• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Raquete para matar mosquito pode dar choque em humanos? Saiba como funciona

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
raquete-para-matar-mosquitos-eletrica-recarregavel-bivolt-para-eletrocutar-mosquitos-e-moscas---makena-1484149655990_v2_450x600.jpg

Imagem: Divulgação

Resumo da notícia
  • A raquete elétrica mata insetos eletrocutados em um curto-circuito
  • Isso acontece quando o animal fecha o circuito ao tocar em uma tela negativa e uma positiva
  • O mesmo acontece quando colocamos o dedo em duas telas da raquete ligada
  • Entretanto, a potência mortal para os mosquitos no máximo incomoda os humanos
Tem coisa mais irritante do que estar no mesmo ambiente que moscas e mosquitos? Além de moscas não serem nada higiênicas e mosquitos terem o péssimo hábito de picar as pessoas para se alimentar, só o fato de ter que suportar esses insetos voando ao seu redor é algo capaz de tirar muita gente do sério.

Contra esse estresse, raquetes elétricas são vendidas em todos os cantos do país. O estalo do mosquito logo após encontrar o aparelho gera uma mistura de emoções, algo entre a tranquilidade, a vitória e o sadismo.

28mai2019---mosquitos-moscas-insetos-1559064013347_v2_750x421.jpg

Esta imagem do horror desperta os instintos mais primitivos em qualquer pessoa com uma raquete elétrica Imagem: iStockphotos

Como é que as raquetes funcionam?

Em primeiro lugar, é importante entender a construção delas. "As raquetes possuem três telas de metal, sendo duas externas que agem como polo negativo, e uma tela entre elas, que seria o polo positivo", explica o professor Edval Delbone, coordenador do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia.

Essas telas são ligadas a um circuito que, por sua vez, é alimentado por uma fonte de tensão elétrica, que podem ser pilhas ou baterias, no caso dos modelos que são recarregados na tomada.

Uma vez que a raquete esteja carregada em funcionamento --normalmente com um botão em seu cabo pressionado--, o circuito amplifica a tensão enviada para as telas.

"Quando um inseto encosta nessas telas, fecha-se o circuito e o mosquito recebe uma descarga, provocando um estalo, que é causado pelo aquecimento excessivo do ar pelo efeito joule", explica Delbone.

Ou seja: as moscas e mosquitos simplesmente provocam um pequeno curto-circuito --aquele fenômeno que em grandes proporções pode até causar incêndios. Os insetos morrem eletrocutados.

E isso não é perigoso?

A tensão dessas raquetes pode chegar a 2.000 Volts, já que ela é amplificada pelo circuito ligado às baterias. A corrente, por sua vez, é baixa, apenas 0,003 Ampere.

Esses valores explicam, por exemplo, o motivo dessas raquetes não causarem mal aos seres humanos. "Os riscos são muito pequenos pois a potência é muito baixa, por volta de 6 Watts. A pessoa leva no máximo um incômodo choque elétrico de baixa intensidade", diz Delbone.

E se a pessoa estiver descalça com os pés molhados quando encostar na raquete? Ainda segundo o especialista, o efeito não muda. "A descarga ocorre entre os polos, através de parte da mão ou dos dedos encostados na raquete. A eletricidade não percorre o corpo humano nesse caso", diz.

Então, podem ficar tranquilos: por mais que o usuário da raquete seja uma pessoa atrapalhada, esse aparelho só é letal para os insetos.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...como-funciona-a-raquete-de-matar-mosquito.htm
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ainda que eu não seja lá muito fã, eu prefiro essas raquetes que encher um ambiente de veneno só pra matar um ou dois pernilongos. Ironicamente faz os mais sedentários terem alguma atividade física, pois é como treinar tênis sem bola :lol:
 
É possível, mas tem que ser vacilão ou bem xereta pra tomar choque nelas, pois só tendo contato muito diretamente é que isso acontece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo