• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As casas em que viveram grandes autores

  • Criador do tópico Jupiesco
  • Data de Criação
J

Jupiesco

Visitante
Na verdade, trata-se de um post que escrevi sobre onde moraram grandes personalidades assim, genericamente (autores, pintores, músicos...). Mas, no fim das contas, acabei achando bem mais autores que qualquer outra coisa!

Como achei bem curioso ver as casas onde moraram Jane Austen, Beatriz Potter (fofo, como era de se imaginar), Shakespeare, as irmãs Brontë... e por aí vai... decidi compartilhar com vocês! XD

Espero que gostem:
http://falacultura.com/2011/07/12/casa-dos-famosos/
 
Sim... se bem que acho que os brasileiros que deixaram a desejar, porque a casinha do José de Alencar também não é nenhuma Brastemp... rsrs
 
A última vez que fui conhecer uma casa de escritor, foi há quase 20 anos numa passagem rápida por São José do Rio Pardo-SP,l onde tem a famosa casa em que Euclides da Cunha escreveu sua clássica obra "Os Sertões", que realidade é uma pequena cabana que pra ser protegida de forma duradoura da ação do tempo, foi totalmente "encapsulada" com uma estrutura mais robusta ao seu redor e é protegida pelo patrimônio histórico nacional.

cabana-Principal-2000-Tereza-Epitacio.jpg
 
Pena que a casa do Machado de Assis na Rua Cosme Velho lá no Rio de Janeiro já foi demolida. Hoje em dia tem um prédio residencial no lugar.
 
Antes que eu me esqueça, acho que aqui quem conhece até melhor do que eu a casa do Euclides da Cunha é o @Bilbo Bolseiro que mora bem mais próximo e pode vê-la com mais frequência. Quando eu conheci, eu estava apenas de passagem rápida pela cidade e vi muito rapidamente.

Até aproveito para perguntar a ele, se a conservação desse patrimônio continua sendo bem feita.
 
E como conheço, sempre passo por ela no caminho do meu bairro em direção ao centro da cidade, todo dia, hehe.
Continua sim, eles aqui são muito preocupados com as coisas relacionadas ao Euclides. Essa casinha na verdade é onde ele ficava enquanto supervisionava a construção da ponte metálica, como engenheiro responsável pela obra, e provavelmente devido ao isolamento e paz que o lugar proporcionava aproveitou pra trabalhar n'Os Sertões. A casa mesmo onde ele morou, juntamente com a esposa Ana, é esta, no centro da cidade, que depois foi transformada em um museu em sua homenagem:

fachada-jpg.72939


03-jpg.72938
 

Anexos

  • 03.jpg
    03.jpg
    80,4 KB · Visualizações: 33
  • fachada.jpg
    fachada.jpg
    26,4 KB · Visualizações: 33
E como conheço, sempre passo por ela no caminho do meu bairro em direção ao centro da cidade, todo dia, hehe.
Continua sim, eles aqui são muito preocupados com as coisas relacionadas ao Euclides. Essa casinha na verdade é onde ele ficava enquanto supervisionava a construção da ponte metálica, como engenheiro responsável pela obra, e provavelmente devido ao isolamento e paz que o lugar proporcionava aproveitou pra trabalhar n'Os Sertões. A casa mesmo onde ele morou, juntamente com a esposa Ana, é esta, no centro da cidade, que depois foi transformada em um museu em sua homenagem:

Numa próxima oportunidade, com certeza irei conhecer esse espaço, pois quando passei por sua cidade foi tudo muito rápido, pois estava em deslocamento para ir trabalhar em Casa Branca. Bom saber que tudo relacionado a memória do Euclides está muito bem preservado.
 
No final do mês que vem devo trabalhar alguns dias em Bom Jesus do Amparo-MG que fica próximo de Itabira e a próxima casa de autor ilustre que espero conhecer é do Carlos Drummond de Andrade
 
Bem, aqui no Rio de janeiro tem, entre alguns endereços, a Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, que eu costumo frequentar quase sempre. Já fiz até algumas leituras de Tolkien no lugar, é bem interessante.

E falando em Tolkien, em outras terras distantes, nós temos a própria residência do homem, né?


DSC_0975.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo