• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Copa Libertadores terá final decidida em partida única a partir de 2019

Qual melhor sistema de final para a Libertadores?

  • Final única

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    1

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A final da Copa Libertadores será decidida em partida única a partir da edição do ano que vem. Cartolas das confederações filiadas à Conmebol, bem como a cúpula da entidade estão alinhadas nessa direção, o blog apurou com fontes com bom trânsito na entidade.

A tendência é que a novidade seja anunciada na reunião do conselho da entidade, em Punta del Leste, que acontece a partir desta quinta-feira (22).

Uma outra inovação é que ao menos por dois anos consecutivos, nas edições de 2019 e 2020, a mesma cidade será sede das finais.

Para quem duvida da eficiência da fórmula, ao levantar a possibilidade de duas equipes disputarem a final em um país neutro e sem ligação direta com suas respectivas torcidas, a Champions é apresentada por cartolas da Conmebol como exemplo de sucesso.

Uma final única, mesmo que com times de fora, não deixará de ser um evento atrativo para a população local, além de que o fato do local da decisão estar pré-estabelecido facilitar a costura de acordos comerciais com antecedência.

Uma outra aposta é de que haverá apetite das torcidas das equipes para prestigiarem seus times, bem como o fluxo de torcedores de outros países para assistir a final. Baseado em estudos econômicos, cartolas confiam que o anúncio com antecedência do local da final e a venda antecipada de ingressos garantirá estádio cheio. Haverá ainda cotas reservadas para os torcedores das equipes finalistas.

Por isso, um dos principais fatores na escolha da cidade-sede será sua localização, bem como a malha aérea com que é contemplada. Desde já, por causa justamente das conexões aéreas e por contar com um estádio moderno, Lima, no Peru, é uma candidata forte entre os dirigentes da Conmebol.

fonte
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora a coisa será oficial.
Acho péssimo esse formato pra um continente onde os custos e a dificuldade de locomoção são grandes, sem falar que na média geral o poder aquisitivo dos torcedores sulamericanos é inferior aos dos europeus.

Só espero que tenham a sensatez de realizar a final num Sábado ou Domingo que é o dia mais nobre do futebol.
 
Como a Conmebol decidirá local de final da Libertadores sem concorrência

Ao aprovar a final única da Libertadores, a Conmebol decidiu que escolherá o primeiro local para 2019 sem uma concorrência entre cidades. Será utilizado como critério o local que garanta maior retorno comercial e de visibilidade, além de neutralidade. Lima foi a única cidade falada na reunião em Punta Del Leste, mas não é certa. Nos anos seguintes, deve haver uma disputa entre cidades.

O Conselho da Conmebol aprovou nesta sexta-feira a decisão da Libertadores em final única a partir de 2019. Era um projeto tocado pela cúpula da entidade no pacote de modernizações da competição.

Será feito um processo em relação ao primeiro local da final única tocado por IMG e Perform, agências que adquiriram os direitos da competição. Essas vão estudar cidades para apontar a que dê maior visibilidade e retorno comercial.

Neste processo, não vai ter peso se um estádio é mais moderno do que outro. Para a Conmebol, não é necessário ser uma arena nova como as brasileiras feitas para Copa ou outras similares no continente. O estádio tem que ter uma estrutura, mas pode ser mais antigo que permita adaptação. A ideia não é fazer um espetáculo superficial em relação à América do Sul.

Depois do estudo, todos os dados serão levados para o Conselho da Conmebol que decidirá sobre qual o local. Há uma candidatura posta de Lima para receber esse primeiro jogo, mas as condições em relação à cidade ainda não foram consideradas com detalhes. Uma ideia inicial de fazer nos EUA está praticamente descartada: avaliou-se que seria quebrar muito a tradição tirar o jogo do continente.

A Conmebol terá toda a organização do jogo, como venda de ingressos, administração do estádio e segurança no entorno. Os clubes ficarão com 25% dos ingressos para serem vendidos além da renda correspondente a essa fatia. A partida será organizada em um sábado, como a Liga dos Campeões, para dar maior visibilidade.
 
Santiago receberá primeira final da Copa Libertadores em jogo único em 2019

  • detalhe-do-trofeu-da-taca-libertadores-durante-da-final-da-edicao-de-2017-entre-gremio-e-lanus-1522259314808_615x300.jpg
Santiago, capital do Chile, foi a cidade escolhida para receber, em 2019, a primeira final de Copa Libertadores decidida em partida única. A Conmebol anunciou a decisão nesta terça-feira (14), após reunião do conselho da entidade sul-americana, em Luque, no Paraguai.

A decisão da Copa Sul-Americana do ano que vem, que também sofrerá alteração de formato e ocorrerá em jogo único, será em Lima, no Peru. Ambas as competições, assim, repetem o modelo em vigor na Europa com a Liga dos Campeões e a Liga Europa - final única e campo neutro.

Além de Santiago, outras duas cidades concorriam à sede do jogo final da Libertadores no ano que vem: Montevidéu (Uruguai) e Lima. A escolha, de acordo com nota divulgada pela Conmebol, levou em contra critérios como: capacidade de organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, ambientais e legais, capacidade hoteleira, mobilidade e situações favoráveis para direitos comerciais e de transmissão de TV.
Membros da Conmebol inspecionaram as postulantes por dois dias e meio, de acordo com a entidade.

"Essas decisões atendem o objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano com mais recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis", explicou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

"Além de gerar mais receita para ser reinvestida no desenvolvimento esportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores", completou o dirigente.

Desta forma, o formato tradicional da Libertadores e da Sul-Americana, com jogos de ida e volta para a definição do campeão, será utilizado pela última vez em 2018.

Embora não tenha projetado uma data no comunicado emitido nesta terça, a final da Libertadores de 2019 deverá ocorrer em 23 de novembro, um sábado.
 
Mesmo criticada, final única da Libertadores tem garantia ao menos até 2022
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) quer testar por alguns anos o conceito de final única em suas competições. As críticas que o formato tem recebido principalmente de torcedores não farão, por exemplo, a entidade retomar a decisão em partidas ida e volta nos territórios dos finalistas já em 2020, caso a primeira experiência em sede predefinida fracasse tecnicamente e comercialmente em 2019.
A empresa que detém os direitos comerciais das competições sul-americanas, a FC Diez Media (criada por Perform e IMG, que podem buscar parceiros para os torneios na América do Sul) pretende fechar acordos de patrocínio de, ao menos, quatro anos para as finais únicas, apurou o blog. O formato estaria assegurado, portanto, ao menos até 2022.

"Essa decisão [final única] foi tomada após vários estudos realizados por profissionais de mercado, todos muito capacitados. Entendemos nesse momento, depois de todos os estudos e análises que realizamos, que a final única é o melhor caminho, o que não quer dizer que isso seja o melhor eternamente. Por outro lado dizer em um ano que o conceito não é adequado, não creio que seja o tempo suficiente para tal", disse ao blog Frederico Nantes, diretor das competições de clubes da Conmebol.

As finais em um único jogo para a Sul-Americana e, principalmente, para a Libertadores geraram críticas devido a possíveis dificuldades de deslocamento para os torcedores. Diferentemente da Europa, que tem decisões há anos em partidas únicas de seus torneios continentais de clubes, na América do Sul os trajetos precisam ser feitos de avião, não de trem, o que encarece as viagens.

A Conmebol não aposta em estádios vazios e acredita que comercialmente será um sucesso. A primeira final única da Libertadores será em 29 de novembro de 2019, em Santiago, no Chile, e da Sul-Americana em 9 de novembro, em Lima, no Peru – em 2018, o formato ainda era o ida e volta na casa dos finalistas. Como revelou o blog na quinta (15), a entidade ajustou seu calendário, também com viés comercial, e no ano que vem a Libertadores terminará depois da Sul-Americana, diferentemente dos últimos anos (inclusive de 2018).

Há um projeto de que as finais da Sul-Americana e da Libertadores possam ocorrer em datas mais próximas, como na mesma semana (um jogo quarta, outro sábado), com possibilidade até de serem realizadas no mesmo país. São Paulo, com boas opções de mais de um estádio, é uma cidade que pode receber as decisões nesse formato, mas só em 2021 – em 2020 três capitais disputam ter as finais únicas (Montevidéu, Quito e Bogotá).
 
Final da Libertadores com Flamengo ou Grêmio já tem o horário definido

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu o horário da final da Libertadores, que será disputada em 2019 pela primeira vez em jogo único. A partida no Estádio Nacional, dia 23 de novembro (um sábado) em Santiago (Chile), terá início às 17h30 local.

Como o governo Bolsonaro anunciou que este ano não haverá horário de verão no Brasil, quando se adianta em uma hora o relógio, o confronto, que terá Flamengo ou Grêmio em campo, começará também às 17h30 no horário de Brasília. Os times brasileiros se enfrentam na semifinal, com jogos ocorrendo em 2 de outubro (em Porto Alegre) e 23 de outubro (no Rio). A outra semifinal será entre os argentinos River Plate e Boca Juniors.

A confederação demorou para definir porque buscou um horário que ficasse viável também para ser acompanhado em outros locais – a final está vendida para 95 países. Pelo fuso, por exemplo, a decisão terá início às 21h30 em cidades europeias como Madri e Roma e 15h30 de Miami, um mercado que interessa muito para os sul-americanos.

Santiago, normalmente, está uma hora atrás no fuso horário de Brasília, mas o Chile adota o horário de verão, o que adianta o relógio em uma hora — esse novo horário, inclusive, já está em vigor desde o início de setembro. Se o governo brasileiro mantivesse para 2019 o seu horário de verão, que por regra começava no terceiro final de semana de outubro, a partida teria início no Brasil às 18h30.

Ingressos

A Conmebol dividiu por fases a venda de ingressos para a final da Libertadores. A primeira etapa era fazer o registro, de 21 a 26 de agosto (foram 75 mil registrados). Nesse momento o torcedor demonstrava interesse na compra e falava quantos bilhetes pretendia adquirir (190 mil entradas foram 'reservadas'). A primeira fase efetiva de vendas foi de 30 de agosto a 6 de setembro, mas apenas para pessoas que tivessem cartões de um banco patrocinador da entidade emitidos no Chile — grupo restrito, portanto.

Quem se registrou pôde começar a comprar em 7 de setembro, vendas que ocorreram até o dia 14 após o recebimento de um código. A Conmebol não informou quantos bilhetes foram negociados nessas duas fases, mas levando-se em conta que serão até 46 mil à venda no total, e há reserva para ser enviada aos torcedores dos times finalistas, a maioria dos 75 mil inscritos não concluiu a compra.

A venda ao público em geral começou no dia 16 de setembro e a primeira carga liberada, de pouco mais de mil ingressos, se esgotou em minutos. Os finalistas só serão conhecidos no dia 23 de outubro. Dois dias depois, dia 25, abrirá a venda para as torcidas dos finalistas — ainda não se divulgou se isso será feito também via clubes. O preço dessas entradas será de US$ 80 (R$ 328) e as torcidas ficarão em setores atrás dos gols, separadas. Os valores dos outros ingressos são de US$ 250 (R$ 1.025) e US$ 150 (R$ 615).
 
Opinião: Conmebol tem que pensar em plano B para a final da Libertadores
Marcel Rizzo
23/10/2019 04h00

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) diz que não avalia tirar a sede da final única da Libertadores de Santiago, no Chile, país que vive crise política com protestos por várias cidades, incluindo a capital. Faltam 30 dias para a partida, em 23 de novembro, e a confederação garante que não há plano B. Pois deveria ter, não só plano B, mas talvez um C e até um D.

É possível que em 30 dias a situação na capital chilena esteja normalizada? Sim. É possível que em 30 dias a situação em Santiago esteja igual? Sim.

É possível que em 30 dias a situação no país esteja pior? Sim. É impossível prever o que ocorrerá por lá — hoje o Chile vive um toque de recolher que fez a própria Conmebol cancelar, nesta terça (22), a Copa América de futsal, que ocorreria na cidade de Los Ángeles este mês ainda. Como a entidade, então, pode garantir que será seguro disputar a final em Santiago?


Não pode garantir. Seria um problemão trocar a sede? Com certeza. Já há ingressos vendidos, inclusive cotas exclusivas para chilenos, já há ativações de patrocinadores preparadas para a semana que antecede ao jogo, o estádio Nacional está reservado para a data, com pagamento de aluguel acertado. Mas adiar qualquer discussão de o que se fazer se o confronto não puder ser lá é errado e desrespeito com quem já comprou ingressos.

Claro que os cartolas podem estar com esse discurso oficial, mas nos bastidores já estejam se mexendo por uma mudança. Um alto dirigente da entidade me disse que há um pequeno movimento começando para debate sobre mudança, mas que ninguém sabe muito bem o que fazer. A final terá um brasileiro contra um argentino, por isso seria descartado jogar em um dos dois países. Montevidéu? Assunção? Essas duas serias opções mais viáveis, mas nunca descarte que o confronto vá para fora do continente, vide a final da Libertadores-2018 que foi em Madri.

Flamengo e Grêmio decidem nesta quarta (23) qual será o time brasileiro na final única da Libertadores. O River Plate se garantiu na noite desta terça (22), passando pelo rival Boca Juniors. É bom torcedores desses times começarem a se preocupar se já compraram passagem e reservaram hotel em Santiago.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo