• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Pedra Arken será uma das Silmarills?

Será?(Lembrem-se de colocar os motivos da opinião no post)


  • Total de votantes
    88
Acho que o principais fatos já foram expostos, mas...

O Silma diz: "... mas sua [Eonwë e suas hostes] alegria na vitória foi reduzida, pois retornaram sem as Silmarils da coroa de Morgoth, e sabiam que essas pedras não poderiam ser encontradas ou reunidas novamente, a menos que o mundo fosse destruído e recontruído."

Um outro fator que me leva a crer que a Pedra Arken não era uma Silmaril foi a falta de ganância (quase nos mesmos níveis do Um Anel) de todos os outros em permitir que ela fosse deixada lá. E tendo Gandalf e os Eldar achado a Pedra Arken, não levariam até seus superiores na esperança de trazer as Árvores de volta?

Para terminar, uma pequena frase, quase nos moldes da primeira, retirada da Segunda Profecia de Mandos (HoME V): "Thereafter shall Earth be broken and re-made, and the Silmarils shall be recovered out of Air and Earth and Sea; for Earendil shall descend and yield up the flame which he hath had in keeping."
 
Última edição:
imgres

Nunca Serão!
 
Eu Votei não e Justificarei logo abaixo
A Pedra de Arken naõ tem nada a ver nem nenhuma citação nem nenhum relaionamento direto ou indireto com uma silmaril!
 
acho que não pleo que ouvi as Silmarils foram perdidas permanentemente até o final dos tempos, e depois de ler os posts acima nao consigo pensar na pedra Arken como uma Silmaril
 
Se não me angano,no Hobbit vem dizendo que a Pedra Arken foi retirada da montanha onde ficava smaug(montanha solitária eu acho). .

E eu queria destacar uma coisa:Smaug ficava a maioria do tempo deitado em sua fortuna de tesouros. .e a Pedra Arken quando foi achada por bilbo ela estava bem acima do monte de tesouro,bem na superfície. .então se era uma silmaril porque ele nunca se queimava com ela? Apesar da sua armadura e tal,se era uma silmaril ela devia afeta-lo de alguma forma!!

Concluo que: NÃO,não era uma silmaril!!
 
Desculpem por não ter lido todos os posts, e com certeza alguém ja respondeu isso. Eu votei em não por que :

A)
acho que não pleo que ouvi as Silmarils foram perdidas permanentemente até o final dos tempos, e depois de ler os posts acima nao consigo pensar na pedra Arken como uma Silmaril

Sim Annael, é dito no Silma, acredito que foi uma profecia (se for somente um comentário, me perdoem) que as Silmarills, cada uma iria para um elemento que forma Arda. Uma para o subterrâneo, outra para as profundezas do mar, e a outra é a estrela de Ëarendil, e depois disto elas "desapareceriam do mundo até o fim dos tempos, a Dagor Dagorath, e o desaparecimento de Arda", por todas as disputas e contendas que elas causaram.

B) Os anões podiam tocar a pedra Arken. Até mesmo Bilbo a pegou. As Silmarills queimavam quem as tocava. Charcharoth teve seu corpo destruído pela silmarill, e uma loucura o tomou, sendo que ele correu com uma velocidade incrível por dias, destruindo tudo em seu caminho.

C) Tolkien nunca fez nem a menção ínfima disto.

Considerando que os rascunhos do Silmarillion vieram primeiro, mas Tolkien os mudou centenas de vezes, e o livro só chegou a ser lançado depois de sua morte, e o Hobbit foi o primeiro publicado referente a TM, pode ser que a pedra Arken tenha sido um "protótipo" das Silmarills, porém, depois que o professor define o conceito completo das silmarills, isso se torna impossível.
 
B) Os anões podiam tocar a pedra Arken. Até mesmo Bilbo a pegou. As Silmarills queimavam quem as tocava. Charcharoth teve seu corpo destruído pela silmarill, e uma loucura o tomou, sendo que ele correu com uma velocidade incrível por dias, destruindo tudo em seu caminho.
Mas Beren, por exemplo, tocou uma Silmaril sem se queimar. Tá, tudo bem, era BEREN, mas isso mostra que é possível tocar nas Silmarils sim.

Eu acho que o John Rateliff comenta essa associação no The History of the Hobbit. Quando eu tiver um tempinho eu traduzo e posto.
 
C) Tolkien nunca fez nem a menção ínfima disto.

Considerando que os rascunhos do Silmarillion vieram primeiro, mas Tolkien os mudou centenas de vezes, e o livro só chegou a ser lançado depois de sua morte, e o Hobbit foi o primeiro publicado referente a TM, pode ser que a pedra Arken tenha sido um "protótipo" das Silmarills, porém, depois que o professor define o conceito completo das silmarills, isso se torna impossível.

Concordo com o que você falou em quase todo o post, mas Tolkien quando escreveu O Hobbit não tinha ideia de que ele se passava no mesmo mundo do Silma. Basta ver por exemplo que ele não se passa no mesmo lugar, não é em Beleriand. Somente quando foi pedido uma sequência é que, enquanto ele escrevia o SdA, as histórias foram se aprofundando no mundo mais antigo.

Eu creio que a Pedra Arken seja um eco das Silmarilli na mente de Tolkien, sim. Como você disse "um protótipo" ao avesso que ele tinha em mente, influenciado pelas Silmarilli, mas ainda assim apenas uma pedra muito valiosa.
 
Concordo com o que você falou em quase todo o post, mas Tolkien quando escreveu O Hobbit não tinha ideia de que ele se passava no mesmo mundo do Silma. Basta ver por exemplo que ele não se passa no mesmo lugar, não é em Beleriand. Somente quando foi pedido uma sequência é que, enquanto ele escrevia o SdA, as histórias foram se aprofundando no mundo mais antigo.
Sim e não.

Tolkien sempre imaginou o Hobbit se passando no mesmo mundo que o Silmarillion. Vide as menções a Gondolin que sempre apareceram no livro. John D. Rateliff defende, apoiado em evidências nos manuscritos mais antigos do Hobbit, que Tolkien inicialmente imaginava a história como ocorrendo na própria Beleriand: assim, a Floresta das Trevas seria a floresta de Taur-nu-fuin; o Urzal Seco, Anfauglith; e Dol Guldur a fortaleza de Sauron na Ilha dos Lobisomens. Nos textos mais antigos do Hobbit, Tolkien diz que o Hobbit se passa cem anos depois da história de Beren e Lúthien!

Mas embora Tolkien situasse a história na Terra-média, ele não a imaginava inicialmente dentro dos canônes da sua mitologia. Era mais uma "brincadeira": algo que se passava dentro da Terra-média, mas que nunca teria acontecido realmente na Terra-média "real". Daí que várias coisas do Hobbit não se encaixavam na cronologia e mitologia tolkieniana (algumas continuam não se encaixando até hoje!). Só quando da escrita do Senhor dos Anéis que Tolkien passou a considerar os acontecimentos do Hobbit como "reais", dentro da sua mitologia.
 
Votei NÃO.
Não acredito que o Professor faria tal coisa, associar a pedra Arken a uma das silmarill seria loucura, pois esse foi o trabalho mais perfeito de Feanor, nem mesmo os Valar seriam capaz de tal, Assim é meu ponto de vista.
 
Bem... Maedhros e Maglor roubaram as duas Simlarils restantes do acampamento dos Valar (a outra havia sido levada por Beren para o Rei Thingol), mas as Jóias Sagradas não permitiriam que os irmãos as segurassem e, em tormento, Maedhros se lançou em uma fissura na terra.
Assumindo que essa fissura fosse em aglum lugar na base das Montanhas Azuis (Ered Luin), antes de Beleriand afundar sob o grande Mar, isso seria a leste do continente. Depois do "afundamento" de Beleriand e mais uma das mudanças do mundo, o que sobrou das Montanhas Azuis ficava agora a oeste da Terra-média, e as terras de Lindon eram as únicas que ficavam entre as motanhas e o mar.
A Pedra Arken foi decoberta abaixo das Montanhas Solitárias (Erebor) por Thráin I e trabalhada por suas mãos habilidosas. As Montanhas Solitárias ficam a leste da Terra-média e o que sobrou das Montanhas Azuis fica a oeste.

Não lembro se algum dos "portadores" das Silmarils chegaram a conhecer esse lado do continente, mas assumindo que Thráin I tivesse encontrado uma Silmaril, duvido muito que ele fizesse algum tipo de lapidação. Talvez tivesse feito um coloar ou coroa para poder engastá-la.

E, com base nos fatos acima, eu votei em não.

Uma ajuda aos que quiserem checar os locais das MontanhasMapa de Beleriand

Mapa da Terra-média

Muito bem dito, não parece possível que Thráin I tivesse encontrado realmente uma Silmaril, conforme as mudanças geográficas que o ALF mostrou. E além disso, temos o fato da aparência absolutamente única das pedras - nem um anão ficaria insensível diante delas. Acho que Thráin I acabaria por perceber a sua importância de alguma forma (ou, como sugeriu ALF, se não percebesse, não realizar nenhuma lapidação e engastá-la mesmo em algum lugar.)

Por sinal, há ainda o fato de que é dito que a Pedra Arken 'tem um brilho próprio', mas que 'o trabalho de lapidação dos anões' faz com que esse brilho se multiplique e não acho possível que qualquer trabalho de lapidação possa aumentar o brilho de uma Silmaril.

Por isso, acho que não.
 
Bem, no primeiro momento que li sobre a pedra arken eu imaginei que fosse uma silmaril, mas mudei de opinião após ver o avô( me esqueci o nome heheh) segurar ela com as mãos, a silmaril não podia ser segurada por mãos gananciosas e ele segura de boas! E também se a profecia de mandos diz que nenhuma das 3 será encontrada então nenhuma das 3 será encontrada! Embora na profecia fale que as Silmarils terão uma grande importância sobre a terra, eu creio que a pedra Arken não seja ela. Mas o que seria? Alguma outra gema criada por elfos?
 
Aulë a criou, penso eu.

Além da descrição da pedra no livro há funções da pedra Arken que são dignas de menção.

Sabe-se que os anões escolhiam as moradias estrategicamente localizadas ao acesso às riquezas e a gema tende a ser não apenas um tesouro portador de status mas funcionar também como a "pedra fundamental" depositada na montanha diretamente pela força de Aulë. Como se o Vala tivesse construído a casa e os anões a tivessem tornado confortável.

No sentido de identidade a que se atrela a importância de uma pedra fundamental em uma construção deve ser única (como uma digital), contendo propósito em relação ao gosto dos anões. O sinal para refúgio após a fuga de Moria.

Feita possivelmente de um material original não há notícia de ter sido encontrado algo semelhante em outras partes dando a entender que se trata de algo quase tão difícil de se obter quanto Mithril uma vez que a pedra parece ser única exemplar e não vem a ser descrita em outras passagens.

Digna de um rei poderia ser uma pedra muito bela que não tivesse valor comercial (ou por ainda ser desconhecida ou em quantidade tão pequena que o valor fosse incalculável), mas que por adquirir uma grande história ou outras propriedades importantes (tamanho, cor, etc...) como parece animar o coração das pessoas quando a vêem tal e qual ocorre com a pedra Arken.

Sim, uma vez que os materiais não comecem imediatamente a serem chamados por nobres desde o começo e podem vir a sê-lo quando o primeiro exemplar inaugura a própria categoria e um novo minério é descoberto.

É importante verificar também que os maiores tesouros dos anões daquela época foram sendo reunidos com auxílio de poderes mágicos e de anéis e que alguém poderia pensar que a riqueza do reino da montanha pudesse ter sido obtida com alguma magia. Todavia também é verdade que Aulë tinha planos para os anões que não deviam ser contaminados pelas artes de Sauron. No que a pedra pudesse estar ligada ao destino dos anões ao invés do destino dos anéis durante a Terceira Era.
 
acho que não mas os anões já colocaram uma Silmaril em um colar então a parte da lapidação eu acho possível (não é a mesma coisa mas ainda sim trabalharam com uma Silmaril), quanto as montanhas azuis ficarem longe de Erebor, Arda foi mudando durante os vários anos que passaram e o buraco negro que sugou Numennor com certeza mexeu muito com o subterrâneo, como estava em baixo da terra poderia muito bem ir de um lugar a outro, mas Erebor fica realmente muito longe das Ered luin então acho que não seria possivel , mas oque me faz pensar que não é o fato de os próprios Valar terem desistido delas por acreditarem que só poderiam ser pegas novamente se Arda fosse destruída e reconstruída, também tem várias outras coisas como o fato de que uma Silmaril iria atrair Sauron.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo