• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Folhas soltando

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
Comprei um livro e, pra variar, fui abençoado.

A questão é: O que vocês fazem quando as folhas do livro de vocês estão soltando?

Colam com cola de escola? Durex? Já é o terceiro livro em que me ocorre isso... Estou começando a ficar VERDE! ¬¬
 
dá uma bizu aqui >> http://www.scribd.com/doc/7159989/Apostila-de-Restauracao-de-Livros

tem dica para colar folhas soltas
 
O que tu pode fazer é utilizar cola tenaz (aquela branquinha de trabalho de pré-escola). Trabalhei por um tempo em uma biblioteca e as meninas do reparo faziam isso (eu não acreditei, afinal, cola é tão simples!); reparei alguns livros em casa, já.

O problema é que sei apenas como fazer para quando todas estão soltas: passa-se cola no interior da lombada no livro. Se quiseres, podes passar na parte das folhas que vai de encontro à lombada. Encontre as duas e pressione com força. O bom é fazer bastante pressão e deixar secar sem manusear o livro por um bom tempo - se der, até por um dia. Meus livros restaurados continuam inteiros depois que fiz isso. Claro que tu vai ter que ter sempre cuidado ao manuseá-lo (nada exagerado), mas ao menos as folhas não ficam na tua mão quando tu for passar para a próxima.



Espero ter ajudado.
 
Eu ia sugerir o mesmo que o Gabriel...

Se foi em livraria, apenas troque.
Se não foi... Uma colinha deve dar.
Eu só tive esse problema com o pocket d'O Ateneu, bem recentemente, mas não me estressei porque já ia me desfazer dele mesmo.
 
fiz um curso de restauração de livros nesse fds. algumas considerações: