• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Garota Exemplar (Gone Girl, 2014)

gostei dessa leitura da personagem. acho que no fim é isso: o ben affleck pode não ter feito um trabalho que renda indicação ao oscar ou algo que o valha, mas deu conta da personagem. talvez algumas pessoas fiquem com a impressão de que ele foi fraco por usar a pike como critério de comparação. aí é meio injusto, porque não é só o caso da atuação da pike ter sido acima da média, mas a personagem era mais complexa também.

em outras notícias, andré barcinski detestou o filme e aparentemente resolveu começar uma cruzada pessoal contra gone girl, já foram dois posts metendo o pau:

no primeiro ele diz:



no segundo:
1 - Pra começar: o roteiro brilhante de Gillian Flynn nos diz que Nick é um duro, enquanto Amy é dona de todo o dinheiro do casal, inclusive do bar gerenciado pelo marido. E mais: os dois assinaram um acordo pré-nupcial, o que não dá a Nick um centavo em caso de divórcio. Ora, se o marido não tem onde cair morto, não seria mais sensato Amy simplesmente divorciá-lo, em vez de forjar o próprio sumiço, sair de casa com alguns milhares de dólares numa pochete e viver o resto da vida escondida e com uma identidade falsa?

2 - Quando Nick chega em casa e descobre o sumiço da mulher, dá um grito: "Amyyyy!!!". O vizinho ouve tão claramente que chega a se assustar. No entanto, não ouviu a mesa de vidro da sala sendo quebrada ou a luta de Amy e seu sequestrador. Será que a polícia não achou estranho a surdez temporária do vizinho?

3 - Policiais descobrem que uma poça de sangue de Amy havia sido lavada do chão da cozinha, indicando um grande corte, possivelmente na cabeça. Mas quando ela retorna do suposto sequestro, não parece ter nenhum machucado. O que houve? O dodói sarou?

4 - Em sua fuga, a genial, maquiavélica e detalhista Amy acaba conhecendo um casal de caipiras barra pesada. Estranhamente, ela não evita os dois, o que seria esperado de alguém que está sendo procurada em todo o país e precisa manter sua identidade oculta. Pelo contrário: vai jogar minigolfe com a dupla e, pior, passa noites vendo TV com a caipira, inclusive assistindo a programas sobre seu próprio sumiço. Vade retro.

5 - Mais uma envolvendo os caipiras from hell: numa cena das mais patéticas, Amy dá um pulo de alegria quando emburaca uma bolinha no minigolfe, e deixa cair da cintura uma pochete cheia de dinheiro. Os caipiras veem. E o que faz a Einstein Amy? Se pirulita dali? Claro que não: ela fica em casa, esperando ser roubada pela dupla.

6 - Depois de ser assaltada pelos caipiras, Amy, desesperada, marca um encontro com o ex-namorado, Desi. Ela precisa ficar anônima e não pode dar pista de que está viva. Por isso, marca o encontro num lugar tranquilo, vazio e que quase não tem câmeras de segurança: um cassino.

7 - Nick e Amy moram numa cidade pequena do Missouri, onde todo mundo se conhece. Ele faz de tudo para esconder de Amy o affair que está tendo com Andie, sua aluna. Mas acha super normal agarrar a gata na porta do bar, onde poderia ser visto por qualquer um que passasse na rua (inclusive pela esposa, que o flagra, a 20 metros de distância).

8 - A policial diz a Nick que sua dívida de cartão de crédito está em mais de 117 mil dólares e pergunta onde estão os objetos de luxo que ele comprou - TVs de 65 polegadas, caríssimos tacos de golfe, etc. Nick diz não ter feito as tais compras. Depois, ele encontra uma pilha de objetos de luxo num pequeno depósito, colado à casa de sua irmã, Margo. A policial não achou estranho alguém comprar uma TV de 65 polegadas e não usá-la? Por que Nick compraria produtos e os deixaria num depósito, incotcados? Alguma tara consumista esquisita?

9 - Ainda as "compras" de Nick: naquele bairro tranquilo e ordeiro, ninguém viu Amy entrando e saindo com caminhões de produtos e escondendo-os no pequeno depósito? E a irmã, Margo, não percebeu? Distraída a moça, não?

10 - A policial encontra, dentro de um incinerador na casa do pai de Nick, a pista mais incriminadora possível: o diário de Amy, em que ela diz temer ser morta pelo marido. O diário foi colocado no incinerador para ser destruído, mas foi apenas parcialmente queimado e pôde ser lido de cabo a rabo pelos policiais. Agora responda: se você matou alguém e precisa destruir a maior prova do crime, não se certificaria de que o diário estivesse em cinzas?

11 - Depois de matar Desi, o suposto maníaco que supostamente a violentou por semanas, Amy, completamente banhada no sangue de Desi, pega o carro e dirige até sua casa, onde se joga nos braços de Nick. Segundo relatos, ela está em choque e completamente transtornada. Amy é levada ao hospital. Logo depois, ela dá um depoimento para uma dúzia de policiais, onde cai em mil contradições. Nenhum tira percebe. Detalhe: ela dá o depoimento ainda coberta com o sangue do suposto sequestrador. Mas a coisa fica pior: Amy recebe alta e sai do hospital ainda coberta de sangue e chega em casa toda vermelha. Será que ninguém no hospital lembrou de limpar a coitada? Ou foi só outro rombo de lógica de Gillian Flynn para poder escrever a cena em que ela limpa o sangue no chuveiro de casa, às vistas de Nick?

12 - Com tantas câmeras de segurança na casa de campo de Desi, nenhuma pegou ele e Amy chegando na mansão ou se tratando cordialmente? Ou será que Amy é tamanha "gênia" que conseguiu apagar TODAS as imagens que provariam que ele não a violentara? Se este foi o caso, a polícia não achou estranho o sumiço das imagens?

13 - Na cena mais sangrenta do filme, Amy, que supostamente passou semanas amarrada na cama de Desi, o degola com um estilete. Ora, se ela achou um estilete para cortar a garganta dele, por que não o usou para cortar as cordas e chamar a polícia, quando ele não estava? Ou será que ela achou o estilete na cama, enquanto estava sendo violentada?

14 - A policia aceita a tese de que o ex-namorado era o sequestrador sem checar nenhum álibi dele para o dia do sequestro. Quer dizer que Amy deu sorte de ele não ter ido ao trabalho ou conversado com ninguém naquele dia?

15 - Pra encerrar: como diabos Amy engravidou de Nick? Será que ela foi à clínica de fertilidade, pegou a amostra de sêmen dele e usou? Ninguém da clínica achou esquisito? Mas a amostra não tinha sido destruída, como o próprio Nick disse?
Mas acho que o ponto é que a maior parte desses questionamentos, apesar de válidos, são irrelevantes pro filme (e pelo visto, para o livro).
Por isso que tinha ficado curioso sobre o livro e perguntei se talvez lá as coisas fossem mais mastigadinhas, e até comparei com 2001 onde para o filme pouco importa as perguntas soltas que o Kubrick não responde (mas que no livro está tudo lá mastigadinho, o que é o monolito, pra que serve, o que é o starchild, etc) pois o propósito do filme que o Kubrick quis fazer não era respondê-las.
E por isso também que mencionei que me surpreendeu no ultimo ato o fechamento quando eu já estava formulando na minha cabeça todas essas perguntas ("mas como ela vai dichavar isso?", "e se eles forem perguntar para fulano de tal?", etc). Mas não, acabou o filme.
O Fincher não fez um filme tipo "heist film" ou crime perfeito, nós não vemos todo o ciclo de investigação para chegar nessas conclusões que o crítico colocou. Num heist film sim normalmente o roteirista quer mostrar todo o ciclo para salientar que de fato foi um crime sem falhas, nunca será descoberto e só nós como observadores onipresentes temos como saber todos os detalhes.
Ele fez um thriller.
Por isso a maior parte das perguntas que ele coloca nem sequer faz muito sentido pois em nenhum momento do filme essas questões foram colocadas. "por que o vizinho não escutou? Sei lá, talvez ele não estivesse em casa naquele dia, ou não."; "por que não checaram o álibe do ex-namorado? Sei lá, quem disse que não? O filme mostra que não checaram?".
Plothole pra mim é justamente quando o filme dá uma resposta, mas você raciocina e vê que essa resposta não poderia ser correta. Aqui o filme não direciona essas questões em momento algum. Questioná-las é válido, mas é irrelevante e não acredito que possam ser postas como uma falha lógica do filme.
Quem garante que na continuação da história (o livro tem continuação?) a Amy realmente não acabou sendo presa porcausa de todos esses furos no plano da moça? O filme mostra o contrário? Eles velhinhos e felizes com o filho? Até onde me lembro, não.

Apenas dois pontos eu realmente estranhei e concordei com o critico.
1) A liberação da Amy ainda ensaguentada do hospital. Mas hein? Não tinha propósito nisso e dá um ar estranho para a cena do banho.
2) A cena do pulinho. Realmente aqui, ainda mais se tratando de uma cena importante para a trama, ficou muito fora do personagem e transpareceu uma certa preguiça em escrever algo menos simplista.

Na verdade teve uma outra questão que eu estranhei quando assisti o filme e esqueci de mencionar.
Foi logo no início quando a Amy some.
Essa parte sim eu achei muito acelerado. Não narrativamente, mas nas atitudes dos personagens.
Me pareceu tão surreal em tão pouco tempo já convocarem coletiva de imprensa, televisão em cima, etc, que quando apareceu em uma cena escrito "terceiro dia" (ou algo do tipo), eu tomei um susto. "Caramba! Todo esse auê foi depois de apenas míseros 3 dias?"
Aqui eu cheguei a pensar que o twist seria completamente outro. Que todos estariam envolvidos em algum plano maior (e não apenas a Amy), sei lá, talvez marketing para um novo livro da Amazing Amy ou coisa similar. E por isso que todos estariam agindo assim de forma tão acelerada e quase surreal.
Não sei se foi apenas eu, mas eu me sentiria mais confortável se os letreiros de (1 dia após sumiço, 2 dias, etc) tivessem sido mais espaçados, ou na verdade nem sequer ter colocado essa informação explícita na tela já que ao meu ver pouco ou nada contribuiu pra trama.
 
Última edição:
vi esse filme sábado no cinema e:

Tudo indo bem até os caipiras roubarem ela, aí ficou muito surreal, meu Deus, tudo deu tão certo.
E essa Amy passa medo hein? To com medo dela até agora, rsrs.

Quanto ao ponto 15 levantado pelo crítico acima, ela não engravidou no filme, engravidou? Não foi aquele golpe com a vizinha em que ela pegou a urina dela?

no mais, filme bem fraco e extremamente grande e enfadonho, nota 5 em 10.
 
Quanto ao ponto 15 levantado pelo crítico acima, ela não engravidou no filme, engravidou? Não foi aquele golpe com a vizinha em que ela pegou a urina dela?

Lembra do esperma coletado dele que ele achou que havia sido destruído na clínica de fertilização?
 
Eu assisti ontem e gostei muito! Que filme tenso e que guria louca...

Dúvidas:
No início do segundo ato aparece que ela tinha como plano? se matar, depois ela tira esse post-it do calendário: será porque achava que ia conseguir que o Nick recebesse pena de morte?
Apesar disso ^, será que desde o início ela ia envolver o ex (Desi) e voltar para o Nick ou ela mudou os planos quando foi assaltada e ficou sem grana para seguir seu plano?
 
Valeu @Bel
Apesar de saber a história e saber que foi pouco mudada para o filme, fiquei com muita vontade de ler o livro...
 
Bom saber que o livro é bom. Ganhei de amigo secreto da @Liv e pretendo começar a ler logo. E também já tô com o filme aqui pra assistir.
 
só eu que achei esse filme horrível e completamente surreal?
 
é, confesso que estava curtindo o filme até certo ponto, mas dali pra frente desandou.
 
Não consegui identificar o que faltou para o filme ser excelente. Creio que as atuações não convenceram, e em dramas como este boa atuação é essencial.
 
Vi agora em casa pela segunda vez e se eu tive pequeninos problemas com o filme para que me fizesse ter dado um nove ao invés de um dez, agora ele pareceu ainda melhor e com menos falhas. Sério, esse é um desses filmes que mantém uma tensão subjacente o tempo todo e que só cresce, estourando em um final super creepy. Aprendeu certinho com o mestre Hitch como causar aquele efeito angustiante por vc ser injustiçado por um crime que não cometeu.
Fora que todos os aspectos técnicos, a trilha, a fotografia (ainda mais evidente agora em bluray fica o fato de que o filme é tão vistoso!), o ritmo, é tudo tão satisfatório. Um perfeito casamento entre estilo e conteúdo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo