• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Folhas soltando

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
Comprei um livro e, pra variar, fui abençoado.

A questão é: O que vocês fazem quando as folhas do livro de vocês estão soltando?

Colam com cola de escola? Durex? Já é o terceiro livro em que me ocorre isso... Estou começando a ficar VERDE! ¬¬
 
dá uma bizu aqui >> http://www.scribd.com/doc/7159989/Apostila-de-Restauracao-de-Livros

tem dica para colar folhas soltas
 
O que tu pode fazer é utilizar cola tenaz (aquela branquinha de trabalho de pré-escola). Trabalhei por um tempo em uma biblioteca e as meninas do reparo faziam isso (eu não acreditei, afinal, cola é tão simples!); reparei alguns livros em casa, já.

O problema é que sei apenas como fazer para quando todas estão soltas: passa-se cola no interior da lombada no livro. Se quiseres, podes passar na parte das folhas que vai de encontro à lombada. Encontre as duas e pressione com força. O bom é fazer bastante pressão e deixar secar sem manusear o livro por um bom tempo - se der, até por um dia. Meus livros restaurados continuam inteiros depois que fiz isso. Claro que tu vai ter que ter sempre cuidado ao manuseá-lo (nada exagerado), mas ao menos as folhas não ficam na tua mão quando tu for passar para a próxima.



Espero ter ajudado.
 
Eu ia sugerir o mesmo que o Gabriel...

Se foi em livraria, apenas troque.
Se não foi... Uma colinha deve dar.
Eu só tive esse problema com o pocket d'O Ateneu, bem recentemente, mas não me estressei porque já ia me desfazer dele mesmo.
 
fiz um curso de restauração de livros nesse fds. algumas considerações:

- NUNCA use durex, é 1 pecado contra os livros, pq a cola deles vai se desfazendo com o tempo, e onde vc usou eles vai ficar manchado para sempre.
- existe uma cola em pó q vc dilui em água filtrada e mistura com a tenaz branca, uma em gel q é fungicida, chamada cmc q vc compra em lojas d artesanato. um pacotinho dura toda a sua vida, pois a proporção de uso dela é bem menor q a tenaz.
- passe a cola com um pincel pequeno com cerdas macias.
- para não colar a página nas outras ao lado, coloque entre elas uma tela anti-cola q ñ adere (ñ lembro o nome do papel agora pq estou no serviço) e um plástico logo em seguida.
 
vou prourar essa cola cmc e um pincel!

Acho que se eu passar bem no finalzinho da folha não tem tanto problema colar com as outras... :sim:
 
outro detalhe q vi no curso q achei relevante, até pq já vi mta gente fazendo, é NÃO colocar os livros ensacados em plástico. a restauradora citou q até mesmo em museus os livros + raros não estão em plásticos, mas em ambientes com controle d luminosidade, temperatura, umidade etc. parece q o papel precisa 'respirar' e cada livro ensacado é uma potencial colônia de bactérias.

mesmo os livros novos, depois d comprados, devem ser retirados do plástico para durarem +.
 
wow!
comprei recentemente uns livros daquela coleção da abril de capa dura vermelha, de 1971 e ele estava com o lacre original ainda!
Puxa... são quarenta anos ensacado mas os livros estão bem conservados , as páginas limpinhas... exceto, é claro, certo cheiro característico, porém acho que até se estivesse fora do plástico teria esse cheiro:sim:
 
pode ser uma exceção no seu caso, gabriel. talvez os teus livros ficaram além do saco conservados em um ambiente excelente. e só o fato de ñ vermos nas gdes bibliotecas nenhum livro ensacado já é uma comprovação da procedência da informação.
 
é...
pelo menos aqui em casa eu não deixo nada ensacado...
Aliás.. eu costumo deixar meus livros dentro de uma das portas de meu guarda-roupa destinado apenas a eles e que enquanto eu não estou pegando nenhum livro, a porta fica fechada... você acha que tem algum problema?
 
só qto à questão do mofo e umidade. mofo vc acaba com limpezas periódicas (talvez passando um aerosol anti-mofo vendido em supermercados) e umidade com um pires com sal grosso.
 
Ah! Thanks!
Eu gosto de deixá-los nesse lugar por que em estantes externas observei que acaba acumulando poeira demais...
 
a minha estante é fechada, com portas, mas longe da luz e da poeira.
 
Quando criança já cometi o tradicional pecado de restaurar páginas com fita adesiva transparente. Depois ela envelhece, resseca e mancha toda a página. Colar ainda é a melhor opção.
 
Sempre fui péssimo em consertar coisas. Acho que se eu tentasse colar um livro com folhas soltando o resultado ficaria muito tosco (e isso na melhor das hipóteses haha). :lol:
 
Alguns livros medianamente antigos que tenho tem esse problema e minha estratégia é não arriscar piorar as coisas e não fazer absolutamente nada exceto cuidar para que as folhas não se percam -- até porque boa parte desses livros são mais para coleção mesmo.

Pior que meu volume 5 do SDA da Artenova tem uma dessas páginas e ele é filho único. Já meu Hobbit da Artenova foi "restaurado" por alguém meio truculento antes de eu o encontrar num sebo há muito tempo e está com a lombada cortada e uma cola muito estranha enfiada lá. Humpf. Nunca façam isso, sério.
 
Há quem tenha adoração máxima e total por livros com lombadas duras e bem largas, pelo fato de ali ficar publicado o título do livro o que facilita na identificação vertical na prateleira, mas quando eu restaurava eu não conseguia ser feliz colando, então eu decidia levar pra alguma papelaria que fizesse encardenação e restaurasse o livro totalmente dessa forma porque eu não tenho nenhuma implicância com o livro no formato encardenado.
 
Tenho um SdA de +1000 páginas que estava soltando as folhas da capa com as internas.

Para ficar do legal e do jeito que eu queria tive que aplicar a lógica de pintura de paredes para com a cola. Primeiro apliquei uma camada única de cola transparente e firmei os apoios. Depois deixei secar e verifiquei aonde estavam os pontos frágeis. A seguir apliquei outra demão de cola e fui fazendo reforço unindo o pé de cada folha solta com 3 folhas que estavam presas e preenchendo espaços nos cantos e partes internas por trás da capa. Na terceira ou quarta vez o livro estava firme outra vez tanto na lombada quanto no interior e me evitou a dor de cabeça de quando se aplica aquele monte de cola.

E isso que o Fúria falou ocorre bastante de a pessoa preferir encadernar porque o espiral da encadernação é o equivalente ao parafuso da engenharia oferecendo praticidade e firmeza. Eu mesmo vi engenheiros dizerem que preferem parafusos do que cola para fixar coisas. Claro que para livros, respeitando os limites, no meu caso eu encadernaria os meus livros didáticos e técnicos numa boa porque não ligo para o design deles enquanto que para livros raros ou de coleção em que o design externo é parte do documento a opção de furar é brutal para a arte e os livros que vi serem restaurados tinham um número máximo de restaurações e se a pessoa cortasse ou furasse eventualmente não daria mais para restaurar, perderia história e o melhor passaria a ser colocar em uma caixa de vidro pra expor. >_<
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo