• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tamanho de Morgoth e dos balrogs, e outros.

@Húrin, Ilmarilien


Finalmente alguém que apoia minha teoria. :lol:

Mas não imagino Morgoth do tamanho a ponto de empunhar uma arma maior que o Grond de Mordor. Como já disse,o imagino ( e seus balrogs. ) com uns sete metros - mais ou menos do tamanho do balrog do filme.

@Menegroth

Você leu meu tópico inteiro? Caso tenha lido, verá que eu disse que não imagino Morgoth e seus balrogs nem com uns 15 metros - e sim com uns 7 a 8. Mais ou menos o tamanho do balrog do filme, como já disse acima.
 
Última edição:
He,he, adorei essa daí. A metáfora do playmobil fica muito boa. Morgoth contra Fingolfin, the action figure, bonequinho articulado !!!! Pior é que eu acho que that was precisely the point na cabeça de Tolkien.
Melkor.jpg


Não é pra menos que Tolkien estudou tanto o conceito de Ofermod e a atitude desesperada ( falta de Estel de Fingolfin, carência de fé) o levou a um ato impulsivo e tresloucado de orgulho e desejo de vingança.

Ofermod is an essay by J.R.R. Tolkien originally published in 1953 along with his alliterative poem "The Homecoming of Beorhtnoth Beorthelm's Son" and another essay titled "The Death of Beorhtnoth". The essay explores the meanings of the Old English word ofermod, which appears in the original Old English fragment Maldon. The word is used to describe Beorhtnoth's state of mind at one point in the fragment--Tolkien took the word to mean that Beorhtnoth was a victim of overweening pride (a character flaw that would appear in several of Tolkien's later characters, Fëanor and Túrin being the best examples).

http://www.valarguild.org/varda/Tolkien/encyc/papers/dreamlord/stages/ofermod.htm

A realeza élfica e o Ofermod na enciclopédia de Michael Drout

Bate direitinho com a noção de adaptar a luta do Cavaleiro Vermelho e de Arthur contra o gigante Orgoglio, que é justamente, Pride , Orgulho e o análogo do Demônio na obra de Spenser.

http://www.sacred-texts.com/neu/eng/sfq/sfq15.htm


Reparem como é similar: clava errando o alvo e abrindo um buraco no chão, rei guerreiro se esquivando de agressor com tamanho de gigante ogre... E, pra completar, Arthur que, nesse livro, é um tipo de ente sobrenatural feérico, quando vem salvar o Cavaleiro Vermelho preso nos calabouços de Orgoglio, faz a torre do Gigante tremer quando seu escudeiro faz soar o clarim que trouxe... Epa!!

Lembrando um combo de Fingolfin tocando sua trompa pra desafiar Morgoth com Lúthien Tinúviel enfrentando Sauron pra tirar Beren das masmorras de Tol-in-Gaurhoth, fazendo a torre dele tremer com seu canto...

E, pra piorar, ainda tem o detalhe do escudo do Arthur ser arrancado de sua mão depois dele ser pressionado até o chão e ser desvelado (o escudo) pela clava do Gigante( o que levou à sua derrota) logo depois, enquanto Fingolfin ( e Eowyn) tiveram seus escudos partidos e destroçados. O detalhe de Morgoth e do Senhor dos Nazgûl usarem a mesma arma também é significativo nesse trecho já que a maça é um tipo especial de clava acrescida de uma ponta pesada de formatos variados.

Agora olhem só o comentário sutil: Fingolfin perde enfrentando um inimigo superior por orgulho, dominado por ofermod, "intemperança", "excesso de espírito", Eowyn vence o Senhor dos Nazgûl com a providencial (literalmente!) ajuda de Meriadoc ( nota 1) enfrentando-o pra salvar a vida do seu tio e rei. Ou seja, pelos motivos contrários ao ofermod.

orgoglio-and-prince-arthur-jpg.46218


Fingolfin_vs_Morgoth_by_LordofIZAN.jpg


Olhem aí o texto do poema adaptado em prosa em inglês num livro de 1916 do confronto do,então, príncipe Arthur com Orgoglio, o Gigante do Orgulho. A semelhança com a luta entre Morgoth e Fingolfin salta às vistas até com certa identidade de palavras em algumas versões...

He marched with his squire to the castle walls, where he found the gates shut fast. There was no warder to guard them, nor to answer to the call of any who came.

Then the squire took a small bugle which hung at his side with twisted gold and gay tassels. Wonderful stories were told about that bugle; every one trembled with dread at its shrill sound. It could easily be heard three miles off, and whenever it was blown it echoed three times. No false enchantment or deceitful snare could stand before the terror of that blast. No gate was so strong, no lock so firm and fast, but at that piercing noise it flew open or burst.

This was the bugle which Prince Arthur's squire blew before the gate of Giant Pride. Then the whole castle quaked, and every door flew open. The Giant himself, dismayed at the sound, came rushing forth in haste from an inner bower, to see what was the reason of this sudden uproar, and to discover who had dared to brave his power. After him came Duessa, riding on her dragon with the seven heads; every head had a crown on it, and a fiery tongue of flame.

When Prince Arthur saw Giant Pride, he took his mighty shield and flew at him fiercely; the Giant lifted up his club to smite him, but the Prince leaped to one side, and the weapon, missing him, buried itself with such force in the ground, that the Giant could not quickly pull it out again. Then with his sharp sword Prince Arthur struck at the Giant, and wounded him severely


Comparemos com a passagem do Silmarillion

Thus he came alone to Angband's gates, and he sounded his horn, and smote once more upon the brazen doors, and challenged Morgoth to come forth to single combat. And Morgoth came.
That was the last time in those wars that he passed the doors of his stronghold, and it is said that he took not the challenge willingly; for though his might was greatest of all things in this world, alone of the Valar he knew fear. But he could not now deny the challenge before the face of his captains; for the rocks rang with the shrill music of Fingolfin's horn, and his voice came keen and clear down into the depths of Angband; and Fingolfin named Morgoth craven, and lord of slaves. Therefore Morgoth came, climbing slowly from his subterranean throne, and the rumour of his feet was like thunder underground. And he issued forth clad in black armour; and he stood before the King like a tower, iron-crowned, and his vast shield, sable on-blazoned, cast a shadow over him like a stormcloud. But Fingolfin gleamed beneath it as a star; for his mail was overlaid with silver, and his blue shield was set with crystals; and he drew his sword Ringil, that glittered like ice.
Then Morgoth hurled aloft Grond, the Hammer of the Underworld, and swung it down like a bolt of thunder. But Fingolfin sprang aside, and Grond rent a mighty pit in the earth, whence smoke and fire darted. Many times Morgoth essayed to smite him, and each time Fingolfin leaped away, as a 'lightning shoots from under a dark cloud; and he wounded Morgoth with seven wounds, and seven times Morgoth gave a cry of anguish, whereat the hosts of Angband fell upon their faces in dismay, and the cries echoed in the Northlands.

nota 1-Meriadoc "coincidentemente" é o nome de um ancestral legendário de Arthur, fundador do reino de Rohan na Bretanha.Conan Meriadoc era ancestral de Uther Pendragon, pai de Arthur pelo menos na versão de Geoffrey de Monmouth que deixa o assunto muito debatível ainda.
 
Última edição:
Caraca...nem tem como querer comentar nada sem ter lido o Silmarillion...pois bem, qdo estiver terminado de ler, volto aqui XD
 
Ilmarinen,
beleza de posts, hein?! Gostaria de poder te dar os :clap: , esse merece, pena eu não poder fazer mais, por enquanto!:clap:
 
Última edição:
O Ilmarinen tem sido muito vencedor nos posts para este tópico. :D



Sempre imaginei o Morgoth "gigantesco" contra o Fingolfin, mesmo antes de ver as gravuras de Ted e cia.
 
Morgoth fala...

Ilmarien, da onde é que você tira essas imagens? :P

Sempre gostei da forma como Ted Nasmith retrata Morgoth, inclusive na proporção do tamanho entre ele e Fingolfin. Mas adorei esta outa imagem aí de cima... muito boa mesmo :)

O Melkor do Howe é que não me agrada muito... é bacana ve-lo coberto por uma armadura negra, mas a altura dele não condiz muito com o que imaginei lendo este trecho no Silmarillion.

http://www.douglas.eckhart.btinternet.co.uk/john-howe-016fingolfinschalengetomorgoth.jpg
 
E não inclui um detalhe importante que Tolkien sempre ressaltou: os Olhos de Morgoth e o fogo gélido que queima dentro deles...

"E a luz dos olhos de Melkor é como uma chama cujo calor emurchece e cujo terrível frio traspassa"...

Por isso que eu prefiro exemplos do tipo esse daí

É muito fácil reparar que a sequência do combate singular entre Fingolfin e Morgoth é, provavelmente, a parte do Silmarillion mais popular com ilustradores. Se formos colocar na estatística acho que, de longe, é a mais pintada por artistas mundo á fora como qualquer ida no Google images pode comprovar.

Fingolfin_vs_Morgoth_by_LordofIZAN.jpg


cgfa_crane1.jpg


g-fingolfin-morgoth.jpg


Engraçado como são essas coisas: pra mim e pra pelo menos um amigo meu, leitor das antigas de Tolkien já da época da tradução portuguesa da Europa-América, a sequência sempre foi meio fake, com o que nos pareceu uma estranha descaracterização tanto do rei élfico ( até então tão sensato e cauteloso pelo menos na logística da guerra) quanto de Morgoth que havia primado mais cedo ( e depois!) por ser sutil e manhoso.

Um deus do Mal que imbuiu o seu espírito maligno e zombeteiro no corpo de Glaurung, ao ponto de fazer do verme seu porta-voz, como Ulmo fez com Tuor, tornando o dragão na coisa insidiosa que ele era, enfrentaria Fingolfin de modo tão... tosco?

Como um trollzão que só se valia de força bruta ao ponto de ser ferido sete vezes por alguém com um terço ou um quarto da própria altura? Razões pra isso a gente arruma inclusive o comentário de Tolkien de que Morgoth estava reduzido a um tirano com tamanho de ogre mas mesmo assim sempre forçou um pouco a minha suspensão da descrença, Agora sabemos por que isso acontecia...

Porque Tolkien, aparentemente usou o episódio mais pra fazer uma preleção moral e referência metatextual do que como uma evolução natural do que podia ou devia acontecer no Mundo Subcriado dele.

Assim como John Milton fez Satã "dar à luz" ao Pecado no céu ( possível analogia com o nascimento de Ungoliant como derivando de uma doação por Melkor de sua essência para a Noite do Vazio), uma personificação antropomórfica do próprio pecado moldada em cima da Lamia grega, e disse que ambos eram pais da Morte, que parece uma versão de sombra do próprio Anjo Caído.

Uma coisa discrepante com a logística e a natureza aparente do mundo do Paraíso Perdido mas que remetia, de uma maneira bem pouco sutil, à mitologia grega onde Milton foi decalcar o nascimento de Atena a partir da fronte de Zeus.

satan_sin_and_death_a_scene_from_miltons_paradise_lost.jpg


Pintura do século XVIII de William Hogarth

Aí em cima, Pecado, filha de Lúcifer e sua esposa, impedindo seu pai de se confrontar com o próprio filho, a Morte.

Mesma cena na arte de William Blake

blakeparadise-lost.jpg
 
Última edição:
Muito bom esse tópico, estão de parabéns. Realmente, a parte dessa batalha foi a que mais estranhei. E a que parecia mais fora de contexto da história. Porém com essas referências, fica fácil entender o motivo da mesma.

Ainda me impressiono com a quantidade de referências que Tolkien conseguia colocar em suas obras. Muitas vezes de modo extremamente sutil.
 
Aqui vão algumas imagens que, estou certo, vão convencer muita gente de que Morgoth em sua forma maligna na Primeira Era era gigantesco (imaginem algo acima dos 15m!).

Sabemos que logo após o término do combate entre o Rei Élfico e Morgoth Thorondor faz uma súbita aparição em resgate dos restos de Fingolfin, ferindo Morgoth no rosto:

E Morgoth apanhou o corpo do Rei élfico e o partiu para lançá-la aos lobos. Thorondor, porém, veio apressado de seu ninho em meio aos picos de Crissaegrim, lançou-se sobre Morgoth e lhe feriu o rosto.
A versão original em inglês parece deixar mais claro o que houve.

And Morgoth took the body of the Elven-king and broke it, and would cast it to his wolves; but Thorondor came hasting from his eyrie among the peaks of the Crissaegrim, and he stooped upon Morgoth and marred his face.
O trecho original diz que a ave "stooped" no inimigo. Nesse contexto, stoop refere-se ao ataque de uma ave de rapina, que se utiliza de garras e bico. Há uma menção às "poderosas garras" de Thorondor uma linha acima também. O mais interessante vem agora. A maior ave que já existiu na terra, Argentavis magnificens, tinha envergadura de no máximo 8 metros. Vejam que impressionante:

argentavis.4b978fa05a0c6.jpg


Thorondor, no entanto, tinha uma evergadura de SESSENTA metros. Oito vezes maior que esse bicho. Morgoth deveria ser realmente gigantesco, muito superior à altura de quatro metros, para que o ferimento de uma ave desse porte tenha sido apenas isso: um ferimento.

Comparem a envergadura da Argentavis com a altura de um humano:

humanoargentavis.jpg


Coloquemos agora o equivalente a Thorondor na imagem:

humanoargentavisthorond.jpg


Um Morgoth de 3,5m entre Thorondor e um humano:

humanomorgothargentavis.jpg


Agora um Morgoth de 15m:

humanomorgoth15margenta.jpg


A altura de 15m ou mais parece mais fazer jus à resistência de Morgoth ao ataque da ave.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo