• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Enquanto a ministra do besteirol e mimimi conserva fica se preocupando com isso...


... ataques no Ceará continuam e o Super-Messias-salvador-da-pátria e a Liga da ̶i̶n̶Justiça ainda não deram conta. Será que o Chapolim daria conta? Mas dizem que esperança é última que morre:

 
Não sei como tem gente que olha pra tudo isso e pensa "ta certo".
 
** Posts duplicados combinados **
Dúvidas do vídeo

- Bolsonaro quer tirar "doutrinação" no ENEM, mas como saber o conteúdo da prova sem violar (ou permitirem vazar) o sigilo de informação sobre as questões?

- Se houve doutrinação comunista nas escolas pelo sistema educacional de Paulo Freire como Bolsonaro foi eleito mesmo assim? E seria de se preocupar essa suposta doutrinação se ela não funcionou nesses caso?


 
Muito estranho (ou não) nesses governo anti-fake-news ter começado uma epidemia de perfis falsos e/ou com intenção de falsidade ideológica pra espalhar fake news:

https://aosfatos.org/noticias/perfis-falsos-de-jornalistas-criam-rede-sincronizada-de-desinformacao-no-twitter

Perfis falsos de jornalistas criam rede sincronizada de desinformação no Twitter
Por Luiz Fernando Menezes

11 de janeiro de 2019, 22h00

Perfis no Twitter que satirizam jornalistas e veículos de comunicação tornaram-se vetores de difusão de notícias falsas nas redes sociais especialmente após a ascensão de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Nesta semana, Aos Fatos analisou 40 desses perfis e pôde observar que, além de terem muitas semelhanças entre si, os propósitos de tais contas são mais sérios do que uma sátira.

Além de seguidores assíduos do presidente e de sua família, do apresentador Danilo Gentilli e de outras páginas e personalidades identificados com a direita, os perfis analisados têm outras similaridades. A maioria foi criada a partir de novembro, após a vitória de Bolsonaro nas urnas, usa linguagem que imita a do veículo ou jornalista que emula e twittam quase sempre em horários parecidos.

O Twitter não monitora conteúdo nem remove tweets sem que haja violação dos termos de serviço, mas exige que contas de paródia indiquem claramente que não são reais — seja com um breve alerta na biografia ou no nome do perfil. Isso, no entanto, não impede que usuários denunciem as contas caso acreditem que foram enganados por informações distribuídas por perfis falsos.

Somente na semana analisada por Aos Fatos, 18 dos 40 perfis monitorados foram suspensos ou removidos do Twitter por violações às regras do site. A ação da rede social fez com que responsáveis pelas páginas se organizassem no Gab, uma rede social de extrema-direita, para manter ativas contas que fazem paródias da imprensa ou de figuras da esquerda, alvos contumazes de Jair Bolsonaro e apoiadores.

Confira abaixo as principais conclusões do nosso monitoramento.

Criação recente. A maioria dos perfis fake foi criada no mesmo período: quatro deles entraram na rede social em novembro de 2018, 16 deles em dezembro do ano passado e cinco neste mês. Os que mais destoam desse aspecto são as páginas Falha de S.Paulo, criada em janeiro de 2012, e o The IntercePT Brasil, que está no Twitter desde outubro de 2013. No entanto, é necessário levar em conta que os perfis podem ter trocado de nome em algum momento e não terem sido criadas como páginas de sátira.

Mesmo que não seja uma regra, boa parte dos perfis publicam cerca de três a cinco tweets diários, geralmente fora do horário comercial — no começo da manhã e depois das 18h. Os retweets também seguem uma lógica: como todas as contas seguem outras paródias, elas acabam compartilhando conteúdos parecidos.

Mesmos seguidores. As coincidências não param por aí. Aos Fatos também analisou os 20 primeiros perfis seguidos pelas 40 contas e percebeu que há padrões nas preferências: além das contas oficiais da família Bolsonaro, integrantes do governo e personalidades como o apresentador Danilo Gentilli e o jornalista Felipe Moura estão entre os primeiros a serem lembrados pelas contas de sátira.

Além de perfis oficiais e verificados, há também contas anônimas que se repetem nas preferências desses perfis fake. O Ódio do Bem, que aparece entre os primeiros seguidos de 14 dos monitorados, diz “mostrar a hipocrisia das pessoas que diziam combater o ‘discurso de ódio’, mas que destilavam ódio gratuito contra aqueles que julgavam ‘merecer’”. Ele é marcado pela publicação de contradições de outros perfis do Twitter quando o assunto é discurso de ódio. O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, já replicou conteúdo deste perfil.

Outro perfil que aparece com frequência na lista de seguidos é o do STF Oficianal, também com 14 resultados. A conta publica, diariamente, diversas postagens que se assemelham aos comunicados oficiais do STF (Supremo Tribunal Federal). Por exemplo, o tweet que dizia que Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S.Paulo, teria sido condenada a pagar R$ 200 mil ao presidente Jair Bolsonaro por acusá-lo de “propagar fake news”, acabou viralizando em outras redes sociais e chegou a ser desmentido pelo próprio jornal.

O perfil Isentões também é seguido por dez das contas que monitoramos. Claramente pró-Bolsonaro, é bem ativo na rede social e sempre responde veículos de imprensa e figuras da esquerda. Em algumas publicações, no entanto, prefere omitir ou distorcer informações para defender seu posicionamento, como ocorreu no caso dos jornalistas que tiveram sua atuação profissional restringida durante a posse presidencial.

Segundo o perfil, os repórteres estavam reclamando de tortura ao “seguir regras em um ambiente climatizado”. Como Aos Fatos mostrou, na verdade, diversos profissionais de veículos de comunicação nacionais e internacionais informaram problemas como longo tempo de espera para o credenciamento; impedimentos na circulação livre pelas áreas do evento; confisco de frutos redondos; proibição de ingresso com garrafas d’água, entre outras limitações.

Outro ponto interessante é que, mesmo dizendo que são sátiras dos jornais e jornalistas, apenas oito das 40 contas analisadas seguiram, em um primeiro momento, os perfis de quem imitam. Antes, optaram por seguir outras contas que igualmente se denominam como satíricas, como @Estabão_Parodia (10 resultados), @Reginaldoazedo (7 resultados) e @andreiasadifa (7 resultados).

Vale ressaltar também que duas contas não escondem que estão relacionadas. A @EzameRevista e a @RevistaEcoca seguiram as mesmas 20 primeiras pessoas em ordem igual: após @jairbolsonaro, foi escolhida uma lista idêntica de outros perfis de sátira e páginas e personalidades de direita.

Linguagens. Uma breve análise do conteúdo twittado por essas contas já permite concluir que elas vinculam-se a um pensamento de direita, com viés humorístico. São recorrentes as piadas com PT (“Astronauta e Ministro, Marcos Pontes quer realizar expedição para o mundo da Lua; Dilma diz que não precisa ir para estar lá”), Venezuela (“Nicolás Maduro não convida @jairbolsonaro para sua posse, Bolsonaro responde, ‘não vai ter comida, vou fazer o que lá’”) e pautas como feminismo e direitos LGBTI (“Mãe descobre que filha será feminista ao não ver o cérebro no ultrassom”).

Há ainda aqueles perfis que existem claramente para confundir os usuários. Perfis como @JornalOClobo, @GoboNews e @andreiasadifa usam nomes parecidos e twittam com linguagem similar à da imprensa, com fotos e até links falsificados pelo Bit.ly ou Goo.gl. Esses perfis nem mesmo indicam que são sátiras e isso não fica claro nas publicações ou nas hashtags utilizadas.

QjsWD-mbShkje923LKCdyjVySLPCFGcsFl3JTZx5deYW0u1DW6cRuZTfT3g7DqEm6b4b6wFmy2-UeggoPJZvohCysYKkzwSiequLCsf-_YDgNFeH8qMf_T3ddZ-tJssXJaCcc3Wq


E, ainda nos casos em que os perfis declaram-se como sátira, não é raro que usuários acreditem e compartilhem seus posts como se reais fossem. Na última semana de dezembro de 2018, por exemplo, o perfil @monicabengamo (que acabou sendo suspenso) publicou um tweet dizendo que o PT teria entrado com uma liminar para anular o projeto de dessalinização proposto por Bolsonaro. Mesmo sendo mentira, a postagem foi compartilhada até fora do Twitter, virou corrente de WhatsApp e até hoje é publicada nas redes sociais como se fosse real.

O candidato pelo PDT à Presidência nas eleições passadas, Ciro Gomes, também foi enganado recentemente por um perfil de sátira. Em novembro do ano passado, o candidato mencionou uma declaração falsa do ministro Paulo Guedes como se fosse verídica: "Quem está dizendo bobagem a três por quatro é o Guedes. Posso repetir aqui uma coisa escatológica? A jornalista perguntou para ele quais eram as empresas prioritárias para a privatização. Ele disse que são aquelas envolvidas no cu dos curiosos". A frase, no entanto, nunca foi dita por Guedes e não passa de uma invenção do perfil Falha de S.Paulo.

Organização. Os perfis que se autointitulam como sátiras estiveram em evidência nesta semana, quando o Twitter começou a suspender e excluir diversas contas. Para os perfis, isso configuraria uma “censura” da grande mídia, que teria ficado “assustada com a popularidade das sátiras”. Após as suspensões e exclusões, as contas passaram a compartilhar a #ParódiaNãoÉFake e algumas chegaram a migrar para o Gab, rede social popular entre a direita.

Mesmo com a autodenominação, é possível perceber perfis que se passam pelas contas reais. Exemplos são os @Grugachato (atualmente suspenso), em alusão ao jornalista Guga Chacra, e @Gilbertojumento, em referência a Gilberto Dimenstein, que já comentaram em publicações de outros perfis oficiais como se fossem as contas oficiais.

T5VJlD2Ryjk31zSTzOoYPw-BhddbFoxCQp3CJUiymsXQZETKqmK6DN8zXLfnsLEf9gAFHejm3AsCY4R36wbLB-BunTMaC7cV4xZsUcSlutWpCRuZwxzPvceLMnqTDSbORMYXmT3q


Aos Fatos entrou em contato com o Twitter para que eles pudessem emitir um posicionamento oficial sobre o assunto. Por e-mail, a rede social informou que:

“No intuito de proteger a experiência e a segurança das pessoas que utilizam a plataforma, o Twitter tem regras que estabelecem os conteúdos e comportamentos que permitimos. Quando tomamos conhecimento de potenciais violações a essas regras, como conduta de spam ou evasão de suspensão, fazemos uma análise e adotamos as medidas cabíveis de acordo com nossas regras e termos de serviço”.
 
Ih, será q os minions já tão se arrependendo?

Damares Alves Feminismo e coisa de Mulher FEIA | Vendedor Gay TRETOU e foi DEMITIDO !



Enquanto isso, na Mitolândia do pé de goiabeira....

Damares Alves Feminismo e coisa de Mulher FEIA | Vendedor Gay TRETOU e foi DEMITIDO !

 
Parece q nas Bozosfera o negócio não vai bem:

- Esse aqui tá mais preocupado em não queimar imagem da direita ("liberal" e conservadora) do que necessariamente ser contra corrupção seja de q lado for, ainda q no vídeo ele tente passar imagem de imparcial:

Flávio Bolsonaro DECEPÇÃO!


Aqui uma análise mais imparcial, sobre o direito ou não do tal foro privilegiado do filho do Bozo:

STF passando pano para Flávio Bolsonaro e Queiroz? - Opinião sobre a decisão de Fux

 
Olha lábia que usam pra defender o Bozo a tudo custo:


[URL='https://twitter.com/alexsanspacheco']Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco[/URL]
99,999999% da internet acredita inocentemente que o Flavio Bolsonaro deve se submeter bovinamente a uma investigação do MP, sem tentar JUDICIALMENTE impedi-la. Isso é infantilidade, e eu vou explicar o porquê. +

14:13 - 17 de jan de 2019

889 respostas2.479 retweets6.753 curtiram



    1. Nova conversa

    2. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Se estivéssemos diante de um cidadão comum, eventualmente a filosofia "quem não deve não teme" até poderia funcionar. Mas o Flavio é APENAS o filho do Presidente +

      25 respostas559 retweets2.305 curtiram

    3. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      E não é de qualquer Presidente: é do Presidente que está demitindo milhares de macacos velhos de Brasília e ameaçando reformar a Previdência dos servidores públicos contratados antes de 2003, que têm aposentadoria integral, mas que podem perder esse privilégio. +

      29 respostas595 retweets2.508 curtiram

    4. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Abrir uma investigação contra Flavio é a chance perfeita para se investigar indiretamente o Presidente (cheque da Michelle ou o que mais aparecer com o Queiroz). Vão procurar pelo em ovo para tentar transformar o Presidente em um Temer e paralisar seu governo, como fez o Janot.+

      27 respostas618 retweets2.580 curtiram

    5. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      O risco de uso político dessa investigação é altíssimo, OBVIAMENTE. Aconteceu isso com o Temer e está acontecendo isso hoje até mesmo com o Trump, nos Estados Unidos, que está sendo devassado violentamente sem motivo justo +

      17 respostas594 retweets2.467 curtiram

    6. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Se o Flavio tem argumentos jurídicos para barrar a investigação deve usá-los todos, porque isso pode virar uma caça às bruxas, simplesmente por ser ele quem ele é. Seu caso NUNCA será investigado como se ele fosse um cidadão comum, com base na Constituição ou na lei. +

      48 respostas632 retweets2.608 curtiram

    7. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      E se o Flavio conseguiu uma liminar no STF, acreditem, é porque ele tem ao menos um princípio de razão. Esse STF é hostil aos Bolsonaros. Só sai liminar favorável ali para Bolsonaros se houver bons fundamentos.

      77 respostas711 retweets2.921 curtiram

    8. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      NÃO SEJAM INOCENTES. ISSO NÃO TEM NADA A VER COM CONSTITUIÇÃO, LEIS, DIREITO OU JUSTIÇA.

      14 respostas559 retweets2.554 curtiram

    9. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      E vejam como eu estou certo: no caso dos cheques da Michelle, que é um desdobramento do Queiroz e do Flavio, FIZERAM UM ESCÂNDALO ANTES DE TERMINAREM A INVESTIGAÇÃO. Se o propósito fosse de apurar apenas, sem uso político, ISSO NÃO TERIA OCORRIDO.

      25 respostas590 retweets2.588 curtiram

    10. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Não podemos exigir SUBMISSÃO do Flavio e do Presidente. Eles têm que lutar. E até que apareçam provas, não podemos nos afrouxar e retirar apoio. Em uma briga, primeiro você ajuda o amigo a bater e se defende junto, para DEPOIS você ver quem é que está certo. Mas SUBMISSÃO jamais!

      54 respostas702 retweets2.839 curtiram

    11. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Um processo judicial tende a ser uma guerra simétrica. Mas processos judiciais politizados são palcos de guerra assimétrica, irregular. Jogo sujo.

      38 respostas591 retweets2.514 curtiram

    12. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 18 de jan
      O Olavo tem um video dizendo que Watergate foi pretexto para derrubar Nixon. A JBS foi pretexto para derrubar Temer. E querem transformar o Queiroz em pretexto para derrubar Jair Bolsonaro. Não caiam nessa.

      232 respostas1.011 retweets3.859 curtiram

    13. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 10 h10 horas atrás
      Mais elementos que eu coletei na liminar do Ministro Luiz Fux. Sigam o meu canal!





      40 respostas152 retweets625 curtiram

      Fim da conversa

    1. Nova conversa

    2. Filipe Trielli‏ @filipetrielli 17 de jan
      Em resposta a @alexsanspacheco
      Errado: acreditamos que ele tem que se explicar para seus eleitores e para o público que paga seu salário. A questão não é apenas legal, é política. Eleitores do Flávio não são petistas. Querem respostas. Estamos aqui de coração aberto: fale! Mas não se esconda.

      15 respostas23 retweets442 curtiram

    3. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      E o cheque? Por que fizeram escandalo antecipado?

      6 respostas14 retweets238 curtiram

    4. Filipe Trielli‏ @filipetrielli 17 de jan
      Não confunda seus eleitores e os independentes com a grande mídia. Lá não vi os eleitores e a mídia independente reclamando. Agora a coisa passou do limite. Menos pela justiça, mais pelo silêncio.

      6 respostas1 retweet94 curtiram

    5. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      E o cheque? Nao houve uso político do cheque? Vai para por aí?

      10 respostas3 retweets111 curtiram

    6. Jose Carlos Morais ‏ @jotajcmmorais 18 de jan
      Cade os demais processos dos assessores esquerdista da alerj so aparece dos "bolsonaros" que não estão sendo investigados e sim 1 assessor. Apoiado e esses "infiltrados" esquerdistas não no engana.

      6 respostas5 retweets139 curtiram

    7. Filipe Trielli‏ @filipetrielli 18 de jan
      Sem dúvida. Isso é algo que deve ser desmascarado também.

      3 respostas0 retweet56 curtiram

    8. Eduardo Passaia‏ @eduardopassaia 16 h16 horas atrás
      Nenhum dos outros deputados é o filho do presidente. Será assim porque deve ser assim. Não basta ser honesto, tem que parecer honesto e esta atitude deixa em aberto o parecer honesto.

      0 resposta1 retweet30 curtiram
    9. 1 resposta a mais

    1. Nova conversa

    2. Sávio Luiz‏ @savio_llv 17 de jan
      Em resposta a @alexsanspacheco
      Provavelmente a melhor thread q vc fez. O WitchHunt q o Trump menciona tem basicamente zero de evidência, mas após dois anos de governo, ainda o persegue. Trump “confiou na justiça” e acabou q virou quase uma msg subliminar (Trump and Russian collusion).

      3 respostas14 retweets200 curtiram

    3. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Valeu Savio. Muito obrigado!

      4 respostas5 retweets132 curtiram

    4. JAVIPOM‏ @miratudo 17 de jan
      Essa movimentação 12 meses R $ 1,2 mi (R$ x(2)= debitos + creditos). Salário era 8,5 + 12,6= 21,1 x 12 meses= 253,2 x(2)=R$506, 40 mil. Se comprava 02 carros=30 mil/mês (15 mil x 2) e vendia(02)=40 mil/mês (20 mil x 2)= 30x12 + 40x12= 840mil. Total=R $ 1.346.400. Fechou!

      1 resposta2 retweets7 curtiram
    5. 1 resposta a mais

    1. Nova conversa

    2. Fabiano Fincato‏ @FabianoFincato 18 de jan
      Em resposta a @alexsanspacheco
      Excelente análise professor. Temos que ir com calma.

      1 resposta1 retweet89 curtiram

    3. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 18 de jan
      Obrigado Fabiano!

      0 resposta1 retweet57 curtiram

      Fim da conversa

    1. Nova conversa

    2. Vinicius Nobre‏ @_nobrin7 17 de jan
      Em resposta a @alexsanspacheco
      Quando vejo uma avaliação do caso vinda de você e do mestre @dariojjunior , vejo que não estou cego! Aula!
      1f44d.png
      1f44d.png
      1f44d.png
      1f44d.png


      2 respostas7 retweets113 curtiram

    3. dário júnior‏ @dariojjunior 17 de jan
      Estou bloqueado pelo professor Pacheco. Do que se trata meu caro?

      6 respostas0 retweet20 curtiram

    4. Vinicius Nobre‏ @_nobrin7 17 de jan
      Avaliação com relação ao caso da suspensão do processo solicitada pelo senador Flávio Bolsonaro. No caso em tela, @alexsanspacheco fez uma avaliação muito interessante e sensata sobre o caso.

      2 respostas2 retweets46 curtiram

    5. Alexandre Pacheco‏ @alexsanspacheco 17 de jan
      Valeu Vinicius!

      3 respostas0 retweet23 curtiram

    6. Vinicius Nobre‏ @_nobrin7 17 de jan
      Uma honra professor!

      1 resposta0 retweet17 curtiram
    7. 1 resposta a mais

    1. Nova conversa

    2. Thiago Lopes de Souza‏ @thiagolsouza86 18 de jan
      Em resposta a @alexsanspacheco
      A maior prova do uso político disso pra chegar ao Presidente é o fato de haver na investigação vários outros assessores de vários parlamentares com movimentações muito maiores e a exploração não é a na mesma proporção.

      5 respostas39 retweets267 curtiram

    3. Mita Guimarães‏ @mitags 22 h22 horas atrás
      Não é nenhuma.É ZERO.

      0 resposta9 retweets105 curtiram

      Fim da conversa

    1. Nova conversa

    2. Carlos X‏ @recrutacarlos 23 h23 horas atrás
      Em resposta a @alexsanspacheco
      Valeu pelas explicações. Vou retuitar. O Moro bem que poderia liberar logo algum escândalo do COAF envolvendo zilhões de reais de algum petista graúdo, pra acabar logo esse foco em FB.

      5 respostas11 retweets90 curtiram

    3. Mita Guimarães‏ @mitags 22 h22 horas atrás
      Vamos ver se terão interesse em emplacar os Bilhões saqueados pelo PT no BNDES Já está disponível a imundície que fizeram lá.

      3 respostas15 retweets94 curtiram

    4. Carlos X‏ @recrutacarlos 22 h22 horas atrás
      Se a imprensa-sujeira não emplacar o assunto do BNDES, a gente cuida disso aqui. Temos nossos jornalistas e influenciadores que atuam com seriedade. Além de vc: @leandroruschel @Tarik_mohad @lsentoes @oiluiz @SaabBrasil @allantercalivre @Damadeferroofic @belinha_Inez
** Posts duplicados combinados **
:rofl::rofl::rofl:

Esse presidente sabe das coisas:


 
GOVERNO BOLSONARO
MEC envia slogan de campanha de Bolsonaro para ser lido em todas as escolas
Ministério pede que mensagem de ministro seja reproduzida e que "professores, alunos e funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil e que seja executado o Hino Nacional"

Felipe Betim

São Paulo 26 FEV 2019 - 01:39 CET
O Ministério da Educação (MEC), comandando por Ricardo Vélez Rodríguez, enviou para todas as escolas públicas e privadas do país um e-mail pedindo para que, no primeiro dia de aula, "professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional". Além disso, o texto pedia para que fosse lida uma carta de Vélez que dizia o seguinte: "Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de você, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!". A palavra de ordem no final da carta foi utilizada ao longo da campanha do presidente Jair Bolsonaro — já seu Governo adotou como slogan "Pátria Amada Brasil".

O e-mail e a carta foram primeiramente divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, mas o MEC confirmou seu conteúdo ao EL PAÍS. Disse ainda que se tratava "um pedido de cumprimento voluntário" que faz parte "da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais". A mensagem ainda solicitava "que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do Hino Nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola". As imagens deveriam ser enviadas para os correios eletrônicos da assessoria de imprensa do próprio MEC e da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Para Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV e ex-secretária de Educação da cidade do Rio de Janeiro (2009-2014), o problema maior não é pedir que se cante o Hino Nacional. "Acho até positivo, faz parte da educação de um jovem a educação cívica — não como matéria. Quando eu fui secretária no Rio, a gente determinou que toda segunda-feira se cantaria o hino. Em vários municípios se canta o hino. Canta-se menos em escolas privadas que em públicas, não foi uma tradição que se perdeu", explica. Além disso, o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em 2009 uma lei que obriga a execução do Hino uma vez por semana nos centros públicos e privados do ensino fundamental. "O que eu vejo de errado é associar cantar o Hino com um slogan de campanha", acrescenta Costin.

Outro problema que Costin enxerga é a solicitação para que alunos sejam filmados. "Todo educador sabe que para tirar fotos você precisa de autorização dos pais, porque são menores de idade. Isso demandaria uma logística um pouco complexa", argumenta. Já o MEC esclareceu que, "após o recebimento das gravações, será feita uma seleção das imagens com trechos da leitura da carta por um representante da escola. Antes de qualquer divulgação, será solicitada autorização legal da pessoa filmada ou de seu responsável".

Vélez é um dos ministros indicados por Olavo de Carvalho, guru da extrema direita brasileira. Ambos defendem acabar com uma suposta "doutrinação ideológica marxista" sobre os 48,6 milhões de estudantes matriculados nas escolas da educação básica e os 8,3 milhões de alunos do ensino superior (dados do último Censo Escolar, de 2017). Desde que foi empossado, Vélez já defendeu a volta da disciplina de moral e cívica no curriculum do ensino fundamental, para que os estudantes aprendam a ser brasileiros, retomem "valores fundamentais" e saibam quais são "nossos heróis". Ele chegou a dizer em entrevista à revista Veja que o brasileiro, quando viaja, "rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola".
O ministro também já argumentou que a universidade "não é para todos", uma afirmação que causou alvoroço em um país que assistiu, nos últimos anos, políticas de inclusão social e racial nos centros de Ensino Superior públicos. "A Educação tem uma série de desafios. O que eu sinto é que estamos discutindo questões menos relevantes ao invés de fazer aquilo que é necessário para dar um salto de qualidade na Educação", opina Costin. "Isso demanda, por exemplo, melhorar a carreira do professor e trabalhar com as universidades para melhorar a formação do professor, e não de atos visíveis que não representam de verdade o que deveria ser feito", acrescenta.

Parlamentares de oposição vem argumentando que Vélez cometeu improbidade administrativa, um crime de responsabilidade. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) anunciou que vai apresentar uma denúncia contra o ministro.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/25/politica/1551131887_454015.html
 
Achei que já tinha acabado as eleições. Então, o fato novo do dia é o Hino Nacional sendo cantado por crianças e sendo filmadas? É isso mesmo? Até pouco tempo atrás era corriqueiro ver vídeos de alunos batendo em professores ou cenas de MMA em salas de aula e nunca vi tamanha mobilização. No máximo, uma notinha bem mixuruca do Governo da época classificando o ocorrido como lamentável.
O mesmo El País já apontava os mesmos problemas na educação em 2013 e não vi ninguém apontando o dedo para o guru Aloizio Mercadante pelos resultados pífios no PISA... mas comemoraram o fato de terem colocado mais de 400 mil alunos em 15 anos.

Nas escolas não há doutrinação. Mas nas faculdades, o bombardeio é incessante. Peguemos os cursos de Magistratura e Pedagogia, quem aparece nas citações de teses e trabalhos teóricos de educação? Gramsci, Althusser, Paulo Freire, Bourdieu, Arrighi, Lukács, Vianna, Vasconcelos e outros sobrenomes que foram citados na totalidade por todos os alunos que aspiram sem professores.

E não era Gramsci que pregava a Revolução Passiva? A revolução sem revolução?
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo