• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Guiana vive turbulência e tem conflito com Venezuela após achar petróleo

Só falta o Maduro querer aprontar uma invasão, semelhante aos que os argentinos fizeram nas Ilhas Malvinas, coisa que eu não ficaria surpreso, já que até hoje a Venezuela ainda reclama que a província guianense de Essquibo deveria pertencer a eles.
Ele pode ser louco desse tanto? Pode, porém eu acredito que não o faria.
Ele criar uma guerra agora criaria o motivo perfeito para iniciar um conflito armado que vise tirar ele do poder, e com ajuda internacional.
 
Ele pode ser louco desse tanto? Pode, porém eu acredito que não o faria.
Ele criar uma guerra agora criaria o motivo perfeito para iniciar um conflito armado que vise tirar ele do poder, e com ajuda internacional.

Eu também não acredito, mas justamente pelo fato do cara não ter atitudes nada confiáveis é que eu não ficaria surpreso e não descartaria totalmente essa possibilidade.
.
A invasão as ilhas Malvinas foi um belo exemplo a não ser seguido por uma ditadura decadente, mas de tempos em tempos sempre pode aparecer alguém a fim de querer repetir a história.
 
Isso aí já caiu pros lados da teoria dos jogos, ele chegou num ponto onde ele não pode simplesmente recuar, o famoso "cair atirando".
Aí tem duas saídas, ou a oposição entra com a estratégia de oferecer uma saída honrosa, que é uma forma dele recuar mas ainda manter um certo orgulho, ou usa a força (seja ela qual for) para tirar ele de lá.
 
Para ele, o que importa é permanecer no poder, e não governar com qualidade.

E isso por mero medo do que pode acontecer quando ele for deposto.

Uma alternativa seria algum país lhe fornecer asilo, mas acho que poucos estão dispostos a isso. Cuba dificilmente o faria por medo de atrair para o próprio país os protestos que teriam derrubado Maduro.

Rússia ou China poderiam ser, mas eles por ora estão interessados na permanência de Maduro.
 
Pelo menos desta vez, o Brasil que até já acolheu um ex-ditador (Alfredo Stroessner) finalmente está fora de ser possibilidade de roteiro pra asilo.
 
Maduro querendo dialogar com Guaidó? Isso é o fim para qualquer ditador, a não ser que ele queira preparar algum tipo de armadilha.
 
Se fosse já 2020 seria o cenário que o Trump gostaria pra repetir o que Bush pai e filho fizeram: invadir, escorraçar quem tá no poder e assim recuperar popularidade e garantir a reeleição.
 
Venezuela emite novas cédulas para enfrentar alta inflação
novas-notas-de-bolivares-emitidas-a-partir-desta-quarta-126-pelo-banco-central-da-venezuela-apos-plano-contra-hiperinflacao-que-cortou-5-zeros-dos-valores-1560366541894_v2_450x450.jpg

Novas notas que começam a circular na quina (13) na Venezuela Imagem: Banco Central da Venezuela/Divulgação


Caracas, 12 Jun 2019 (AFP) - O Banco Central da Venezuela (BCV) emitirá uma nova cédula que multiplica por 100 a atual de mais alto valor - informou o organismo nesta quarta-feira (12), em um novo reconhecimento da descontrolada espiral inflacionária.
Segundo o ente emissor, a partir de quinta-feira circularão novas cédulas de 10.000, 20.000 e 50.000 bolívares. Esta última passa a ser a de maior valor, frente aos de 500, e equivale a 8,10 dólares.

A nova nota de 50.000 supera o salário mínimo, de 40.000 bolívares (6,50 dólares), e dá para comprar cerca de dois quilos de carne. A nota de 500 bolívares não dá nem para comprar um ovo, que custa 900.

As novas cédulas integram o novo plano monetário que entrou em vigor no dia 20 de agosto, com cinco zeros a menos.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inflação chegou a 1.370.000% no ano passado e deve alcançar os 10.000.000% em 2019.

A incorporação das novas cédulas buscam "tornar mais eficiente o sistema de pagamentos e facilitar as transações comerciais", informou o BCV em um comunicado, indicando que serão emitidas "paulatinamente".

A medida é anunciada depois que, em 29 de maio, o BCV rompeu o silêncio estatístico de três anos para revelar a inflação de 2018 e que o PIB caiu à metade desde 2013, quando o presidente Nicolás Maduro assumiu o poder.

A Venezuela atravessa a pior crise de sua história recente, com escassez de produtos básicos e uma queda de sua vital produção de petróleo de 3,2 milhões de barris diários para cerca de um milhão na última década.

https://economia.uol.com.br/noticia...ovas-cedulas-para-enfrentar-alta-inflacao.htm
-----------------------------------------------------------------------------------------

Haja papel moeda pra um valor real de compra tão baixo e pra tão pouco tempo num cenário de hiperinflação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo