• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Saraiva decide fechar 20 lojas

Bel

o.O
Saraiva decide fechar 20 lojas
Rede de livrarias justificou a decisão diante dos desafios econômicos e operacionais do mercado.
Por G1

A rede de livrarias Saraiva anunciou nesta segunda-feira (29) o fechamento de 20 lojas em todo o país. A empresa ainda mantém 84 unidades em funcionamento.

A rede justificou a decisão diante dos "desafios econômicos e operacionais do mercado", além dos indicadores "que retratam uma mudança na dinâmica do varejo".

saraiva_aeroporto_gru_-_por_nelson_toledo.jpg

Saraiva — Foto: Divulgação

"Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica", informou a empresa por meio de nota.

No segundo trimestre deste ano, a Saraiva teve prejuízo de R$ 37,6 milhões. No mesmo período de 2017, o prejuízo foi de R$ 16,6 milhões.

Entre abril e junho, a receita líquida da companhia somou R$ 364,5 milhões, uma queda de 1,6% na comparação com o segundo trimestre de 2017. A receita com lojas foi de R$ 227,9 milhões, queda da 4,1% no período, e com o e-commerce chegou a R$ 136,5 milhões, crescimento de 2,9%.

No comunicado, a companhia informou que "reforçará a sua estratégia para o digital, com uma operação, cada vez mais, omnichannel para atender seus clientes em todas as plataformas."

Setor em crise

O setor de livrarias enfrenta uma crise severa. Na semana passada, a Cultura entrou com pedido de recuperação judicial. Em nota, a empresa justificou a decisão pelo cenário econômico nacional adverso e pela crise no mercado editorial.

Segundo a companhia, o setor encolheu 40% desde 2014.

A Cultura acumula dívidas de R$ 285,4 milhões - a maior parte com fornecedores e bancos.
 

Anexos

  • upload_2018-10-31_11-33-42.jpeg
    upload_2018-10-31_11-33-42.jpeg
    871 bytes · Visualizações: 2
Última edição:
Livrarias, lojas de discos, entre outros tipos de comércio não são mais o que foram no passado. Os tempos mudam. Eu particularmente adoro uma livraria.
 
Já sou há alguns anos totalmente desapegado de livros físicos e só consumo a versão eletrônica pra Kindle, mas quando vou presentear alguém com um, já estou acostumado há pouco mais de 10 anos só comprar pela Internet. Não sei o que é por os pés numa grande livraria há um bom tempo.

Infelizmente a tendência das livrarias é seguir lentamente o mesmo destino das locadoras de filmes.
 
@Bel, eu juro que ia criar o tópico :taco:

Enfim, é bem triste isso.
Eu pessoalmente sempre paro em livratias por onde passo e só não compro mais livros por falta de grana...
 
A Saraiva como marca nacional de livraria é grande.
mas mesmo que amanhã ou depois não tenha mais rede física de lojas e fique mais restrita a Internet, torço para que continue grande e mantendo parcerias fortes com várias importantes editoras.
 
Cara, muito triste, sempre que passava em um shopping ia a FNAC ou Saraiva, nunca fui muito a Cultura pelos seus preços acima de média, mas já cheguei a comprar coisas lá também. Acho que as coisas vão melhorar daqui um tempo, prevejo que quando as pessoas começarem a ver o quão bom é ficar sem whatsapp, não ler spam (ou fake news, chame como quiser) e voltarem a ler e se educar, as coisas irão começar a melhorar novamente. Mas tem uma caminhada até la.
 
Última edição por um moderador:
Na minha cidade tinha uma no Aeroporto, fechou faz um tempinho já...se bem que só comprava jornais e revistas lá
 
triste!
mas a saraiva ficou muito pra trás no quesito ecommerce.
Eu compro bastante pela internet é raramente a Saraiva tem o melhor preço ou custo benefício.
Grupo B2W ou Amazon quase sempre.. e durante a quarentena o Mercado Livre tem sido excelente pra mim também!
 
Até a parceria da Saraiva com a Editora Érica na loja virtual eu não compro, pois não vi vantagem nenhuma em relação comprar direto da editora.
 
Comprava bastante na Saraiva porque eles permitem retirar na loja, e não gosto de gente chamando no portão. :hellboy:
 
Tive muitas experiencias boas na Saraiva de Recife, eu vivia lá, conhecia os funcionários e comprava um bocado de coisas. Eu não sei a situação da filial do Shopping Recife, mas não posso negar que aquele foi um lugar muito importante pra mim (até paquera rolava, maravigold).

Livro hoje compro tudo digital também, mais pelo fato de que eu mal me fixo em apenas um lugar e ficar carregando livros não funciona mais. No entanto, sempre que entro em uma Saraiva eu compro alguma coisa, nem que seja uma sacola de pano, mas eu compro. O setor está morrendo e assim como as locadoras de vídeo, creio que nunca irei processar 100% a extinção.
 
Última edição:
Tinha uma no shopping aqui perto de casa.
Fechou ano passado.
Sinto falta, era tão gostoso passar as tardes lá. :-(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo