
as tonal shapes without too much specific definition.:sabia:

The drawing was done on legal-sized paper with the usual Pentel automatic pencil. I
had to tape three sheets together in the end to get all of the figure in, as he was
a good deal wider than my original sheet of paper. The drawing ended up being 17 x
14. I've done a little Photoshopping to clean up the seams, the gray smudges of
pencil on the backgrounds, and left some of the tone in the figure because I liked
the way it looked.

"Doom, doom came the drum-beat and the walls shook."
"There was a rush of hoarse laughter, like the fall of sliding stones into a pit; amid the clamour a deep voice was raised in command. Doom, boom, doom went the drums in the deep."
"Every now and again the drum-beats throbbed and rolled: doom, doom.
Suddenly at the top of the stair there was a stab of white light. Then there was a dull rumble and a heavy thud. The drum-beats broke out wildly: doom-boom, doom-boom, and then stopped."

"Along this they fled. Frodo heard Sam at his side weeping, and then he found that he himself was weeping as he ran. Doom, doom, doom the drum-beats rolled behind, mournful now and slow; doom!"
"They looked back. Dark yawned the archway of the Gates under the mountain-shadow. Faint and far beneath the earth rolled the slow drum-beats: doom. A thin black smoke trailed out. Nothing else was to be seen; the dale all around was empty. Doom. Grief at last wholly overcame them, and they wept long: some standing and silent, some cast upon the ground. Doom, doom. The drum-beats faded."

Anexos

• simonson-balrog.jpg
    simonson-balrog.jpg
    222 KB · Visualizações: 181
Última edição:
Mas muito mais fiel ao sentido original....:P

Sociedade do Anel faz pensar nas Hostile Take-Over do tipo das que acontecem na sátira do Wallace Wood...

Sociedade pra mim , inevitavelmente lembra as tramóias de Roda de Fogo ( opa!
:o:p e não é que foi justamente esse o nome com o qual Frodo se referiu ao Anel no Retorno do Rei?)
o folhetim mais violentamente gay e amor bandido que já abrilhantou as telas da Globo no horário das oito...Acho que só compete com A Favorita...

“No taste of food, no feel of water, no sound of wind, no memory of tree or grass or flower, no image of moon or star are left to me. I am naked in the dark, Sam, and there is no veil between me and the wheel of fire. I begin to see it even with my waking eyes, and all else fades.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Wheel_of_fire

Vc vê que a abertura aí em cima , estranhamente, já pressagiava a estética do primeiro teaser de Senhor dos Anéis com direito a Anel pegando fogo e tudo...quinze anos antes.

Qualquer coisa usa o "Confraria" da primeira tradução brasileira...

Última edição:
Imagem feita por John Byrne no computador nos idos de 1990 e impressa na Comics Interview # 86 de Outubro daquele ano

Anexos

• bilbo baggins by john byrne.JPG
    bilbo baggins by john byrne.JPG
    130,4 KB · Visualizações: 167
Última edição:
Eu gostaria de ter mais obras originais baseadas nas obras de Tolkien (como o que deu origem a este tópico) e não influenciadas pelos filmes. Agora, em todo desenho/imagem parecem copiados dos filmes, sem nenhuma criatividade autoral - quando foi a última vez que vocês viram um Legolas não-loiro? Só antes de 2000 (quando apareceram as primeiras imagens dos filmes).

Eu concordo, porém confesso que eu mesma tenho certa dificuldade em desassociar a imagem dos personagens com a imagem de como eles foram retratados nos filmes. Acredito que um dos grandes pontos fortes das adaptações tenha sido a ambientação e os figurinos dos personagens, inclusive, acredito que, excluindo alguns anões do Hobbit, os personagens foram bem caracterizados. No entanto, há várias obras originais retratando personagens que aparecem em obras do legendarium que não foram adaptadas ao cinema. Eu mesma, quando lí o Silmarillion desenhei alguns personagens, baseado tanto na forma como eu os imaginava como na interpretação de Peter Jackson sobre o estilo e características das raças e ambientes da terra-média. Foi uma influência óbvia, mas não acredito que tenha sido danosa.

Dificil. Tirando a versão animada de SdA de 1978, há bem poucas imagens além daquelas retirada das edições de 1954, 1965 e por aí vai. Não tem muita coisa fora os trabalhos dos ilustradores oficiais de Tolkien.

Eu mesma, quando lí o Silmarillion desenhei alguns personagens, baseado tanto na forma como eu os imaginava como na interpretação de Peter Jackson sobre o estilo e características das raças e ambientes da terra-média. Foi uma influência óbvia, mas não acredito que tenha sido danosa.

Até porque a arte conceitual dos personagens e cenários dos filmes foi feita, entre outros, pelo Alan Lee, cuja concepção do mundo Tolkien, pra mim pelo menos, é maravilhosa. =]

Eu gosto demais dos desenhos feitos pela artista 'Kasiopea' aka Catherine Karina Chmiel-Gugulska, aqui. O Boromir e Faramir dela não têm nada a ver com os do filme.
O legal de não haver filme do Silmarillion é que a criatividade dos desenhistas corre mais solta né? Eu mesmo prefiro desenhar Lúthien, Valars e Túrin do que os personagens de SdA.

No portal Tolkenianos tem uma galeria de imagens de desenhistas e amadores, creio que vão gostar, aqui.

Lembrei deste livro que foi lançado recentemente, "Tolkien pelos lendários irmãos Hildebrandt", que contém as artes feitas na década de 70 para os calendários Tolkien.
imagem.aspx

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back