• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corrida

Respirar pela boca aumenta captação de oxigênio e ajuda na corrida
corredor-durante-prova-na-orla-de-niteroi-no-rio-de-janeiro-1534166991668_v2_900x506.jpg

Respirar de forma natural é uma das recomendações dos especialistas Imagem: Buda Mendes/Getty Images


Você já deve ter ouvido que a melhor forma de respirar é inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Na corrida, no entanto, não é bem assim. Durante um exercício físico aeróbico como esse, o mais importante para o organismo é captar o máximo possível de oxigênio. E a boca é um canal de entrada fundamental nessa equação.

Especialistas e treinadores de corrida concordam que quanto mais oxigênio estiver circulando pelo sangue durante a atividade física melhor será o desempenho durante a mesma. Afinal, o oxigênio é fundamental na produção da energia que é usada na contração muscular, tão necessária para a corrida.

Assim, embora a inspiração pelo nariz tenha vantagens fisiológicas como filtrar e aquecer o ar que chega aos pulmões, durante a corrida a demanda por oxigênio é maior.

“Dependendo da necessidade de oxigênio, que é determinada pela intensidade do exercício, a pessoa vai precisar respirar também pela boca para dar um aporte maior de ar e, consequentemente, de oxigênio”, diz Diego Leite de Barros, diretor da DLB Assessoria Esportiva e fisiologista do esporte do HCor, em São Paulo (SP).

“Na corrida não tem como [respirar só pelo nariz], você precisa aumentar a captação de oxigênio, não tem como ficar filtrando e aquecendo todo o ar”, acrescente Rodrigo Lobo, educador físico pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor-técnico da Lobo Assessoria Esportiva.

“O nariz tem orifícios muito pequenos, você não dá conta de puxar todo o ar necessário [só pelo nariz] para fazer as trocas gasosas durante a corrida. Precisamos puxar o ar pela boca, ela é a via principal durante o exercício”, complementa Lobo.

A boa notícia é que o corredor não precisa se forçar a respirar de uma forma ou de outra. O sistema respiratório tem a capacidade de ser autônomo. Ou seja, mesmo que um corredor queira inspirar só pelo nariz, uma maior intensidade no exercício o obrigará a puxar o ar também pela boca.

“O importante é que devemos respirar da maneira que o organismo entender ser mais confortável, não precisamos pensar para respirar”, completa Barros.
 
É muito útil aprender e reaprender a fazer coisas básicas da forma certa como respirar, andar e comer. Seja para correr ou para dar palestras o jeito certo de respirar ajuda na qualidade de vida. Eu mesmo quando quero desestressar procuro também relaxar os músculos do abdômen e estufar a barriga fazendo um pouco respiração abdominal como fazem as crianças ao mostrarem a barriga. Dá até para sentir a circulação do sangue aquecendo novamente e fluindo melhor.
 
Em relação à respiração, eu só queria enfatizar aqui que apesar de ser ok respirar de boca aberta enquanto corre, ter o hábito de respirar de boca aberta ao longo do dia (ou seja, o tempo inteiro) pode causar sérios problemas bucais.
Então, quando não estiver correndo, respire sempre de boca fechada e toda vez que for engolir (seja comida ou saliva) NÃO empurre os dentes com a língua. Deve-se empurrar o palato, pois se empurrar os dentes isso causa mordida aberta e uma série de outras coisas desagradáveis e prejudiciais.
Então fica a dica aí pra prevenir uma série de problemas, ok?
 
É claro que respirar pelo nariz sempre será a opção mais saudável, mas como o assunto é uma pratica esportiva em que a queima de energia é maior, cada modalidade tem sua demanda diferenciada, assim como a natação também tem as suas particularidades com relação a respiração que são válidas somente na piscina.
 
É claro que respirar pelo nariz sempre será a opção mais saudável, mas como o assunto é uma pratica esportiva em que a queima de energia é maior, cada modalidade tem sua demanda diferenciada, assim como a natação também tem as suas particularidades com relação a respiração que são válidas somente na piscina.
Sim, eu estava me referindo mesmo a respiração durante o dia a dia, não durante a prática esportiva.
 
A melhor coisa que temos em relação a respiração natural é termos dentro de nós mesmo "um piloto automático" que sem precisarmos pensar sempre prioriza o que é melhor e mais saudável que é respirar nariz. Então, em condições normais não é preciso se preocupar ou forçar com pensamento uma situação. Só quando vem uma situação mais adversa como um resfriado que a boca entra em ação.

Mas é claro que quando essa respiração pela boca começa a ficar muito persistente mesmo que naturalmente, aí é preciso ir ao médico, pois uma coisa é um resfriado passageiro e outra se for um problema mais crônico no septo que bloqueia totalmente a respiração pelo nariz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo