• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D 3.5 Ajuda com D&D!! INICIANTE AQUI !! (por obséquio respondam)

ferpie

Usuário
Coisinhas simples pra vocês, pf me respondam.

O negócio é o seguinte: Estou me introduzindo nessa "área'' dos rpg's de mesa. Já joguei antes, porém muito pouco e à muito tempo, fora que joguei 3d&t.


Jogarei em 2 dias, e no outro fim de semana serei quem vai mestrar (sim, loucura). Seremos todos iniciantes na mesa, o que pode ser bom pois nos ''soltaremos'' mais, ou ruim, pois podemos nos acostumar com uma regra ou idéia errada sem ninguém experiente para nos corrigir.
obs: será uma campanha por semana.(faremos primeiro duas pequenas campanhas de dois dias.)

Estou lendo os livros que nem um louco, mas algumas coisas não ficaram muito claras para mim:
1- Como exatamente calcularei o dano? Será o meu ataque+ d20 - CA do inimigo + bonus de atributo?
exemplo: 16 (meu ataque) + d20 - 21 (CA do monstro) + 1 (bônus de mod. em FOR) ????

2- Me expliquem essa do dano perfurante, cortante e contusão. Como calcularei essa coisa do dano cortante e perfurante? minha força ajuda a resistir um dano cortante e minha DES a resistir um perfurante?

3- Como adquirir uma classe de prestígio?

4- Como calcular outras ações, por exemplo, um teste para ouvir, um teste de reflexo, um de escalada... qual dado usar?? E me dêem um exemplo de nível de dificuldade num calculo desses.

5- As miniaturas. Não as tenho. Nem meus colegas. Sim, estamos ferrados. Agora lhes pergunto, podemos usar aqueles papéis quadriculados para substituir as miniaturas?? (aqueles papéis que usávamos na escola para gráficos, e dependendo de seu emprego, ainda usamos
:lol:). No caso, cada Player seria representado por uma cor de caneta.


Não tenho nada para dar em troca, mas para um jogador experiente, responder isso não tomará mais de 2 minutos do seu tempo.
Fico imensamente agradecido desde já quem puder ajudar :hihihi::hihihi::hihihi:.
 
É triste ver o (aparentemente) único fórum de D&d em pt decente morto desse jeito :osigh:


por favorzinho, me deêm uma ajuda :joy:

Minha dúvida principal, é o combate mesmo.
Como calcular meus Reflexos, Vontade, e resistência? e quando usá-los?
Onde minha FOR e/ou DES vão interferir no combate se apenas meu mod. de atributo é aplicado na hora do ataque.
quais dados rolar e qdo??

como EXATAMENTE calcular meu atq?

AH SIM. E a MALDITA diferença de dano cortante e perfurante ????
Dano de contusão já aprendi o que é. Falta esses 2 /\
 
Última edição:
Calma aí cara, vamos por partes, as coisas não são tão complicadas quanto parecem.
Primeiro que é realmente maluquice mestrar sem conhecer nada do sitema, mas é legal que vc está iniciando! E como vc está com amigo, parabéns! Tente aproveitar o jogo.

Uma informação MUITO importante que faltou é: QUAL A VERSÃO DE D&D QUE VCS VÃO JOGAR!
Sim, isso faz Muita diferença, principalmente nos sistemas de defesas.
Se for 3.x eu posso ajudar, se for a 4, então não...infelizmente.

Qual é a edição?
 
Cara, erro meu, agora que vi que é D&D 3.5, vamos lá então responder ás suas dúvidas:

1- No combate as suas jogadas são sempre duas, uma para acertar e outra para calcular o dano. Cada classe tem em sua tabela o seu Bônus de Ataque Básico (BAB),que vc usa nas jogadas para acertar o ataque.

A primeira jogada, para calcular o dano, vai depender se o seu ataque é Corpo-a-corpo (CaC) ou à distância.
Nos ataques CAC, o cálculo é o seguinte: Bônus de Ataque Básico (BAB) + Bônus de força + d20.
Nos ataques à distância o cálculo é: BAB + Bônus de destreza + d20.

Se o número alcançado for igual ou superior à Classe de Armadura (CA) do seu oponente, significa que o ataque foi bem sucedido.

Se o ataque foi bem sucedido, você passa para a rolagem do dano.
Nos ataques CaC, com objetos arremessados, e nos arcos compostos, o bônus de Força é adicionado ao dano.
quando uma arma é segurada com duas mãos o dano é multiplicado em 1.5.

2 - Em D&D não faz diferença se o dano é por contusão, cortante ou perfurante, são apenas representações visuais, não fazem diferença no combate.

3 - Cada classe de prestígio tem seus próprios requisitos, vai depender de cada uma delas.

4 - O cálculos para esclara, nadar, se esconder e etc. são representados pelas habilidades, e cada habilidade tem o seu atributo principal. Para rolar a jogada vc deve calcular d20 + atributo principal + nível de habilidade.
Por exemplo: Andrezi, um hobbit ladino, que passar silenciosamente por um orc. Ele possui 4 níveis na habilidade furtividade e 16 em destreza (que concede um bônus de +3).
Portanto, ele deve fazer um teste contra a habilidade de ouvir/observar do orc, que passivamente é 10.
Ele joga o d20 e tira 14, soma com a sua habilidade (4), mais o bônus do atributo principal (+3).
O resultado total é 21 (=14+4+3), que é superior ao 10 do orc, logo foi um sucesso!

Contra objetos, como para escalar, a dificuldade depende das propriedades da objeto, como escalar um muro de 10 metros é diferente de escalar um muro de 20, e escalar uma parede lisa é mais difícil do que um muro de pedras. Isso tudo bem explicado no livro do mestre. Mas, por exemplo, uma tarefa fácil vai de 5 a 10, uma desfiadora vai até 15, uma tarefa difícil vai até 20, e assim por diante. Vc pode estabelecer a dificuldade como bem entender.

5 - Eu tb joguei sem miniaturas por muito tempo, e ainda faço todas no papel, uma maneira muito prática e barata é usar tokens, que são modelos planos feitos com papel, vc pode baixar modelos muito bons e gratuitos já feitos por alguém. Procure o site do Tio Nitro que tem um material excelente lá!

Espero ter ajudado!
 
Dois conceitos diferentes.
1) Jogada de ataque: Para ver se o seu golpe atinge o adversário e ultrapassa as defesas (Armadura, escudo, etc) do inimigo.
Basicamente é 1d20 + Base de ataque + atributo (Força - Melee, ou Destreza para Ranged) + bonus de arma mágica se houver ou bonus de arma obra prima se houver.
Se o resultado desta jogada ultrapassar a CA você acertou!!
(Classe de Armadura = 10 + Destreza máxima permitida pela armadura + Bonus de armadura + escudo + bonus mágicos de proteção etc)

2) Se você acertou, aí sim vem a jogada de dano, que depende da Arma utilizada, da força ou bonus mágicos
Um guerreiro com força 16 (+3), espada longa mágica +1 (1d8+1) e o talento Especialização em Arma (Espada Longa) (+2 de bonus) causaria:
1d8 +1 da arma, +3 da força, +2 do talento = 1d8+5

Se ele empunhar esta mesma arma com 2 mãos, ele ganha 50% a mais do dano da força, ou seja seria 1d8+6

Escrevi bem resumidão pois já deixa um lampeja na sua mente pra entender as explicações do livro!

Abs

Marcelo
 
Opa!! Obrigado Antonio e mcfera! Isso ajudou IMENSAMENTE!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Tive duas seções já. Está complicado jogar sem ninguém experiente mas com o tempo estamos nos virando :lol::lol::lol:


Bem, tenho mais umas dúvidazinhas, mas posto outra hora.

Obrigado!:joy:


PS: Ah, e quanto às miniaturas. Comprei 6 folhas de papel quadriculado, daqueles que o tamanho de cada quadrado é 3,5cm e estamos usando as pecinhas do War(império romano). Ficou legal, por ora.
 
Última edição:
Eu como mestre aconselho a comprar uma losa (quadro negro?), aquelas que sao brancas e se escreve com caneta.
Eu uso uma grande em cima da mesa e coloco as miniaturas sobre ela. Dai tenho um pedaço de barbante que pinto a cada 1 feat (+- 3cm). e uso o barbante pra medir a distancia de tudo, entao nao tem quaddriculados. E com as canetas eu desenho tudo que os players veem e os cenarios.

Fica muito dinamico, eu aconselho.

Sobre suas outras duvidas quais seriam ?

A campanha esta progredindo ? Ja tem um mestre oficial ?
 
Velho, é complicado só com iniciante... Mas não impossível.

Eu comecei há um ano, instruído pelo meu irmão, a adentrar no mundo de RPG (AD&D, 2ª Edição). Não tinha a intenção de mestrar, mas como só o vejo nas férias e ele nunca quer mestrar só tive duas sessões como jogador. Quando voltei ao Rio, formei um grupo com meus amigos e começamos a jogar. Eu era mestre novato, eles eram jogadores novatos, ninguém sabia nada. Era uma belez! Cada cena de combate levava meia hora para a gente calcular os bônus, THAC0 etc. Mas deu. Hoje ainda jogamos, e percebo que evoluí e eles também. No entanto, quando mestro para o meu irmão fica bem claro a diferença no nível de interpretação. Como foi dito a mim por ele, é sempre bom alguém experiente para "puxar" a galera durante o jogo. Mas mesmo assim eu acho que você está no caminho certo! Eu já dei uma olhada na edição 3.5 pra cima e me parece mais fácil de aprender mesmo. Então... Boa sorte e bom jogo =D
 
Aproveitando o ensejo, como voltei a jogar recentemente depois de anos parado, voltei agora na condição de mestre e minha maior dificuldade está sendo representar porcentagem usando d10. Eu já sei que um dos d10 representam a dezena e o outro a unidade, mas como saber se obtive sucesso ou um fracasso numa jogada? Eu imagino que se por exemplo, um personagem que esteja utilizando seu arco para atacar, ganhe 50% de incremento de distância devido a um talento da lista de talentos. Então tentando atingir um alvo numa distância maior de 33m ele tem 50% de chances de ter êxito ao atingir o alvo, porém, digamos que ele rola os dois d10 e acaba saindo um 60 (dezena) e um 4 (unidade) tendo o resultado de 64, ou seja, passou de 50%, isso seria um sucesso ou fracasso? Ou pra se obter um sucesso nessa situação o resultado não pode ultrapassar os 50? Cara eu me enrosco muito com isso...
 
Sinceramente, nunca usei anda de porcentagem no D&D3.5.
Mas uma dica boa? Muda pro D&D 5, ele acabou com aquele monte de regra besta do 3.5, o jogo ficou mais simples e fluido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo