• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeira leitura vs releitura

Você gosta mais da experiência de ler um livro pela primeira vez ou prefere as releituras?

  • Ler pela primeira vez.

    Votos: 3 50,0%
  • Reler.

    Votos: 3 50,0%

  • Total de votantes
    6

Giuseppe

Hey now
Eu estava pensando sobre a diferença entre ler um livro pela primeira vez e ler pela segunda, terceira, etc. Na primeira vez há todo aquele encanto, ser surpreendido pelas cenas, pelo final, aquele personagem incrível que aparece de forma inesperada, etc. Mas quando se faz uma releitura, você percebe vários detalhes que deixou passar da primeira vez. Como você já conhece a história e os personagens, o foco da sua atenção está em outros aspectos da obra.

Você costumam gostar mais da primeira leitura ou das releituras? Confesso que por mais que eu goste de reler meus livros favoritos, acho que há algo de especial na primeira leitura, quando você não consegue parar de ler e quer ver para qual direção a história está indo.
 
Na infância e adolescência, eu certamente acharia sem pensar de forma imutável, que a primeira leitura seria sempre e obrigatoriamente a melhor experiência possível, mas houve vários livros que não assimilei todo o conteúdo ou que não fizeram muito sentido logo de cara e aí precisou o tempo passar e só numa segunda leitura tudo ficou mais claro e mais prazeroso do que numa primeira.

Então pra mim depende muito do conteúdo, profundidade e gênero do livro necessitar ou não de uma releitura, mas hoje tendo a achar a segunda leitura ligeiramente melhor, mais rica e prazerosa que a primeira, mesmo não tendo mais o fator ineditismo a seu favor.

Mas pra mim hoje satisfação e prazer máxima e total com a leitura >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ineditismo puro mas sem prazer e assimilação plena.
 
Última edição:
Normalmente, até pelo número de obras existentes, não gosto de perder tempo com releituras.
Mas uma coisa é certa, quando você relê você consegue ver muito mais coisa do que na 1ª leitura. Enfim, alguns livros são tão bons que merece a releitura, mas quase sempre postergo para ler algo inédito pra mim!
 
Gosto do elemento surpresa ao ler um livro. Nada como um bom plot twist que te deixa assim: :o:o:o:o:o:o:o
Na releitura infelizmente já não tem efeito, já que você já sabe o que acontece.
** Posts duplicados combinados **
Droga! Escrevi primiera ao invés de primeira na enquete. Tem como mudar?
 
Enfim, alguns livros são tão bons que merece a releitura,

As vezes nem é pelo livro ser bom ou não e sim por ser difícil e de necessidade profissional contra a sua vontade, gostando ou não do conteúdo do livro. Aí a releitura passa a ser algo praticamente indispensável.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Bem, quando se trata de livros didáticos/técnicos aí a releitura é importantíssima pra lembrar e entender melhor o que você leu.
 
Pelas minhas experiências recentes, uma releitura só funciona comigo quando se passa um longo período de tempo – com Adultério, do Paulo Coelho, funcionou bem, agora com Cálice de Fogo e Guerra dos Tronos não, pq não deixei passar um tempo grande entre uma e outra hehe...

Com filmes (uma reassistida) é algo tipo assim: eu gosto do filme, mas a segunda vez o filme cai um pouquinho no meu gosto. Agora quando eu não gosto de algum filme mas paro pra assistir novamente a chance de eu gostar é estranhamente grande – Roma e O Espelho, por exemplo.

Não desvirtuando o tópico, just saying
 
E logicamente eu sempre mantenho também a minha fração de leitura. Se um livro inédito de leitura não obrigatória, não mostra um bom cartão de visitas que me agrade por amostragem de 20% a no máximo estourando em 25% das páginas iniciais que ele tiver, eu digo pra ele, sinto muito, :tchaumam: e até nunca mais.
 
E logicamente eu sempre mantenho também a minha fração de leitura. Se um livro inédito de leitura não obrigatória, não mostra um bom cartão de visitas que me agrade por amostragem de 20% a no máximo estourando em 25% das páginas iniciais que ele tiver, eu digo pra ele, sinto muito, :tchaumam: e até nunca mais.
[2]


@Nírasolmo O Cálice de Fogo foi o livro do Harry Potter que eu menos gostei, mas futuramente vou criar um tópico sobre isso na área Poterriana do fórum depois que eu acabar de ler a série (nesse fim de semana comecei o sexto livro).

Todo ano eu releio Tolkien e sempre acho incrível, mas a primeira vez que eu li o SdA e O Hobbit foi a melhor. Mas o Silma eu gostei mais da segunda vez. Acho que porque eu já sabia quais personagens são importantes e quais não são, e assim fiquei menos perdidos com tantos nomes, lugares e eventos.
** Posts duplicados combinados **
Droga! Escrevi primiera ao invés de primeira na enquete. Tem como mudar?
Opa, obrigado por corrigirem!
 
[2]
Todo ano eu releio Tolkien e sempre acho incrível, mas a primeira vez que eu li o SdA e O Hobbit foi a melhor. Mas o Silma eu gostei mais da segunda vez. Acho que porque eu já sabia quais personagens são importantes e quais não são, e assim fiquei menos perdidos com tantos nomes, lugares e eventos.

As obras do Mestre Tolkien é que nem Elma Chips, é impossível ler um só (título) e também uma vez só!
 
Depende do livro, existem livros que você precisa de mais tempo para digerir e outros que você consegue digerir rápido. Outros que você gosta de estar sempre digerindo. Eu não me imagino lendo mais de uma vez alguns livros, por mais que eu tenha gostado deles, outros eu me imagino não só mais uma vez como varias. Inclusive algumas por pura curiosidade de reler para ver mais detalhes e outros por puro prazer de visitar aquele mundo e aquela história.
 
E tem os casos que faço a releitura dentro da própria leitura, que no caso é de apenas algumas páginas e/ou capítulos que exigem mais atenção e que em alguns casos acaba sendo mais interessante do que ler e reler o livro inteiro em outra ocasião.

Quando isso ocorre, eu não me importo em demorar semanas ou meses pra concluir o livro inteiro, mais o importante é ter conseguido digeri-lo por completo.
 
Tenho problemas de atenção, então direto eu tenho que reler o parágrafo ou até a página inteira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo