• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diretor da Semana Joel & Ethan Coen

Qual o melhor filme dos Coen ?

  • Gosto de Sangue (Blood Simple, 1984)

    Votos: 0 0,0%
  • Ajuste Final (Miller's Crossing, 1990)

    Votos: 0 0,0%
  • Barton Fink - Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991)

    Votos: 0 0,0%
  • O Homem que Não Estava Lá (The Man Who Wasn't There, 2001)

    Votos: 0 0,0%
  • Queime depois de Ler (Burn After Reading, 2008)

    Votos: 0 0,0%
  • Um Homem Sério (A Serious Man, 2009)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    9

Hugo

Hail to the Thief
[size=+1]Joel & Ethan Coen[/size]


attachment.php


Joel David Coen (29 de novembro de 1954) e Ethan Jesse Coen (21 de setembro de 1957), conhecidos profissionalmente por Irmãos Coen, são cineastas estadunidenses. Eles escrevem, produzem, editam e dirigem seus próprios filmes conjuntamente. Eles frequentemente alternam os créditos para seus roteiros enquanto compartilham crédito para edição com o pseudônimo Roderick Jaynes.


[size=+1]Biografia[/size]


Joel e Ethan cresceram em St.Louis Park, Minnesota, um subúrbio de Minneapolis. Seus pais, Edward e Rena Coen, ambos judeus, foram professores. O pai, um economista na Universidade de Minnesota e a mãe, uma historiadora da arte na St.Cloud State University.

Quando eram garotos, Joel economizou dinheiro suficiente cortando gramas para assim comprar uma câmera Vivitar Super-8, e juntos eles refizeram filmes que viam na televisão com um garoto vizinho, Mark Zimering (apelidado de Zeimers), como a estrela. Por exemplo, "The Naked Prey", (em português, "A prova do leão", filme de 1966 dirigido por Cornel Wilde) trazia Zeimers no Zâmbia, que também tinha Ethan como um nativo com uma lança.

Os irmãos se graduaram em St.Louis Park em 1973 e 1976. Ambos também se graduaram em Simon's Rock College of Bard (agora Bard College da Simon's Rock) em Great Barrington, Massachusetts. Joel então gastou quatro anos no programa universitário da Universidade de Nova York onde realizou um filme-tese de 30 minutos chamado Soundings. O filme mostrava uma mulher fazendo sexo com seu namorado surdo enquanto verbalmente fantasiava ter sexo com o melhor amigo de seu namorado, que a ouvia na sala ao lado. Ethan foi para Universidade de Princeton e conseguiu uma graduação em filosofia em 1979. Sua tese foi um ensaio de 41 páginas intitulado "Two Views of Wittgenstein's Later Philosophy" (Duas visões da Filosofia Tardia de Wittgenstein).

Depois de se formar em Nova Iorque, Joel trabalhou como assistente de produção em algumas produtoras de filmes e vídeos musicais. Ele desenvolveu um gosto particular pela edição de filmes e encontrou Sam Raimi, que estava procurando um assistente de diretor para seu primeiro filme, The Evil Dead (1981).


[size=+1]Vida pessoal[/size]


Joe é casado com a atriz Frances McDormand desde 1984. Eles adotaram um filho do Paraguai, de nome Pedro McDormand Coen (Frances e todos seus irmãos são adotados). McDormand estrelou em 6 dos filmes dos irmãos Coen.

Ethan é casado com a editora de filmes Tricia Cooke.

Ambos os casais vivem em Nova Iorque.


[size=+1]Filmografia[/size]



[size=+1]Gosto de Sangue (Blood Simple, 1984)[/size]

attachment.php

Julian Marty (Dan Hedaya) é o dono de um bar numa cidade do Texas e desconfia que sua mulher, Abby (Frances McDormand), o está traindo com Ray (John Getz), um de seus empregados. Marty decide por contratar um detetive para segui-los, e acaba confirmando suas suspeitas. Ele então faz um novo acordo com o detetive, propondo que ele mate sua esposa e o amante dela enquanto ele estiver fora da cidade.

Curiosidades: O título original do filme é uma expressão que designa o estudo da mente de alguém que acabou de cometer um crime. A atriz Holly Hunter foi convidada a interpretar a personagem Abby, mas teve que desistir devido a estar encenando uma peça teatral em Nova York na mesma época. Foi quando Hunter incentivou sua colega de quarto, Frances McDormand, a fazer um teste para o papel.

Vencedor do prêmio do juri em Sundance.



[size=+1]Arizona Nunca Mais (Raising Arizona, 1987) [/size]

attachment.php

Fazendo um juramento de que ia tomar jeito na vida, um ladrão de lojas de conveniência (Cage) pede em casamento uma fotógrafa do departamento de polícia (Hunter). Tudo vai às mil maravilhas para o casal até que eles descobrem que ela não pode ter filhos. Após serem recusados por todas as agências de adoção da cidade, eles percebem que a única solução é sequestrar um dos festejados quíntuplos da cidade e sumir do mapa!



[size=+1]Ajuste Final (Miller's Crossing, 1990)[/size]

attachment.php

Ambientado nos dias desenfreados da Lei Seca, Ajuste Final exibe uma fascinante galeria de perigosos assassinos e capangas Leo (Albert Finney) é um benevolente gangster irlandês e o líder político que comanda o lado leste da cidade com a ajuda do anti-herói Tom (Gabriel Byrne), seu homem de confiança e conselheiro. Mas seu controle da cidade é desafiado por um ganancioso sub-chefe italiano Johnny Casper (Jon Polito) e seu impiedoso capanga Eddie Dane (J.E.Freeman). Apesar de que Tom tenta mantér a paz, ele se desentende com Leo por causa de uma garota e se vê profundamente envolvido na guerra entre as gangues. Ajuste Final possui ação vibrante, uma fotografia maravilhosa e tiradas de humor Negro. Seu enredo intenso e cheio de surpresas nos leva a um cenário onde nada é bem o que parece ser.

Curiosidade: Joel e Ethan Coen tiveram bloqueio de escritor enquanto elaboravam o roteiro de Ajuste Final. Eles pararam durante três semanas e escreveram o roteiro de Barton Fink - Delírios de Hollywood, que trata justamente de um escritor com bloqueio.



[size=+1]Barton Fink - Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991)[/size]

attachment.php

Nova York, 1941. Barton Fink (John Turturro) é o dramaturgo do momento e toda a Broadway, além da imprensa, se curva ao seu talento. Como conseqüência Fink vai para Hollywood para escrever um roteiro para um filme B, que aborda a luta livre. Ele se hospeda em Los Angeles no Earle, um hotel de segunda categoria, mas o objetivo de Fink é ficar longe de tudo e todos e se concentrar no seu roteiro. Porém, ele é atingido por um bloqueio de escritor de tal natureza que não consegue escrever nada. Charlie Meadows (John Goodman), seu vizinho, um amigável vendedor de seguros, tenta ajudá-lo mas diversos acontecimentos bizarros aliados a um calor infernal surgem na vida de Barton. O ápice de tudo é quando se vê envolvido em um assassinato que deixa Barton totalmente desesperado e à beira de um ataque de nervos.

Indicado a 3 Oscars. Vencedor por unanimidade da Palma de Ouro em Cannes, além de Melhor Diretor e Melhor Ator.



[size=+1]Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, 1994)[/size]

attachment.php

Waring Hudsucker (Charles Durning), presidente e fundador das indústrias Hudsucker, cometeu suicídio ao saltar da sala de reuniões do prédio da empresa. Em seu lugar deveria assumir o cargo Sidney J. Mussburger (Paul Newman), acionista da empresa, que está preocupado com uma cláusula do estatuto da companhia que prevê que o novo presidente deva colocar em oferta pública as ações do fundador. Como Hudsucker detinha 87% da companhia, isto significa que o controle iria para outras mãos. A ideia de Mussburger é convencer o mercado de que a empresa está à beira da ruína, o que faria com que as ações baixassem de valor. Sem interessados, os atuais acionistas comprariam as ações ofertadas. Para tanto Mussburger pretende colocar um completo idiota a frente da companhia. É quando Norville Barnes (Tim Robbins) entra em seu escritório. Ele precisa entregar uma correspondência a Mussburger, mas se atrapalha tanto que apresenta uma ideia que tem para um novo brinquedo. As confusões causadas por Norville logo convencem Mussburger de que ele é a pessoa perfeita para seu plano.

Indicado a Palma de Ouro em Cannes.



[size=+1]Fargo (1996)[/size]

attachment.php

Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa (Kristin Rudrud) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.

Curiosidade: Apesar do filme declarar ser baseado numa história verídica, a história de Fargo foi na verdade elaborada pelos próprios irmãos Coen, roteiristas do filme.

Vencedor de 2 Oscars. Ganhador de Melhor Diretor em Cannes.



[size=+1]O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998) [/size]

attachment.php

Venice, Califórnia. Jeffrey Lebowski (Jeff Bridges) é um desempregado convicto, que vive no ócio e chama a si mesmo de "the Dude". Quando não está sozinho no apartamento, ouvindo canções do Creedence ou usando drogas, está jogando boliche junto com os amigos Walter Sobchak (John Goodman), neurótico por armas, e Donny (Steve Buscemi), um grande jogador que ninguém deixa falar. Um dia alguns desconhecidos invadem o apartamento de Lebowski, cobrando o dinheiro devido por Bunny (Tara Reid), sua suposta esposa. "Dude" tenta desfazer o mal entendido, mas um deles se vinga urinando no tapete. Logo em seguida "Dude" descobre que eles estavam atrás de outro Lebowski (David Huddleston), um milionário. Irritado com o que aconteceu, já que gostava muito do tapete, "Dude" vai até seu homônimo exigir uma compensação. Sem conseguir nada, ele resolve roubar um dos valiosos tapetes da mansão. Tempos depois, Lebowski pede que "Dude" o ajude a entregar a quantia pedida pelo resgate de Bunny. É quando Walter elabora um plano para desmascarar os sequestradores e ainda ficar com o dinheiro.

Curiosidades: A palavra "dude" é dita 161 vezes ao longo do filme. A palavra "fuck" e suas variações são ditas 292 vezes ao longo do filme. O personagem de Jeff Bridges diz "man" 147 vezes ao longo do filme. Trata-se de uma média de 1,5 a cada minuto do longa-metragem.



[size=+1]E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (O Brother, Where Art Thou?, 2000)[/size]

attachment.php

Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill (George Clooney), o doce e amável Delmar (Tim Nelson) e sempre zangado Pete (John Tuturro). Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.

Indicado a 2 Oscars.



[size=+1]O Homem que Não Estava Lá (The Man Who Wasn't There, 2001)[/size]

attachment.php

Em meio aos anos 40, Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris (Frances McDormand). Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem contra ela, a fim de ensinar-lhe uma lição. Mas quando seu plano vai por água abaixo uma série de consequências desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos.

Indicado a Oscar. Vencedor de Melhor Diretor em Cannes.



[size=+1]O Amor Custa Caro (Intolerable Cruelty, 2003)[/size]

attachment.php

Miles Massey (George Clooney) é um advogado especialista em divórcios, que tem feito bastante sucesso ultimamente e busca novos desafios para sua carreira. Miles encontra o que procura em Marylin Rexroth (Catherine Zeta-Jones), uma mulher que deseja se tornar rica através do dinheiro conseguido em diversas separações. Miles passa a ser o advogado de seu ex-marido, Rex Rexroth (Edward Herrmann), para tentar encerrar com seus planos, mas acaba se tornando o próximo alvo de Marylin em sua lista de pretendentes.



[size=+1]Matadores de Velhinha (The Ladykillers, 2004)[/size]

attachment.php

O professor G.H. Dorr (Tom Hanks) tem um grande plano para assaltar um cassino. Ele aluga um quarto na casa de uma senhora (Irma P. Hall), onde convoca seus comparsas para discutir o plano de ação. A situação se complica quando a senhora descobre o plano, o que faz com que os ladrões tenham que eliminá-la de qualquer maneira.

Curiosidade: Este é o 1º filme dos irmãos Coen em que ambos aparecem listados como diretor e produtor. Joel e Ethan Coen sempre trabalharam juntos em ambas as funções, mas era praxe em seus filmes que apenas Joel fosse indicado como diretor e apenas Ethan fosse indicado como produtor.

Indicado a Palma de Ouro em Cannes.



[size=+1]Paris, Te Amo (Paris, je t'aime, 2006) - Segmento: "Tuileries"[/size]




[size=+1]Onde os Fracos não Têm Vez (No Country for Old Men, 2007)[/size]

attachment.php

Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Vencedor de 4 Oscars. Indicado a Palma de Ouro de Cannes.



[size=+1]Cada Um com Seu Cinema (Chacun son cinéma, 2007) - Segmento: "World Cinema"[/size]




[size=+1]Queime depois de Ler (Burn After Reading, 2008)[/size]

attachment.php

Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA. Ao chegar em uma reunião ultra-secreta ele descobre que foi demitido. Revoltado, ele resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é também seu amante. Paralelamente Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja realizar. Ela tem em Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia. Ao perceberem que se trata de material confidencial, eles ligam para Osbourne Cox tentando conseguir dinheiro para evitar que seu conteúdo seja divulgado.

Curiosidades: O pôster de "Coming Up Daisy", o filme exibido dentro de Queime Depois de Ler, é baseado em um livro de Cormac McCarthy, autor do livro que deu origem a Onde os Fracos Não Têm Vez (2007). As cenas de "Coming Up Daisy" foram rodadas por Sam Raimi, amigo e colaborador dos Coen de longa data.



[size=+1]Um Homem Sério (A Serious Man, 2009)[/size]

attachment.php

1967. Larry Gopnik (Michael Stuhlberg) trabalha como professor de física na Universidade de Midwestern. Ele vê sua vida mudar radicalmente quando sua esposa, Judith (Sari Lennick), decide deixá-lo por Sy Ableman (Fred Melamed). Além disto, uma carta anônima ameaça sua carreira na universidade. Larry ainda precisa lidar com os problemas de Arthur (Richard Kind), seu irmão, que mora em sua casa e dorme no sofá; seu filho Danny (Aaron Wolff), problemático e rebelde; e ainda Sarah (Jessica McManus), sua filha, que constantemente pega dinheiro de sua carteira para uma futura cirurgia plástica no nariz. Sem saber o que fazer, Larry busca os conselhos de três rabinos.

Curiosidade: Ao término dos créditos finais está a frase "no jews were harmed in the making of this motion picture" (traduzindo, "nenhum judeu foi ferido na produção deste filme).

Indicado a 2 Oscars.



[size=+1]Bravura Indômita (True Grit, 2010) [/size]

attachment.php

O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.

Indicado a 10 Oscars


[size=+1]Ganhadores do Oscar, Irmãos Coen ganham mostra inédita com 15 filmes[/size]


http://guia.folha.uol.com.br/cinema/1128476-ganhadores-do-oscar-irmaos-coen-ganham-mostra-inedita-com-15-filmes.shtml disse:
Vencedores do Oscar pelo filme "Onde os Fracos Não Tem Vez" (2007), os diretores Joel e Ethan Coen ganham mostra no Cinesesc (centro de São Paulo) a partir da sexta-feira (10) da próxima semana.

O longa "Gosto de Sangue" (1984) abre a programação, às 19h. Os ingressos custam R$ 4.

Confira a programação completa no site do Cinesesc.

"Irmão Coen - Duas Mentes Brilhantes" - Cinesesc - r. Augusta, 2.075 - Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3087-0500. Ingr.: R$ 4. Abertura: 10/8: 19h. Até 23/8.


[size=+1]Os Coen na Valinor[/size]

- Bravura Indômita (True Grit, 2010)
- Queime Depois de Ler (Burn After Reading, 2008)
- Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, 2007)
- O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998)

[size=+1]Fontes[/size]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_e_Ethan_Coen
http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-1027/
http://www.imdb.com/name/nm0001054/
 
Última edição por um moderador:
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

Atualmente estão entre os diretores que eu mais admiro, conseguem manter uma qualidade absurda mesmo lançando filme quase todo ano.

Respondendo a enquete, Onde os Fracos não Têm Vez.
 
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

Apesar de também sempre me empolgar quando tem filmes dele, percebi que faltam muitos pra ver ainda.

Na enquete eu fico em duvida dentre os que vi, mas voto em Fargo por enquanto.
 
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

Eu não vou responder à enquete, pois só assisti 3. Gostei de O Grande Lebowski, gostei um pouco menos de Onde os Fracos Não Tem Vez e não gostei do Queime Depois de Ler. Mas agora vários filmes deles estão na minha lista de filmes que quero ver.
 
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

True Grit e No Country for Old Men estão no mesmo nível pra mim. Mas True Grit tem o duuuuuuuuuuude, logo...
 
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

Meus filmes dos Coen, por ordem de preferência:

1) Onde os Fracos não Têm Vez
2) Fargo
3) O Grande Lebowski
4) Barton Fink - Delírios de Hollywood
5) Ajuste Final
6) Queime depois de Ler
7) O Homem que Não Estava Lá
8) Gosto de Sangue
9) Bravura Indômita
10) E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?
11) Um Homem Sério
12) Na Roda da Fortuna
13) O Amor Custa Caro
14) Matadores de Velhinha

Só não vi ainda "Arizona Nunca Mais".
 
Re: Diretores da Semana - Joel & Ethan Coen

Infelizmente ainda não assisti todos os filmes deles, mas dos que já vi o que gosto mais é o "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?", principalmente pelo toque musical da trama. E faltou o "Arizona Nunca Mais" na enquete.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo